Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

O que é Marketing de Conteúdo

Ao começar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional de marketing encontra essa frente chamada Marketing de Conteúdo. Mas, afinal de contas, o que ela significa?

Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. Podemos dizer que é o combustível ou a base do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Esse é um tipo de tática de marketing que envolve a criação e ampliação de conteúdo online em diferentes formatos:

  • Vídeos;
  • Blogs;
  • Postagens em redes sociais;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • e vários outros formatos que surgem a cada dia.

Responda: você acorda e busca por vídeos falando sobre notícias? Você ouve seu podcast favorito em qualquer lugar? Você lê uma newsletter durante sua pausa para o almoço? Todas essas são diferentes formas de consumir conteúdo. Todos nós vivemos, respiramos e comemos conteúdo. Por trás disso, está uma estratégia de Marketing bem executada.

É por tudo isso que Marketing de Conteúdo está superando as táticas de marketing mais tradicionais, oferecendo uma maneira nova e empolgante de se conectar com clientes em potencial sem parecer excessivamente autopromocional.

Seu principal objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente, valioso e relevante, projetado para ajudar a resolver problemas, entreter e educar.

Resumindo: Marketing de Conteúdo, diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do que ainda é feito no marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

Planilha - Gestão de Conteúdo 2022

Criar um planejamento é fundamental para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo que gera resultados para o seu negócio. Conheça em nossa planilha todas as etapas que seu plano de conteúdo deve ter para gerar sucesso!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

02.História do Marketing de Conteúdo

O poder do Marketing de Conteúdo está em atrair novos clientes, educar seu público, gerar receita e aumentar o reconhecimento de marca no mercado. Isso é tudo o que você e sua empresa precisam, não é mesmo? Mas para chegar nesses benefícios, é importante conhecer o histórico dessa estratégia.

Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse século 21 que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.

No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!

Mas como assim? Isso não é parte do Inbound Marketing? Como poderia existir antes da ascensão da internet?

Vamos contextualizar historicamente com um exemplo clássico:

  • Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura;
  • Com essa revista, a empresa ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

Lembre-se: Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam

É verdade que nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, mas ao consumir a informação da marca, poderiam descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança. E qual seria se não a John Deere?

Ou seja, a revista cumpre exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. É um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias marcas têm feito o uso da prática.

Se no mercado de publicidade que emplaca propagandas em TVs o foco ainda é muitas vezes falar “compre, compre, o preço é esse”, aqui estamos tratando de uma abordagem de médio e longo prazo para fazer o público entender que sua marca é capaz de entregar os produtos e soluções que realmente precisa.

03.Por que o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio hoje e no futuro?

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazem normalmente resultados positivos. São elas:

Mas afinal, quais os motivos que tornam o uso do Marketing de Conteúdo um elemento tão relevante para os negócios para aparecer na primeira posição dessa lista?

A resposta é simples: essa é a forma mais efetiva para aumentar a visibilidade online da sua marca.

De fato, publicar conteúdo de alta qualidade em seu site tem o potencial de aumentar o número de suas páginas indexadas pelos mecanismos de pesquisa em cerca de 434%, além de aumentar seus rankings nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) e gerar 55% mais visitantes!

>> Leia mais: Como funciona o Google? Entenda tudo, do rastreamento à SERP

As regras do jogo são simples:

  • Quando temos uma dúvida para resolver um problema, onde vamos buscar por ela? No Google!
  • E quem aparece nos resultados de pesquisa? Páginas publicadas nos diversos sites espalhados pela internet.
  • Qual o formato destas páginas quando escolhemos uma para clicar? Na maioria das vezes são páginas de conteúdo que detalham o tema pesquisado.

Nesse caso, os rankings desempenham um papel fundamental para melhorar sua visibilidade online e colocar sua marca na frente de seu público-alvo e, como tal, é importante para aumentar a geração de conversões e Leads.

Lembre-se de encontrar um equilíbrio entre o conteúdo produzido para aparecer nas primeiras posições dos buscadores e o conteúdo amigável para obter os melhores resultados, aquele que fala diretamente com o público.

Além disso, existem outros motivos que tornam o uso do conteúdo cada vez mais essencial para as estratégias de marketing. Confira os 3 principais:

1. Atrair novos Leads

O mercado já sabe que usar as estratégias de Marketing Digital gera três vezes mais Leads do que as táticas de marketing tradicionais. Para que ela funcione, ter um fluxo de produção de conteúdo é algo essencial na sua estratégia!

Toda ação de marketing no meio digital é projetada para fornecer conteúdo valioso para um público-alvo e criar relacionamentos de longo prazo, baseados na confiança que atraem Leads Qualificados. Sem isso, as pessoas não vão encontrar sua empresa e muito menos compartilhar seus dados de contato para manter um relacionamento.

Veremos logo mais que existem diferentes formatos e métodos para entregar conteúdos relevantes mediante a conversão em formulários. Seu foco principal é ter um site que entrega esse conteúdo de maneira simples e otimizada para gerar uma boa experiência com todos os usuários que chegam até lá.

2. Crie uma jornada para seu público

Da mesma forma que suas páginas de conteúdo são o primeiro ponto de contato do público com a sua empresa, o conteúdo desempenha um papel importante na criação de uma jornada de usuário perfeita, essencial para fornecer uma ótima experiência ao cliente.

Essa jornada é essencial porque dificilmente alguém que chega pela primeira vez nos seus conteúdos vai querer efetuar uma compra. É preciso construir em conjunto o entendimento de que você possui uma solução ideal para resolver os problemas encontrados por esse público.

Se houver atrito ao longo do caminho, é menos provável que seus clientes cheguem à conversão em vendas e ainda menos provável que voltem. Mapear e otimizar cada ponto de contato com o cliente ajudará você a criar uma experiência totalmente orientada ao usuário.

Ok, mas como desenvolver essa jornada com conteúdos em sequência? Bom, se você lê sobre Marketing Digital, certamente já esbarrou nas palavras topo, meio e fundo de funil. Esses termos representam os estágios do funil de vendas, que serve para mostrar o caminho que o cliente faz desde que tem o primeiro contato com a sua empresa até quando se torna um cliente.

Entender como o funil de vendas funciona e desenvolver estratégias que conduzam seus contatos do topo até o fundo dele é essencial para a eficácia do Inbound Marketing. O detalhe é que, em geral, usamos conteúdo para fazer esse movimento!

Veja agora como cada etapa exige uma estrutura de conteúdo específica para ter resultados cada vez melhores.

Topo do Funil (TOFU)

O topo do funil é o estágio de conscientização, onde os clientes em potencial estão aprendendo pela primeira vez sobre sua marca. Isso pode ser feito clicando em um anúncio, encontrando seu site por meio de uma pesquisa no Google ou sendo indicado por um amigo.

Nesta fase, o conteúdo será focado na educação dos leitores, repassando as informações básicas mas já despertando na audiência a confirmação de que existe um problema que precisa ser resolvido.

Cumprindo essas funções, os conteúdos das próximas etapas estarão disponíveis para entregar mais informações.

Meio do Funil (MOFU)

O meio do funil é a fase de interesse, onde os prospects começam a fazer suas pesquisas e comparar suas opções antes de comprar.

Nesse ponto, os usuários já sabem quem você é, portanto, seu conteúdo deve se concentrar em se diferenciar dos concorrentes e conquistá-los. Isso pode ser feito por meio de depoimentos, vídeos de demonstração ou estudos de caso, por exemplo.

Fundo do Funil (BOFU)

A parte inferior do funil é a fase de conversão, onde os usuários agora têm todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada e comprar seu produto ou serviço.

O conteúdo nesta fase deve ser projetado para ajudar os usuários a converter na última etapa de compra, como é o caso das avaliações gratuitas, ofertas promocionais ou cupons de desconto.

