pesquisa covid-19 e empresas

Pesquisa Covid-19 x Empresas: os impactos nas PMEs e os passos para a retomada

Com a pandemia da Covid-19, tivemos uma drástica mudança de comportamento na dinâmica da economia global e no ambiente de negócios. Essa mudança impactou principalmente PMEs. Nasceu então a ideia de entendermos, com profundidade, como a crise tem afetado essas empresas.

O estudo apresentado a seguir foi dividido em 4 grandes frentes:

  1. Qual o impacto que a Covid-19 já teve nas PMEs e scale-ups
  2. As principais medidas e ações tomadas pelas empresas até agora
  3. Do que as PMEs ainda sentem falta, quais são as necessidades mais urgentes
  4. Como os empreendedores e líderes de PMEs enxergam o futuro e como se preparam para a retomada

Acreditamos que a resiliência e a dedicação ao longo da jornada são cruciais para que PMEs e scale-ups prosperem. Esperamos que o estudo traga informações valiosas para que gestores e líderes tenham mais informações para refletir e tomar decisões.

Acesse o estudo completo

Quer conferir o relatório completo da pesquisa? Cadastre-se agora e tenha acesso a todos os resultados do Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada.


Sobre a Pesquisa

Realização: Resultados Digitais, Endeavor e PEGN
Data de coleta: entre 14 e 29 de maio de 2020
Formato: Questionário (survey)
Amostra: 1180 empresas
Canais: Redes sociais, email marketing e newsletter dos parceiros

Perfil dos respondentes

Qual a classificação da empresa?

Qual a classificação da empresa?

Qual o seu cargo?

Qual o seu cargo?

Região

Região

Qual o segmento da indústria?

Qual o segmento da indústria?

Qual o impacto que o Covid-19 já teve nas PMEs?

O impacto da crise nas PMEs é majoritariamente negativo …

77,7% das empresas tiveram impacto negativo em suas receitas e 13,5% tiveram algum impacto positivo

Volume de empresas por Impacto na Receita

Volume de empresas por Impacto na Receita

… e seu tamanho varia de acordo com o segmento

  • Os respondentes dos segmentos de Varejo & Pequenos Comércios (-47,2%), Eventos (-67,4%) e Turismo e Lazer (-80,8%) foram os mais impactados.
  • Os segmentos Ecommerce (-6,7%), Financeiro, Jurídico e serviços relacionados (-14,8%) e Software & Cloud (-17,2%) foram os que tiveram, na média, menor impacto nas receitas.

Média de Impacto na Receita por Segmento – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

Média de Impacto na Receita por Segmento - Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

Ter caixa para sobreviver é um dos maiores desafios para PMEs

  • Mais da metade das PMEs tem até 6 meses de disponibilidade de caixa se a crise se mantiver
  • Considerando a data da resposta (Maio), se a crise econômica perdurar até o fim do ano, isso significa que uma grande parcela das empresas poderão fechar as portas até o início de 2021.

Quantidade máxima de meses que minha empresa consegue operar

Quantidade máxima de meses que minha empresa consegue operar

Modelo de negócio: empresas B2B1 tem performance menos impactada do que empresas B2C2

Na média, empresas B2B tiveram um impacto negativo em receitas de -29,3%, enquanto empresas B2C tiveram impacto de -46%.

Média de Impacto na Receita por tipo de cliente – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

Média de Impacto na Receita por tipo de cliente - Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

1- B2B: são empresas que vendem para outras empresas
2- B2C: são empresas que vendem diretamente para pessoas físicas

Recorte Scale-ups3: empresas de alto crescimento tiveram menor impacto

  • O impacto da crise na receita das scale-ups chega a ser 11,5% menor do que a média geral e 17,1% tiveram impacto positivos na receita
  • A disponibilidade de caixa também é maior dentre as scale-ups. aproximadamente 50% tem 9 meses ou menos de caixa

Média de Impacto na Receita por “é ou não Scale-up” – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

Média de Impacto na Receita por é ou não Scale-up - Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?

Qual estimativa (em meses) que sua empresa consegue continuar operando? – Comparativo por “é ou não Scale-up”

Qual estimativa (em meses) que sua empresa consegue continuar operando? - Comparativo por 'é ou não Scale-up'

  • 48,7% das scale-ups ainda estão contratando ou não tiveram que fazer cortes
  • 65% acham que fluxo de caixa é um tema muito importante e 38,4% buscaram crédito durante a crise

Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa? – Scale-ups

Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa? - Scale-ups

Quais são os tópicos mais relevantes para as Scale-ups?

