Tudo sobre WhatsApp

WhatsApp é um aplicativo de mensagens gratuito que permite enviar mensagens de texto e compartilhar outros formatos de mídia, incluindo mensagens de voz e vídeo, com indivíduos ou grupos. Comprado por US$ 22 bilhões em 2014 pelo Facebook - conglomerado Meta - hoje já possui 2 bilhões de usuários no mundo.

Hoje, quando pensamos em manter contato com nossos familiares, amigos ou até clientes, qual a informação que você e qualquer outra pessoa pede? O famoso “me passa o seu WhatsApp” já faz parte da nossa rotina e coloca todos a apenas uma mensagem de distância, independente de onde estejam.

Até 2009, já contávamos com outros canais para conversar, postar e compartilhar conteúdo. Mas depois da chegada do WhatsApp, praticamente nos tornamos dependentes dele, por diferentes motivos: para algumas pessoas, é porque todos que conhecem usam, para outras, é por todas as opções e funcionalidades que oferece.

Para nós, usuários do dia a dia, é a ferramenta ideal para essa troca rápida de mensagens. Só que o WhatsApp também é adaptável para diferentes tipos de negócio utilizarem: seja B2B ou B2C, ecommerce de produtos ou venda de serviços, todas as organizações podem se beneficiar com o uso da ferramenta.

Por conta do seu potencial para envolver os consumidores de uma forma mais íntima e direta, usar este canal pode ser a chave para a melhora de desempenho de qualquer área de Marketing ou de Vendas.

Quer entender todos os recursos não só para os usuários comuns, mas também para empresas que querem aproveitar o potencial dessa ferramenta para vender mais? É por isso que estamos aqui!

Vamos mostrar para você dados que explicam por que todo mundo fala sobre o app, como usar o WhatsApp e as versões ideais para sua empresa.

WhatsApp e Inbound Marketing: como usar o app em todas as etapas do funil

Saiba como atrair contatos, relacionar, vender, fazer pós-vendas e vender novamente usando o WhatsApp.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo que funciona como um serviço de mensagens instantâneas conectado à internet, disponível em multiplataformas. A possibilidade de compartilhar mensagens, fotos e até fazer chamadas de forma gratuita e ilimitada fez sua popularidade explodir desde que foi criado.

Ele é fácil de usar, com configuração simples a partir do número do seu telefone. Como funciona independente das configurações de cada dispositivo, você não precisa ter a mesma marca de aparelho do destinatário das mensagens ou estar em uma plataforma específica: o aplicativo funciona com telefones iPhone, Android e computadores desktop.

A lista de recursos é longa e cresce a cada ano, indo além do envio de mensagens simples. Hoje você também pode:

  • Compartilhar sua localização;
  • Transmitir seu status para seus contatos;
  • Compartilhar contatos;
  • Definir papéis de parede personalizados;
  • Alertas de notificação;
  • Salvar o histórico de bate-papo;
  • Usar a câmera para tirar fotos e vídeos de dentro do aplicativo;
  • Realizar pagamentos;
  • Transmitir mensagens para vários contatos ao mesmo tempo.

Ao longo do conteúdo, vamos detalhar as principais funcionalidades. Um importante detalhe é que você não precisa estar sempre conectado para receber mensagens. Mesmo se perder a conexão ou as notificações enquanto o telefone está desligado, o aplicativo salva as mensagens recentes para visualizar quando você retomar a conexão de internet.

Com essa capacidade de conectar pessoas de diferentes maneiras, o WhatsApp é considerado a Rede Social de mensagens instantâneas mais popular do mundo!

Como o WhatsApp surgiu?

Lançado em 2009, o nome do aplicativo é uma piada com a expressão em inglês “What’s Up?”, que pode ser traduzida como “e aí?” ou “beleza?”. Ele foi criado por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, que deixaram a empresa em 2007.

Com o objetivo de criar o próprio aplicativo, a ideia original da dupla era ter algo que se conectasse à lista de contatos do celular de cada usuário e exibisse para todos eles um pequeno status como “Estou ocupado” ou “Estou em uma chamada”. Assim, todos saberiam o melhor momento de fazer uma ligação e ser atendido.

Mas tudo começou de fato como um sistema que funcionou como uma alternativa ao SMS, modelo até então disseminado para envio e recebimento de mensagens. A grande mudança foi a comunicação em tempo real, e hoje já permite o envio e recebimento de diversos tipos de mídia.

Em 2014, já reconhecendo o potencial global do aplicativo, a empresa de Mark Zuckerberg fez a aquisição por US$ 22 bilhões: foram US$ 19 bilhões divulgados inicialmente, em fevereiro de 2014, valor que aumentou em mais US$ 3 bilhões ao final das aprovações da aquisição, fechada em outubro de 2014.

Os dados comprovam: WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo

Você é aquele tipo de pessoa que escuta falar que todo mundo usa o WhatsApp, mas só acredita vendo os números? Então deixa a gente mostrar alguns deles que estão no relatório Digital 2021 – Brazil, publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuite:

  • Em 2021, o WhatsApp atingiu a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, ficando na 3ª colocação na lista com mais usuários, ficando atrás apenas do Facebook (2,7 bilhões) e do Youtube (2,2 bilhões).
redes sociais mais usadas no mundo

Lista de plataformas de Redes Sociais mais usadas no mundo (Fonte: Digital 2021 – Brazil)

  • Na lista de aplicativos mobile, o WhatsApp é o 2º app mais usado no mundo, levando em conta o número mensal de usuários ativos, só atrás do Facebook.

Ranking de aplicativos mobile com maior número de usuários ativos por mês (Fonte: Digital 2021 – Brazil)

  • 91,7% dos usuários de internet no Brasil, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp. Esse percentual só fica atrás do Youtube, com mais 96%.
redes sociais mais usadas no Brasil

Ranking do percentual de usuários de internet no Brasil que utilizam cada plataforma de Rede Social (Fonte: Digital 2021 – Brazil)

  • O WhatsApp também é o aplicativo Android líder no Brasil em tempo de uso mensal, com 30,3 horas, o dobro do tempo que tem o Facebook e superando inclusive o Youtube, que lidera a categoria de app de vídeo.
  • No report global Digital 2021 (pág 94), a média de tempo de uso do WhatsApp no mundo é de 19,4 horas por mês. Isso significa que o tempo de uso dos brasileiros é 56% maior na comparação com essa média global.
whatsapp maior tempo de uso no brasil

Ranking do tempo de uso dos aplicativos de Redes Sociais e vídeo no Brasil (Fonte: Digital 2021 – Brazil)

  • O app também é líder no Brasil em número de usuários ativos por mês. No total, são mais de 120 milhões de brasileiros que contam com uma conta cadastrada no WhatsApp.
whatsapp é o segundo app mais usado

Ranking de aplicativos com maior número de usuários ativos no Brasil (Fonte: Digital 2021 – Brazil)

Já no estudo The Evolution of Social Media Apps (A evolução dos apps de Redes Sociais, em português), realizado pela App Annie, vimos que o WhatsApp está no top 3 de aplicativos mais baixados no mundo de 2013 até 2020 (ficou em 4º no primeiro semestre de 2021).

evolução dos apps de redes sociais

O WhatsApp está presente no Top 3 no ranking de downloads de aplicativos desde 2013 (Fonte: The Evolution of Social Media Apps, App Annie)

Reunimos todos esses dados para mostrar como o WhatsApp é uma das ferramentas mais usadas não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Por aqui, o aplicativo ganhou até o apelido de “zap zap”.

Esse potencial de chegar a um número cada vez maior de pessoas – e ainda em ascensão – torna o WhatsApp uma ferramenta extremamente poderosa para donos de pequenos e médios negócios.

Como baixar o WhatsApp

Com os números que acabamos de ver, popularidade talvez seja uma das principais características e razões pelas quais o WhatsApp ganhou espaço nos meios de comunicação, além da infinidade de recursos que ajudam no relacionamento com seus contatos – sejam pessoais, corporativos ou mesmo com consumidores.

Com uma vasta variedade de usos, é recomendado utilizar a versão mais apropriada para a sua necessidade, garantindo funcionalidades direcionadas a cada caso, seja no uso pessoal ou profissional.

E se você ainda não se rendeu ao queridinho das mensagens, veja como baixar o aplicativo para aproveitar ao máximo as vantagens da plataforma! Vamos lá?

Criando uma conta no aplicativo

Para instalar ou reinstalar o WhatsApp é preciso estar conectado a uma rede de internet segura e confiável (seja Wi-Fi ou dados móveis), possuir um aparelho celular com um dos sistemas operacionais recomendados para smartphones:

  • Aparelhos com sistema operacional Android 4.1 e versões posteriores;
  • iPhones com iOS 10 e versões posteriores;
  • Aparelhos com KaiOS 2.5.0 e versões posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2.

A instalação é totalmente gratuita e personalizável, possibilitando a criação de contas pessoais ou comerciais com suas informações pessoais.

1. Instale o app

Após certificar-se de que o aplicativo é compatível, busque por ele em sua loja de apps no aparelho (Apple Store, Play Store ou Microsoft Store). Inicie o download do aplicativo em “Instalar” e aceite os termos e condições de uso para prosseguir.

Em seguida, você precisará inserir um número de telefone ativo. Vale lembrar que o WhatsApp funciona pelo número da linha existente e não propriamente do aparelho. Entretanto, é importante destacar que o número cadastrado é válido para receber notificações e autenticações sugeridas pelo próprio WhatsApp (caso contrário, você poderá perder o acesso a sua conta).

Complete seu cadastro com o número de telefone autenticado, tipo de conta (se é pessoal ou comercial), nome e foto de perfil.

Para aumentar a sua segurança e limitar o acesso de terceiros, vá até a página de configurações e ative o seu código PIN, escolhendo 6 números para assegurar seu acesso e proteger a sua conta de usuários não autorizados.

Pronto! Agora é só sincronizar os contatos da sua agenda diretamente do aparelho celular ou adicionar manualmente quem deseja contatar.


Quem possuir o WhatsApp vinculado ao mesmo número, logo aparecerá na sua lista de contatos.

Quais as funcionalidades do WhatsApp?

Um dos principais motivos que fez com o WhatsApp ganhasse força nos últimos anos, certamente foi sua praticidade e intuitividade. O envio de mensagens apenas por conexão com a internet, possibilitou uma grande inclusão de pessoas e facilitou o contato além das fronteiras.

E muito mais do que uma rede social para conversas, o aplicativo se tornou essencial no dia a dia de profissionais e empresas, democratizando o acesso.

Com tantos benefícios, as funcionalidades do app podem facilitar ainda mais o dia a dia. Algumas delas são mais conhecidas e outras nem tanto. Confira abaixo a nossa seleção de recursos que ajudam na comunicação.

Mensagens

Se antes, apenas com o envio de SMS ou ligações era possível comunicar-se ou compartilhar informações, atualmente os aplicativos de mensagens instantâneas permitem que você envie rapidamente textos, áudios, fotos, vídeos, documentos e por que não dizer: tudo o que for útil. E o melhor: sem pagar mais ou menos por isso.

