Tudo o que você precisa saber sobre Redes Sociais

O que são redes sociais? Como surgiram? É o mesmo que "mídias sociais"? Como gerar resultados para minha empresa? Descubra isso e muito mais!


Redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum. Algumas das redes sociais mais populares são Facebook, TikTok, Twitter e Instagram: todas têm recursos exclusivos, mas a maioria conta também com elementos semelhantes.


A maneira mais cotidiana e convencional de usar a internet atualmente é através das redes sociais. Até mesmo quem não entende todo o potencial que a web oferece pode criar um perfil dentro de uma das principais redes e manter contato com seus familiares. Qualquer marca pode divulgar seu trabalho nesses espaços com o objetivo de vender mais.

Se você voltar alguns anos no tempo, vai notar que poucas pessoas imaginavam que as redes sociais teriam um impacto tão grande quanto possuem hoje. Mas o desejo de se conectar com outras pessoas de qualquer lugar do mundo tem feito com que todos nós e as empresas estejam cada vez mais imersas nas redes sociais.

Alguns números ajudam a enxergar essa nova realidade, e entre eles está o total de pessoas que possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social: já são 4,76 bilhões segundo dados do relatório Digital 2023: Global Overview, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater. Isso representa 59,4% de toda população mundial!

usuários de redes sociais no mundo em 2023

Isso só reforça pensamentos que são cada vez mais comuns de se ouvir, como “é certo que seu público está nas redes sociais” ou “só vende hoje em dia que tem presença forte nas redes sociais”. Na verdade, contar com uma estratégia de comunicação nas principais redes é sim um fator de decisão para que alguém decida comprar de você ou do concorrente.

Essa estratégia passa por todas as atividades que podem ser usadas para aumentar o número de seguidores de uma marca e até o volume de clientes que consegue obter. Essas atividades incluem:

  • Publicação de conteúdo;
  • Criação de recursos visuais, como imagens e vídeos;
  • Agendamento de publicações;
  • Análise dos resultados;
  • Envolvimento com público e seguidores;
  • e muito mais.

A partir de agora, você vai saber tudo e mais um pouco sobre as Redes Sociais. Vamos compartilhar a lista das redes mais usadas no momento, as 10 principais vantagens que as marcas podem conseguir ao usar esses canais e, também, como construir uma estratégia de Marketing Digital através delas. Confira nossa página especial e aproveite, também, para fazer os cursos de redes sociais da RD University!

Demo redes sociais

O que é rede social?

Redes sociais, no ambiente online, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites ou aplicativos como Facebook, Twitter e Instagram, todos muito utilizados atualmente.

Na internet, as redes sociais têm suscitado diversas ações, desde discussões como a da falta de privacidade até convocações para manifestações públicas em protestos. Essas plataformas também criaram uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos para interação e para o anúncio de produtos ou serviços.

Então, como você pode se destacar da concorrência e garantir que sua empresa esteja atraindo novos clientes para ter sucesso? Usando as redes sociais, é claro.

Quais são os elementos que formam uma rede social?

Já percebeu que a maioria das redes sociais conta com elementos comuns? Esteja você pensando em uma ou em outra, consegue perceber que existem itens que formam a base de uma rede social.

Aqui listamos os 5 principais elementos:

  • Seu perfil público: seja de uma pessoa ou de uma marca, ele traz informações básicas sobre você, incluindo uma foto, uma pequena biografia e número de seguidores;
  • Amigos e seguidores: são as pessoas que você quer acompanhar e compartilhar conteúdo. Geralmente podem ver todas as postagens que você fizer e interagir por meio de comentários e curtidas;
  • Feed de publicações: a maioria tem algum tipo de página inicial que você vê quando faz login. Ela geralmente exibe um feed com atualizações de páginas que você segue e percorrer essa página permite que você fique por dentro das atividades, pensamentos e notícias que foram compartilhadas;
  • Curtidas, comentários e compartilhamentos: obter e dar feedback são elementos fundamentais das redes sociais. Para indicar que gostou de uma postagem, a maioria das redes tem algum tipo de botão de reação, uma área de comentários sobre ela e uma função de compartilhamento;
  • Hashtags: uma hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo #, usada nos conteúdos compartilhados nas redes sociais para ajudar outras pessoas que possam estar interessadas nela a encontrá-la quando pesquisam pelo assunto ou pela própria hashtag específica.

Quando surgiram as redes sociais?

A ideia de rede social é bem mais antiga do que imaginamos: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX. Mas foi na década de 1990, com a internet disponível, que a ideia de rede social migrou do ambiente físico para o mundo virtual.

Criado em 1997, o site SixDegrees.com é creditado por muitos como a primeira rede social moderna, pois já permitia que usuários tivessem um perfil e adicionassem outros participantes, em um formato parecido com o que conhecemos hoje.

O site pioneiro, que em seu auge chegou a ter 3,5 milhões de membros, foi encerrado em 2001, mas já não era o único. No início do milênio, começaram a brotar páginas voltadas à interação entre usuários: Friendster, MySpace, Orkut e Hi5 são alguns exemplos de sites que ganharam destaque no período.

Muitas das redes sociais mais populares em atividade no momento também surgiram nessa época, como é o caso do LinkedIn (2003) e do Facebook (2004).

E é nesse contexto que empresas também têm visto a possibilidade de se comunicarem com seu público-alvo de forma mais intensa, estando presentes nas redes sociais mais usadas pelo público.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Digital 2023: Brazil afirma que para 60,4% dos brasileiros o principal motivo de usar as redes sociais é Manter contato com amigos e familiares. Na lista dos principais motivos também aparece Ler notícias com 54% e Procurar produtos para comprar, com 44,4%.

Isso significa que, mesmo surgindo décadas atrás, só agora estamos conseguindo aproveitar todo o potencial que essas redes podem oferecer.

Qual a diferença entre Redes sociais e Mídias sociais?

Muitas pessoas acreditam que redes sociais e mídias sociais são a mesma coisa e que os termos podem ser usados como sinônimos, o que não deixa de ser verdade. Mas também podemos fazer uma diferenciação que ajuda a entender o uso deles:

  • Mídia Social é o uso de tecnologias digitais para criar o diálogo entre pessoas. É um termo amplo, que abrange diferentes mídias, como vídeos, blogs e as próprias redes sociais. Para entender o conceito, podemos olhar para a mídia antes da existência da internet, usada em rádio, TV, jornais e revistas;
  • Rede Social, por sua vez, é uma estrutura social formada por pessoas e marcas que compartilham interesses similares e fazem uso de diferentes formatos de conteúdo.

