
Pesquisa Covid-19 x Empresas: os impactos nas PMEs e os passos para a retomada
Com a pandemia da Covid-19, tivemos uma drástica mudança de comportamento na dinâmica da economia global e no ambiente de negócios. Essa mudança impactou principalmente PMEs. Nasceu então a ideia de entendermos, com profundidade, como a crise tem afetado essas empresas.
O estudo apresentado a seguir foi dividido em 4 grandes frentes:
- Qual o impacto que a Covid-19 já teve nas PMEs e scale-ups
- As principais medidas e ações tomadas pelas empresas até agora
- Do que as PMEs ainda sentem falta, quais são as necessidades mais urgentes
- Como os empreendedores e líderes de PMEs enxergam o futuro e como se preparam para a retomada
Acreditamos que a resiliência e a dedicação ao longo da jornada são cruciais para que PMEs e scale-ups prosperem. Esperamos que o estudo traga informações valiosas para que gestores e líderes tenham mais informações para refletir e tomar decisões.
Sobre a Pesquisa
Realização: Resultados Digitais, Endeavor e PEGN
Data de coleta: entre 14 e 29 de maio de 2020
Formato: Questionário (survey)
Amostra: 1180 empresas
Canais: Redes sociais, email marketing e newsletter dos parceiros
Perfil dos respondentes
Qual a classificação da empresa?
Qual o seu cargo?
Região
Qual o segmento da indústria?
Qual o impacto que o Covid-19 já teve nas PMEs?
O impacto da crise nas PMEs é majoritariamente negativo …
77,7% das empresas tiveram impacto negativo em suas receitas e 13,5% tiveram algum impacto positivo
Volume de empresas por Impacto na Receita
… e seu tamanho varia de acordo com o segmento
- Os respondentes dos segmentos de Varejo & Pequenos Comércios (-47,2%), Eventos (-67,4%) e Turismo e Lazer (-80,8%) foram os mais impactados.
- Os segmentos Ecommerce (-6,7%), Financeiro, Jurídico e serviços relacionados (-14,8%) e Software & Cloud (-17,2%) foram os que tiveram, na média, menor impacto nas receitas.
Média de Impacto na Receita por Segmento – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?
Ter caixa para sobreviver é um dos maiores desafios para PMEs
- Mais da metade das PMEs tem até 6 meses de disponibilidade de caixa se a crise se mantiver
- Considerando a data da resposta (Maio), se a crise econômica perdurar até o fim do ano, isso significa que uma grande parcela das empresas poderão fechar as portas até o início de 2021.
Quantidade máxima de meses que minha empresa consegue operar
Modelo de negócio: empresas B2B1 tem performance menos impactada do que empresas B2C2
Na média, empresas B2B tiveram um impacto negativo em receitas de -29,3%, enquanto empresas B2C tiveram impacto de -46%.
Média de Impacto na Receita por tipo de cliente – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?
1- B2B: são empresas que vendem para outras empresas
2- B2C: são empresas que vendem diretamente para pessoas físicas
Recorte Scale-ups3: empresas de alto crescimento tiveram menor impacto
- O impacto da crise na receita das scale-ups chega a ser 11,5% menor do que a média geral e 17,1% tiveram impacto positivos na receita
- A disponibilidade de caixa também é maior dentre as scale-ups. aproximadamente 50% tem 9 meses ou menos de caixa
Média de Impacto na Receita por “é ou não Scale-up” – Houve aumento/redução nas receitas da empresa quando comparado com o planejado/esperado para o período da crise?
Qual estimativa (em meses) que sua empresa consegue continuar operando? – Comparativo por “é ou não Scale-up”
- 48,7% das scale-ups ainda estão contratando ou não tiveram que fazer cortes
- 65% acham que fluxo de caixa é um tema muito importante e 38,4% buscaram crédito durante a crise
Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa? – Scale-ups
Quais são os tópicos mais relevantes para as Scale-ups?