3. Aumente suas conversões em vendas

As conversões em vendas são o objetivo final de qualquer empresa. Quando um usuário realiza a última ação desejada, seja pegando o telefone ou preenchendo um formulário de contato, certamente existe uma base de conhecimento pela qual ele passou antes, conhecendo a sua empresa e entendendo, com os conteúdos, que poderia encontrar o que precisa.

Por dar esse contexto dentro da jornada de compra, o Marketing de Conteúdo fornece taxas de conversão cerca de 6 vezes maiores do que outros métodos de marketing, como os links patrocinados, por exemplo.

Portanto, embora o Marketing de Conteúdo possa exigir muito esforço e tempo, já que você nem sempre verá os resultados instantaneamente, no longo prazo, criar conteúdo sempre vale a pena.

04.Para que serve o Marketing de Conteúdo

Ok, agora que já falamos sobre o conceito de Marketing de Conteúdo, é possível que você se pergunte: por que devo produzir conteúdo se posso criar anúncios mostrando o meu produto?

Se você ainda não entendeu quais as grandes vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo sobre uma estratégia de marketing tradicional, siga lendo os próximos tópicos. Afinal de contas, essa estratégia conseguiu atingir o que nenhuma outra foi capaz.

Basta dar uma analisada nas empresas que estão utilizando Marketing de Conteúdo hoje. Aqui na RD Station, por exemplo, o conteúdo é o foco. É com materiais educativos e com o portal Resultados Digitais que atraímos nossos clientes, ensinamos nossa metodologia e continuamos um relacionamento após a compra para que eles continuem conosco.

O blog, aliás, foi onde tudo começou aqui. Antes mesmo de lançarmos o nosso software de Marketing Digital, o RD Station Marketing, já produzíamos conteúdo sobre o assunto nesse canal. Ele sempre foi e sempre será indispensável para o sucesso da empresa.

Mas não nos limitamos apenas a exemplos próprios. Analise grandes empresas do mercado, independentemente do segmento, e notem como elas estão usando isso a seu favor.

Red Bull, GoPro, McDonald’s, Vivo, Magazine Luiza, Samsung, Walmart, SalesForce, General Electric e outras gigantes do mercado já fazem Marketing de Conteúdo.

Dentre seus vários objetivos, podemos destacar 6:


1. Aumentar sua visibilidade na internet

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade.

O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento.


Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.

Conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea.

Seja por meio de um blog, uma central de ajuda, um treinamento em vídeo ou nas redes sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto potencial de engajamento.


É importante levar em consideração que, por mais extensa que seja sua base de Leads, nem todas as pessoas estão prontas para consumir seu produto ou seu serviço.

Isso não significa que elas nunca serão seus clientes. Em muitos casos, o que falta é um pouco mais de informação até que essas pessoas vejam valor no que sua empresa oferece e tenham estrutura/fit para poderem utilizar e ter uma boa experiência com seu produto ou serviço.

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com material relevante que irá prepará-los até que o momento ideal da compra possa chegar. Dessa forma, você não descarta diretamente um prospect despreparado, e sim posterga a compra para uma ocasião mais favorável.


O custo de aquisição de clientes (CAC) é, como o próprio nome revela, quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente novo.

E se sua empresa investe em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.


Assim como o marketing mudou, o mesmo vale para a forma como o público enxerga as marcas e realiza compras.

Produzir conteúdo de qualidade faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança.

Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo.

Além do mais, ao falar sobre suas personas e não sobre sua empresa, você cria as chances de que esse público propague sua marca para sua rede de contatos, uma vez que, satisfeitos por terem problemas solucionados, poderão compartilhar seu conteúdo com seus amigos que possuem as mesmas dores.

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing focado para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização.

A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado


05.Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado

O Marketing de Conteúdo tem garantido seu espaço no mercado brasileiro e mundial nos últimos anos. O avanço da tecnologia e do uso dos meios de comunicação online mudaram a forma como as empresas alcançam seus clientes e, com isso, as equipes de marketing estão produzindo mais conteúdo do que nunca.

Com tanto tempo e recursos dedicados ao conteúdo, será que essa estratégia entrega os resultados esperados? É claro que sim! Lembre-se que conteúdo é a base necessária para atrair sua audiência e novos públicos, iniciando a jornada de compra.

Nesse sentido, o mercado já enxerga a estratégia como um elemento essencial para impulsionar o crescimento agora e nos próximos anos.

Algumas tendências estão comprovando ainda mais essa tese, como vimos no relatório Content Matters 2022, que entrevistou mais de 800 profissionais da área:

  • Mais pessoas estão criando conteúdo e investindo na estratégia;
  • O conteúdo impulsiona principalmente as atividades do topo do funil, como o reconhecimento da marca sendo um dos principais resultados alcançados;
  • Todo mundo quer fazer mais vídeos se houver recursos para isso;
  • Quase metade dos profissionais não sabe como está o desempenho de seu conteúdo.

Pois é, apesar do crescimento, o percentual de empresas que utilizam a metodologia mas ainda não sabem como mensurar seus resultados é alto. Se formos mais a fundo e analisarmos quantas empresas documentam a estratégia, o percentual será ainda maior. Esses são problemas mapeados e que podem ser solucionados por toda organização.

A verdade é que não é tarde para sua empresa iniciar agora mesmo a trabalhar em uma estratégia assim e há outros números que comprovam como o Marketing de Conteúdo está ajudando o mercado:

  • 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes.

06.Como conseguir apoio de lideranças em uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Tal como aconteceu com as Mídias Sociais, agora o Marketing de Conteúdo já deixou para trás o estágio de encantamento, passando para um momento diferente onde precisa provar o seu ROI (Retorno sobre o Investimento).

Essa prova é sem dúvida um dos grandes desafios de qualquer profissional de marketing. Afinal, quanta receita o Marketing de Conteúdo pode trazer?

Para muitos, conseguir medir o sucesso comercial do Marketing de Conteúdo ainda é muito difícil, o que faz com que muitos profissionais de marketing se baseiem em resultados que às vezes são mais fáceis de justificar, como por exemplo, o engajamento (curtidas, compartilhamentos, retweets). Porém, empresas são negócios, e negócios precisam ter lucro. Falar apenas em engajamento não vai garantir que o gestor acredite na proposta.

Mesmo que todo profissional de marketing entenda que quando se escreve com qualidade é possível transmitir informação relevante aos visitantes, ganhar novas oportunidades de negócio e passar a ser referenciado como uma autoridade no assunto, isso nem sempre fica claro para a liderança da empresa.

É verdade, não faltam motivos para encarar o Marketing de Conteúdo como um dos pilares do sucesso no Marketing Digital, mas ainda assim você precisa justificar seu valor? Isso acontece porque muitos CEOs e empresários não entendem como o Marketing de Conteúdo funciona, vários inclusive desconhecem a terminologia.

Por essa razão é essencial que os profissionais de Marketing Digital encontrem uma maneira nova e mais simples de explicar o seu valor e funcionamento. Como tomadores de decisão na empresa, é imprescindível que eles entendam e apoiem essa iniciativa.

Com base nisso, compartilhamos aqui algumas dicas para você driblar esse desafio:

Prepare o Terreno

Contar com o apoio do seu líder fica mais fácil quando você consegue apresentar com clareza como o Marketing de Conteúdo é útil para atingir resultados reais. Antes de apresentar a sua estratégia, prepare-se:

  • Faça benchmarking: analise como outras empresas do seu mercado já estão utilizando a estratégia. As práticas podem ser seguidas e replicadas para fazer a sua empresa ter resultados melhores? Identifique como seus concorrentes propõem as informações e a política editorial que seguem;
  • Cerque-se de destacar os principais benefícios: mostre como o Marketing de Conteúdo é eficiente para gerar mais oportunidades de negócio, reduzir os custos de aquisição dos clientes e aumentar as vendas. Ao escrever sobre o seu segmento, você dissemina informações úteis que serão utilizadas para capacitar seus potenciais clientes e prepará-los para o momento da compra;
  • Neutralize objeções: no mundo dos negócios, é preciso estar preparado para lidar com as adversidades. Esteja preparado para objeções como custo e tempo para trazer bons resultados já que essa é uma estratégia de médio e longo prazo;
  • Use dados estratégicos para destacar as vantagens: como o Marketing de Conteúdo direciona o tráfego orgânico para o site, a empresa pode gastar menos em compra de mídia. Há pesquisas que indicam que o Marketing de Conteúdo chega a ultrapassar o ROI de links patrocinados em até 3 vezes;
  • Mostre uma prévia de quantos Leads pode gerar: essa é, inclusive, uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo: a capacidade de geração de Leads. O resultado na maioria das vezes será proporcional, quanto mais autoridade você tiver sobre determinado assunto maior será a quantidade de Leads gerados;
  • Planeje as ações: organize uma agenda de postagens e envolva a equipe na execução. Além de economizar, nada melhor que a própria equipe que conhece melhor as especificidades do produto e do mercado para falar muito bem sobre temas que são atraentes para seu público alvo. Assim você também consegue diluir os custos de contratação de um profissional exclusivo para redação de conteúdos.