O propósito principal das redes sociais é o de conectar pessoas. Você preenche seu perfil e interage com as pessoas com base nos interesses que possui. Pode-se dizer que redes sociais são uma categoria das mídias sociais.

Mídia social, por sua vez, quando se tornou disponível na internet, ela deixou de ser estática, passando a oferecer a possibilidade de interagir com outras pessoas.

Outra maneira de diferenciá-las é pensando que as mídias sociais ajudam as pessoas a se juntarem por meio da tecnologia, enquanto as redes sociais melhoram essa conexão, já que as pessoas só se interligam em redes porque têm interesses comuns.

O que faz o algoritmo das redes sociais?

Se você já pesquisou em algum momento como melhorar o desempenho das suas publicações nas redes sociais, certamente já se deparou com alguém falando sobre o algoritmo das redes sociais. Recentemente ficou fácil encontrar reclamações sobre o algoritmo do Instagram, por exemplo.

Na prática, o algoritmo de cada rede representa as regras que seus computadores seguem para decidir o conteúdo que você vê. É o sistema que funciona por trás de tudo que vemos visualmente.

Acontece que, com o volume de conteúdo que é compartilhado hoje em dia, é impossível consumir tudo. Por isso, as redes sociais usam inteligência artificial por trás do que nós enxergamos para recomendar os conteúdos que estão mais alinhados com os nossos interesses — pelo menos essa é a ideia.

Apesar dos algoritmos, dado o tamanho das redes sociais hoje em dia, não é difícil entender por que as empresas precisam marcar presença. Ele espalha sua mensagem, não importa onde seus seguidores estejam. A maioria das empresas percebeu isso e não utilizar adequadamente seus perfis certamente o colocará atrás da concorrência.

📖 Leia mais: Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

10 vantagens das marcas usarem as redes sociais

O uso de redes sociais foi absorvido por pessoas em todo o mundo e hoje já é parte da rotina. Isso torna esses espaços um lugar onde as marcas e empresas também gostariam de estar para interagir com seus prospects e clientes, trazendo possibilidades muito positivas.

Além disso, seus benefícios vão muito além do aumento das vendas. No entanto, nem todas as empresas estão cientes dos benefícios de criar um perfil dentro das redes sociais. Então confira aqui as vantagens que sua você e sua marca podem adquirir ao investir nesses canais:

1. Possibilidade de vender por estes canais

Da mesma forma que é possível se relacionar com o público por meio das redes sociais, é também possível utilizá-las para vender seus produtos ou serviços, principalmente se você abordar aquela audiência que já tem um relacionamento com você e já se mostra madura para a compra.

Em 2021, as vendas de comércio social nos EUA, ou seja, que acontecem via redes sociais, aumentaram 35,8%, chegando a US$ 36,62 bilhões — até 2025 a tendência é dobrar o valor de vendas realizadas via redes sociais no país. Na China, esse crescimento é ainda maior e a perspectiva agora é que essa tendência se espalhe pelos demais países.

→ Para saber mais sobre como vender usando as Redes Sociais, assista uma demostração completa do RD Station Marketing:

Demonstração RD Station Marketing

2. Ajuda a fidelizar seus clientes

O que poderia ser melhor do que construir fidelidade à marca? Os clientes seguem e interagem com as marcas de que gostam. É uma correlação direta óbvia: se os clientes seguem você, é mais provável que escolham você em relação à concorrência.

Para manter seu público fiel, engajado e feliz, aqui estão algumas ideias:

  • Ofereça códigos promocionais para descontos através das redes sociais para seus seguidores;
  • Faça perguntas abertas que permitam que seu público responda e interaja constantemente;
  • Dê brindes para ações dentro das redes sociais.

Segundo a pesquisa 2022 Premium Loyalty Data Study Clarus Commerce, seguir as marcas nas redes sociais é a ação de engajamento que as pessoas mais fazem em troca de incentivos como descontos, vale-presente, itens grátis e participação em sorteios.

Essa foi a resposta para 42% do público, seguido por 26% que comentam nos posts da marca, 23% que compartilham um post da marca e 22% que mencionam amigos nos comentários de algum post.

3. Compartilhar a visão da empresa

Ganhar reconhecimento de marca é um dos objetivos mais importantes de qualquer empresa. Afinal, os consumidores querem comprar marcas que reconhecem.

Muitos compradores têm até certo grau de fidelidade à marca, o que leva a benefícios comerciais de longo prazo. Felizmente, usar as redes sociais permite a construção de marca de forma fácil e eficaz, começando pela divulgação da visão da sua empresa.

Lembre-se que as redes sociais são uma espécie de vitrine da sua empresa. São nelas que você poderá mostrar a visão do negócio, no que acredita. Assim pode atrair pessoas que se identificam com a mesma visão.

4. Personalizar as mensagens para manter uma interação direta com o cliente

Nas redes sociais, é possível ter um relacionamento muito mais customizado e direto com cada cliente ou possível cliente, já que você pode entrar em contato com cada um, seja para resolver problemas ou descobrir novas informações.

Uma forte estratégia de Marketing nas redes sociais consegue gerar conversas sobre sua marca, produtos e parceiros que podem alavancar seus resultados — e vamos compartilhar mais detalhes sobre isso nos próximos capítulos.

5. Possibilidade de segmentação do público

Ao fazer publicidade nas redes sociais, é possível segmentar seus posts de acordo com as características da audiência, direcionando seus esforços para aquelas parcelas do público que possuem mais afinidade com sua solução.

Nessas redes, as pessoas compartilham seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas para as empresas na hora de se aproximarem do seu público-alvo. Fique atento ao que é relevante para sua audiência para conectar-se melhor a ela na hora de investir para ter seu conteúdo aparecendo para as pessoas certas.

6. Possibilidade de divulgação para empresas com baixo orçamento

Ao contrário dos meios tradicionais, anunciar nas redes sociais possui um custo mais baixo, além da vantagem de que na web é muito mais fácil mensurar os resultados.

Lembrando que independentemente de quem é o seu público, ele vai estar em alguma rede social. Nesse caso, cada rede se torna um canal de comunicação orgânico, onde mesmo sem investir é possível atingir as pessoas certas.