3- Scale-ups são: Empresas de “alto crescimento (EAC) cujo ciclo acelerado de crescimento e criação de riqueza baseia-se, fundamentalmente, na escalabilidade do seu modelo de negócios com pelo menos 10 empregados que crescem, no mínimo, 20% ao ano por três anos consecutivos”, segundo estudo da Endeavor e Insper
Principais medidas tomadas pelas empresas até agora
75% das PMEs tiveram orçamento de despesas reduzido
- Impacto em receita levou à revisão do plano anual
- PMEs que não tiveram impacto negativo em receita também revisaram o orçamento de despesas
- Não houve variação significativa entre os modelos de negócios B2B e B2C
- Financeiros e Jurídicos (8,9%) foi a que teve o menor percentual de redução no orçamento, seguido por Ecommerce (15,3%).
- Eventos (47,4%) e Turismo e Lazer (44,2%) são os segmentos com maior redução no orçamento
Qual o impacto no orçamento de despesas?
Qual o impacto no orçamento de despesas? – Média por segmento
Corte de pessoas foi medida tomada por mais de 40% das PMEs
- Metade das empresas ainda não teve impacto no tamanho da equipe por conta da crise
- 41,4% dos entrevistados afirmaram que já tiveram que demitir
- Em empresas B2C, o impacto foi maior, 49,2%
- O setor de Turismo e Lazer lidera esse resultado negativo, com uma média de redução de 37%.
Qual o impacto no tamanho da equipe da empresa?
Trabalho remoto: 3 em cada 4 PMEs adotam o plano de contingência
- 74,3% das empresas declararam que o uso de trabalho remoto e horários flexíveis foi uma medida adotada neste período de pandemia
- 28,8% indicaram que a adoção dessa modalidade de trabalho será mantida de forma permanente
- Quanto mais funcionários, maior é a adoção do remoto. Se considerarmos apenas empresas com mais de 200 funcionários, a adesão ao trabalho remoto sobre para 92,2%
Adoção de Plano de contingência – Trabalho remoto e horários flexíveis
Redução de despesas: 3 em cada 4 reduziram despesas administrativas e de infraestrutura; 2 em cada 3 renegociaram contratos com fornecedores
74,6% das MEs e PMEs reduziram despesas de infraestrutura, como custos de aluguel, condomínio e energia
75% reduziram despesas administrativas, como material de escritório e gastos gerais de reembolso
Adoção de Plano de contingência – Despesas de infraestrutura
Adoção de Plano de contingência – Despesas administrativas
Flexibilizar para manter o cliente: perto de 70% das PMEs adotaram políticas de descontos e/ou flexibilização de preços/prazos em seus produtos/serviços
- ~70% afirmam que já aplicaram essa medida durante a crise, sendo que 16% deve adotá-la de maneira permanente
- Alguns setores estão bem acima desta média, como Mídia e Comunicação (66%) e Software e Cloud (67,6%)
Adoção de Plano de contingência – Política de descontos/flexibilização de contratos para retenção da base de clientes
A alta porcentagem em Software e Cloud comprova que retenção é especialmente importante nesta indústria, pois muitas soluções funcionam no modelo de assinatura, com pagamentos recorrentes.
A crise vem acelerando a transformação digital das PMEs
Dentre os respondentes que citaram planos de contingência que devem ser adotados de forma permanente, “Desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços” é o mais citado, seguido por “Migrar o modelo de vendas/atendimento para online/delivery”
Planos de contingência acionados de forma permanente
Ainda que a maioria das PMEs tenha mantido as ferramentas que possuíam antes da crise …
Dentre os respondentes, considerando apenas as ferramentas que fazem parte da estratégia, as PMEs têm majoritariamente mantido as ferramentas atuais.
Situação da atual das ferramentas ou soluções
A alta do dólar é outro fator impactante no mercado e pode ser um indicativo da necessidade de substituição nas soluções pagas em moeda internacional para as ferramentas nacionais, cobradas em real.