Hoje, além das mensagens tradicionais em textos, existem 2 formatos que são os queridinhos de quem usa o WhatsApp:

Áudios

Com uma dinâmica de envio de mensagens mais rápidas, os áudios estão tomando conta das conversas. Afinal, é só segurar um botão, falar e já enviar. Para muitos, é bem mais fácil do que usar o teclado. Ah, e se você preferir, já dá para acelerar os áudios em até 2x para encurtar o tempo de cada mensagem.

Podemos dizer que as figurinhas ou os stickers são a evolução dos emojis. Essas são imagens criadas a partir de fotos ou desenhos, que podem ser suas ou de um pacote que precisa ser instalado junto ao aplicativo.


Com mensagens instantâneas e criptografadas, é possível interagir e se sentir mais próximo dos seus contatos, mesmo a longas distâncias.

Um dos grandes trunfos nas trocas de mensagens são as possibilidades de interagir com clientes e aumentar suas vendas de maneira personalizada. Muitas empresas utilizam a troca de mensagens ativa ou receptiva para relacionar-se de forma rápida e concisa, tornando o canal um dos principais pontos de relacionamento e suporte.

Localização

E por falar em distância, uma das principais funções do WhatsApp tornou-se a localização em tempo real que acompanha o usuário durante 24 horas, oferecendo mais segurança ou facilitando o seu encontro.

Para ativar, basta abrir a conversa para quem desejar enviar e selecionar a opção “Localização”. Você ainda poderá ativar ou desativá-la quando quiser.

Ligações e videochamada

O mensageiro também oferece uma das características mais utilizadas do aplicativo: as ligações em áudio ou videochamadas gratuitamente, apenas com conexão à internet.

Os usuários também podem iniciar ou ingressar em chamadas em grupo – e até mesmo bloquear ligações automaticamente, configurando as preferências da conta.

A qualidade da chamada poderá ser melhor em conexões com Wi-Fi, mas tudo depende da conectividade do interlocutor. Já para ligações via desktop, é necessário realizar o download do WhatsApp para Windows ou Mac, selecionar o contato referente e iniciar a chamada de voz ou vídeo.

No uso profissional, é importante estabelecer um padrão de comunicação. Normalmente as empresas utilizam o WhatsApp apenas para troca de mensagens, limitando a realização e recebimento de ligações. Essa escolha poderá ser decisiva para diminuir a interferência e lentidão em outros atendimentos, principalmente quando se possui mais de um operador dedicado em responder as mensagens.

Grupos

Imagina só reunir os amigos ou colegas de trabalho em um único fórum? Seja para amar ou odiar o recurso, os grupos do WhatsApp despertam a aproximação com as pessoas e dividem opiniões.

Um dos maiores benefícios pode ser a centralização de informações compatíveis entre um grupo de pessoas. Contando com os mesmos recursos da troca de mensagens, é possível adicionar ou excluir contatos, restringir e limitar ações, incluir descrições e se divertir!

O detalhe é que os grupos são limitados a 256 contatos no WhatsApp. Após alcançar esse limite, novos membros só podem ser adicionados caso algum outro saia do grupo.

Listas de transmissão

O recurso de listas de transmissões permite que você envie mensagens para diversos contatos de uma vez. É importante apenas certificar que os contatos selecionados possuem o seu número de telefone adicionado.

Além disso, é possível criar listas específicas e salvá-las, facilitando o envio de próximas comunicações.

O recurso pode ser aproveitado quando você deseja divulgar ofertas, eventos ou informações que sejam compatíveis com as listas de afinidade.

Status e stories com links

Talvez um dos formatos mais queridinhos de quem está ativo nas redes sociais atualmente, a função Stories veio para ficar e no WhatsApp não seria diferente. Trata-se de um recurso que oferece a atualização de Status como Stories – podendo administrar as preferências de privacidade e limitar a visualização entre os seus contatos.

As interações também estão garantidas: os visualizadores podem enviar respostas e ainda clicar em links divulgados na plataforma.

🎯 Fica a dica: apesar de ser um recurso pouco divulgado, as publicações com links clicáveis devem ser feitas no formato “Texto” diretamente sobre a imagem e não apenas na função “Legenda”. Lembre-se de testar e confirmar se a função está habilitada no seu aparelho!

Pagamentos

Se até aqui o WhatsApp não ganhou seu coração, prepare-se: um dos aplicativos mais utilizados do mundo, tem o objetivo de se tornar indispensável até nas transações financeiras.

Em uma das atualizações mais recentes, o “Pagamentos” ou “WhatsApp Pay”, oferece a modalidade de transferências bancárias. Trata-se de uma nova maneira de enviar e receber dinheiro diretamente pelas conversas, sem a cobrança de taxas.

Para começar a usufruir, basta realizar um cadastro na plataforma do Facebook Pay e escolher dentre os bancos habilitados.

Vale ressaltar que mesmo o Facebook Pay não cobra taxas por transferências, ainda assim, os bancos podem cobrar tarifas em casos de cheque especial. Portanto, antes de utilizar o recurso e inseri-lo diretamente no seu modelo de negócios, verifique o que é compatível e mais vantajoso para você.

A novidade vem em boa hora, já que milhões de empresas brasileiras precisaram acelerar a transição para o digital por causa da pandemia de Covid-19. O WhatsApp é um dos meios preferidos para começar essa transformação, devido à sua popularidade no Brasil.

Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, disse o primeiro comunicado oficial da empresa sobre a funcionalidade.

pagamento via whatsapp

Novo botão de pagamento aparece entre as principais funções do WhatsApp

No vídeo abaixo podemos ver como é feito o processo de transferência:

Acesso web e para desktop

Atualmente, existem duas formas de acessar o WhatsApp web: através de acesso pelo navegador ou aplicativo para o computador.

Entretanto, o WhatsApp só pode ser acessado sem abrir nenhum navegador, ou seja, a partir de download em computadores com os sistemas operacionais Windows 8.1 ou posterior e macOS 10.10 ou posterior.

Para a conexão com a versão web do app, basta acessar o endereço https://web.whatsapp.com/ e fazer a leitura do QR Code através do seu aparelho conectado ao número que deseja entrar.

Para garantir a conexão segura, de tempos em tempos o aplicativo ou a versão web podem solicitar a reconexão com o aparelho primário.

Múltiplos aparelhos na mesma conta

Hora de atualizar os aparelhos para a novidade: a próxima atualização do WhatsApp vai permitir que você conecte até 4 aparelhos simultaneamente online pelo mesmo número.

Ainda na versão teste, o mensageiro promete funcionar independentemente de uma conexão com um celular, possibilitando a mesma experiência de armazenamento e criptografia pelo PC.

4 aparelhos simultaneamente no whatsapp

A opção de múltiplos aparelhos ainda está em versão Beta (Fonte: Reprodução/Gabriela Andrade – TechTudo)

Os usuários podem ‘liberar’ o acesso múltiplo através das configurações no próprio aplicativo, habilitando ou desabilitando a função em todos os outros dispositivos quando preferir. Além disso, para garantir a segurança, cada aparelho poderá contar com uma chave de segurança diferente para consumir o recurso multi-plataforma.

Lembre-se de acompanhar as novidades oficiais do aplicativo diretamente pela sua loja de download.

Dupla autenticação

A autenticação multifator do WhatsApp pode ser ativada pelo próprio aplicativo, possibilitando alterações e configurando em quanto tempo deverá emitir confirmações ao usuário seu código numérico.

Essa segurança em duas etapas é a melhor alternativa para acompanhar a segurança e os acessos indevidos que sua conta pode receber, diminuindo a invasão e malware no seu dispositivo.

Já para as atualizações futuras, as chaves de segurança podem se tornar variáveis, ou seja, alteradas automaticamente pelo sistema para que seja implementado o recurso de múltiplos dispositivos.

WhatsApp Business: tudo sobre a conta comercial do WhatsApp

Se o WhatsApp é um aplicativo que conquista cada vez mais espaço nos aparelhos de celular e na vida dos brasileiros, esse sucesso acendeu um alerta nas empresas, que passaram a enxergar no aplicativo um importante canal de comunicação com o seu público.

Tendo isso em vista, em 2018 foi lançado o WhatsApp Business, uma conta comercial com funcionalidades que facilitam essa aproximação com os clientes.

No relatório global Digital 2021 vemos que já são 50 milhões de usuários do WhatsApp Business no mundo.

dados do whatsapp

Dados globais sobre WhatsApp, com destaque para o número de usuários da versão Business (Fonte: Digital 2021)

Mas o que é WhatsApp Business, de fato? Como ele funciona? Quais são seus benefícios e casos de uso? É isso que vamos conferir agora!

whatsapp business

Página inicial que você visualiza ao abrir o WhatsApp Business.

WhatsApp x WhatsApp Business

O WhatsApp, enquanto aplicativo para troca de mensagens entre pessoas e em grupos, já é bastante conhecido. Mas diferente do Whatsapp pessoal, a versão WhatsApp Business é voltada para negócios e conta com diversos recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus Leads e clientes.

Veja quais são as principais diferenças entre eles:

WhatsApp convencional

Este é o app usado por qualquer pessoa, por isso é mais conhecido entre os usuários do WhatsApp. Ele permite a troca de informações por meio de mensagens de texto, de áudio, imagens, vídeos, documentos e outros recursos que já vimos aqui.

Como vimos também, sua instalação é feita gratuitamente, basta fazer o download na loja de aplicativos no próprio smartphone. Em seguida, é necessário apenas criar uma conta, cadastrar um número de celular e já é possível trocar mensagens com os contatos da agenda do aparelho.

WhatsApp Business

Ao perceber a necessidade de comunicação facilitada por parte das empresas, houve o lançamento do WhatsApp Business. Assim, enquanto o app convencional é direcionado para pessoas físicas, este está voltado para pessoas jurídicas. Um detalhe: são aplicativos diferentes, por isso você encontra as duas opções nas lojas.

Essa versão é gratuita e indicada para empresas de pequeno porte atenderem seus clientes. Além das funcionalidades já conhecidas na versão convencional, na Business é possível:

  • ter catálogo de produtos e serviços;
  • classificar os contatos com etiquetas mediante critérios próprios;
  • automatizar mensagens rápidas — como as de saudação e apresentação da marca, aquelas que confirmam o recebimento de uma mensagem ou que informam horário de funcionamento da empresa assim que a conta é acionada por um usuário.
exemplo de whatsapp business

O WhatsApp Business disponibiliza funções específicas para perfis de empresas.

Aqui abaixo está um quadro comparativo entre os aplicativos:

diferenças entre whatsapp e whatsapp business

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API tem funcionalidades semelhantes às do WhatsApp Business, porém dá ainda mais possibilidades. Empresas que têm esse tipo de conta são capazes de integrar o canal a sites e softwares, facilitando o gerenciamento dos dados e o resgate de históricos de conversas.

Ainda é possível obter um selo oficial de verificação da conta, o que dá mais credibilidade para os usuários que se comunicam com ela. Somado a isso, sua empresa pode automatizar o atendimento por meio da construção de chatbots, que são capazes de resolver dúvidas e enviar mensagens programadas, tudo de forma simplificada e sem intervenção humana.

No entanto, caso seja necessário, a API do WhatsApp permite também que as empresas conciliem o atendimento automatizado com o humano. Dessa maneira, pessoas reais também podem assumir conversas. Isso pode acontecer usando mais de um atendente, sem que o início de um novo atendimento interfira em outro já em andamento.