Quais são os tópicos mais relevante para as Scale-ups?

3- Scale-ups são: Empresas de “alto crescimento (EAC) cujo ciclo acelerado de crescimento e criação de riqueza baseia-se, fundamentalmente, na escalabilidade do seu modelo de negócios com pelo menos 10 empregados que crescem, no mínimo, 20% ao ano por três anos consecutivos”, segundo estudo da Endeavor e Insper

Principais medidas tomadas pelas empresas até agora

75% das PMEs tiveram orçamento de despesas reduzido

  • Impacto em receita levou à revisão do plano anual
  • PMEs que não tiveram impacto negativo em receita também revisaram o orçamento de despesas
  • Não houve variação significativa entre os modelos de negócios B2B e B2C
  • Financeiros e Jurídicos (8,9%) foi a que teve o menor percentual de redução no orçamento, seguido por Ecommerce (15,3%).
  • Eventos (47,4%) e Turismo e Lazer (44,2%) são os segmentos com maior redução no orçamento

Qual o impacto no orçamento de despesas?

Qual o impacto no orçamento de despesas?

Qual o impacto no orçamento de despesas? – Média por segmento

Qual o impacto no orçamento de despesas? - Média por segmento

Corte de pessoas foi medida tomada por mais de 40% das PMEs

  • Metade das empresas ainda não teve impacto no tamanho da equipe por conta da crise
  • 41,4% dos entrevistados afirmaram que já tiveram que demitir
  • Em empresas B2C, o impacto foi maior, 49,2%
  • O setor de Turismo e Lazer lidera esse resultado negativo, com uma média de redução de 37%.

Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa?

Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa?

Trabalho remoto: 3 em cada 4 PMEs adotam o plano de contingência

  • 74,3% das empresas declararam que o uso de trabalho remoto e horários flexíveis foi uma medida adotada neste período de pandemia
  • 28,8% indicaram que a adoção dessa modalidade de trabalho será mantida de forma permanente
  • Quanto mais funcionários, maior é a adoção do remoto. Se considerarmos apenas empresas com mais de 200 funcionários, a adesão ao trabalho remoto sobre para 92,2%

Adoção de Plano de contingência – Trabalho remoto e horários flexíveis

Adoção de Plano de contingência - Trabalho remoto e horários flexíveis

Redução de despesas: 3 em cada 4 reduziram despesas administrativas e de infraestrutura; 2 em cada 3 renegociaram contratos com fornecedores

74,6% das MEs e PMEs reduziram despesas de infraestrutura, como custos de aluguel, condomínio e energia

75% reduziram despesas administrativas, como material de escritório e gastos gerais de reembolso

Adoção de Plano de contingência – Despesas de infraestrutura

Adoção de Plano de contingência - Despesas de infraestrutura

Adoção de Plano de contingência – Despesas administrativas

Adoção de Plano de contingência - Despesas administrativas

Flexibilizar para manter o cliente: perto de 70% das PMEs adotaram políticas de descontos e/ou flexibilização de preços/prazos em seus produtos/serviços

  • ~70% afirmam que já aplicaram essa medida durante a crise, sendo que 16% deve adotá-la de maneira permanente
  • Alguns setores estão bem acima desta média, como Mídia e Comunicação (66%) e Software e Cloud (67,6%)

Adoção de Plano de contingência – Política de descontos/flexibilização de contratos para retenção da base de clientes

Adoção de Plano de contingência - Política de descontos/flexibilização de contratos para retenção da base de clientes

A alta porcentagem em Software e Cloud comprova que retenção é especialmente importante nesta indústria, pois muitas soluções funcionam no modelo de assinatura, com pagamentos recorrentes.

A crise vem acelerando a transformação digital das PMEs

Dentre os respondentes que citaram planos de contingência que devem ser adotados de forma permanente, “Desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços” é o mais citado, seguido por “Migrar o modelo de vendas/atendimento para online/delivery”

Planos de contingência acionados de forma permanente

Planos de contingência acionados de forma permanente

Ainda que a maioria das PMEs tenha mantido as ferramentas que possuíam antes da crise …

Dentre os respondentes, considerando apenas as ferramentas que fazem parte da estratégia, as PMEs têm majoritariamente mantido as ferramentas atuais.

Situação da atual das ferramentas ou soluções

Situação da atual das ferramentas ou soluções

A alta do dólar é outro fator impactante no mercado e pode ser um indicativo da necessidade de substituição nas soluções pagas em moeda internacional para as ferramentas nacionais, cobradas em real.