… quem precisou se digitalizar durante a crise, buscou ferramentas para se relacionar digitalmente com seus clientes
Dentre aqueles que contrataram ferramentas durante a crise, soluções de Videoconferência foram as mais procuradas (48,6%), seguidas por ‘Software de Automação de Marketing e Vendas‘ (22%) e ‘Softwares de Gestão de Mídias Sociais e WhatsApp’ (22%).
Quais ferramentas foram contratadas durante a crise?
Do que as PMEs ainda sentem falta, quais são as principais necessidades
Maiores preocupações no momento: ‘Melhorar Marketing e Vendas’ e ‘Fluxo de Caixa’
Na lista de tópicos mais relevantes para o momento, ‘Melhorar Marketing e Vendas’ (71,1%) está no topo da lista, seguido por ‘Fluxo de Caixa’ (66,5%)
Quais são os tópicos mais relevantes para as PMEs?
Acesso a crédito é uma das principais necessidades de PMEs
- Mais da metade das empresas precisa acessar fontes de financiamento nos próximos 6 meses. A crise impactou o plano de captação de recursos para 54% das empresas
- Dentre o grupo que está buscando financiamento, crédito bancário para capital giro é necessidade de mais de 70% das empresas. As principais finalidades do uso de crédito são para pagamentos de salários e fornecedores.
Impacto nos planos da empresa em captar recursos
Pesquisados por Fonte de financiamento
Passos para a retomada
O futuro reserva um novo normal
85% dos respondentes concordam que haverá um longo período de recessão na economia
Haverá um longo período de recessão na economia antes de que ela volte a crescer
E o novo normal precisa de mudanças nas empresas e nos processos
- Mais de 85% concordam que precisarão testar novas estratégias para o negócio. Isso inclui mudanças no modelo de negócios, novos produtos, novos canais de vendas e relacionamento.
- 59,1% dos respondentes concordam que precisarão revisar o perfil de cliente
- 2 em cada 3 concordam que “o trabalho remoto será mais incentivado na minha empresa”
Precisarei testar novas estratégias no meu negócio(modelo de negócio, produtos, canais de venda e relacionamento, etc)
Eu precisarei revisar quem é o meu perfil de cliente
Trabalho remoto será mais incentivado na minha empresa
Relacionamento com cliente será essencial
- 85,8% das empresas concordam que marketing de conteúdo será mais representativo na estratégia da empresa
- 78,2% das PMEs concordam que “Meus canais de relacionamento serão primariamente digitais”
Marketing de conteúdo será mais representativo na minha estratégia
Meus canais de relacionamento serão primariamente digitais
Realização
A Resultados Digitais (RD) é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – alcançam mais de 17000 clientes em 30 países. A RD possui 700 funcionários, distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá e Cidade do México.

Organização global sem fins lucrativos com a missão de ser decisiva para empreendedores que são a nova geração de exemplos para o Brasil. Há 20 anos, promove um ambiente de negócios que estimula o crescimento e o impacto de empreendedores à frente das scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador. Já ajudou a gerar mais de R$ 9 bilhões em receitas anualmente e mais de 48 mil empregos diretos, além de acelerar mais de 700 scale-ups. Dessa forma, influencia também o surgimento de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro para todas as empresas, tornando as regras mais transparentes e eficientes com conquistas que levaram o Brasil a ganhar 16 posições no ranking Doing Business 2019.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios reúne hoje a maior comunidade de empreendedores do Brasil, sejam eles startups, franquias, mulheres empreendedoras, microempreendedores e negócios sociais.
PEGN leva aos empreendedores as melhores práticas de gestão e o que há de mais moderno em conceitos de marketing, estratégia, tecnologia e finanças. Neste período de tantos desafios, a marca apresenta, em todas as suas plataformas, os caminhos para atravessar a crise, as mudanças na legislação e as histórias de quem está se reinventando para manter as vendas.