Como criar uma conta para utilizar o WhatsApp Business API?

Para ter uma conta de WhatsApp Business API, é preciso, primeiramente, escolher um provedor oficial do WhatsApp. Essa é uma determinação do próprio WhatsApp, que determina algumas empresas parceiras autorizadas a trabalhar com essa API.

Escolhido o provedor, ele poderá ajudar na criação e configuração da conta, sendo necessário, para isso, ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Feito isso, o Facebook fará uma verificação da idoneidade da empresa e, quando aprovada, é obtido o selo oficial. Em seguida, será possível cadastrar notificações que serão enviadas para os clientes — lembrando que todas elas passam por uma avaliação do Facebook para garantir que estejam de acordo com os termos de uso.

Por que devo usar o WhatsApp Business para o meu negócio?

O principal motivo para qualquer empresa usar o WhatsApp é o tamanho da audiência do aplicativo, que torna este o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação.

Mas além disso, podemos listar mais 3 razões principais para deixar claro por que o seu negócio deve considerar o uso da versão Business, principalmente nas estratégias de Marketing Digital:

O WhatsApp é um canal rápido de atendimento ao cliente

Ele permite que as empresas se envolvam com os clientes da mesma maneira que costumam fazer em uma conversa pessoal, garantindo um retorno rápido em uma plataforma onde o público fica confortável para manter um fluxo de comunicação. Também é gratuito e não requer nenhuma instalação nova para os clientes.

As comunicações através desse canal podem criar relacionamentos com os usuários que fortalecem a confiança na marca, mas ainda são poucas empresas que buscam maneiras de utilizá-lo para melhorar os seus resultados. Essa é uma oportunidade que pode aproveitar.

Diferentemente de estratégias mais caras, que apenas grandes marcas podem utilizar, o uso do WhatsApp pode ser feito por qualquer empresa, até mesmo por microempreendedores.


Além de tudo isso, podemos dizer que a comunidade que utiliza o WhatsApp é tão diversificada que é quase impossível não atingir seu público através deste canal.

Como as empresas podem usar o WhatsApp Business na prática?

Do envio de notificações até as mensagens automáticas, existem muitas estratégias e recursos que os profissionais podem usar para aumentar a receita e suas conversões através do WhatsApp Business.

Ele pode ajudar a executar diversas ações, que você geralmente conta com outras soluções para resolver, como:

  • Responder a perguntas do seu público;
  • Enviar conteúdo de qualidade para gerar novos Leads;
  • Interagir com os usuários de forma automatizada;
  • Coletar feedback sobre produtos ou serviços;
  • Qualificar contatos a partir do interesse de comunicação;
  • Confirmar entregas de produtos.

Pensando no segmento de cada empresa, podemos listar alguns exemplos de como essa ferramenta pode ser utilizada de maneiras diferentes e mais específicas:

Escolas de idiomas e de cursos

Usando o WhatsApp como principal canal de contato, essas empresas podem alcançar potenciais alunos com mais rapidez e eficiência, aumentando o número de respostas, melhorando a taxa de conversão nas matrículas e reduzindo os custos quando comparamos com o uso das ligações por telefone, que é o meio de comunicação mais utilizado por essas empresas.

Para elas, é comum encontrar os perfis no WhatsApp fazendo uma série de perguntas aos usuários para filtrar os primeiros atendimentos, transferindo cada um para os atendentes responsáveis apenas quando forem dúvidas mais específicas ou complexas.

O agendamento de consultas é geralmente um dos principais processos utilizados pelos consultórios e clínicas através do WhatsApp. Como ele passa por uma sequência de perguntas e confirmações, fica mais simples usar um canal interativo e ágil, como é o caso do aplicativo.

Podem usar o WhatsApp para enviar a seus clientes confirmação de reserva e horários, notificação de check-in, cartões de embarque, atualizações de status do transporte, além de responder dúvidas que surgirem.

Usar o WhatsApp para compartilhar notícias sobre pacotes de viagens, preços de voos e campanhas de pontos é uma ótima opção para essas empresas. Além disso, dependendo da categoria ou do tipo de viagem que os clientes fazem, podem ser enviados conteúdos personalizados, incluindo artigos, imagens e vídeos.

Como o trabalho de relacionamento é um dos pontos principais para conseguir fechar uma nova venda, o contato com os Leads qualificados via WhatsApp é fundamental para conseguir entregar informações rapidamente e garantir que o setor comercial receberá um retorno por esse canal.


Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de segmentos. Claro que existe mais uma infinidade de funcionalidades que cada empresa pode aproveitar através do WhatsApp. Mas, com esses exemplos, fica claro que as possibilidades podem ser aplicadas de várias formas diferentes, relacionadas sempre com o objetivo principal e com o resultado esperado.

3 benefícios do WhatsApp Business

O WhatsApp Business em si já traz benefícios para as empresas a partir do momento em que oferece facilidades como a inserção do catálogo de produtos e serviços.

No entanto, existem outras vantagens vinculadas principalmente ao WhatsApp Business API. Entenda quais são elas:

1. Escalabilidade do atendimento

Bastante semelhante à lógica do WhatsApp convencional, o uso da conta comercial no WhatsApp permite que apenas um atendente utilize a plataforma por vez. Sendo assim, é necessário ter um aparelho de celular do tipo smartphone, com um chip ativo, para conseguir fazer os atendimentos pela conta.

Além disso, quando é preciso usar o WhatsApp Web, essa ferramenta só pode ser acessada por uma pessoa ou dispositivo por vez. Sendo assim, quando aberta em outro, é automaticamente finalizada naquele em que estava rodando.

Nos casos das médias e grandes empresas, isso se torna um desafio na medida em que apenas um atendente pode não ser o suficiente para suprir toda a demanda.

Com o WhatsApp Business API, esse problema é sanado, já que ele dá a possibilidade de ter múltiplos atendimentos simultâneos. O resultado disso é maior escalabilidade e atendimento mais ágil ao público.

2. Melhor experiência do usuário

Uma marca que identifica que seu público usa o WhatsApp frequentemente para se comunicar e busca se inserir no canal, já está saindo na frente dos concorrentes ao se aproximar dos seus clientes.

Entretanto, mais do que apenas ter presença, é preciso cuidar para que, de fato, os usuários tenham uma experiência otimizada. E, nesse sentido, o WhatsApp Business proporciona isso.

Todas as funcionalidades facilitam e melhoram a experiência do usuário, que passa a ter um canal de fácil acesso e comunicação com a marca, além de conseguir ser atendido de forma mais rápida e efetiva.

3. Mensuração do atendimento

Ter um atendimento mais eficiente está ligado a diversos fatores. Para além dos canais usados, é preciso pesquisar sobre as necessidades do público.

No entanto, isso diz respeito também à clareza quanto aos critérios que tornam o atendimento realmente bom. Depois de definidos, é importante ter condições de medir cada um feito no WhatsApp para identificar o sucesso, os gargalos e os pontos de melhoria.

O WhatsApp Business API, então, é um importante aliado ao permitir mensurar, analisar e obter estatísticas do atendimento, por meio de relatórios. Ter esses dados possibilita propor melhorias, que poderão afetar positivamente outros benefícios já citados, como experiência do usuário e escalabilidade.

Siga as boas práticas da versão Business para impulsionar seus resultados

Como alguém que certamente usa o WhatsApp, você recebe dezenas de fotos todos os dias em sua conta pessoal: imagens de amigos, de seus sobrinhos, de seus filhos, de algum grupo, enfim, de pessoas que querem compartilhar contigo.

Mas não é assim que uma empresa deve usar os recursos de envio de conteúdo via WhatsApp. Como empresa, você deve conversar com seus clientes de maneira personalizada e usar as funções do WhatsApp para gerar confiança e oferecer seus produtos, não para invadir o espaço pessoal de seus clientes.

Então é preciso ter um cuidado especial no uso do WhatsApp Business.

Mostraremos aqui alguns usos comuns que trazem muitos benefícios:

Fotos de seus produtos

Este recurso é especialmente útil para entrar em contato com os clientes que já compraram em seu site e estão aguardando a chegada de um produto. Muito útil na fase pós-venda. Lembre-se que um cliente satisfeito voltará para você.

Imagine, por exemplo, que novos produtos tenham sido adicionados ao seu estoque. Não é interessante que seus clientes regulares descubram essa novidade? Use imagens para informá-los sobre suas últimas ofertas.

Um excelente recurso para agregar valor às suas conversas. Mas lembre-se das regras de spam sobre as quais falamos anteriormente.


Aqui estão mais algumas dicas rápidas para conseguir usar o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação com seus clientes:

  • Enviar conteúdo multimídia: áudios, vídeos, fotos de novas instalações, produtos e casos de sucesso de outros clientes é uma possibilidade que poucas ferramentas permitem;
  • Classifique seus clientes através da função de rótulos: para conhecê-los melhor e realizar uma comunicação mais eficaz e menos invasiva, conte com essa função da versão Business;
  • Use mensagens curtas e diretas: lembre-se que, acima de tudo, seu objetivo é seduzir, interagir e agregar valor aos seus clientes;
  • Use frases persuasivas: “por tempo limitado” ou “últimos lugares disponíveis”.
mensagem personalizada no whatsapp

Os recursos multimídia do WhatsApp ajudam a personalizar a comunicação com seu público.

Aproveite os diferentes formatos de mensagem

Mais um dos grandes benefícios de utilizar o WhatsApp Business é a possibilidade de enviar diversos formatos de mensagens e mídia.

Você não precisa ficar limitado ao uso de textos e links. Explore também as possibilidades de enviar arquivos de texto, imagens, vídeos e até arquivos em PDF que seriam mais difíceis de enviar através de outros canais.

Veja detalhes de cada um e defina quais formatos você irá utilizar:

Mensagens de texto

Ao contrário de canais como o SMS, que fica limitado a apenas 160 caracteres, ou o Twitter, que já ampliou seu limite nas mensagens para 280 caracteres, o WhatsApp só adiciona o “Leia Mais” após os primeiros 3.073 caracteres.

Isso permite que você use mensagens cada vez mais criativas e execute sequências de comunicação nas campanhas para conquistar a atenção do seu público. Você pode investir na criação de mensagens para divulgar promoções especiais, ofertas únicas e também construir um relacionamento mais próximo com sua lista de contatos.

Fotos e imagens

A melhor parte do uso de imagens e fotos em suas campanhas é que, para qualquer tipo de público, é difícil resistir a uma chamada visual, principalmente olhando direto no seu WhatsApp.

Seja um menu de restaurante, um convite para um evento ou até mesmo a divulgação de um material rico, as imagens certamente serão uma das principais formas de chamar a atenção do público e atraí-los para a ação que você precisa que eles executem.

Existem muitas maneiras de usar imagens para falar mais do que as palavras. Mas além disso, elas podem ser a melhor maneira de obter respostas rápidas do seu público.

Mensagens de vídeo

Uma das melhores maneiras de ter o maior nível de envolvimento nas suas mensagens do WhatsApp com os clientes potenciais é compartilhando vídeos interativos.