Veja nosso exemplo: aqui na RD Station, grande parte da equipe de marketing se envolve na criação de conteúdos. Cada área possui um responsável pela entrega de um post mensal respeitando a agenda determinada pelo editor do nosso portal de conteúdo.

Defina quais argumentos pode usar para convencer sua liderança

Todas essas dicas são muito úteis, mas não saia despreparado jogando informações na mesa. Personalize seus argumentos e adote a linguagem que o seu líder usa para convencê-lo.

Coloque-se no lugar dele ao escolher argumentos que farão sentido. Case os objetivos que a empresa quer atingir com os conteúdos que serão abordados na produção de conteúdo. Mas o que falar? Por aqui, sempre ressaltamos para nossos clientes vários pontos importantes, mas o que é mais frequentemente usado é: o Marketing de Conteúdo é um ativo permanente!

Explique para direção da empresa que quando você produz e publica conteúdo o benefício que ele traz, ou melhor o ROI, é de longa duração.

Se precisar exemplificar, mostre como fica mais fácil ser reconhecido como uma autoridade em um assunto quando você produz conteúdos autorais e de qualidade. Além disso, apresente casos de grandes referências que chegaram lá por produzir conteúdo.

Temos uma série de exemplos de clientes onde trazemos alguns casos muito legais: confira os cases de sucesso onde comentamos exemplos de clientes que criaram conteúdos ricos de maneira fácil e que deram resultado, uma mãozinha a mais para você demonstrar de maneira prática que o Marketing de Conteúdo gera resultado.

Deixe claro que o ROI do conteúdo é altamente mensurável

Para conhecer seu ROI, o primeiro passo é saber estimar os custos e as receitas derivadas da produção do Marketing de Conteúdo na sua empresa.

Esses valores podem englobar diferentes estimativas, como por exemplo:

  • Salário da equipe;
  • Horas de um funcionário alocado para criar conteúdo;
  • Plataformas utilizadas para compartilhamento;
  • Mão de obra terceirizada para produção do conteúdo;
  • Leads gerados a partir de conteúdos que posteriormente fecharam uma venda.

Conhecendo exatamente esses números, fica mais fácil de quantificar o seu retorno. A partir disso, podemos separar esses resultados em dois tipos de métricas:

Métricas editoriais

São métricas que apresentam mais números em relação aos efeitos causados pelo conteúdo nos seus consumidores.

Isso inclui: compartilhamento, comentários, visitantes únicos, visualizações da página, o tempo de permanência na página, backlinks e assim por diante.

Métricas de negócio

As métricas de negócio estão mais relacionadas com conversões que são geradas como resultado da interação com conteúdos. Essas métricas podem incluir pedidos de Demonstração de produto, teste gratuito, pedidos de orçamento, geração de Leads em páginas fundo de funil e vendas propriamente ditas.

Com uma boa estimativa em mãos, agora podemos partir para os cálculos. Uma possível fórmula para chegar no ROI de conteúdo seria algo como:

(A receita gerada – Custo de marketing de conteúdo) / Custo de marketing de conteúdo = ROI

Para conseguir calcular o Custo de Marketing de Contéudo,  você precisar alguns dados que listamos abaixo:

Custos de Marketing de Conteúdo:

  • Mão de obra (Gerente de Conteúdo, Analistas, freelancers);
  • Custo de produção de materiais ricos como eBooks, posts, infográficos e webinars (diagramação e edição de vídeo);
  • Ferramentas, softwares e hospedagem de site e blog.

Colocando tudo em uma tabela, ficaria assim:

Planejamento Content Marketing (Custos)

Pessoal
Gerente de Conteúdo R$ 2.000,00
Empresa Terc. Conteúdo R$ 1.000,00
Designer R$ 1.000,00
Conteúdo
Blog posts R$ 100,00
Ebooks R$ 800,00
Webinars R$ 1.000,00
Ferramentas
Plataforma Blog (WP) Free
Hospedagem R$ 100,00
Total Custos R$ 6.000,00

*Os valores listados são meramente explicativos

Receita de Marketing de Conteúdo:

  • Vendas fechadas com Leads gerados por fonte orgânica (excluir Leads gerados por mídia paga) e;
  • Vendas fechadas com Leads gerados de forma direta que tenham como oferta algum outro tipo de conteúdo (eBooks, Webinars, emails, Landing Pages).

Planejamento Content Marketing (Receitas)

Geração de Leads (Quantidade)
Blog Posts (menos CPC) 5.000
Webinars/Ebooks (menos CPC) 15.000
Vendas – Considerando conversão de 1 a 6%
Blog Posts 300
Webinars / Ebooks 700
Valor Produto Serviço – R$ 12,00
Total Receita R$ 12.000

*Os valores listados são meramente explicativos

No nosso exemplo, se você fizer R$ 12.000,00 em receitas de Marketing de Conteúdo e o custo total da empresa com a estratégia é de R$ 6.000,00 você vai encontrar um retorno de 1x o custo total ou 100%. Claro que estes valores irão variar de acordo com o tamanho da empresa, tamanho da equipe, ticket médio, estrutura e com o tipo de negócio.

Mas seja qual for a conta, a matemática é clara: o Marketing de Conteúdo tem que ser lucrativo, ou seja, gerar mais vendas, receitas e lucros. Para que a conta feche e você consiga avaliar os impactos, lembre-se que um passo inicial é entender qual o estado atual do seu funil de vendas.

07.Como fazer Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.

Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post nas redes sociais.

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Algumas formas podem ser através de:

  • Blogs;
  • Conteúdos Ricos;
  • Vídeos;
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing.

Como você pode perceber, Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post e aguardar que os resultados apareçam de forma mágica em sua mesa.

Você precisa:

  • Pensar o que escrever;
  • Quando publicar;
  • Em qual canal promover;
  • Qual formato usar;
  • Qual persona atingir;
  • Qual resultado pretende alcançar.

Tendo os objetivos mapeados e as metas definidas, aí sim você pode começar a esperar bons resultados ao trabalhar com Marketing de Conteúdo.

Agora vamos detalhar as diferentes formas de produzir conteúdo para que você encontre aquelas mais efetivas dentro da sua realidade:


Blog

Blog

Criar um blog para seu negócio é uma ação primordial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz.

Muitas pessoas podem pensar que, com a popularização das mídias sociais, o blog é um elemento ultrapassado. Porém, não só no caso do portal Resultados Digitais, mas também com o exemplo de centenas de clientes que temos, o blog tem provado ser um canal eficiente na geração de resultados para uma estratégia de Inbound Marketing.

Isso acontece pois só com um blog, dentro de um domínio próprio, é que você consegue ter total controle em todas as ações de Marketing de Conteúdo.

Um blog é a forma mais comum de atração de audiência na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização seguindo as boas práticas de SEO, o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego.

Muitas vezes, o blog é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim esse usuário se tornará um Lead e, futuramente, um cliente.