Veja como é fácil programar posts em várias redes sociais ao mesmo tempo, otimizando ainda mais seu tempo e seu orçamento, no RD Station Marketing:

7. Comunicação em tempo real

As redes sociais permitem comunicar mensagens de marca urgentes em um canal oficial. Isso é muito importante no caso de gestão de crise, por exemplo, em que é necessário que a marca se posicione rapidamente, evitando assim que o problema tome proporções maiores.

Além disso, essa possibilidade de comunicação em tempo real permite que você olhe para tendências e compartilhe a mensagem certa na hora que seu público está interessado em consumi-la.

8. Ajuda a direcionar o tráfego para seu site

O Marketing nas redes sociais pode ajudar a enviar clientes diretamente ao seu site. Os mecanismos de pesquisa são ótimos, mas esquecer de outros canais como as redes sociais significa que você está perdendo muito tráfego em potencial.

Um detalhe: para que seu perfil nas redes seja uma ótima opção para obter tráfego para seu site, você precisa considerar não apenas o que postar, mas também com que frequência.

Nos últimos anos, as redes sociais ganharam espaço também nas pesquisas online, terreno normalmente ocupado pelos buscadores. O Google ainda domina, mas YouTube, Instagram e Facebook vêm crescendo nesse sentido, como mostra uma pesqusa da Capterra.

9. Fornece meios para compartilhar notícias e atualizações da empresa

Da mesma forma que ajuda a acompanhar as notícias do setor, manter um perfil nas redes sociais é uma das melhores e mais fáceis maneiras de manter seus clientes atualizados com suas notícias.

Se a sua empresa fizer um grande anúncio sobre um novo produto ou um evento, isso vai deixar as pessoas empolgadas. Então use esse espaço para divulgar diferentes tipos de notícias, como:

  • Lançamento de novos produtos;
  • Criação de novos serviços;
  • Novas atualizações dos produtos;
  • Expansões ou criação de novos departamentos.

10. Posiciona sua empresa como referência na área de atuação

Todas as empresas querem ser vistas como líderes. Você quer que as pessoas vejam você e seu conteúdo primeiro sempre que tiverem uma pergunta. Então, como se destacar da multidão de outros profissionais e negócios em seu setor? As redes sociais podem ajudar  nisso.

Se o seu público potencial é enorme, então o primeiro passo é restringir quem é seu público-alvo e, em seguida, criar conteúdo relacionado a eles. Cada rede social não apenas permite que você publique um ótimo conteúdo, mas abre caminhos para você se conectar e se envolver com seus seguidores.

Depois de construir essa conexão com eles, é mais provável que voltem para você se tiverem alguma dúvida sobre seu setor.

📖 Leia mais: SMO (Social Media Optimization): o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais

Você sabia que mais de 85% das empresas atuam em Redes Sociais? Descubra mais dados como este no Panorama de Marketing da RD Station!

Quais os tipos de redes sociais?

Você pode achar que as redes sociais são todas iguais, mas não é bem assim.

Na verdade, elas costumam ser divididas em diferentes tipos, de acordo com o objetivo dos usuários ao criarem um perfil. E uma mesma rede social pode ser de mais de um tipo.

A classificação mais comum é:

Rede social de relacionamento

Você pode estar pensando: “ué, mas o propósito das redes sociais não é justamente o relacionamento?” De fato esse é o objetivo da maioria delas, mas há algumas que são especialmente focadas nisso.

O caso mais conhecido é o Tinder, o app de relacionamento mais popular do mundo cujo propósito, pelo menos em sua concepção, era o de ajudar a conhecer pessoas novas.

Mas podemos citar inúmeras outras redes, que inclusive também se encaixam nos outros tipos, como Instagram, Facebook e Twitter como redes de relacionamento. Lá cada usuário pode manter contato com os demais.

Rede social de entretenimento

Redes sociais de entretenimento são aquelas nas quais o objetivo principal não é se relacionar com as pessoas, e sim consumir conteúdo.

O exemplo mais óbvio é o YouTube, a maior plataforma de distribuição de vídeos do mundo, em que o objetivo é publicar e assistir a vídeos.

Mas a que está em destaque no momento é o TikTok, uma rede social focada no compartilhamento de vídeos de curta duração. A RD University recentemente lançou um curso gratuito que ensina a usar profissionalmente o TikTok e também o Instagram, com direito a certificado.

Outro caso é o Pinterest, no qual as pessoas publicam e consomem imagens.

Rede social profissional

São aquelas em que os usuários têm como objetivo criar relacionamentos profissionais com outros usuários, divulgar projetos e conquistas profissionais, apresentar seu currículo e habilidades, conseguir indicações e empregos.

O LinkedIn é a rede social profissional mais conhecida e utilizada, mas há outras que também conquistaram seu espaço, como a beBee, Xing e outras que são direcionadas para contratação de profissionais freelancer, como a GetNinjas.

Além disso, outras redes que não são exclusivamente profissionais também têm sido utilizadas para esse fim:

  • No Facebook há diversos grupos em que os profissionais podem encontrar vagas e discutir temas relacionados ao seu nicho de trabalho;
  • No Twitter é possível encontrar perfis que trazem discussões relevantes no âmbito profissional;
  • O Instagram se tornou uma das principais redes quando falamos de relacionamentos profissionais. Hoje em dia é indispensável que os profissionais tenham um perfil na rede. Um ativo muito importante no Insta é o link na bio, que permite direcionar seus seguidores para páginas de vendas e de conversão – veja como ele fica usando a ferramenta do RD Station Marketing:
link na bio do Instagram do RD Station Marketing

Rede social de nicho

Redes sociais de nicho são aquelas voltadas para um público específico, seja uma categoria profissional ou pessoas que possuem um interesse específico em comum.

Um dos casos mais emblemáticos é a TripAdvisor, em que os usuários atribuem notas a atrações relacionadas ao ramo gastronômico e turístico.

Outro exemplo é a DeviantArt, comunidade em que artistas visuais promovem seus trabalhos. Há ainda a Goodreads, uma rede social para leitores, que podem fazer resenhas de livros e recomendá-los.

Lista das principais redes sociais do mundo (e as mais usadas no Brasil)

Como vimos, há aproximadamente 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais no mundo todo. No Brasil, a pesquisa Digital 2023 mostra que 70% da população do país acessa as redes sociais ao menos uma vez por mês.