Todos nós somos seduzidos por vídeos quando são bem produzidos. Mas fica uma observação importante: se optar por compartilhar vídeos no WhatsApp que foram publicados no YouTube ou em outras redes, aguarde alguns segundos até que a miniatura do vídeo apareça, e só depois envie a mensagem. Contar com essa miniatura do vídeo é essencial para aumentar o número de visualizações.

Ainda está com dúvidas sobre quais tipos de vídeo podem funcionar no WhatsApp? Podemos dar algumas sugestões que costumam chamar a atenção e trazer bons resultados nesse canal. Alguns deles são:

  • Vídeo institucional, que fala sobre sua empresa e geralmente fica publicado no seu site;
  • Vídeo de demonstração do seu produto;
  • Vídeo mais recente publicado no seu YouTube;
  • Depoimentos de clientes contando como utilizaram seus produtos ou serviços;
  • Cases de sucesso contando os resultados que os seus clientes alcançaram.

Arquivos PDF

O WhatsApp também permite que você compartilhe arquivos PDF com seus contatos! Você pode enviar propostas comerciais, panfletos e até combinar apresentações de produtos e convertê-las em um único arquivo PDF.

Muitos profissionais de Marketing Digital também estão usando essa possibilidade do WhatsApp para compartilhar suas novas linhas de produtos e ofertas especiais, falando dos detalhes em arquivos PDF.

Você usa o WhatsApp pessoal para vender? Então veja o motivo para mudar e usar a versão Business

A melhor maneira de entender os problemas gerados pelo uso de uma conta pessoal do WhatsApp para vendas é através de um exemplo.

Coloque-se no lugar de seus clientes. Imagine que você queira comprar um celular novo. Você pesquisa as diferentes marcas e modelos disponíveis, checa os comentários no Google e no YouTube, avalia os diferentes preços e seleciona as possíveis lojas para comprar seu produto online.

Quando você escolhe uma loja, a primeira coisa que faz é visitar o site ou a página no Instagram para ver como contatá-los para realizar sua compra. Você descobre que no site eles têm um botão do WhatsApp instalado, o que permitirá que você converse com um vendedor diretamente do seu telefone. Excelente!

Quando a janela de bate-papo abre no aplicativo, você descobre que:

  • O avatar do contato não tem o logotipo da loja, mas a foto de uma pessoa;
  • A conta também não tem uma mensagem de boas-vindas pré-definida;
  • Não existem respostas automáticas que expliquem quais são as horas de atendimento.

Você escreve uma mensagem para perguntar sobre o produto que deseja comprar e o vendedor não responde. Algumas horas depois, você recebe esta mensagem:

“Não estou trabalhando no momento. Retorno amanhã.”

É bem provável que você mude de loja, certo? Dá pra perceber como uma simples mensagem de WhatsApp sem resposta ou uma comunicação ruim pode significar uma venda perdida?

Tudo isso pode ser evitado com as configurações mais simples do WhatsApp Business. Ele foi desenvolvido para resolver justamente esses problemas que antes eram comuns para as empresas que contavam com o WhatsApp como um canal de comunicação.

Como melhorar seu perfil profissional no WhatsApp Business

Se você chegou até aqui, já deve ter notado a importância e o espaço que o aplicativo possui no cotidiano das pessoas. Nos últimos meses, o tempo de uso da internet pelo celular aumentou 23% só no Brasil. Com consumidores cada vez mais conectados, as redes sociais são essenciais para o alcance e a visibilidade do seu negócio.

Atualmente, pessoas e empresas que não se posicionam no digital, podem passar despercebidos e perder oportunidades para interagir e vender para novos públicos.

As vantagens por trás do WhatsApp Business crescem cada vez mais: para as empresas, a conta business tornou-se um verdadeiro cartão de visitas, permitindo o compartilhamento das principais informações e com disponibilidade de acesso para qualquer cliente que clica no seu contato.

Mas afinal, o que fazer para se diferenciar da concorrência e alcançar bons resultados com essa ferramenta específica? É só aproveitar as dicas a seguir com as informações do perfil que fazem toda a diferença na sua conta do WhatsApp Business.

🎯 Fica a dica: lembre-se que o primeiro passo para atingir resultados está no seu poder de divulgação. Portanto, adicione o seu número nas redes sociais e no site da sua empresa. Isso permitirá que você converta novos contatos e faça o melhor uso do aplicativo.

Catálogo

Utilizado como uma vitrine, a criação de um catálogo diretamente na conta business, permite a adição de fotos, descrições, links e preços dos produtos.

exemplo de catalogo de whatsapp

Quando um usuário abre uma conversa com a sua empresa, uma ‘lojinha’ aparece na frente do seu nome. Sendo totalmente personalizado, possibilita a adição do seu logo e um breve resumo da empresa.

Para configurar a visualização, basta adicionar produtos por categorias ou na função carrossel, adicionando as variáveis de um mesmo item.

Agora, com as informações sobre os produtos disponibilizados, os usuários que interagiram, podem adicionar ao carrinho, encaminhar ou conversar com a empresa a respeito de algo específico.

Links

Existem duas formas para adicionar links diretamente no WhatsApp Business: em produtos do catálogo ou no perfil comercial da sua empresa, adicionando diretamente pela sua biografia.

Isso pode permitir que os clientes e usuários que cheguem até seu perfil, acessem outras páginas como sites, blogs ou redes sociais.

Além do recurso para o perfil próprio, é possível criar um link direto para o seu número, podendo divulgá-lo em todos os seus canais digitais e facilitando o primeiro contato do cliente que, em tese, não precisaria adicionar na agenda para só depois chamar a sua empresa.

Uma das principais vantagens é a capacidade de capturar os Leads no ato do clique, diminuindo as chances de perda mesmo quando ele não inicia o atendimento. Nesse cenário, a melhor forma de identificar aqueles que desistiram da interação e realizar o atendimento ativo é contar com o uso do app vinculado à uma ferramenta de automação.

Com isso, basta ativar o botão do WhatsApp diretamente no sites ou em páginas de sua escolha, definir as informações que deseja extrair do seu Lead e pronto! Agora suas conversões serão coletadas sem perder nenhuma oportunidade.

Infos adicionais no perfil

Quais informações seus possíveis clientes precisam ter na palma da mão?

Para concluir o seu perfil, vale trazer os dados que facilitem a interação ou encontro da sua empresa – seja em meios online ou físicos. Por isso, considere adicionar ainda as seguintes informações:

  • Logo da sua empresa;
  • Resumo comercial e segmento;
  • Horário de atendimento;
  • Endereço e localização;
  • Telefones e e-mails de contato;
  • Link para sites, blogs ou redes sociais.

Respostas automáticas

Os primeiros mandamentos de um atendimento ao cliente é a agilidade e consistência das informações passadas – em qualquer canal.

As mensagens automáticas são ótimas opções para atender alguns tipos de perguntas e conversas padrões. Pode auxiliar na solicitação de informações primárias e organizar o tempo de atendimento, além de facilitar o dia a dia de todos.

Esse modo acaba sendo essencial para personalizar a interação e garantir a satisfação do cliente. Lembre-se de utilizar mensagens compatíveis com a sua marca e que agilizem o fluxo de atendimento.

Como utilizar Whatsapp em ações de Marketing?

Após os saltos de tecnologia que vivenciamos nos últimos anos, precisamos destacar que agora é a era do Mobile Marketing. Para quem quer garantir uma vantagem competitiva no mercado e atrair mais clientes, atingir o público nos smartphones é essencial. Por isso, precisamos falar do uso do WhatsApp, um canal que todas as marcas precisam utilizar.

Mas realmente dá para utilizar o WhatsApp para colocar em prática as estratégias de Marketing Digital? Sabemos que há outras opções de canais como o Email Marketing ou Mídia Paga, mas devemos lembrar que além do volume de usuários ativos, o público que utiliza o WhatsApp é extremamente dedicado à plataforma.

O uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing acontece por conta de 3 fatores:

  • Seu uso é gratuito;
  • É um dos apps mais utilizados pela população, com frequência diária;
  • É muito simples de usar.

Investir nesse canal de comunicação é uma tendência e sua empresa não pode deixar de contar com ela.

Qual a importância da união entre a sua estratégia de WhatsApp Marketing com o Marketing Digital?

Apesar de ser um dos aplicativos que mais utilizamos ao longo do dia, o WhatsApp não é o único. Certamente a sua audiência vai acompanhar várias vezes o feed do Instagram e os emails que chegam na caixa de entrada, só para citar alguns exemplos. Isso significa que o seu público também pode ser impactado através de outros canais de marketing.

Aliás, o recomendado é que você diversifique ao máximo suas estratégias. É preciso atuar em espaços diferentes para garantir que irá chamar a atenção do seu público da melhor maneira possível.

Ficar em apenas um canal – principalmente no WhatsApp, que é amplamente utilizado para troca de mensagens pessoais – pode ser um risco para sua operação. Há grandes chances das suas mensagens ficarem perdidas em meio a tantas outras se você não diversificar as formas de contato.

Em resumo, fazer essa junção é importante por dois motivos:

  • Garantir que tenha bons resultados com o WhatsApp, utilizando o canal na medida certa;
  • Manter a atenção do seu público em toda a jornada de compra, aumentando suas taxas de conversão.

Sabemos que uma das principais dificuldades para quem utiliza apenas a estratégia de WhatsApp no seu dia a dia é a falta de prática com outros canais. Mas para resolver esse entrave, você pode recorrer a uma das principais ferramentas de Automação de Marketing do mercado: o RD Station Marketing.

Além de tornar muito mais rápido o atendimento dos visitantes do seu site através do Botão de WhatsApp, também fornece funcionalidades intuitivas para começar agora mesmo a investir nas outras ações de Marketing Digital.

Transforme visitas do seu site em conversas com um Botão do WhatsApp no site

Qual é a principal função do seu site? Apesar das várias respostas que vêm a sua mente, certamente uma das principais funções é vender.

Se o seu produto/serviço necessita algum tipo de contato para que a venda aconteça, é melhor se atentar à seguinte informação: pesquisas indicam que o WhatsApp é o melhor canal para se aumentar o número de contatos com sua empresa. Usar ferramentas de mensagem para fazer contato com as empresas é o canal preferido por 89% dos consumidores.

Logo, ao facilitar que um visitante do seu site entre em contato nesse canal, você não só estará aumentando a geração de Leads por meio de seu site, mas também estará dando sequência na conversa através de um canal com excelentes taxas de conversão em vendas.

É por isso que um objetivo importante é transformar visitas do seu site em conversas pelo aplicativo. Para isso, a melhor maneira é contar com o botão do WhatsApp no seu site.

Crie um botão de WhatsApp para o seu site

Uma ótima forma de transformar visitantes do seu site em oportunidades de negócio é incluindo um botão flutuante com o logo do WhatsApp no seu site ou em Landing Pages, permitindo que eles entrem em contato com a sua empresa através deste canal de maneira simplificada.

A funcionalidade Botão de WhatsApp do RD Station Marketing permite incluir um ícone da rede social de uma maneira bem simples. Você ainda consegue gerar um Lead desse contato, já que ele precisa preencher um formulário com seu email e outras informações que poderão ser personalizadas por você para começar o contato.