Se você já possui um blog ou está pensando em criar um para seu negócio, é importante tomar cuidado com alguns pontos na hora de colocar em prática esse tipo de plano:

Tenha cadência nas postagens

Para descobrir qual a periodicidade ideal para a sua empresa, leve em consideração o tamanho dela, sua concorrência e a equipe disponível para produzir conteúdo – é importante que a frequência de publicação de posts não afete a qualidade do material.

Outro fator importante é manter um padrão e um calendário de posts. Ser regular ajuda a ter visitantes retornando ao seu site. Se você somar esses retornos a novas visitas diárias, verá que vale a pena manter essa regularidade.

Uma das formas de manter uma audiência fiel é justamente fazer com que ela entenda a periodicidade de posts do blog. Seus visitantes acharão estranho se você postar duas vezes em uma semana, dez vezes na semana seguinte, uma vez na terceira semana e novamente dez vezes na próxima semana.

É verdade que estudos mostram que, quanto mais publicações novas, mais chances seu blog tem de se destacar perante à concorrência. No entanto, isso só ocorre se o aumento de quantidade não for afetar a qualidade. Aqui, o índice qualitativo vem sempre antes do quantitativo.

Portanto, o mais importante é ser regular. Seja com posts diários, semanais ou quinzenais, o recomendado é manter essa frequência para que sua audiência saiba como funciona o blog de sua empresa e perceba que tudo está sendo feito de forma organizada.

Planejamento de Pautas

Para a máxima eficácia da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, os temas que serão abordados no blog não podem ser aleatórios. Um dos segredos para um blog de sucesso é justamente não fugir do tema central.

Faça uma previsão de quantos posts por mês ou semana você pode produzir para seu blog sem torná-lo repetitivo. Se o seu blog for de um nicho extremamente específico, por exemplo, talvez seja mais difícil encontrar assuntos diários.

A principal dica é criar um planejamento de pautas com antecedência, baseado nos problemas que sua persona enfrenta e nos diferentes estágios da Jornada de Compra. Dessa forma, você consegue prever quais serão os próximos assuntos, organizar melhor o conteúdo de seu blog e, ao mesmo tempo, manter o foco editorial e a diversidade de temas.

Leve também em consideração a procura no Google pelo tema sobre o qual deseja escrever. É importante dar prioridade àqueles que possuem busca, para que o seu blog seja encontrado mais facilmente.

Lembre-se de otimizar o texto para a Google

Depois de fazer um planejamento de temas e definir a frequência de postagens, é importante seguir as boas práticas de SEO para que suas publicações fiquem bem posicionadas nos resultados do Google. Afinal de contas, seu site precisa ser encontrado!

Defina uma palavra-chave para focar no post e siga algumas técnicas de otimização SEO On-Page. Há muitas formas de otimizar um post mas, resumindo bem a técnica, lembre-se de colocar a palavra-chave nos seguintes atributos:

  • Título do post;
  • Url do post;
  • Descrição do post;
  • Alt-text das imagens;
  • No mínimo em 1 Cabeçalho <H2> do texto.

Além do mais, é recomendado o uso da palavra-chave no início do texto e ao longo do post. Mas tome cuidado para não escrever o artigo apenas pensando na otimização para motores de busca. Pense também na experiência do usuário antes de publicar. O artigo irá ajudá-lo? É relevante para o problema que ele possui? O título condiz com o conteúdo?

É importante juntar SEO com a experiência do usuário, pois o algoritmo do Google está bastante avançado e já consegue identificar alguns critérios qualitativos do texto. Portanto, nada de encher o texto com palavras-chave desconectadas!

Diversifique o tipo de comunicação no blog

Outro fator bastante importante para um conteúdo bem escrito é a estrutura. É fundamental ter em mente que a leitura na internet é diferente da leitura de um livro, revista ou jornal. Há muitas distrações na internet, e é comum que o usuário perca a atenção caso o texto não seja atrativo no início ou não seja escaneável.

Por exemplo: blocos de texto muito grandes, sem nenhum descanso para os olhos, costumam causar desconforto para o usuário.

Portanto, sempre que puder, enriqueça seus conteúdos do blog com:

  • Subtítulos;
  • Listas;
  • Bullet points;
  • Negritos;
  • Itálicos;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Vídeos.

Além de ser uma ótima forma de melhorar a experiência do usuário, é um hábito valorizado pelo Google.

Conteúdos Ricos

Conteúdos Ricos

A produção de posts no blog é muito importante para atrair visitantes ao seu site e tornar sua empresa uma referência no mercado, mas para uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa, é necessário ter uma conversão intermediária para fisgar quem ainda não está no momento certo da compra.

É essa a função de um conteúdo rico: um material educativo que agrega valor para seus visitantes. Oferecendo esse tipo de conteúdo, sua empresa pode continuar educando seus potenciais clientes e preparando cada um deles ao longo do tempo para que, no momento certo, possa fazer a abordagem de venda.

Mas não basta criar esses materiais para que eles ajudem a educar prospects e tornem a sua empresa referência no mercado. É preciso divulgá-los de maneira correta e eficiente para conseguir Leads e, a partir daí, iniciar um relacionamento com esses Leads.

A forma mais eficaz de ofertá-los é através das Landing Pages, que são páginas voltadas para a conversão. Através delas, você pode oferecer o conteúdo e, em troca, pedir algumas informações de contato dos potenciais clientes, como nome, email, telefone e outros dados que achar necessário.

E a produção desse material não precisa ser algo necessariamente trabalhoso. Você pode começar oferecendo conteúdos que já possui e utiliza na sua empresa, como:

  • Planilhas;
  • Templates;
  • Pesquisas/análises de mercado;
  • Artigos técnicos;
  • Checklists;
  • Glossários;
  • entre outros.

Posteriormente, você pode produzir materiais pensados especificamente para responder dúvidas e curiosidades ou sanar dores dos seus potenciais clientes.

Além desses que já listamos, alguns dos principais formatos de conteúdos ricos são eBooks, webinars, ferramentas, kits, infográficos e templates, dos quais falaremos mais detalhadamente abaixo.

eBooks

A produção de eBooks é uma ótima alternativa para conteúdos mais longos que poderiam ficar extensos demais para um post de blog. Eles transmitem uma imagem de autoridade no assunto, passando confiabilidade para seu público-alvo.

Isso porque escrever um eBook e organizá-lo exige muita pesquisa e conhecimento do tema. Além disso, ele organiza um determinado tema em uma sequência lógica de aprendizado, o que pode ser útil para quem está estudando um assunto em particular.

Esse tipo de formato também tem o benefício de ter uma “alta viralidade”, já que basta divulgá-lo nas redes sociais com imagens e um título atrativo que seus leitores provavelmente compartilharão (se o material realmente gerar valor para eles).

Outra vantagem é que ele é um formato relativamente barato de desenvolver, já que, ao contrário de outros conteúdos, exige pouca infraestrutura: basta fazer a pesquisa, escrever e diagramar. E mesmo que você não tenha noção de design, pode usar um dos 12 templates de eBooks que disponibilizamos abaixo para diagramar seu eBook:

Modelos de eBook grátis

Todas essas características peculiares dos eBooks fazem com que eles sejam uma das grandes táticas do Marketing de Conteúdo.

Webinars

Assim como os eBooks, webinars são um formato bastante difundido para a produção de conteúdo. Eles acabam tendo um toque mais pessoal, que aproxima mais o potencial cliente da empresa, e são uma ótima oportunidade de estabelecer contato com pessoas referência do seu mercado.

Também não possuem um custo muito alto: você pode gravar um webinar apenas com uma câmera amadora ou celular, um microfone e um computador para editar o vídeo – é claro que, quanto melhor for a produção, melhor a imagem que você vai passar da sua empresa.

Você pode oferecê-lo tanto ao vivo quanto gravado. Versões ao vivo tem como benefício uma maior proximidade com os interessados, já que você pode responder a perguntas na hora. Mas nada impede que depois você disponibilize esse webinar em uma versão gravada, para que ele continue gerando Leads ao longo do tempo.