Outro dado interessante é que o Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais. A média diária de uso das redes por usuário é de 3h46min, o que deixa o país atrás apenas da Nigéria, que possui a média de 4h36min.

Mas afinal, quais são as redes sociais mais usadas no mundo? O gráfico abaixo mostra os números atualizados que soma o total de usuários que cada rede possui:

Percebemos que o Facebook está em destaque, sendo a rede mais próxima a atingir a marca de 3 bilhões de usuários em todo o mundo. As outras redes que passaram dessa barreira de 2 bilhões de usuários são o YouTube, o WhatsApp e o Instagram.

Agora quando olhamos para o ranking do Brasil, na pesquisa Digital 2023: Brazil, que detalhamos em um post completo aqui no nosso site, podemos ver que o WhatsApp é a plataforma de rede social mais usada no país. Confira agora os detalhes da lista das principais redes sociais usadas no mundo, seguindo na apresentação a ordem por aquelas que são as redes sociais mais usadas no Brasil.

WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap por parte da população.

  • Ano de fundação: 2009
  • Usuários no Brasil: 169 milhões

Praticamente toda a população que tem um smartphone tem também o WhatsApp instalado. O app é um dos que são controlados pela Meta, empresa que deu origem ao Facebook.

Ferramentas gratuitas para fazer Marketing e Vendas no WhatsApp:

Botão de WhatsApp para usar no site
Veja como fica o botão de WhatsApp em um site

YouTube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente.

  • Ano de fundação: 2005
  • Usuários no Brasil: 142 milhões

Foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.

Como as pessoas acessam o YouTube para pesquisar assuntos que querem assistir, ela também é reconhecida como uma ferramenta de busca – a 2ª mais relevante na verdade, só atrás do Google.

Dicas para sua empresa:

Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso mobile. É verdade que hoje é possível acompanhar as atualizações em desktop, mas o produto é todo voltado para ser usado no celular.

  • Ano de fundação: 2010
  • Usuários no Brasil: 113,5 milhões

Em 2012, o aplicativo foi adquirido pelo Facebook (agora Meta) por nada menos que 1 bilhão de dólares. Originalmente, era uma rede social de compartilhamento de fotos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros. Hoje ela se expandiu e é vista como a principal rede para geração de negócios. Por isso é tão importante marcar presença por lá.

O Instagram se tornou uma das melhores plataformas para criadores de conteúdo. De fato, as colaborações do Instagram estão em ascensão e o marketing de influenciadores vem crescendo ano a ano por lá.

Cada vez mais, aliás, o Instagram está focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma. Para entender como usá-lo melhor, acesse os materiais abaixo, além de experimentar na prática como fica o link na bio usando o RD Station Marketing.

Agendamento de posts no Instagram com o RD Station Marketing
Telas de agendamento de posts nas redes sociais, incluindo o Instagram, no RD Station Marketing (saiba mais)

Facebook

O Facebook ainda é, de longe a rede social, mais popular do planeta. Muitos consideram que foi a rede que ajudou a acelerar a popularização do uso das redes sociais.

  • Ano de fundação: 2004
  • Usuários no Brasil: 109 milhões

Por muito tempo, essa era considerada a rede social mais versátil e completa. Um local para gerar negócios, conhecer pessoas, relacionar-se com amigos, informar-se, divertir-se, debater, entre outras coisas.

Para empresas, é praticamente impossível não contar com o Facebook como aliado em uma estratégia de anúncios nas redes sociais.

Hoje um dos focos da rede são seus grupos no Facebook. Encontrar esses grupos e se envolver pode ajudá-lo a fazer conexões com aqueles que podem querer colaborar com sua marca.

Você sabia que pode fazer anúncios no Facebook diretamente pelo RD Station Marketing? É muito simples, conta com API oficial da Meta e ainda pode otimizar o seu orçamento de mídia paga, direcionando seus ads para quem realmente interessa.

Clique no link abaixo para saber como fazer uma gestão de rede sociais mais inteligente e lucrativa:

TikTok

O TikTok é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos vista de forma mais ampla. Na prática, é um espaço que mistura música, vídeos, conteúdo de comédia e de microblog que hoje podemos considerar como o aplicativo mais popular do mundo.

  • Ano de fundação: 2014
  • Usuários no Brasil: 82 milhões

Não é uma plataforma fácil de entender à primeira vista e ainda é um território desconhecido para muitas pessoas com mais de 25 anos. Por ser extremamente popular entre a Geração Z, essa rede dá mostras do que significa crescer no mundo hiperconectado de hoje.

Então não fique de fora! Inscreva-se no curso gratuito da RD University que mostra como usar o TikTok (e o Instagram) profissionalmente, fortalecendo sua marca pessoal. É só clicar no banner abaixo para se saber tudo e começar a aprender com as aulas em vídeo!

💡 Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

Curso de ItkTok e Instagram gratuito

Materiais gratuitos sobre TikTok:

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Assemelha-se bastante com as redes de relacionamento, mas a diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias.

  • Ano de fundação: 2002
  • Usuários no Brasil: 63 milhões

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

Assim como as principais redes sociais, o LinkedIn possui uma série de reações diferentes que os profissionais podem fazer para interagir com as publicações. Já são 7 emojis de reações diferentes, sendo que a sétima reação surgiu em julho de 2022 e se chama “Divertido”, um emoji azul gargalhando que aparece quando o usuário vê as opções.

Materiais gratuitos sobre LinkedIn:

Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016.

  • Ano de fundação: 2011
  • Usuários no Brasil: 62 milhões

Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se praticamente obrigatório para usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes.

No vídeo abaixo, você vê como usar a plataforma da TALLOS, que integra todos os canais de atendimento via Marketing Conversacional (incluindo o Messenger e o WhatsApp) em um só lugar:

Kwai

O Kwai vem fazendo investimentos em conteúdos exclusivos, como uma série com os jogadores brasileiros na Copa do Mundo de 2022, e parcerias de live streaming, como de notícias em tempo real com a CNN.

  • Ano de fundação: 2012
  • Usuários no Brasil: 48 milhões

Um dos diferenciais da plataforma é a remuneração aos seus criadores de conteúdo, que é distribuída de forma mais democrática. O algoritmo também atua para amplificar mesmo quem não tem muitos seguidores, desde que entregue entretenimento.