Por padrão, o RD Station Marketing gera um novo evento de conversão sempre que seu Lead iniciar uma nova conversa com você.

Uma vez criado, é possível ligar e desligar o botão no seu site diretamente pelo RD Station Marketing, sem precisar alterar nenhuma linha de código, pois ele utiliza o mesmo Código de Monitoramento.

Comece uma conversa com os visitantes do seu site de forma rápida

Imagine a página inicial do seu site como uma daquelas vitrines de loja de rua. Muita gente está ali só para “dar uma olhadinha”. Mas, essa olhadinha já demonstra um certo interesse na sua empresa ou no que ela tem a oferecer.

Na geração do remarketing (em que seu concorrente pode estar na aba seguinte) e do “quero tudo pra ontem”, é muito importante que o seu site ofereça tudo o que a pessoa precisa, no momento certo:

  • Quer mais informações? “Leia esses artigos”
  • Quer fechar uma compra? “Aqui está o carrinho”
  • Quer falar com a minha empresa? “Estamos aqui!”

É por isso que o Botão de WhatsApp do RD Station Marketing promete mudar não só sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, como sua estratégia de Marketing Digital como um todo! Ele permite que você posicione um ícone clicável com o logo do WhatsApp em qualquer página do seu site.

O passo a passo funciona assim: ao clicar no ícone, uma janela-formulário se abre, permitindo que o usuário a preencha com nome, email e telefone para poder entrar em contato com você diretamente pelo aplicativo.

botão do whatsapp no site

formulário do botão do whatsapp no site

Depois que o seu visitante clica no ícone do WhatsApp e preenche os campos do formulário com os dados, ele é redirecionado automaticamente para uma janela de conversa do número de WhatsApp configurado.

Todas as informações do contato vão diretamente para o email, garantindo que além de agilizar o processo de iniciar uma conversa com seus visitantes, você já comece o papo com algumas informações sobre o seu contato.

Como ter AGORA o Botão de WhatsApp no seu site?

Para que todos os negócios consigam aproveitar essa oportunidade de gerar novos contatos, nós da RD Station estamos liberando de forma gratuita a inclusão do Botão do WhatsApp para Sites!

Quer saber como colocar agora nas suas páginas? Primeiro de tudo, acesse o Gerador de Botão de WhatsApp Grátis.

gerador de botão de whatsapp

Você será encaminhado para o formulário de personalização do botão que será inserido em seu site. Preencha com uma mensagem bem chamativa, é ela que será exibida assim que o seu visitante clicar no ícone do WhatsApp.

Em seguida, preencha com o número de telefone do WhatsApp da sua empresa, juntamente com o seu melhor email. Os Leads capturados serão encaminhados para ele!

criar botão de whatsapp

Um código em HTML será gerado, para que você inclua no código fonte do seu site:

Como você pode ver, abaixo do código fonte, disponibilizamos alguns tutoriais para facilitar a inclusão do código em seu site. Sim, você mesmo pode fazer, sem a necessidade de conhecimento avançado em HTML.

Simples assim! Em 3 passos, você já estará capturando os contatos dos visitantes do seu site de maneira totalmente gratuita.

Case de sucesso com o uso do botão do WhatsApp no site

Uma das empresas que representam um verdadeiro case de sucesso no uso do WhatsApp no site é a agência 8D Pro. É isso que relatam Marcos Andrade e Gabriela Honorato:

No dia a dia, nossa equipe usa o aplicativo durante todo o nosso funil de vendas. É um grande aliado em cada momento da estratégia e já traz resultados expressivos.

Com o botão de WhatsApp, funcionalidade do RD Station Marketing, estando em páginas estratégias do nosso site, 22,7% de todos os Leads gerados hoje pela agência vêm através do aplicativo. E nos nossos clientes não é diferente.

Com nossa cliente, a cirurgiã dentista Dra. Astir Jorge, implementamos o botão do WhatsApp. Hoje, os Leads gerados por esse canal representam 52,5% da conversão de toda a estratégia. Ou seja, independentemente do segmento ou modelo de negócio, seja B2B ou B2C, o WhatsApp pode impulsionar suas vendas.

Quais as melhores maneiras de gerar Leads através do WhatsApp?

Pensando na geração de Leads, usar o WhatsApp é uma ótima forma de compartilhar suas Landing Pages que levam até formulários de conversão. Com o espaço disponível, dá para aproveitar as principais técnicas de copywriting e utilizar gatilhos mentais nas suas mensagens via WhatsApp.

Mas essa é só uma dica rápida do que pode fazer. Que tal então conferir outras 7 maneiras de fazer isso? É só conferir a lista a seguir:

1. Use o perfil e status do WhatsApp

Um dos melhores espaços para utilizar no seu perfil de empresa do WhatsApp Business é a parte de perfil e status. Como vimos, é lá que você pode incluir as principais informações do seu negócio, do endereço até os horários de atendimento.

Mas pensando na geração de Leads, esse espaço pode ser utilizado para incluir links que levam até as suas páginas principais de geração de Leads.

Um ponto positivo do WhatsApp Business é que ele permite incluir mais de um link na área de perfil. Isso significa que além de incluir a URL do seu site, você também pode adicionar mais algum link para uma Landing Page ou ferramenta que conte com um formulário de conversão.

→ Veja com detalhes o tutorial de como criar uma Landing Page no RD Station Marketing.

Utilizando as UTMs certas, fica muito fácil identificar a origem de cada um na sua ferramenta de acompanhamento de Leads.

E para levar os seus contatos a acessarem essa área, você pode usar CTAs claros nas mensagens que indiquem algo como “Link na bio do perfil” ou “Clique no nosso perfil para acessar o link”.

2. Gere Leads a partir de usuários interessados em falar com a sua empresa

Já vimos aqui como agilizar o contato do usuário com o WhatsApp da sua empresa e, de quebra, ainda saber mais sobre aquelas pessoas que mandam mensagens para tirar dúvidas. Isso pode ser feito com ferramentas como o Botão do WhatsApp, do RD Station Marketing.

Você pode gerar Leads com essa ferramenta porque antes de ser direcionado para o aplicativo de mensagens, o usuário precisa preencher algumas informações predefinidas pela sua empresa para que o contato seja feito.

Por padrão, essa conversão no botão vai gerar um novo Lead, que poderá ser trabalhado pela sua empresa em campanhas de relacionamento futuras. O melhor de tudo é que todas as informações coletadas durante a sua conversa podem ser transformadas em informações do seu contato.

O melhor é que você ainda pode escolher em quais páginas o botão será exibido. Você também pode customizar uma sugestão de mensagem padrão para os seus visitantes que será exibida na janela de digitação da mensagem, fazendo com que eles só precisem apertar o botão “enviar” para começar uma conversa com a sua empresa.

3. Use os chatbots com o WhatsApp

Você já pensou na geração de Leads do WhatsApp usando o poder das conversas via chatbots? Essa é uma estratégia que chama bastante atenção pelo nível de resultados que pode trazer. Na prática, você cria uma sequência de mensagens personalizadas que são enviadas para os seus contatos de acordo com as definições que criar

Usar o chatbot na plataforma é uma tática que pode ajudar a alcançar os usuários naturalmente, criando menos interrupções e tornando sua comunicação mais natural.

Mas não pense que essa é uma estratégia para o futuro das suas estratégias de Marketing Digital. Pelo alto envolvimento ao iniciar uma conversa automática com seus clientes em potencial, já é importante utilizar essa alternativa a partir de agora.

Os chatbots podem inclusive substituir longas páginas explicativas ou até mesmo formulários mais longos por uma experiência rápida, pessoal e interativa, com uma ferramenta bastante simples de implementar.

Nesse caso, o chatbot pode funcionar para diversas finalidades que vão apoiar as suas estratégias de geração de Leads.

Como implementar o chatbot junto do WhatsApp?

Para conseguir implementar essa funcionalidade no WhatsApp, é preciso recorrer a uma solução que permite desenvolver a sequência de contatos do chatbot. Essas ferramentas utilizam a API direta do WhatsApp Business para reconhecer as mensagens e disparar as respostas automáticas.

Recomendamos 3 empresas que oferecem o serviço:

  • Huggy: ferramenta de atendimento que funciona em diversas plataformas para qualificar Leads e fazer atendimento aos seus clientes;
  • Zenvia: ela permite criar diferentes chatbots que dialogam com seus contatos para fazer uma conversa inicial pelo WhatsApp e obter informações para agilizar o atendimento;
  • 0800EUGENIO: incentive seus contatos a interagirem no WhatsApp via SMS e converta seus Leads utilizando o chatbot também com essa solução.

Todas elas estão presentes na App Store do RD Station, que lista uma série de soluções e aplicativos para ajudar sua empresa a crescer e que ainda possuem integração com o RD Station Marketing.

Com isso, fica muito mais fácil capturar os Leads que começaram uma interação via WhatsApp e fazer o cadastro dentro do seu RD Station Marketing, ou até mesmo atualizar as informações dos Leads já existentes com os novos dados coletados.

Aproveite e confira o conteúdo: 4 ferramentas de WhatsApp para usar com o RD Station

4. Crie conteúdos específicos para esse canal

Os cursos por email, onde cada pessoa recebe um email por dia com alguma aula, ou o carrossel de imagens usado nas redes sociais, que trazem um conteúdo completo através da passagem de várias imagens, são exemplos de conteúdos que funcionam de forma personalizada para canais específicos.

E pensando na geração de Leads, você pode seguir essa mesma linha criativa para desenvolver conteúdos únicos para compartilhar via WhatsApp.

Personalizar seus contatos, entregando informações e conteúdos relevantes que não são lançados em nenhum outro canal, é uma das principais maneiras de cativar seus Leads e utilizar essa audiência para gerar novas conversões no futuro.

Você pode seguir a mesma linha de outros canais e desenvolver uma sequência de mensagens personalizadas, enviadas a cada dia para os contatos. No fim dessa série de contatos em que gerou valor e entregou informações relevantes, você pode incentivar seu público a entrar em contato para conhecer suas soluções.

Por isso, trabalhe com uma comunicação focada na resolução de problemas da sua audiência, para comprovar como pode ajudá-los a resolverem suas dores.

5. Invista nos stories

Assim como o Instagram e o Facebook, o WhatsApp também possui os mesmos recursos da criação de stories, tornando essa ferramenta tão forte quanto essas outras redes sociais, focadas em mensagens e compartilhamentos de atualizações e fotos.

Da mesma forma dos outros canais, você também consegue captar novos Leads através dos stories.

Como esse é um formato de conteúdo mais lúdico e interativo, é importante passar uma mensagem clara e relevante, em poucos segundos, mas já com o CTA para uma nova ação dos seus contatos.

Utilizar links curtos e personalizados nos stories pode ser uma das maneiras de levar seus contatos para uma Landing Page específica. Mas não esqueça que você pode utilizar também os links no seu perfil!

6. Disponibilize o link de compartilhamento pelo WhatsApp nos seus conteúdos e Emails

Como já vimos, a rede de contatos e o volume de pessoas que utilizam o WhatsApp é a grande força que qualquer empresa pode contar como benefício. Mas melhor ainda é poder contar com o seu público para compartilhar seus conteúdos pelo WhatsApp.

