5 variáveis que você deve conhecer ao fazer testes A/B em anúncios no Facebook

Fazer um teste A/B é um ponto de partida para descobrir como podemos melhorar a análise dos resultados das campanhas no Facebook. Saiba como!

Matheus Mourão
Matheus Mourão10 de novembro de 2015
Semana da Transformação Digital

Muitas vezes somos direcionados a pensar que campanhas de mídias pagas são um gasto de dinheiro sem sentido, e basta ter apenas uma campanha com ROI baixo para pensarmos em desistir de anunciar na internet e nas redes sociais.

Porém, eventualmente temos que deixar os sentimentos, noções e emoções de lado e preocupar com o valor que os dados nos dão para ir em busca de uma estratégia que seja assertiva.

Os famosos testes A/B já comentados pela nossa equipe em alguns posts são o ponto de partida para descobrir aonde podemos melhorar a análise dos resultados das campanhas feitas no Facebook especificamente.

eBook Facebook Ads: o guia completo

Descubra como criar campanhas no Facebook Ads e veja dicas comprovadas para aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como funciona um teste A/B?

A ideia principal de um teste A/B é realizar a comparação de um anúncio original (versão A) com as suas variações (versão B), em um mesmo período de tempo, para chegar a uma conclusão sobre a hipótese que as variações desse anúncio podem trazer. Ou seja, baseado em dados e estatísticas escolher uma versão “vencedora” da melhor formato de sua peça, encontrando as oportunidades das características que funcionam melhor do que as outras.

Para comprovar a teoria dos testes, é interessante que se faça o comparativo de 5 variáveis para alcançar melhores resultados, que são:

  • 1 - Imagem
  • 2 - Texto do anúncio
  • 3 - Botões de CTA
  • 4 - Interesses
  • 5 - Localização do anúncio

Variável #1 - Imagem

Os publicitários dizem e a ciência comprova: o primeiro ponto que as pessoas veem em um anúncio é a imagem. Ela influencia bastante uma pessoa a continuar ou não a ver o seu anúncio. E é a primeira variável que pode ser testada na otimização da sua peça:

#Use cores diferenciadas

Existem vários estudos que falam sobre o poder das cores e como elas influenciam em um processo de venda.

Um anúncio que possui diversas cores em um mesmo lugar é mais efetivo que um outro que tenha menos cores? Teste!

O uso de mais cores no segundo anúncio pode aumentar as chances de atrair mais pessoas para o clique nele.

#Use rostos de pessoas

Imagens de rostos de pessoas podem ser efetivas para chamar a atenção das pessoas?

Geralmente o que observamos de alguns bancos de imagem é que o uso de homens e mulheres atrativos e crianças sorridentes é o suficiente para capturar o interesse das pessoas para o seu texto. Entretanto nem sempre essas imagens vão fazer sentido para o seu negócio, e em algumas situações serão até irrelevantes.

As imagens abaixo fazem o uso de rostos humanos que são reais e não apenas situações criadas para abastecer bancos de imagens:

#Use animais

Assim como imagens de bebês, as fotos de animais são cativantes e agradam a grande maioria das pessoas.

Imagens que captam a atenção do nosso olhar ou incitam algum tipo de emoção são extremamente recomendáveis. Quando você percebe a variedade de fotos que podem ser utilizadas como variáveis em seu anúncio é hora de testar qual delas tem uma eficácia maior do que a outra.

Mas atenção: Use imagens de animais somente se o seu produto ou serviço tiver algum tipo de relação com os bichos, do contrário essa variável não fará sentido em seu anúncio.

Variável #2 - Texto do anúncio

Um texto de anúncio para o Facebook consiste em 3 partes:

  • Headline
  • Corpo do texto
  • Descrição

# Headline

Depois da imagem, a headline de 25 caracteres é um dos fatores que mais chamam a atenção no anúncio. Você pode iniciar com um headline atraente, o qual capture a atenção das pessoas logo após elas verem a imagem. Depois você pode explorar o corpo do texto, quando você explica a oferta, para finalmente adicionar mais detalhes na descrição do link (texto que vem logo abaixo do headline).

Escreva headlines que sejam fortes e atraentes, e que sejam desafiadoras, incitando até mesmo pessoas que escrevem com maior naturalidade a olharem para o seu anúncio. Testar essa variável no início de suas campanhas fará com que se tenha uma hipótese mais clara de quais caminhos devem ser seguidos na otimização de uma campanha.