Além disso, você ainda pode utilizar o que foi dito no webinar para criar outros formatos de conteúdo, como novos posts, eBooks e infográficos.

Ferramentas

Ferramentas ajudam seus prospects com problemas práticos, que muitas vezes não poderiam ser resolvidos só com a leitura de um eBook ou assistindo a um webinar. Elas têm um bom potencial de geração de Leads, pois, se são capazes de facilitar o trabalho do seu público-alvo, provavelmente vão gerar bastante engajamento.

Elas podem tanto ser parte do seu produto/serviço quanto algo totalmente novo. Caso sejam parte do seu produto/serviço, elas podem fazer o Lead avançar no processo de compra, pois dão uma “palhinha” de como a solução completa funciona.

Um exemplo é a nossa ferramenta de Análise de Site, uma parceria entre RD e Supersonic. A ferramenta dá uma ideia do que é preciso melhorar para ter um desempenho cada vez melhor com seu site. Confira ela abaixo:

Ferramenta de análise de sites

Geralmente, criar ferramentas exige uma infraestrutura um pouco maior, pois você vai precisar contar com a ajuda de um profissional que saiba de programação. Em compensação, dificilmente sua ferramenta será copiada, já que é mais complicado reproduzir esse tipo de conteúdo do que um post, por exemplo.

Isso torna as ferramentas uma bela forma de diferenciação no mercado e certamente seu público vai perceber como a marca ajudou a resolver um problema relevante.

Kits

Kits são um formato de conteúdo rico que reúne dois ou mais materiais sobre um mesmo tema, ou destinados a uma audiência específica.

Um grande benefício dos kits é que, se você já trabalha com a produção de conteúdos ricos, eles podem ser simplesmente a junção de materiais que você já tem, otimizando os esforços da equipe de conteúdo.

Por isso mesmo, costumam ter um baixo custo de produção, pois você só precisa adaptá-los para um novo lançamento, criando novas Landing Pages, Thank-you Pages, emails e imagens. Um exemplo é o nosso Kit da Caixa de Ferramentas de Marketing Digital.

Kit de ferramentas de marketing

Mas mesmo que você decida criar um material totalmente novo, o kit pode ser muito atrativo para os interessados e ter um bom custo-benefício, já que chama a atenção pela quantidade de conteúdo sendo ofertada gratuitamente.

Além disso, também auxiliam quem está aprendendo sobre determinado assunto, já que costumam reunir o que você oferece de mais interessante sobre o tema.

Infográficos

Infográficos são a união de informações nos formatos visual e escrito, com gráficos e dados destacados para facilitar o entendimento de uma mensagem.

O infográfico como estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser tão eficiente como material rico porque facilita a leitura através de informações visuais, principalmente quando há muitos dados numéricos ou é necessário explicar algum processo com um passo a passo.

Além disso, podem atrair mais Leads porque costumam exigir menos tempo do que ler um eBook ou assistir a um Webinar, por exemplo. É o caso do nosso infográfico que mostra O que é Automação de Marketing.

Infográfico o que é automação de marketing

Apesar de parecer complicado, desenvolver um infográfico pode ser simples até para quem não tem muita familiaridade com softwares de edição e criação de imagens, pois há diversas ferramentas, muitas delas online e gratuitas, que podem ajudar você nessa tarefa, como o Canva.com.

Templates

Templates são, basicamente, modelos de planilhas, apresentações, listas e outros materiais prontos para o uso, que, assim como as ferramentas, facilitam na execução de alguma tarefa dos seus prospects. Você pode conferir um exemplo baixando o Template de Relatório Mensal de Marketing Digital para medir seus resultados!

Banner para relatório de marketing

Como têm uma aplicação bem prática, os templates são muito bons para atrair Leads qualificados. Por isso, lembre-se de criar templates autoexplicativos ou que possuam um material de apoio para serem bem utilizados.

Além disso, eles são mais fáceis de criar do que se imagina. Afinal, muitas empresas já utilizam templates em seus processos internos, e podem ofertá-los sem ter que mudar praticamente nada.

Vídeos

Vídeos

O vídeo é outro formato que, quando aplicado dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pode ser extremamente valioso para sua empresa.

É um formato que está se popularizando cada vez mais, e muito em virtude da facilidade que é hoje criar um vídeo. Algumas empresas sequer possuem câmeras profissionais, e utilizam webcams ou celulares para gravações.

Os vídeos estão tão em alta que hoje a maior parte do tempo consumindo conteúdo acontece através deles. No fim, isso significa que ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente.

É justamente por isso que logo no início da página do RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing que é líder na América Latina, você já visualiza um vídeo contando os detalhes dessa solução, como você pode ver abaixo:

Banner site RD Station Marketing

Aqui vamos destacar mais algumas dicas para você usar vídeos em sua estratégia:

Uso de vídeos no Blog

O blog é o principal meio no qual o conteúdo produzido pela sua empresa será divulgado e, quando pensamos nele, o primeiro formato de conteúdo que nos vem à mente costuma ser o texto.

De fato, esse formato é o mais comum, mas não devemos nos esquecer das possibilidades que os vídeos apresentam.

Existem diversas formas de usar vídeos como conteúdo para blogs. Uma delas é criando uma série de pequenos vídeos que cubram um certo tópico, porém que não sejam extensos o suficiente para se tornarem um webinar.

Uso de vídeos nas redes sociais

Outra boa prática é utilizar vídeos em redes sociais. Há as redes sociais próprias para vídeos, como TikTok, Instagram, Youtube, que focam nesse formato, e as redes como Facebook e Twitter que também oferecem o vídeo como um formato de publicação.

Há várias formas de sua empresa criar conteúdo em vídeo nas redes sociais. Você pode criar teasers que direcionam o usuário para uma página, minivídeos explicativos sobre um determinado tema, demonstrações de um produto, estudos de caso, transmissões ao vivo e muito mais!

Vídeos funcionam muito bem nas mídias sociais. Dentro do Instagram, por exemplo, é o formato de publicação que gera o maior alcance, como falamos no post sobre o Instagram Reels.

Canal de vídeos e media center

Pensando no contexto maior do Marketing Digital, é possível ir além e fazer algo focado em conversão. Para isso, ter um repositório de vídeos da sua empresa é uma excelente forma de se posicionar e gerar resultados.

Quando pensamos em fazer um canal de vídeos como estratégia de Marketing de Conteúdo, é bem comum já vir à nossa cabeça um canal em plataformas gratuitas de massa, como o Youtube e o Vimeo. E aproveitar a audiência que esses canais possuem de fato é algo atrativo, principalmente quando estamos com o objetivo de atrair visitantes para o site.

Acontece que essa nem sempre é a melhor opção: é possível dar um passo adiante e tornar esse canal de vídeos, ou media center, em um canal da sua empresa, como o próprio site. Isso é algo bem mais interessante para se posicionar como referência e evitar alguns problemas clássicos trazidos pelas plataformas gratuitas, tais como perda de atenção e publicidade de terceiros.

Existem ferramentas nacionais e internacionais que ajudam você a aprimorar as possibilidades de conversão através de vídeos. Os preços variam e a entrega de valor também. O importante é escolher aquela que mais possa gerar negócios para sua empresa, que cumpra a necessidade e, obviamente, que valha o custo-benefício.

Redes Sociais

Redes Sociais

As redes sociais são ótimos canais para sua empresa fazer Marketing de Conteúdo. São canais multifunções dentro do Marketing Digital, isso porque podem funcionar tanto para atração como para relacionamento e, em alguns casos, até mesmo a venda.

Há muitos motivos para que sua empresa esteja presente nas redes sociais. Por exemplo:

  • Para muitas pessoas, é o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento;
  • É um canal barato e que pode render resultados até para quem não impulsiona suas publicações;
  • Tem alto poder de disseminação de conteúdo e de viralização;
  • É um canal para relacionamento com clientes e fãs, tanto por mensagens inbox como nas próprias publicações públicas;
  • É uma poderosa fonte de tráfego e de geração de Leads para o site de sua empresa.