Quer saber como? Facilitar o compartilhamento nesse canal é uma ótima maneira de alavancar seus resultados através das indicações dos próprios contatos para os grupos e amigos que eles possuem nessa rede de comunicação.

E um dos caminhos para melhorar seus resultados e contar com esse apoio é disponibilizando o link de compartilhamento pelo WhatsApp de forma fácil e intuitiva.

Exemplo da página de agradecimento da AAA Inovação com o botão de compartilhamento via WhatsApp

Lembre-se que você já faz todo um trabalho de copywriting para convencer o usuário a realizar uma ação nas páginas de conversão, que pode ser para acessar um vídeo, um curso, algum material ou qualquer outro tipo de conteúdo. Então, é logo depois do usuário preencher seus dados que ele estará mais preparado para fazer esse compartilhamento.

Nesse caso, é possível incluir um link de compartilhamento no WhatsApp direto nas suas páginas de agradecimento, que aparecem logo depois da conversão.

Caso o clique no link seja feito através do smartphone, o aplicativo do WhatsApp já abre automaticamente para que o usuário escolha um grupo, um conjunto de pessoas selecionadas ou alguém em específico para compartilhar. Já pelo navegador desktop, será aberta uma aba para o WhatsApp Web com a mesma função.

Seguir esse caminho vai ajudar você a aumentar o alcance das suas páginas de conversão automaticamente, de forma orgânica, já que são seus próprios Leads que farão a divulgação de uma Landing Page ou conteúdo específico.

7. Segmente sua base de contatos no WhatsApp

Uma das maneiras de gerar mais Leads é utilizando a estratégia de segmentação da sua base de contatos do WhatsApp. Afinal, uma das melhores formas de aumentar suas taxas de conversão e os seus resultados é enviando conteúdos e materiais para uma parte específica do seu público que possui interesse ou características em comum.

Mas não pense que é preciso selecionar todos os contatos manualmente, já que esse é um processo bastante trabalhoso. Com o WhatsApp Business, você consegue fazer a segmentação da sua base de contatos utilizando as etiquetas.

Em cada bate-papo, você tem a opção de adicionar ou remover marcadores. Logo, é possível acessar o menu para ver a relação de todos os seus marcadores. Ao clicar em um deles, você será direcionado à lista de contatos que possui esse mesmo marcador.

Nessa tela, você também pode usar o menu para criar um grupo de transmissão com o limite máximo de 256 contatos, o mesmo limite dos grupos. Mas não se preocupe se várias pessoas responderem à sua mensagem no WhatsApp: elas não aparecerão para esse grupo, serão exibidas apenas no bate-papo individual dos contatos.

Depois disso, você já pode criar uma Landing Page personalizada na sua ferramenta principal de Marketing Digital e encaminhar para esse conjunto de contatos. E mesmo depois de criar o grupo de transmissão, ele estará sempre disponível na sua lista para continuar enviando mensagens segmentadas.

E agora? Como trazer esses contatos para mais perto de fechar uma compra?

No momento, poucas empresas estão usando o WhatsApp como ferramenta de Marketing Digital e ainda se perguntam como economizar no alto orçamento e baixa taxa de resposta nos vários canais pagos que utilizam.

Nesse verdadeiro oceano de oportunidades, com o tempo seu concorrente certamente vai utilizar o WhatsApp para expandir seus negócios. Então, que tal dar o primeiro passo e trazer sua audiência para mais perto de fechar uma compra?

Como vimos, há diversas formas de utilizar o WhatsApp para iniciar a comunicação, gerar novos Leads e ainda manter o relacionamento. Só que para fortalecer ainda mais essa estratégia, você pode trazer esses contatos para fechar uma compra utilizando outras oportunidades que só o Marketing Digital permite.

Confira algumas maneiras de conectar tudo que vimos até aqui com as outras estratégias que você pode utilizar para fazer os seus contatos seguirem na jornada de compra.

Campanhas de Email Marketing

Os primeiros contatos no WhatsApp são essenciais para engajar a sua audiência e criar o primeiro relacionamento. Mas para a evolução dos contatos ao longo do funil de vendas, você pode investir nas campanhas de Email Marketing.

Através do email, você pode utilizar envios mais focados em apresentar os seus produtos e serviços, facilitando o entendimento do público sobre os motivos para efetivar uma compra.

No RD Station Marketing, você consegue aproveitar a funcionalidade de envio de Email Marketing para utilizar modelos prontos de layout, fazer Teste A/B no assunto das suas mensagens e ainda acompanhar de perto todas as principais métricas desse canal, como a taxa de abertura e o número de cliques.

Além disso, também é possível gerar mais fluxos para o seu WhatsApp fazendo uso de CTAs (Call To Actions) que direcionam seu Lead para uma conversa no aplicativo.

No RD Station Marketing fica mais fácil acompanhar o desempenho de todas as suas campanhas de Email Marketing

Mas para fazer um trabalho que forneça melhores resultados, você ainda consegue utilizar a ferramenta para segmentar sua base de Leads, selecionando aqueles que possuem apenas uma característica em comum, que pode ser “ter vindo de alguma campanha específica realizada através do seu WhatsApp”, por exemplo.

Use Automação de Marketing

As campanhas de Email Marketing são importantes para seguir com suas ações de Marketing Digital, mas para que esta estratégia se torne ainda mais robusta, é importante conhecer e aplicar também a Automação de Marketing.

Com essa funcionalidade, também presente no RD Station Marketing, você vai conseguir criar uma sequência de ações automáticas. Por exemplo:

  • Ao converter em sua Landing Page enviada pelo WhatsApp, o Lead entra automaticamente em uma lista que realizará disparos de email a partir da sua data de conversão;
  • Desenvolver um fluxo contínuo para utilizar conteúdos de nutrição, que vão avançar o Lead na jornada de compra do seu produto. É possível criar uma série de emails personalizados a partir de uma determinada ação realizada pelo usuário.

E com o RD Station Marketing, você ainda conta com outras vantagens e diferenciais para maximizar seus resultados:

Editor visual

Crie e visualize fluxos simples ou complexos com o editor visual. Arraste e solte ações para construir caminhos personalizados e ajudar seus Leads a darem o próximo passo.

Faça a gestão de Leads automaticamente e aumente a produtividade. Organize seus Leads no funil de vendas, identificando e enviando oportunidades para seus vendedores na hora certa.

Acompanhe em gráficos quantos Leads Qualificados, Oportunidades e Vendas foram geradas com participação de fluxos ao longo do tempo. Saiba o retorno do investimento de cada automação.


Dessa forma, você cria uma máquina de geração de Leads e relacionamento que vai funcionar 24 horas por dia.

→ Leia também: Como avançar da estratégia de Email Marketing para a Automação de Marketing 📧

Preciso definir uma estratégia de marketing exclusiva para o WhatsApp?

Assim como outros canais de marketing que já são usados pelas empresas, também é importante definir uma estratégia específica para as ações que você realizará no WhatsApp.

Um dos fatores que comprovam essa necessidade é o fato de que o WhatsApp é o principal canal de comunicação utilizado no dia a dia das pessoas.

Isso significa que quando você pensa em executar qualquer tipo de campanha de marketing no WhatsApp, precisa ter um plano para:

  • Iniciar a comunicação;
  • Interagir com sua lista de contatos;
  • Ter uma sequência de acompanhamento.

Criar esse planejamento vai proporcionar dois benefícios principais:

Você vai evitar erros nas mensagens enviadas para sua audiência

Quando você começa a executar qualquer tipo de campanha no WhatsApp, é preciso ter esse planejamento para não perder nenhuma oportunidade de negócio. Apesar de ser uma ferramenta muito simples, qualquer falha de comunicação pode prejudicar seus resultados. Os erros podem ser vistos pelo seu público como falta de preparação para atendê-los.

Conseguirá garantir que vai retornar as mensagens de todos que responderem

Com esse canal, o volume de respostas é significativamente maior e você precisa manter a comunicação instantânea e rápida para o público permanecer engajado. Se você não der uma resposta rápida às consultas geradas via WhatsApp, os riscos são ainda maiores de perder um possível cliente.

Você não só perde a confiança e o relacionamento com seus clientes em potencial, mas também pode perder a credibilidade nesse canal por não poder responder a tempo. Portanto, verifique se conseguirá fazer esse atendimento antes de começar a executar suas campanhas de divulgação.

Por que você não deve usar apenas o WhatsApp nas ações de Marketing Digital da sua empresa

Muitas empresas já perceberam que trabalhar com a estratégia de WhatsApp no Marketing é um dos melhores caminhos para ampliar sua base de contatos, fechar novas vendas e facilitar a comunicação com possíveis clientes. Contudo, existe um erro que a sua empresa não pode cometer: usar o WhatsApp de forma isolada, sem o auxílio de outras ações de Marketing Digital.

“Mas estou usando apenas o WhatsApp para fechar novas vendas e uma vez ou outra consigo um cliente”. E que tal aumentar o seu volume de vendas, tanto no WhatsApp como em outros canais, realizando ações simples?

Isso pode ser feito por meio das ações de Email Marketing, Redes Sociais ou criação de conteúdo. Seguir por esse caminho vai proporcionar benefícios para você e sua empresa como, por exemplo:

  • Otimizar seu tempo;
  • Ampliar o volume de vendas;
  • Garantir vendas recorrentes, sem a necessidade de ficar respondendo a todos os contatos de forma isolada;
  • Criar uma estratégia de crescimento robusta, utilizando a conexão com as demais ações de Marketing Digital.

Você pode criar um planejamento completo que transforma as ações de WhatsApp no seu principal canal de comunicação personalizado. Mas em paralelo, você continua impactando seus contatos através de outras estratégias utilizadas em conjunto.

Resultados que você deixa de alcançar usando a estratégia de WhatsApp isolada em cada estágio do funil de vendas

Quando falamos de Marketing Digital, logo lembramos que as nossas estratégias são divididas em um funil de vendas com três etapas: Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil.

Para cada uma delas, os seus contatos e Leads estão em um momento diferente da jornada de compra. Enquanto alguns nem sequer sabem ainda que estão com um problema que sua empresa pode resolver, outros já identificaram que possuem esse problema, sabem quais são as possíveis soluções e podem estar em vias de escolher uma delas.

Trazendo esse conceito para as ações que são realizadas a partir da comunicação com o WhatsApp, fica claro que muitas empresas ainda trabalham de forma isolada e deixam de alcançar metas e resultados ainda melhores em cada estágio do funil.

Os erros passam pelo trabalho focado apenas no WhatsApp, ao invés de utilizar uma estratégia unificada com todas as outras ações.

Veja alguns exemplos dos resultados que você pode obter e quais são os erros que impedem sua empresa de alcançá-los, fazendo essa divisão entre os três estágios do funil.

1. Resultado no Topo do Funil: Captar Leads

Utilizando a estratégia de WhatsApp de forma isolada, provavelmente o seu processo de captura e gestão de Leads é baseado em uma sequência de ações como essa:

  • Receber uma mensagem via WhatsApp;
  • Enviar uma série de perguntas, para captar mais informações;
  • Aguardar cada uma das respostas;
  • Lançar os dados em um documento ou planilha.