# Corpo (texto do post)

O corpo do texto é aquele lugar em que você pode explorar um pouco mais sobre o que você diz e como você diz em relação ao produto ou serviço que está anunciando. Essa mensagem deve ser consistente e acompanhar a linha de raciocínio do headline e da descrição.

O ideal é sempre manter a objetividade, com clareza nas ideias e no produto/serviço que será oferecido. Na maioria das vezes a utilização de menos palavras no corpo do texto, significa um maior entendimento e retorno por parte de quem vai clicar no seu anúncio.

# Descrição (texto abaixo da headline)

Essa é a parte onde você justifica melhor o seu headline. Apesar de ter a menor fonte dentre as outras partes do anúncio, se possuir erros será percebido em toda a peça.

Algumas ideias para uma descrição criativa são:

  • 1 - Prova social: Use a prova social dos seus fãs/seguidores para influenciar no processo de decisão de compra da pessoa que verá o seu anúncio. Pode ser um review de produto, depoimento, índices de audiência ou estatísticas de mídias sociais.
  • 2 - Autoridade: Associe o seu produto com alguém conhecido ou referência no assunto. Credibilidade é importante e faz toda a diferença para quem ainda está na dúvida.
  • 3 - Urgência/Escassez: Ninguém quer perder uma boa condição de fechamento de venda. Combinar isso com o senso de urgência, gerando o princípio de escassez faz com que mais pessoas tomem algum tipo de ação.

Variável #3 - Botões de CTA

O Facebook dá algumas opções interessantes de botões de chamada para a ação (CTAs), e são eles:

  • Reservar agora
  • Usar aplicativo
  • Fale conosco
  • Jogar
  • Comprar agora
  • Cadastre-se
  • Assistir vídeo

O teste entre um anúncio que não possui CTA, com algum que possua um “Cadastre-se” ou “Comprar agora” pode trazer diferentes resultados e ideias para novas ações nas campanhas, visando aumentar o ROI das mesmas. Número de cliques, conversões e outros KPIs dos calls to action podem ser um teste de eficiência a mais para a sua publicidade.

Saiba mais sobre as possibilidades de chamadas para ação no post "Facebook: botão Call to Action na Fan Page".

Variável #4 - Interesses

Não são apenas as características diretas de um anúncio que irão mostrar o que precisa ser otimizado. Os recursos de interesse na segmentação do Facebook Ads podem trazer análises que mudam o rumo de uma campanha.

O Facebook mede interesses baseado em:

  • Interesses listados;
  • Atividades
  • Educação e cargos
  • Páginas (fan pages) que as pessoas curtem
  • Aplicativos que as pessoas usam
  • Grupos que elas participam

Para ter uma estratégia poderosa é necessário fazer testes e mais testes. Basear somente no que achamos pode fazer com que o dinheiro gasto com essa mídia paga traga menos retorno do que o esperado.

Variável #5 - Localização do anúncio

A coluna direita funciona melhor do que a Linha do tempo para anunciar na rede social do Zuckerberg? Só é possivel saber através de testes.

O Facebook possui quatro opções de localização de anúncios, e cabe a você entender qual a melhor forma de utilizá-los:

  • Linha do tempo Mobile
  • Linha do tempo Desktop
  • Coluna Direita
  • Instagram

Se você está usando a mesma configuração de anúncio na rede há muito tempo e as métricas estão caindo, talvez seja a hora de mudar o local em que ele aparece. Se a landing page ou o seu site não é responsivo, não há motivos para escolher a linha do tempo mobile.

Conclusão

O mais importante nos testes A/B de anúncios no Facebook é que cada variável deve ser testada por vez, e não todas ao mesmo tempo, pois só assim é possível mensurar o que cada elemento faz de diferença em sua campanha.

Não existe uma fórmula para campanha perfeita no Facebook, e a prova disso são os pequenos detalhes que comentamos nesse texto que podem fazer a diferença no sucesso de sua campanha no Facebook Ads.

Para saber ainda mais sobre o assunto, recomendamos o download do nosso kit Teste A/B e do nosso eBook sobre "Facebook Ads".

Matheus Mourão

Matheus Mourão

Veja também

Marketing
Design e Marketing Digital: como usar (ou não) para gerar mais resultados para sua empresa?
Marketing
Pesquisa de Marketing: por que sua empresa deve organizar uma
Marketing
Google Attribution: a ferramenta que promete revolucionar a análise dos resultados de Marketing Digital e offline