O mercado está cada vez mais de olho no Kwai, que já conta com uma plataforma para anunciantes.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas.

  • Ano de fundação: 2010
  • Usuários no Brasil: 28 milhões 

Os temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagem e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo: no Brasil esse público representa 74% do total de usuários.

Você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

Twitter

É fato que o Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá se consolidou como uma importante ferramenta para os usuários e marcas, seja para compartilhar qualquer tipo de pensamento que vier na cabeça ou notícias — também é muito usado como canal oficial de marcas e personalidades.

  • Ano de fundação: 2006
  • Usuários no Brasil: 19 milhões 

Hoje o Twitter é utilizado principalmente como uma segunda tela pelo público, já que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

Além disso, os tópicos que aparecem nos trending topics ainda ditam várias discussões e pautam inclusive telejornais.

Materiais gratuitos sobre Twitter:

Marketing nas redes sociais

Para sobreviver em um mercado competitivo, você precisa estar atento às novas tendências do seu setor. Uma estratégia de Marketing nas redes sociais eficaz é uma parte essencial do seu plano geral de aquisição de público e vendas.

Segundo a pesquisa Panorama de Marketing 2023, as redes sociais são o canal mais utilizado pelas empresas brasileiras em suas estratégias. Isso significa que já não dá mais para pensar em fazer Marketing atualmente sem contar com os perfis das marcas dentro das diferentes redes.

canais-de-marketing-mais-utilizados

Claro que cada público usa várias redes sociais em diferentes momentos do dia. Para se conectar com eles, você precisa saber que tipo de conteúdo os interessa, quem é o potencial comprador de seus serviços ou produtos e qual faixa etária é mais acessível para vender. Mas isso é seguido por outro conjunto de perguntas:

  • Com que frequência você deve postar por dia?
  • Que tipo de conteúdo você deve postar?
  • Qual é o número ideal de postagens por dia?

Estas são algumas das perguntas mais comuns que qualquer profissional de Marketing deve responder. Sinceramente, não existe uma resposta certa. Suas respostas vêm com sua análise, experiência e testes do que funciona para você e do que não funciona.

Na prática, fazer Marketing nas redes sociais requer estratégia e criatividade. Além disso, existe uma série de etapas para construir uma estratégia de sucesso e são elas que vamos compartilhar a partir de agora.

Primeiros passos para uma estratégia de sucesso

Você deve desenvolver uma estratégia primeiro. Afinal, um bom Marketing não acontece simplesmente. É o resultado de um planejamento meticuloso junto de uma execução precisa.

Para começar a escolher em quais redes sociais sua empresa deve estar presente, é essencial identificar onde sua audiência ideal está e como sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante com ele. Conversar com alguns clientes atuais e potenciais pode ser uma boa forma de descobrir quais estão usando no dia a dia.

Algumas redes sociais, como o Instagram, por terem um público bem abrangente, exigem que boa parte das empresas esteja presente, independentemente do tipo de negócio.

Lembrando que o Instagram pode trazer muito mais resultados para um ecommerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos — nesse caso o LinkedIn seria a melhor opção. Leve tudo isso em consideração na hora de escolher onde vai investir. Depois que você fizer a escolha, é hora de criar os perfis. 

Comece pelo planejamento

Criados os perfis, está na hora de traçar um planejamento. O primeiro aspecto a levar em consideração é o objetivo de estar em determinada rede social. Basicamente, podemos dividir os objetivos em:

  • Divulgação da marca;
  • Ser um canal de comunicação com os clientes;
  • Criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • Educação através da divulgação de conteúdo;
  • Vendas.

O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia para ter foco e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

Lembrando que essa estratégia pode e deve variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

A rotina de publicações varia muito de empresa para empresa, de mercado para mercado. Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual o seu objetivo. Mas é importante você também variar o tipo de conteúdo publicado, a fim de sempre gerar interesse em seus seguidores. Alguns exemplos:

  • Material para geração de Leads (eBooks, posts do blog, webinars);
  • Vídeos institucionais (como os de final de ano e de lançamento de novidades);
  • Posts relacionados a datas comemorativas (como o Dia das Mães e o Dia da Mulher);
  • Imagens e GIFs divertidos para interagir com os seguidores;
  • Eventos — como o caso do RD Summit aqui na RD Station.

Fluxo de produção de conteúdo

As redes sociais podem ajudá-lo a distribuir seu conteúdo para alcançar seu público-alvo. Você não apenas pode postar conteúdo orgânico em cada plataforma, mas também pode promover outros conteúdos por meio de suas postagens. Todo mundo quer que seu conteúdo tenha uma audiência, e as redes são uma ótima maneira de ajudá-lo a ser visto.

Quando se fala em produção de conteúdo nas redes sociais, muitas empresas pensam que basta promover o material que é produzido para o blog, para o site ou para geração de Leads. Mas não é nada disso. O ideal é usá-las também para produzir conteúdo diretamente nas plataformas, em formatos diferentes do que é publicado em outras mídias.

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração qual é o objetivo do seu público ao estar em determinada rede social. Para muitas pessoas, as redes sociais são o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento. Isso significa que você deve pensar nesses objetivos na hora de produzir seu conteúdo.

Outro aspecto importante a se levar em conta é a alta capacidade de disseminação de conteúdo e de viralização nas redes sociais. Crie conteúdos para as redes sociais pensando nessa capacidade.

Não se esqueça de que as redes sociais são um canal para se relacionar com clientes e fãs de formas muito próximas. Aproveite-se disso e produza conteúdo que estimule a interação com sua audiência.

Também considere a capacidade de geração de tráfego e Leads na hora de produzir seu conteúdo, gerando uma conexão entre o material produzido nas redes sociais e em outros canais.

O ideal é que você tenha uma ferramenta de Marketing Digital que ajude a analisar e entender os dados, como o RD Station Marketing. Veja como um exemplo de relatório em que podem ser visualizados os visitantse e Leads gerados nas redes sociais:

Relatório de redes sociais do RD Station Marketing

Estratégia para Geração de Leads

Como já foi falado, as redes sociais já não são mais de uso exclusivo para relacionamento com a audiência e construção de marca. É comprovado que empresas podem gerar negócios usando as redes sociais.