Ao unificar suas estratégias, você vai conseguir captar Leads de maneira rápida e de forma automática. Mas qual o erro que impede isso de acontecer hoje?

Erro: Não usar uma Landing Page ou outro recurso com formulário para capturar para os contatos

No topo do funil, nós temos dois objetivos bem específicos: mostrar que o público possui um problema e gerar novos Leads.

Com a estratégia de WhatsApp, é possível trabalhar nesse estágio para entregar conteúdos e outros tipos de mídia para os seus contatos, no intuito de educá-los sobre determinado problema. Mas para evitar esse trabalho manual de gerenciamento de informações de cada contato, você precisa utilizar as Landing Pages.

Através delas, você já cria um formulário completo, com todas as informações que precisa receber. Além disso, garante a inclusão desses dados na sua ferramenta de Automação de Marketing, tudo de forma automática.

Além das Landing Pages, lembre-se que também existe o Botão do WhatsApp, recurso disponível no RD Station Marketing.

Desta maneira, você pode utilizar outras estratégias de relacionamento, como você verá abaixo, para tornar seus contatos pelo WhatsApp um primeiro passo para vendas futuras.

2. Resultado no Meio do Funil: Melhorar as taxas de conversão mantendo a comunicação com bases de contatos segmentadas

Personalizar a mensagem para cada contato, de acordo com o momento em que se encontra na jornada de compra, é um passo fundamental no Meio do Funil.

Além disso, é preciso fazer um tipo de comunicação diferente para cada tipo de problema que o seu público possui, principalmente se você trabalha com vários produtos e soluções diferentes, no intuito de melhorar suas taxas de conversão.

Por isso, existe um erro comum que acontece com as empresas que focam apenas no uso do WhatsApp.

Erro: Fazer a mesma comunicação para todos os seus contatos

Enviar a mesma mensagem para todos os contatos é um erro grave em qualquer estratégia de marketing. E isso seja pelo WhatsApp ou por qualquer outro canal digital.

Como vimos, alguns já sabem que possuem um determinado problema e que precisam resolvê-lo de alguma forma. Outros, porém, ainda não passaram pelo processo de educação no topo do funil.

Nesse caso, usar só o WhatsApp não permite que você faça segmentações mais avançadas, além de não se comunicar por outros canais.

Esse erro pode ser evitado através da funcionalidade de segmentação de Leads da sua ferramenta de Automação de Marketing. Com ela, você consegue escolher um fator específico ou uma pergunta entre aquelas que estão presentes no seu formulário da Landing Page para dividir sua base de contatos em grupos.

Essas divisões vão depender das informações que deseja captar dos seus contatos. Mas percebe que quanto maior o número de contatos, mais trabalho você teria para fazer essa divisão de forma manual? Não segmentar sua base de contatos é o que separa você de taxas de conversão ainda melhores!

3. Resultado no Fundo do Funil: Armazenar todas as informações para diminuir o tempo de fechamento da venda

Chegamos ao Fundo do Funil. E sim, fazendo a junção das estratégias que vimos até aqui, o resultado mais importante que você pode alcançar é a redução do tempo médio para fechar uma nova venda.

É comum que o time de Vendas se comunique através do WhatsApp com os contatos que já estão na etapa de Fundo de Funil. Mas para garantir esse ótimo resultado para sua operação, é importante que todo o histórico do Lead esteja salvo.

Com todas as informações em mãos, fica muito mais fácil usar gatilhos para fechar novas vendas muito mais rápido.

Erro: Não utilizar um CRM conectado com sua ferramenta de Automação de Marketing

Na área de Vendas, um dos motivos para que as negociações demorem para serem concretizadas é a necessidade de validar informações que já tinham sido passadas antes.

Isso significa que um dos erros cometidos é permitir que os vendedores se comuniquem com os possíveis clientes, mas manterem as informações restritas ao WhatsApp. Dessa forma, o gestor não consegue ter visibilidade do andamento das negociações e muitas vezes as mensagens acabam ficando perdidas.

Caso não exista um banco de dados confiável de todos os seus Leads, incluindo a troca de contatos entre sua empresa e cada um deles, fica ainda mais difícil fechar uma nova venda, concorda?

Por isso, além de unir sua estratégia com as demais ações de Marketing Digital, você também pode utilizar um CRM.

É lá que você pode importar todas as informações que conseguiu com o trabalho de Marketing e ainda gerenciar as etapas da sua estratégia de Vendas. Isso inclui todas as trocas de mensagens – inclusive as que são feitas via WhatsApp.

Como medir o sucesso da sua estratégia com o WhatsApp?

Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de medir e analisar cada estágio do funil de vendas. O WhatsApp não pode ser a exceção dessa estratégia.

Analisar a performance das campanhas no WhatsApp garantirá que elas possam ser otimizadas caso não estejam indo da forma que se planejou ou ser ajustadas investindo naquilo que trouxe um melhor desempenho.

Como falamos, a possibilidade de ter botões de WhatsApp no site podem permitir uma análise de desempenho mais precisa das estratégias. Vale lembrar que os botões podem ser incluídos em quaisquer etapas do funil.

Mas uma forma bastante simples de começar é medir a taxa de conversão de visitantes para Leads em determinado período. Isso pode ser feito tanto no Google Analytics quanto no RD Station Marketing.

No caso do RD Station Marketing, o botão de WhatsApp conta com um relatório exclusivo para acompanhar os resultados da campanha:

Exemplo do dashboard de resultado com a performance de conversão no botão de WhatsApp.

Como vender pelo WhatsApp?

Se você ainda não incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma oportunidade enorme. Afinal, o seu público está no WhatsApp, independentemente de quem seja. Agora é a sua vez de estar lá, conversando com seus Leads e oportunidades.

Mas você não deve simplesmente disparar mensagens e esperar chover vendas: é preciso estratégia, tratar o app como o que deve ser, um canal de vendas.

Assim como em outros canais, a venda pelo WhatsApp pode e deve ser organizada de acordo com o funil de vendas. A ideia é traduzir estas as etapas em ações concretas:

  • No topo do funil, estão os contatos na etapa do aprendizado e descoberta;
  • No meio do funil, ficam aqueles que estão no reconhecimento do problema e na consideração da solução;
  • Por fim, no fundo do funil, estão aqueles contatos em fase de tomada de decisão.

Além disso, é importante pensar nas etapas da venda. Veja as dicas para cada uma delas:

1. Prospecção

Para prospectar usando o WhatsApp, você precisa se certificar de que tem o número que o contato usa no aplicativo. Além disso, o app tem funcionalidades que facilitam a prospecção. É o caso dos grupos de temas relacionados ao seu negócio. Se você vende um software de marketing digital, por exemplo, pode aproveitar grupos que tratam desse assunto para fazer prospecção.

Para fazer parte do grupo, é necessário ser convidado por alguém. Quando entrar, aproveite para salvar alguns dos contatos disponíveis, mas busque uma interação mais espontânea e, como sempre, consultiva, sem divulgar a sua oferta logo de cara. Bons temas para abordar são novidades inovadoras do mercado e desafios do segmento.

Dessa maneira, você amplia sua rede e logo será convidado também para participar de outros grupos.

2. Qualificação de Leads

Agora você já está em diversos grupos e fez alguns contatos. Mas assim como na venda por telefone, é preciso selecionar, dentre eles, aqueles que mais merecem sua atenção, pois são verdadeiros clientes em potencial. É o momento da qualificação!

🎯 Fica a dica: Não se esqueça de registrar no CRM todos os dados sobre uma oportunidade, pois será essencial nos contatos seguintes. Aqui está o exemplo de como pode fazer esse registro usando o RD Station CRM:

tela do rd station crm

Para isso, procure sobre essa pessoa ou empresa nas redes sociais, como o LinkedIn. Mas, como nem todos colocam o nome completo no perfil do WhatsApp, isso pode ser um pouco complicado. Por isso, outra possibilidade é fazer, nos grupos, perguntas que podem ser respondidas pelos Leads que interessam.

Outra dica é adaptar seu pitch de vendas para o WhatsApp. Em vez de bombardear o Lead com perguntas, conduza uma conversa e inclua suas questões aos poucos.

3. Apresentação da solução

Encontrou Leads qualificados? Hora de trabalhar a apresentação do seu produto ou serviço. Por exemplo, se você viu que um dos seus contatos é sócio de uma empresa que poderia se beneficiar de um dos seus produtos, poderia enviar a mensagem:

“Olá [nome da pessoa], vi que você é sócio da empresa X e que estão precisando de XPTO. Dá uma olhada neste case da empresa Y com o uso do nosso produto. Ela é do mesmo segmento que a sua.”

Aproveite a conversa para entender mais sobre as dificuldades que essa empresa apresenta e para dar continuidade aos seus argumentos. Você também pode enviar áudios para ser mais claro, mas sem exagerar.

Outra opção é, depois de começar essa conversa por texto, dar segmento com uma ligação para entrar em mais detalhes.

4. Nutrição dos contatos

É claro que a maior parte dos seus Leads qualificados não vão fechar negócio logo de cara. Por isso, é preciso nutri-los para que desçam pelo funil de vendas. Para isso, lance mão dos conteúdos produzidos pela sua empresa, procurando sempre enviar aqueles que fazem sentido para as dificuldades desse contato.

Podem ser posts de blog, vídeos, infográficos, eBooks, uma ferramenta, os cases. Aproveite tudo o que a sua empresa produz para nutrir esse Lead! Mesmo que ele não esteja pronto para comprar agora, vai se tornar mais maduro, e ver o seu negócio como uma referência no assunto!

5. Proposta comercial

A proposta comercial é decisiva para o seu contato se tornar um cliente. Por isso, nem sempre enviá-la direto pelo WhatsApp é a melhor opção. O vendedor pode analisar caso a caso, para entender se o melhor é enviá-la por email ou se pode fazer isso por mensagem.

Como em qualquer proposta, lembre-se de incluir detalhes sobre os produtos ou serviços que oferece, além de prazos e formas de pagamento.

6. Negociação e fechamento

Por fim, a etapa que todo vendedor espera: a negociação e, se tudo der certo, o fechamento!

Nesse momento, use as mesmas estratégias que utilizaria pessoalmente, por email ou por telefone. Tenha sempre tudo formalizado e registrado para consultas futuras. No RD Station CRM, as anotações ficam bem organizadas no histórico da oportunidade:

Se o negócio não foi fechado, volte esse Lead para nutrição e continue em contato com ele — a menos que ele solicite o contrário. Isso pode render negócios mais adiante, quando ele estiver pronto!

Como utilizar WhatsApp em ações de vendas para empreendedor solo e PMEs

Para alavancar suas vendas sendo MEI ou até mesmo PME, é importante divulgar seu WhatsApp como o principal canal para receber pedidos recorrentes.

Para empresas que trabalham com o público B2C, essa é a melhor opção para facilitar o processo de compra dos clientes. Afinal, quem não quer mandar apenas algumas mensagens no WhatsApp para conseguir pedir sua pizza favorita ou algum medicamento na farmácia?

Esse processo de recebimento de pedidos através desse canal também vai facilitar o seu trabalho de marketing, já que você terá uma lista de contatos com todo o histórico de compra.