Com certeza ainda existem mais vantagens. Portanto, manter presença nas redes sociais é fundamental.

Agora, quando falamos de conteúdo, uma alternativa interessante é usar as redes sociais não só para promover o que sua empresa produz para o blog ou para o site, mas também usá-las para produzir conteúdo diretamente na plataforma, em formatos diferentes do que é publicado no blog.

As maiores redes sociais hoje são multimídias, o que permite que sua empresa possa produzir textos, infográficos, montagens, vídeos, transmissões ao vivo, concursos, fotografias, gifs e o que mais sua criatividade permitir.

Note que falamos em redes sociais, no plural. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo nas redes sociais não é somente criar uma página no Instagram e ficar postando sem parar.

Leve em consideração todas as redes sociais

É verdade que o Instagram é a rede social mais usada no momento. Em um primeiro momento, pode parecer que, de acordo com essa percepção, estar somente no Instagram é o suficiente para sua empresa ter sucesso nas redes sociais.

No entanto, é justamente o contrário. Ter uma página da sua marca no Instagram não é um diferencial, é o básico. E para se destacar em meio a tantas outras empresas e produtores de conteúdo, é preciso trabalhar de forma bastante estratégica e criativa.

Uma forma interessante é justamente estar aberto a outras oportunidades e produzir conteúdo também em outras redes sociais.

TikTok, Twitter, LinkedIn, YouTube, SlideShare, Snapchat, Pinterest: todas essas mídias podem dar resultado para sua empresa. Tudo o que você precisa é muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente.

Para começar o processo de escolha das redes sociais nas quais sua empresa deve estar presente, é importante identificar onde seu público-alvo ideal está e de que forma sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante com ele.

Conversar com alguns clientes atuais e potenciais pode ser uma boa forma de descobrir o que eles estão usando no dia a dia. Além disso, mesmo que sua empresa não vá atuar de forma ativa em todas elas, é importante criar os perfis nas redes para reservar o nome, evitando que apareçam páginas ou perfis com o nome de seu negócio.

Para entender melhor, sugerimos a leitura do artigo: Marketing nas redes sociais: qual a importância? Como fazer?

Não seja um vendedor inconveniente

Na maioria das vezes, as redes sociais não são um ambiente onde as pessoas estão querendo ser abordadas por postagens corporativas e vendedoras.

E como estamos falando de Marketing de Conteúdo, o ideal é que sua empresa use as redes sociais para primeiro criar um relacionamento com seu público e depois ir trabalhando suas ofertas de forma arquitetada e sutil.

Lembre-se que o fã que está seguindo sua empresa nas redes sociais pode até ser um cliente ou um consumidor do seu produto ou serviço, mas nem sempre ele vai estar consumindo sua solução. Ou seja, para mantê-lo engajado com sua empresa, crie conteúdo para ele e faça ofertas na hora certa!

Mensure os resultados com o funil das redes sociais

Sempre que possível, analise o desempenho do seu trabalho nas redes sociais. Isso vai ajudar a identificar oportunidades e melhorar o que não tem dado certo.

Mas como medir resultados? Quais são as métricas realmente importantes das redes sociais?

É bastante normal encontrar empresas focando o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo no número de curtidas, compartilhamentos e comentários das publicações, e esquecendo que o engajamento de nada adianta se não houver a geração de oportunidades de negócio.

É importante deixar claro que de forma alguma estamos dizendo que essas métricas não devem ser acompanhadas. Sim, elas devem ser monitoradas pois, indiretamente, ajudam no alcance que a sua publicação terá.

Publicações com mais curtidas, comentários e compartilhamentos são entendidos pelas redes sociais como conteúdos de qualidade, e por isso as redes sociais dão destaque para elas.

Contudo, o enfoque deve ser em métricas que podemos chamar de diretas, ou seja, que mostram o interesse da audiência em continuar interagindo com a sua empresa. Para isso, existe um funil próprio:

Funil das métricas de redes sociais, dividido em três etapas: Impressões, Cliques e Conversões.

Impressões:
A primeira etapa do funil das mídias sociais representa o número de vezes que a sua publicação foi visualizada. Sempre procure otimizar suas publicações para que elas sejam vistas cada vez mais vezes pela sua audiência. Algumas variáveis controláveis podem aumentar as impressões da sua página e, consequentemente, aumentar o topo do seu funil, como horário e formato da publicação;
Cliques:
Essa é uma métrica muito importante para medir o desempenho das suas postagens, afinal, o objetivo que compete somente à gestão de mídias sociais de uma empresa é gerar tráfego para outros canais específicos de geração de oportunidades de negócio. Você deve otimizar ao máximo suas postagens para que sua audiência clique cada vez mais nelas e, posteriormente, seja convertida em Leads;
Conversões:
O número de conversões de visitantes em oportunidades de negócio deve ser a sua principal métrica a ser acompanhada neste processo. Apesar de a conversão não depender única e exclusivamente do trabalho feito em mídias sociais, ela é uma métrica que mostra a efetividade do canal, ou seja, a quantidade dos seus Leads que foram gerados pelas mídias sociais.

Aproveite a oportunidade de interação com seu público

As redes sociais são locais em que você pode e deve estabelecer uma comunicação mais pessoal com seu público-alvo.

Aproveite essa oportunidade ao máximo, pois isso pode ser um diferencial de sua estratégia.

Responda os comentários que seus fãs fazem para que eles se sintam privilegiados. É uma forma rápida e fácil de fidelizar os fãs que você já tem e, até mesmo, transformá-los em advogados da sua marca.

Além do mais, geralmente a interação com o público gera bons insights para novas ações de Marketing de Conteúdo. Aproveite o que seus fãs têm a dizer e faça com que eles sintam que estão participando de suas publicações.

Email Marketing

Email Marketing

O Email Marketing tem sido o carro-chefe de muitas empresas que sabem utilizá-lo. Hoje, o canal vai muito além do envio de mensagens ou notificações: é uma boa forma de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamentos com a base de contatos.

Por ser um canal ágil e de baixo custo, é útil para vários tipos de negócios e tamanhos de empresas que desejam aplicar Marketing de Conteúdo e outras estratégias de marketing.

Separando seus contatos por áreas de interesse (conteúdos acessados ou baixados no seu site, que indiquem de que tipo de produto ou serviço ele possa estar precisando), é possível entregar mensagens com as ofertas certas para o potencial cliente, aumentando consideravelmente a taxa de conversão. Isso traz resultados importantes no nível de engajamento, além de ser fundamental para guiar seus prospects em direção à venda.

Além do envio de newsletters e da divulgação de novos materiais por meio de emails promocionais, sua empresa pode investir em uma estratégia de nutrição de Leads.

Use cada email para educar e motivar os seus clientes potenciais ou informar sobre suas ofertas – de conteúdos, serviços ou produtos.

Apesar desses benefícios, quando o Email Marketing é feito de maneira errada, pode deixar uma impressão equivocada sobre sua qualidade. Por isso, alguns cuidados importantes devem ser tomados e é sobre eles que vamos falar agora.

Não compre listas de emails

A compra de listas de emails pode parecer vantajosa, mas existem muitos motivos para não investir nessa prática. O maior de todos é porque isso vai contra as normas da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que regulamenta toda a parte de autorização para comunicação das empresas.

O segundo motivo é porque as pessoas da lista não conhecem sua empresa e não demonstraram interesse nela, então não fazem ideia de como você conseguiu o email. Isso causa uma impressão muito ruim no momento do recebimento da mensagem.

Em terceiro lugar, temos visto a explosão das mídias sociais, que deram voz e poder ao consumidor. Hoje a empresa fica mal vista não só por quem recebeu o spam, como também por todos os amigos dessa pessoa, caso ela use seu perfil para reclamar.

Além disso, os serviços de email estão ficando mais inteligentes. Há uma boa chance de muitos usuários marcarem sua mensagem como spam e, ao fazerem isso, a reputação da empresa fica prejudicada. Dessa forma, os próximos envios têm grandes chances de cair direto na caixa de spam, e mesmo as pessoas que gostariam de receber algo da sua empresa não verão o seu email.