Para começar uma estratégia de Inbound Marketing e gerar Leads nas redes sociais, recomendamos que você siga 5 passos simples:

  • Defina as personas que fazem mais sentido para o seu negócio: esse passo é muito importante principalmente para reduzir o custo por Lead qualificado. A ideia é focar nos Leads que possuem o fit ideal para investir esforços em quem realmente tem potencial de virar seu cliente;
  • Descubra as redes sociais certas para as suas personas: só porque existem muitas redes sociais não significa que sua empresa deva estar em todas. Invista com mais força nas redes sociais que fazem mais sentido para o seu negócio;
  • Explore as diversas possibilidades que as redes sociais oferecem: definido onde você focará seus esforços, é importante entender as possibilidades que cada rede social oferece. Explore os diversos formatos de conteúdo para encontrar aqueles com maior potencial de chamar a atenção e gerar Leads;
  • Gere conteúdo rico para as suas personas: para conseguir ter a conversão do público para enfim se tornar um Lead, crie conteúdos atrativos que serão disponibilizados após a conversão nas Landing Pages;
  • Transforme seus visitantes em Leads: use suas plataformas sociais como um hub para os links que deseja compartilhar com seu público, garantindo que, ao chegar neles, poderá converter os visitantes em Leads.

Feito isso, você já está pronto para começar a gerar Leads qualificados que possuem potencial de fechar negócios com sua empresa. Publique os links de suas Landing Pages em redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn para promovê-las aos seus seguidores.

No Instagram, é fundamental contar com o Link da Bio: é por ele que conseguirá direcionar o público nas postagens que realizar.

🎁 Bônus: se você quer transformar seu perfil numa vitrine e direcionar seu público pro lugar certo, gerando ainda mais Leads, conecte seu Instagram ao RD Station Marketing, configure em alguns minutos seu link e tenha uma página pronta para converter seguidores em contatos.

SAC 2.0

Algumas redes sociais, como Instagram e Twitter, funcionam muito bem como uma espécie de SAC 2.0, ou seja, usar esses canais digitais para fazer o atendimento aos clientes. Essa é uma forma rápida de conversar com seus clientes e possíveis clientes sobre dúvidas e reclamações.

Segundo as pesquisas de tendências para redes sociais, 60% de todas as solicitações de atendimento ao cliente serão gerenciadas por meio de mídias sociais até 2023. Enquanto isso aparece no radar, 36,5% das organizações afirmam planejar investir em atendimento via redes sociais, mas ainda não começaram.

O essencial, aqui, é tentar resolver o problema dos cliente o mais rápido possível, e nunca optar por ignorá-los ou por apagar seus comentários. Isso pode gerar uma repercussão muito maior — e mais negativa — do que o comentário inicial.

Vale a pena alinhar um canal direto entre o responsável pelo atendimento com os setores de suporte da empresa. O foco é dar a melhor solução ao cliente, e muitas vezes ela só pode vir de especialistas.

Monitoramento e análise

Monitorar as redes sociais consiste em realizar pesquisas de palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, como o nome da sua empresa ou o setor em que você atua. O objetivo é descobrir publicações em que você não foi marcado diretamente e que merecem uma atenção especial.

Após fazer isso, a única forma de você medir se a gestão de redes sociais de sua empresa está sendo bem feita ou não é analisando os seus resultados. Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia.

Essas métricas podem ser retiradas diretamente de cada rede social ou de ferramentas como o Google Analytics e o RD Station Marketing. Com elas, é possível tirar insights para a melhoria constante da sua estratégia.

A análise deve enfatizar estatísticas como crescimento de seguidores, visualizações de página, número de postagens, curtidas, compartilhamentos, impressões, cliques e Leads gerados.

Por exemplo:

  • Se você observar que o número de fãs da sua página e o alcance das suas publicações continuam aumentando, mas que o tráfego no seu site vindo das redes sociais está cada vez menor comparado às impressões das publicações que só aumentam, é possível que alguma coisa na sua publicação não esteja dando resultado — como o tipo de descrição ou a imagem;
  • Em outro caso, se o tráfego no seu site está aumentando, mas o número de conversões dentro do seu site não está tendo o mesmo comportamento, pode ser o tipo de conteúdo ou a sua Landing Page que está com algum problema.

Defina seus investimentos em anúncios

Só fazer o cadastro da empresa e produzir conteúdo nas redes sociais com frequência não é uma garantia de que você vai atingir todas as pessoas que estão conectadas com a sua marca.

Isso ocorre pois as principais redes sociais do mundo utilizam os algoritmos para filtrar o que o usuário terá acesso na linha do tempo, entregando conteúdo de forma orgânica para apenas uma parte dos usuários que seguem a sua empresa.

Por isso, você pode até ter sucesso utilizando as redes sociais de forma orgânica, mas é por meio de anúncios pagos que você potencializa suas ações e pode escalar seus resultados.

Inclusive, através de mídias pagas você consegue aumentar o número de usuários conectados e garantir uma melhora nos resultados orgânicos também. É por isso que vamos detalhar como funciona cada uma das principais plataformas de investimento nas redes sociais, que são:

  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads
  • Twitter Ads
  • YouTube Ads
  • TikTok Ads

Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook Ads possui um baixo valor de investimento (é possível fazer campanhas com um investimento mínimo de 1 dólar por dia) e alto potencial de segmentação e mensuração, que confirmamos porque a rede social é a favorita das empresas quando se fala em links patrocinados.

Instagram Ads

Depois que a rede social de fotos foi comprada pelo Facebook, foi só uma questão de tempo para anúncios serem exibidos na linha do tempo dos usuários.

Atualmente para anunciar no Instagram Ads basta ter uma conta de anúncios no Facebook. Mas não se engane! Apesar da facilidade para criar um anúncio e do volume de usuários do Instagram, começar a exibir anúncios dentro da rede social sem uma estratégia adequada e um conhecimento básico de boas práticas pode sair pela culatra.

LinkedIn Ads

Ainda pouco explorado pelos anunciantes brasileiros, o LinkedIn Ads é a plataforma de anúncios para a rede social profissional.

Para anunciar no LinkedIn basta ter um perfil com acesso à Company Page da empresa anunciante. Sua interface é muito semelhante a outras plataformas, como Facebook Ads, e também funciona no formato self service, onde o próprio anunciante escolhe o tipo de anúncio, público e forma de pagamento.