Com isso você pode avaliar quais aqueles que estão há muito tempo sem realizar um novo pedido para criar campanhas de descontos ou outros tipos de promoção, mantendo sua base de clientes fiéis.

Como utilizar WhatsApp em ações de vendas para equipe de Vendas

Para equipes de vendas maiores, o WhatsApp se coloca como uma importante ferramenta para conseguir manter um canal aberto de comunicação com os seus Leads Qualificados, que estão em vias de fechar uma compra ou um novo contrato.

Aqui na RD Station, por exemplo, nossos consultores de venda utilizam o WhatsApp para fazer essa comunicação com os Leads. Nas conversas, são tratados pontos como:

  • Detalhes sobre valores e contratos;
  • Melhor horário para fazer um contato mais direto por telefone;
  • Quais informações o Lead ainda precisa para aprovar um contrato;
  • Envio de conteúdos que ajudem na tomada de decisão.

Como o WhatsApp consegue trazer respostas mais rápidas, esse é o canal perfeito para agilizar esse processo na parte de Vendas.

Em seguida, todas as conversas são registradas no CRM para manter o histórico e registro de todos os contatos realizados. Após o fechamento da contratação, esse canal continua aberto para novos contatos, agora com o Lead já com o status de cliente.

Conte com o WhatStation

Sabendo que as informações de compras e atividade de vendas são registrados no seu CRM, é importante ter em conta que WhatsApp pode não dar conta por si só para acompanhar as estratégias de vendas.

Pensando nisso, oferecemos a integração do WhatStation, uma extensão gratuita para Google Chrome que conecta seu WhatsApp Web ao RD Station CRM.

Na extensão, é possível usar as principais funções do CRM de forma integrada ao WhatsApp por meio de uma barra na lateral em que os contatos podem ser gerenciados.

Selecione oportunidades correspondentes a cada contato, altere seu status e salve as mensagens trocadas pelo app.

Você também pode adicionar produtos à negociação e marcar vendas. Todas as informações ficarão no histórico do RD Station CRM sempre que precisar.

Neste vídeo você confere mais sobre o funcionamento do WhatStation:

Para conhecer mais informações sobre a extensão, é só clicar aqui!

Atendimento ao cliente pelo WhatsApp

As estratégias de Marketing Digital são caracterizadas pela continuidade do relacionamento da empresa com os seus contatos. E utilizando o WhatsApp, isso não seria diferente.

É fundamental continuar com a comunicação direcionada para seus clientes mesmo depois de fechar uma venda. Da mesma forma, você pode utilizar essa ferramenta para fazer uma comunicação mais próxima na etapa de vendas, principalmente quando precisa fechar um contrato com ticket médio alto.

E na prática, você pode investir nesse trabalho de relacionamento através da versão Business.

Como compartilhar e promover o seu WhatsApp para os clientes?

O primeiro passo para começar a utilizar o WhatsApp no atendimento dos seus clientes é divulgar que possui esse canal de comunicação disponível. Mas na prática, como compartilhar essa informação?

Existem alguns caminhos que você pode seguir, e aqui vamos falar dos 2 principais:

1. Inclua o chat do WhatsApp no seu site

Uma das melhores maneiras de fazer essa divulgação é incluindo o símbolo de chat do WhatsApp logo na tela inicial do seu site.

A Evolke utiliza em seu site o Botão do WhatsApp gerado pelo RD Station Marketing

Sim, o botão que vimos ser utilizado para geração de Leads também é uma ótima opção para incluir nas suas páginas de atendimento e conseguir tirar as dúvidas dos seus clientes o quanto antes.

Assim, a caixa de mensagem já é aberta para usar o campo de texto direto no navegador. Já usando um smartphone, o aplicativo do WhatsApp abre automaticamente. Quando o usuário clicar em enviar, sua empresa receberá a mensagem normalmente para fazer o atendimento em seguida.

2. Crie um link direto para o seu WhatsApp na sua assinatura de email

Se você já iniciou suas ações de Marketing Digital, certamente já utilizou o envio de emails para uma lista de contatos, pensando também na geração de Leads. Nesse caso, você deve utilizar uma assinatura de email para identificar as mensagens, certo?

Então, que tal aproveitar essa área e transformá-la em um dos canais de divulgação do seu WhatsApp?

Colocar um link na sua assinatura de email é uma ação rápida e fácil de fazer, e ainda vai ajudar o seu público a encontrar um novo canal de contato através do seu WhatsApp.

WhatsApp e LGPD: como garantir segurança de dados

Hoje, sabemos que trabalhar com dados dos usuários, sejam clientes ou Leads, exige que a empresa esteja de acordo com todas as regulamentações da LGPD, a Lei Geral da Segurança de Dados. Isso acontece independentemente do meio utilizado — redes sociais, emails e, como não poderia deixar de ser, WhatsApp também.

Uma vez que já existem inúmeros golpes envolvendo o WhatsApp, como acontece no meio digital, o alerta é ainda mais relevante. Pensando nisso, é essencial ter um sistema interno fortalecido de gerenciamento de dados. Pense só: onde você armazena os contatos de seus Leads e clientes? Se eles ficam em planilhas que qualquer pessoa tenha acesso, você tem aí um risco e tanto, podendo gerar diversas multas como consta na lei.

Por esse motivo, o primeiro passo é ter uma ferramenta que gerencie esses contatos seguindo as regras da LGPD. Tanto a RD Station Marketing quanto o RD Station CRM estão em completa conformidade com a Lei Geral da Proteção de Dados, afinal, aqui na RD a gente acredita que transparência e privacidade são pilares de uma estratégia de Marketing e Vendas de sucesso.

Dessa forma, criamos funcionalidades de Bases Legais e Direitos do Titular que possibilitam que nossos clientes criem estratégias e se adequem à LGPD.

Na construção dos formulários do RD Station Marketing você já consegue incluir campos de consentimento e política de privacidade, sem a necessidade de configurações avançadas.

Além disso, vale ter algumas boas práticas para quem for usar o WhatsApp Business — elas estão descritas em detalhes na política do WhatsApp Business, mas trazemos alguns pontos de atenção para você na sequência. Confira!

  • A adesão, por livre e espontânea vontade do usuário, é essencial. Então, antes de enviar uma mensagem via WhatsApp para alguém, garanta que você tem permissão para isso e que essa pessoa deseja receber a comunicação. Para tanto, os campos de checkbox em formulários são o melhor caminho, sempre deixando claro o nome da sua empresa.

Veja que o usuário deve passar o número de celular e clicar que concorda em receber as comunicações. Este, aliás, é um modelo de Landing Page criado com o RD Station Marketing

  • Pense sempre na qualidade das mensagens e no quanto elas de fato são interessantes aos usuários. Isso porque o WhatsApp Business se dá o direito de restringir ou remover seu da plataforma caso tenha muitos feedbacks negativos vindos dos seus usuários.
  • O conteúdo das mensagens pesa muito. Você não deve usar conteúdos ofensivos nem fazer nenhum tipo de descriminação. Também, para vender produtos, por exemplo, você precisa obedecer a Política Comercial da plataforma.

E tem mais! Revise a política do WhatsApp Business com certa frequência, porque eles podem alterá-la sem aviso prévio. Assim, sua marca às vezes acaba usando indevidamente, mesmo que com boas intenções.

Alternativas ao WhatsApp

Quando o WhatsApp cai — o que, às vezes, acontece junto do Facebook e Instagram, visto que fazem parte da mesma empresa, muitos negócios param também. É comum empreendimentos que simplesmente deixam de vender e falar com seus clientes porque dependem exclusivamente do WhatsApp.

É por esse motivo que não tem como depender apenas do WhatsApp e seus irmãos Instagram e Facebook, concorda? Porém, antes de sair usando todas as opções, pense nos seus clientes e em quais meios que fazem sentido. Dito isso, veja quais podem ser boas alternativas.

Telegram

Com as quedas de WhatsApp, muita gente já usa o Telegram, tanto empresas quanto pessoas físicas. O bacana é que ele tem recursos bem semelhantes ao do WhatsApp, como as figurinhas e mensagens de voz de voz e vídeo, sem falar que funciona a partir de número de celular.

Além disso, há os bots de bate-papo, grupos e canais. No geral, o Telegram funciona da mesma forma que o WhatsApp: a partir de login com número de celular.

Outra possibilidade do Telegram é usá-lo como aplicativo para desktop — o que também facilita a vida das empresas. Um ponto para observar aqui é que a criptografia de ponta a ponta está disponível apenas para conversas entre duas pessoas, no caso de grupos, a decisão é feita a partir do projeto.

Viber

Mais uma opção que funciona a partir do número de celular e, após o login, você pode adicionar os contatos da sua lista. O Viber permite enviar mensagens com textos, fotos, voz e vídeos.

Um adicional é a possibilidade de ligar para telefones fixos com o Viber Out, recurso do aplicativo. A boa notícia é que ele tem criptografia de ponta a ponta e permite apagar mensagens enviadas.

Skype

Famoso pelas chamadas de vídeo e áudio, o Skype funciona tanto no desktop quanto em mobile. No geral, é usado por empresas mais tradicionais e que assinam o pacote da Microsoft, visto que o Skype pertence a ela.

Line

Essa opção é mais famosa na Ásia do que no Brasil, mas existe desde 2011. Além das possibilidades de mensagens de texto, áudio e vídeo, o app conta com stickers e emojis variados, uma timeline que se assemelha ao Instagram, funcionalidade para fazer pagamentos e acesso a diversos serviços.

Um detalhe pra ter em mente: o Line atua seguindo regras do governo chinês, o que, na prática, proíbe usuários de enviar e receber determinadas palavras que aparecem em listas das autoridades da China.

Vá além do WhatsApp Marketing criando uma estratégia completa com o RD Station Marketing

Chegando até aqui você já sabe: é hora de unir toda a facilidade do aplicativo com uma estratégia robusta e efetiva de Marketing Digital!

Depois de conhecer os erros que impedem sua empresa de alcançar resultados ainda melhores, expandindo suas estratégias para além do WhatsApp, esperamos que consiga fazer essa junção com as demais ações de Marketing Digital para alavancar suas vendas.

Para isso, é essencial contar com uma ferramenta de Automação de Marketing que possibilite utilizar várias das funcionalidades diferentes que vimos aqui, da criação de Landing Pages, passando pelo armazenamento das informações de cada um dos seus Leads, seguindo até a parte de segmentações avançadas.

Então, não deixe de colocar seu email abaixo e fazer o seu teste grátis do RD Station Marketing por 10 dias para poder experimentar a eficiência de recursos como criação de Landing Pages, Botão do WhatsApp e muito mais.

Essa é a ferramenta líder de mercado no Brasil segundo a B2B Stack, tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de Marketing Digital e aumentar seus resultados!

Perguntas Frequentes

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens gratuito mais usado do mundo, que permite enviar mensagens de texto e compartilhar outros formatos de mídia, incluindo mensagens de voz e vídeo, com indivíduos ou grupos.

Para instalar ou reinstalar o WhatsApp é preciso estar conectado na internet, possuir um aparelho celular com um dos sistemas operacionais recomendados para smartphones Android, iPhone e JioPhone. Busque por ele em sua loja de apps no aparelho, faça o download, cadastre seu número e comece a usar.

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