Geralmente essas listas têm muitos emails que não existem ou que foram desativados. A qualidade também é ruim em termos de público-alvo, pois para “engordar” a lista e tentar fazê-la valer mais, são incluídos todos os tipos de email. Assim, entram perfis que não possuem qualquer relação com o serviço ou produto oferecido pela sua empresa.

Gaste esforços na segmentação

Enviar o email certo para a pessoa certa traz o máximo de aproveitamento da sua base de contatos. Para isso, o primeiro passo é ter informações, que podem vir de muitos lugares – para quem trabalha com Marketing Digital, o mais comum é que venham das Landing Pages.

Desse modo, é muito importante que, ao criar uma Landing Page, sejam definidas quais as perguntas a serem feitas, ou seja, as informações mais relevantes e que ajudarão sua empresa a fazer uma segmentação melhor.

Com as informações em mãos, o próximo passo é pensar no processo como um todo – não somente para criar campanhas, mas para o próprio lançamento dos materiais. É comum que empresas definam a oferta antes do público. Não há nada de errado nisso, porém, quando há informações sobre a base de Leads, fica mais fácil fazer uma oferta especificamente para um público bem segmentado.

Para ajudar no processo, pode-se fazer uma boa integração entre os serviços que sua empresa utiliza e mantê-la sempre atualizada ou usar uma plataforma de Marketing Digital mais completa, que possui a maioria das ferramentas necessárias já integradas entre si.

Não envie um “email imagem”

Outra prática que causa resultados negativos na sua campanha de Email Marketing é colocar todo o conteúdo da mensagem em uma única imagem. Isso porque a maioria dos principais serviços de email – como Hotmail, Yahoo e Outlook – possui um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em um email.

Com a internet cada vez mais abundante de informações, é raro que os usuários tenham disponibilidade de tempo e interesse a ponto de autorizar a exibição para só então descobrir do que o email trata. É preciso que o email mostre a que veio logo de cara. Ao usar apenas uma imagem, muitos destinatários irão ignorar o email, ou ainda deletá-lo ou marcá-lo como spam.

A melhor forma de se certificar de que a mensagem do email será transmitida ao destinatário, mesmo que este não autorize a exibição das imagens, é utilizar um template de email em HTML com uma boa distribuição entre textos e imagens com alt tags, sempre colocando um texto que descreva a imagem.

Preocupe-se com a frequência

Determinar a frequência ideal de emails é algo muito importante na hora de usar Email Marketing para compartilhar o que foi produzido em termos de Marketing de Conteúdo, pois ela é um dos elementos responsáveis pelos resultados das suas campanhas no longo prazo.

Um alto volume de emails pode ter um alcance maior e até gerar mais vendas na hora, mas costuma também incomodar os leitores e causar uma gradual queda dos assinantes da lista.

Por outro lado, mandar poucos emails pode “esfriar a relação” e subaproveitar o potencial do canal, além de causar estranheza ao leitor quando o email chega.

Para ajudar a encontrar o ponto ideal, pense no objetivo do email. Se você quer informar os eventos da semana, por exemplo, a frequência é semanal. Para casos em que a ideia é manter um relacionamento ou promover algo atemporal, no entanto, é preciso ter mais informações e deve-se partir para o próximo passo.

Converse com os assinantes. Esse trabalho “investigativo” é essencial na definição da frequência, até porque, como as consequências disso vêm em longo prazo, é muito mais difícil fazer testes para descobrir a melhor frequência do que para o melhor horário.

Fique atento também à quantidade de pessoas que cancelaram a assinatura. Se você perceber que a taxa de pessoas cancelando a assinatura da sua lista é alta, é hora de parar e rever sua política de envio.

Não defina uma frequência ideal, mesmo que tenha sido a escolhida pelos seus clientes, se não for tempo suficiente para você selecionar ou produzir conteúdo relevante. Se o conteúdo enviado não é relevante, vai ser muito fácil as pessoas se cansarem e se descadastrarem da sua lista.

Mensure os resultados das ações de Email Marketing

Depois de enviar os emails, é importante mensurar os resultados para ver o que é preciso alterar, testar e melhorar. Para isso, algumas métricas, como as taxas de crescimento da lista, de abertura, de cliques e de descadastros devem ser observadas.

A taxa de crescimento da lista é o percentual de novos emails em relação ao total da lista. Essa métrica permite observar como anda a construção de uma base relevante como ativo de Marketing Digital. Uma taxa ruim pode significar que sua empresa precisa investir mais em iscas para a obtenção de emails.

Já a taxa de abertura é o número de pessoas que abriram a mensagem dividido pelo número de pessoas que a receberam. Apesar de não ser muito precisa (há algumas distorções técnicas), a taxa de abertura é uma métrica muito importante para indicar a qualidade do assunto escolhido para o email e o melhor horário de envio.

A taxa de cliques é um dos itens mais importantes e, por isso, muitas empresas se importam unicamente com ela. Mas analisá-la de forma exclusiva e separada não mostra onde está o problema. Um email com baixa taxa de abertura obviamente tende a ter menos cliques.

Quando mensuramos também a taxa de cliques/aberturas, conseguimos identificar o problema de forma mais clara: vemos se não houve cliques porque o conteúdo é ruim (depois que o email foi aberto) ou se a taxa de abertura é que é ruim (e o problema está no assunto, horário de envio e histórico com a marca).

A taxa de descadastros por envio indica quantas pessoas optaram por sair da sua lista e reflete problemas na qualidade do conteúdo e/ou na frequência de envio. Um alto índice de descadastros é um alerta grande para sua empresa e indica necessidade de reformulação na política de Email Marketing.

Vale a pena analisar também qual é o impacto das ações no seu site – quantas visitas o email gerou e, principalmente, quantas conversões são realizadas por essa fonte de tráfego.

Dessa forma, é possível entender um pouco mais do valor de negócios proporcionado por esse tipo de ação.

Tendências de Marketing de Conteúdo que você precisa seguir

Chegando até aqui, você ainda pode ter algumas dessas dúvidas:

  • O que preciso fazer este ano para que os resultados sejam melhores do que no ano passado?
  • Como posso agregar ainda mais valor para o meu público com diferentes formatos de conteúdo?
  • Como transformar a maneira da audiência interagir com a minha marca?

Saiba que não são só os profissionais de Marketing de Conteúdo que estão abordando essas questões. Todas as marcas que adotam estratégias online querem encontrar respostas para todas elas, e podemos dizer que é preciso olhar para algumas mudanças e tendências para achar as melhores soluções.

É por isso que também gostaríamos de destacar aqui algumas tendências mais efetivas e compartilhar algumas dicas para ajudar sua marca a ficar à frente da concorrência quando o assunto é criar conteúdo de qualidade.

1. Crie conteúdos autênticos que mostram a realizada por trás da sua marca

Autenticidade e verdade são dois temas comuns que os consumidores esperam da sua marca. Hoje os clientes buscam a sinceridade das marcas, enquanto o outro lado busca relacionamentos mais profundos e completos com sua audiência, certo? Nesse caso, é preciso se concentrar em experiências personalizadas para cada usuário.

Se os profissionais de Marketing planejam produzir experiências online imersivas e interativas que impressionarão qualquer um, encantando de cara o seu público, sua estratégia de conteúdo precisa estar voltada para esses valores dos clientes.

2. Diversidade e inclusão precisa fazer parte da estratégia de conteúdo

Os clientes querem consumir conteúdo diversificado e inclusivo. Já não dá mais para manter uma frequência de publicações que não representa a diversidade da sociedade, ou seja, que só mostram pessoas brancas.

Garantir que um cliente possa se ver como um membro presente na comunicação da sua marca pode ajudar a aumentar as conversões em vendas. Diversas pesquisas mostram que as pessoas estão muito mais propensas a comprar mais de uma vez de marcas que estão comprometidas com a diversidade e inclusão.