Após se cadastrar, é possível escolher entre 3 formatos de anúncios:

  • Sponsored Content: conteúdo patrocinado, exibido na linha do tempo do público-alvo;
  • Text Ads: anúncios de texto com uma pequena imagem, que são exibidos em praticamente todas as páginas do LinkedIn;
  • Sponsored InMail: mensagem patrocinada que é enviada diretamente para a caixa de entrada dos usuários — esse formato cobra por disparo e exige um orçamento mínimo.

Além dos formatos citados, o LinkedIn também possui outros formatos de anúncios, como Display, que estão disponíveis para contratação sob demanda.

Twitter Ads

Em 2010 surgiram os primeiros anúncios dentro da rede social. Atualmente a rede social também possui uma plataforma self service para desenvolvimento de anúncios, muito semelhante às outras redes sociais.

Nela é possível configurar sua campanha de acordo com determinado objetivo:

  • Campanhas de seguidores;
  • Campanhas de engajamento com Tweets;
  • Campanhas de cliques ou conversões;
  • Campanhas de instalação de aplicativos ou de engajamentos com aplicativos;
  • Campanha de Leads;
  • Campanha de visualizações de vídeo.

No site Twitter para Empresas você pode ver mais informações sobre todos os tipos de campanhas, ver os principais cases de anunciantes e começar a publicar anúncios na rede social.

YouTube Ads

Apesar de controversos e alvos de críticas do público, os anúncios no YouTube são uma realidade e empresas de todos os segmentos utilizam. Tanto que é praticamente impossível assistir a um vídeo sem aguardar alguns segundos vendo um comercial.

Para evitar gerar uma experiência negativa do usuário com a sua marca, é preciso planejar muito bem o que será exibido na plataforma e como será anunciado. Dessa forma, você consegue obter resultados positivos com a publicidade, como neste case da Coca-Cola.

TikTok Ads

Criados através de um Gerenciador de Anúncios, os anúncios do TikTok Ads podem ser feitos com imagens e vídeos em diferentes formatos comerciais. O TikTok permite anúncios entre 5 segundos e 1 minuto, com um custo inicial por campanha de 50 dólares diários.

O formato mais usado é o de Anúncios de Vídeo, que roda no TikTok em tela cheia para os usuários no feed For You (para você).

5 dicas para ter sucesso nas redes sociais

Depois de conferir todas essas dicas ainda não sabe por onde começar? Se você deseja aprender como utilizar o marketing de mídia social para expandir seus negócios, nós temos o curso perfeito para você!

Curso de Redes Sociais da RDU

Faça o Curso e Certificação de Gestão de Redes Sociais da RD University para obter habilidades cruciais de marketing para redes sociais e comece a criar e executar estratégias de sucesso. Esse curso oferece acesso a tudo o que você precisa para criar uma estratégia orientada a resultados, incluindo mais de 50 aulas, materiais complementares e muito mais!

Agora confira as 5 dicas que ajudarão você a ter o sucesso que tanto espera ao usar as redes sociais!

1. Selecione suas plataformas de mídia social com sabedoria

Não é necessário estar disponível em todas as redes sociais, mas o que importa é causar impacto em algumas em que você está presente.

É provável que esta seja uma das melhores dicas para fazer Marketing nas redes sociais: não é a quantidade que importa, é a qualidade que conta! Publicar conteúdo abaixo do padrão só vai piorar as coisas para você.

Em vez disso, pesquise e planeje sua presença nas mídias sociais para se alinhar aos seus objetivos e atrair seu público-alvo. Concentre-se nas plataformas preferidas da sua audiência.

2. Configure um calendário de conteúdo de mídia social

Deixar de planejar o que será publicado é o mesmo que jogar fora todo o trabalho de produção de conteúdo.

Não importa o que você faça: sem planejamento, você falhará nas ações de Marketing para redes sociais! Portanto, use ferramentas de calendários de conteúdo para organizar e publicar todo o seu conteúdo de forma eficiente.

Os calendários de conteúdo também ajudam a distribuir recursos de forma eficaz, melhora a colaboração da equipe e fornece uma compreensão mais profunda do que funciona e do que não funciona.

É por isso que disponibilizamos para você uma planilha gratuita para montar o seu próprio calendário para redes sociais!

Usando um calendário, você pode planejar seu conteúdo com antecedência. Então, quando chegar a hora de publicar, você pode simplesmente fazer o processo com a certeza de que está no caminho certo.

3. Deixe as ferramentas de agendamento fortalecerem sua estratégia

Imagine estar em 8 plataformas diferentes de redes sociais e postar manualmente em cada uma delas 3 vezes ao dia. É realmente um caos!

Mas tenha calma, até porque você pode automatizar o máximo possível da atividade de publicação através do agendamento de posts nas mídias sociais. Dependendo do conteúdo e do canal de mídia social que estiver usando, você deseja publicar em dias e horários diferentes e nem sempre estará online para fazer isso manualmente.

Agendar todas as suas postagens com antecedência ajuda você a não se preocupar em estar lá para clicar em “postar” exatamente no momento certo.

Então use ferramentas de agendamento de mídia social como o RD Station Marketing para publicar automaticamente suas atualizações em todas as suas contas e, em seguida, avalie os resultados com suas análises.

4. Interaja com seu público quando eles comentarem suas mensagens nas redes sociais

Certifique-se de que seu público saiba que há uma pessoa por trás da marca. Garantir que eles sintam que não estão falando com um robô lhes dará uma melhor percepção de sua empresa.

Por isso, concentre-se em compartilhar conteúdo que naturalmente cria conversas. Algumas dessas formas são:

  • Solicite feedback sobre seus posts nas redes sociais;
  • Faça perguntas abertas e, em seguida, deixe o público responder para envolvê-los ativamente;
  • Crie enquetes e outras formas de interação nos stories.

5. Use as redes sociais para entender os interesses de seus clientes

Você precisa saber no que seus clientes estão interessados ​​se quiser tentar alcançá-los de maneira eficaz. É possível fazer isso monitorando as conversas em torno de determinados tópicos.

Isso é chamado de Social Listening ou escuta social e pode ajudar você a entender o que é importante para seu público, enquanto identifica as tendências que eles estão seguindo. Você também pode aprender sobre o que eles estão enfrentando, o que pode ajudar a criar conteúdo abordando esses pontos.