… quem precisou se digitalizar durante a crise, buscou ferramentas para se relacionar digitalmente com seus clientes

Dentre aqueles que contrataram ferramentas durante a crise, soluções de Videoconferência foram as mais procuradas (48,6%), seguidas por ‘Software de Automação de Marketing e Vendas‘ (22%) e ‘Softwares de Gestão de Mídias Sociais e WhatsApp’ (22%).

Quais ferramentas foram contratadas durante a crise?

Quais ferramentas foram contratadas durante a crise?

Do que as PMEs ainda sentem falta, quais são as principais necessidades

Maiores preocupações no momento: ‘Melhorar Marketing e Vendas’ e ‘Fluxo de Caixa’

Na lista de tópicos mais relevantes para o momento, ‘Melhorar Marketing e Vendas’ (71,1%) está no topo da lista, seguido por ‘Fluxo de Caixa’ (66,5%)

Quais são os tópicos mais relevantes para as PMEs?

Quais são os tópicos mais relevantes para as PMEs?

Acesso a crédito é uma das principais necessidades de PMEs

  • Mais da metade das empresas precisa acessar fontes de financiamento nos próximos 6 meses. A crise impactou o plano de captação de recursos para 54% das empresas
  • Dentre o grupo que está buscando financiamento, crédito bancário para capital giro é necessidade de mais de 70% das empresas. As principais finalidades do uso de crédito são para pagamentos de salários e fornecedores.

Impacto nos planos da empresa em captar recursos

Impacto nos planos da empresa em captar recursos

Pesquisados por Fonte de financiamento

Pesquisados por Fonte de financiamento

Passos para a retomada

O futuro reserva um novo normal

85% dos respondentes concordam que haverá um longo período de recessão na economia

Haverá um longo período de recessão na economia antes de que ela volte a crescer

Haverá um longo período de recessão na economia antes de que ela volte a crescer

E o novo normal precisa de mudanças nas empresas e nos processos

  • Mais de 85% concordam que precisarão testar novas estratégias para o negócio. Isso inclui mudanças no modelo de negócios, novos produtos, novos canais de vendas e relacionamento.
  • 59,1% dos respondentes concordam que precisarão revisar o perfil de cliente
  • 2 em cada 3 concordam que “o trabalho remoto será mais incentivado na minha empresa”

Precisarei testar novas estratégias no meu negócio(modelo de negócio, produtos, canais de venda e relacionamento, etc)

Precisarei testar novas estratégias no meu negócio(modelo de negócio, produtos, canais de venda e relacionamento, etc)

Eu precisarei revisar quem é o meu perfil de cliente

Eu precisarei revisar quem é o meu perfil de cliente

Trabalho remoto será mais incentivado na minha empresa

Trabalho remoto será mais incentivado na minha empresa

Relacionamento com cliente será essencial

  • 85,8% das empresas concordam que marketing de conteúdo será mais representativo na estratégia da empresa
  • 78,2% das PMEs concordam que “Meus canais de relacionamento serão primariamente digitais”

Marketing de conteúdo será mais representativo na minha estratégia

Marketing de conteúdo será mais representativo na minha estratégia

Meus canais de relacionamento serão primariamente digitais

Meus canais de relacionamento serão primariamente digitais

Realização

A Resultados Digitais (RD) é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – alcançam mais de 17000 clientes em 30 países. A RD possui 700 funcionários, distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá e Cidade do México.

Organização global sem fins lucrativos com a missão de ser decisiva para empreendedores que são a nova geração de exemplos para o Brasil. Há 20 anos, promove um ambiente de negócios que estimula o crescimento e o impacto de empreendedores à frente das scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador. Já ajudou a gerar mais de R$ 9 bilhões em receitas anualmente e mais de 48 mil empregos diretos, além de acelerar mais de 700 scale-ups. Dessa forma, influencia também o surgimento de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro para todas as empresas, tornando as regras mais transparentes e eficientes com conquistas que levaram o Brasil a ganhar 16 posições no ranking Doing Business 2019.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios reúne hoje a maior comunidade de empreendedores do Brasil, sejam eles startups, franquias, mulheres empreendedoras, microempreendedores e negócios sociais.

PEGN leva aos empreendedores as melhores práticas de gestão e o que há de mais moderno em conceitos de marketing, estratégia, tecnologia e finanças. Neste período de tantos desafios, a marca apresenta, em todas as suas plataformas, os caminhos para atravessar a crise, as mudanças na legislação e as histórias de quem está se reinventando para manter as vendas.

Link para o estudo completo

Deixe seu comentário

Comentários