3. Desenvolva conteúdos preparados para a pesquisa por voz

À medida que a pesquisa por voz se torna mais popular, seu conteúdo deve ser otimizado para a forma como as pessoas falam. Isso significa escrever conteúdos com linguagem natural e adicionar nas configurações os títulos e descrições que já tragam termos coloquiais.

Essa otimização para pesquisa por voz pode ajudar a melhorar seu resultado na frente de SEO e aumentar o envolvimento do seu público. Isso ainda permitirá que os dispositivos com inteligência artificial encontrem e retransmitam com precisão respostas para buscas por voz baseadas também em localização.

4. Olhe para o entretenimento como a chave para uma estratégia efetiva com conteúdo

Os profissionais de marketing que incorporam as tendências de entretenimento e da cultura pop em sua estratégia de Marketing de Conteúdo estão se desafiando o tempo todo. Afinal, será que conectar esse tipo de conteúdo com marcas faz sentido?

Para responder essa pergunta, é preciso entender melhor seu público. Caso ele esteja aberto e curtir esse tipo de comunicação, você irá aumentar suas chances de ganhar tráfego e humanizar sua marca. É o que fazemos aqui nas páginas de conteúdo da RD Station, como o perfil @resdigitais no Instagram.

Por entender que nosso público segue esse tipo de conteúdo e dá preferência para ele, incorporamos dentro da nossa estratégia uma editoria de redes sociais focada em trazer referências conhecidas do público para conectar com os assuntos de Marketing Digital.

Só que não adianta querer fazer algo que sua audiência não vai consumir. Nesse caso, olhe para que tipo de entretenimento seu público busca para incorporar da mesma forma na sua estratégia.

5. Use conteúdo interativo para captar a atenção do público

Em meio a quantidade de conteúdo que é produzido hoje, é muito mais provável que o público preste atenção ao conteúdo que seja interativo, que proporcione uma verdadeira imersão.

Os profissionais de marketing tendem a apresentar conteúdos em formatos estáticos, como PDFs e Infográficos, por exemplo. Só que eles nunca terão a performance tão positiva que um conteúdo interativo é capaz de gerar.

Mas afinal, como produzir esse tipo de conteúdo? Criar micro sites ou páginas HTML, como Landing Pages, é uma ótima maneira de criar uma experiência mais interativa e fora do padrão. Eles também são uma oportunidade para testar novas ideias e colaborar com parceiros.

Que tal um exemplo? Um dos melhores são os conteúdos do Growth design. Todos os seus estudos de caso trazem um conteúdo com formato único, simulando algo que lembra páginas em quadrinhos mas ao mesmo tempo animadas. Veja o exemplo do conteúdo chamado A psicologia por trás do feed viciante do TikTok:

Exemplo conteúdo do Growth design

Aqui na RD Station também trabalhamos com essa tendência em conteúdos estratégicos. Um dos exemplos é a página de produto do RD Station Marketing! Além de contar com vídeos e gifs, que por si só já trazem uma experiência imersiva, também há a área interativa onde o usuário pode escolher a funcionalidade que quer conhecer dentro da ferramenta:

Página com funcionalidades do RD Station Marketing

O que achou? Inclusive, com o RD Station Marketing, você consegue ter em mão tudo que precisa para direcionar seus esforços para os conteúdos certos e ainda conta com funcionalidades para otimização das páginas para os buscadores. O melhor é que dá para fazer agora um teste gratuito da ferramenta por 10 dias:

12 erros mais comuns do Marketing de Conteúdo

Até agora, falamos muito sobre como fazer Marketing de Conteúdo, assim como algumas boas práticas que adotamos aqui na RD Station. Mas há muitas empresas que, apesar de estarem investindo em Marketing de Conteúdo, fazem isso de maneira errada.

Por isso, para fechar este guia, selecionamos a seguir alguns erros comuns que você deve evitar se quiser desenvolver suas estratégias de Marketing de Conteúdo de maneira correta. Confira!

1. Todo o conteúdo fala sobre sua empresa

Seus clientes não se importam com você, eles se importam com eles mesmos. Muitas vezes esquecemos disso quando ficamos descrevendo o quão maravilhoso nosso produto/serviço é. Não cometa esse erro!

2. Ficar focado em investimento das divulgações antes de pensar no conteúdo

Não adianta pensar no orçamento que precisa ter para começar a pagar para plataformas divulgarem seus conteúdos. Primeiro, identifique que tipo de conteúdo precisa produzir para depois divulgar no lugar certo, que sua audiência marca presença. Talvez você economize bastante e conquiste ótimos resultados nos canais orgânicos!

3. Falta de chamadas para conversão

O conteúdo deve ser produzido com um objetivo em mente: a conversão. Portanto, todo conteúdo deve também oferecer chamadas (call-to-action) e formas de levar o visitante a realizar essa conversão.

4. Muito foco em um canal específico

Pare de pensar somente em divulgar seus conteúdos por um único canal. Não pense simplesmente em estar no Twitter ou TikTok porque essa é a tendência do momento. Pense em formas de resolver os problemas do seu cliente e esteja nos diferentes lugares em que eles estiverem.

5. Não pensar como uma empresa de mídia

Sua comunicação deve ser levada a sério, seguindo um calendário e garantindo uma frequência na publicação de conteúdo. Sem isso, é muito provável que se perca no meio do caminho e as publicações atrasem ou deixem de acontecer.

6. Não possuir um responsável pelo conteúdo

O que é de todo mundo não é de ninguém. Tenha alguém para garantir que o calendário de conteúdos e os objetivos estão sendo seguidos.

7. Não estar imerso no seu mercado

Você tem de estar em todos os lugares que os seus clientes estão. Isso é importante para ter clareza de quais conteúdos precisa produzir se quer mesmo ajudar a resolver os principais problemas deles.

8. Olhar apenas para métricas de vaidade

Como o próprio nome já diz, as métricas de vaidade, que geralmente são reportadas por meio das redes sociais, não ajudam a medir o sucesso real das suas ações. Elas ajudam sim a ter uma visão de resultados, mas um gerente de marketing tem pouco interesse em saber quantos seguidores a empresa tem.

O importante da sua estratégia de conteúdo é saber quantos Leads foram gerados, quantos foram convertidos em vendas e quanto foi gerado de receita por meio dessa estratégia.

9. Não entrar em um nicho

Você precisa ser considerado um expert em algum assunto para que a estratégia funcione. Escolha algo cuja expertise seja uma meta alcançável e, ao mesmo tempo, que seja um assunto relevante para sua empresa.

10. Inconsistência ou falta de foco em campanhas

Se você assina um jornal e não o recebe pela manhã, fica descontente, certo? Você faz o mesmo papel com o seu cliente quando deixa de fornecer o conteúdo que vinha fornecendo.

11. Não pensar em como aparecer bem nas ferramentas de busca

Muito do tráfego do seu site deve vir das ferramentas de busca. É preciso pensar nelas na hora de criar algum conteúdo.

12. Não dar prazo suficiente

Infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia. O lado bom disso é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. É um ativo de longo prazo.

Por fim, fica o lembrete: quanto mais completa e forte for sua estratégia de Marketing de Conteúdo, sua empresa estará mais próxima de atingir suas metas de Marketing e Vendas. Por isso, conte com o apoio do RD Station Marketing, a ferramenta tudo-em-um que vai levar seus resultados para o próximo nível. Teste agora:

Perguntas Frequentes

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, eBooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.

Dentre os vários objetivos do Marketing de conteúdo, os principais são: aumentar a visibilidade da sua marca na internet, aumentar a interação com a sua marca, nutrir a base de leads, reduzir o CAC, aumentar a confiança e conquistar evangelistas da marca, além de melhorar a experiência do pós-venda.

Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. Quando eles sentirem a necessidade de buscar um produto ou solução, a sua marca será lembrada e escolhida.

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Algumas formas podem ser: através do blog, criação de materiais ricos, vídeos, redes sociais e email marketing.

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