Graças às ferramentas de análise amplamente disponíveis hoje em dia, você não precisa adivinhar quem é seu público-alvo ou o que eles querem. Você pode acompanhar facilmente quem está mais interessado em que tipo de conteúdo.

Se os seus usuários do Instagram são principalmente da Geração Z, isso significa que eles vão preferir um conteúdo mais divertido, com cores que se destacam e texto curto. Se o LinkedIn for a sua principal rede, por outro lado, geralmente os usuários não se importam em ler algo mais longo se for útil e informativo.

O que faz um profissional de Social Media?

Em resumo, os profissionais de Social Media usam plataformas de redes sociais como para promover uma empresa e seus produtos. Na verdade, o Social Media pode cumprir muitos papéis em uma empresa, desde os mais operacionais aos mais estratégicos.

Esses profissionais de marketing são especialistas que usam as plataformas no dia a dia e conseguirão executar a estratégia planejada para diferentes redes.

Em geral, os profissionais podem trabalhar internamente em uma função dedicada dentro de uma empresa, mas muitos trabalham como freelancers e são contratados para trabalhar em agências de marketing ou publicidade.

O que é Social Media?

Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de Marketing que fica a cargo de criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais. Também podem ser chamados de analistas de redes sociais.

As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo que esses profissionais saibam de tudo um pouco, já que muitas vezes demandam uma adaptação rápida para que os perfis – sejam pessoais ou de marcas – continuem relevantes.

Principais funções de um Social Media

No momento que você está lendo este conteúdo, as opções de carreira envolvendo Marketing nas diferentes redes sociais têm aumentado, especialmente agora que mais empresas desejam melhorar sua presença online por lá.

A seguir, listamos algumas das atividades básicas do profissional de Social Media.

Atendimento

As redes sociais são redes de socialização. Logo, são canais de troca. Por isso, é esperado que você não deixe sua audiência ou as boas citações que recebe fora dos seu campo de visão, ou seja, sem resposta por muito tempo.

Mesmo que não vá resolver os problemas dos clientes por si próprio, o Social Media está na linha de frente. Para muitas pessoas, ele é o ponto de contato direto com a empresa, mesmo que existam outras ferramentas de suporte.

Diariamente, é função da Social Media responsável por Community Manager acompanhar tudo o que é comentado nas nossas redes sociais, inclusive no Google Meu Negócio. O monitoramento das interações toma boa parte do dia do profissional, que precisa compreender o problema, acionar a área responsável pela solução e oferecer a resposta.

Não demore para responder uma mensagem direta, pois ela pode virar rapidamente uma avaliação ruim que será exposta pelo público, exigindo um esforço de resolução ainda maior.

Postagens

Você pode usar diretamente as redes sociais ou usar ferramentas para programar, mas o fato é que o Social Media vai ter que postar. O que e quando postar depende muito da estratégia adotada, mas é preciso haver uma rotina de horários.

O ideal é alinhar um cronograma com o time de criação (se houver), para que o profissional possa separar uma faixa de horários especificamente para essa atividade. Dessa forma, pode se concentrar na elaboração do conteúdo para cada uma das redes.

Produzir conteúdo

O mercado exige cada vez mais do profissional do Social Media a capacidade de produzir conteúdo especializado. Cada uma das redes tem formatos que funcionam melhor — os vídeos no TikTok, os GIFs no Twitter e os stories no Instagram, por exemplo.

Em geral, essa é uma função que demanda mais tempo e planejamento, além de integração com outras áreas do Marketing.

Nada impede que você mesmo coloque a mão na massa, com ferramentas como o Canva, desde que respeite a identidade visual da empresa e as boas práticas de design.

Vale lembrar que, nessa área de atuação, todo dia surge uma novidade. Por isso, apesar de trabalharmos de forma antecipada, entendemos que é importante que a rotina de trabalho do Social Media permita a flexibilidade para criação de novos posts e de remanejar os já agendados.

Análise dos resultados

As próprias redes sociais oferecem, hoje, ferramentas de análise que facilitam a vida do Social Media. Além disso, o uso de UTMs específicas permite separar o tráfego gerado por cada uma das redes no Google Analytics.

As avaliações devem ser diárias – para identificar posts que deram certo ou errado demais – e semanais/mensais, para comparar o engajamento em períodos semelhantes.

Analisar é fundamental para embasar o planejamento e a definição de estratégias de cada canal.

Estratégia e planejamento

Criar uma estratégia e um planejamento para as redes sociais não apenas é essencial para que a empresa tenha um posicionamento consistente nesse meio, mas também ajuda o profissional de redes sociais a organizar seu próprio trabalho.

Por isso, ele deverá manter uma estratégia e planejamento diferente para cada rede social, sempre com o principal objetivo da empresa nas redes sociais em mente, seja divulgar a marca, servir de canal de comunicação com os clientes, criar uma comunidade de fãs, gerar Leads, educar por meio da divulgação de conteúdo ou vender.

→ Confira todas as possibilidades que o RD Station Marketing pode oferecer para gerar ainda mais resultados com as ações de Marketing Digital nas redes sociais:

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Perguntas frequentes

O que é rede social?

Um aplicativo ou site que permite que os usuários criem perfis, estabeleçam relacionamentos com outros usuários ou marcas, publiquem conteúdo de diferentes formatos e possam consumir outros conteúdos por meio das linhas do tempo.

Por que uma estratégia de Marketing nas redes sociais é importante?

Uma estratégia de Marketing nas redes sociais é importante para ter uma presença de marca online eficaz. As redes sociais também podem prejudicar a imagem da sua marca. É por isso que você precisa usar uma estratégia para manter uma forte presença positiva nesses espaços onde seus clientes estão.

Criar essa estratégia também economiza tempo para seu público, já que hoje é comum buscar as marcas nas redes antes de tomar a decisão de compra. Na prática, não dá mais para ficar de fora das redes sociais.

Quais os benefícios de fazer Marketing nas redes sociais?

Alguns dos benefícios que podemos destacar ao fazer Marketing nas redes sociais são:

  • Cria autoridade;
  • Aumentar o tráfego nas suas páginas;
  • Manter um fluxo de geração de Leads;
  • Manter uma comunicação próxima e em tempo real com o público;
  • Vender mais.

Quais são as melhores redes sociais para empresas?

As redes sociais mais usadas e que são ideais para qualquer empresa marcar presença são:

  • TikTok;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  • Facebook.

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