Google promete abas 10% mais rápidas com novo Chrome

Nova versão do navegador do Chrome foca em funcionalidades para aumentar a produtividade - ou diminuir o tempo perdido - dos usuários

Bruno Volpato
Bruno Volpato25 de agosto de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Quantas abas do seu Chrome estão abertas neste momento? Enquanto escrevo este texto, contei 14 aqui no meu PC. Sim, eu sei que é errado e prejudica o desempenho, mas é tão prático, né? A boa notícia é que o Google resolveu me incentivar a manter esse péssimo hábito para a saúde da minha máquina.

“Hoje estamos compartilhando uma série de melhorias, incluindo guias que carregam mais rápido e novos recursos que permitem organizá-los e encontrá-los facilmente”, diz, triunfalmente, o comunicado com as novidades da nova versão do navegador, a M85. Entre elas, a promessa de carregamento 10% mais rápido de abas.

Continue lendo o post para saber o que mudou no Chrome nas versões para PC, Mac e Android. Antes, que tal assinar nossa newsletter? :)

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como as abas do Chrome ficaram mais rápidas

Ok, dependendo do estado físico da sua máquina, seja ela um PC ou um Mac, 10% não parece grandes coisas. Porém, caso ela ainda esteja bem e você trabalhe com muitas simultaneamente, pode fazer a diferença sim. Para chegar a essa melhoria, o Google usou duas coisas: Profile Guided Optimization (PGO) e tab throttling.

PGO é uma otimização que faz com que as partes críticas do código sejam priorizadas e executadas mais rápido. Tab throttling, ainda em beta, é literalmente “estrangulamento de abas”, mas quer dizer algo mais sutil: o Chrome redirecionará recursos das abas que estão deixadas de lado há mais tempo para as mais usadas naquele momento.

De acordo com o Google, além de acelerar o carregamento do conteúdo nas abas, a novidade também economizará bateria e memória, para alegria de internautas em todo o mundo. A essa altura do texto, por exemplo, eu já tive que fechar 7 abas, pois a situação estava ficando complicada.

Outras novidades para os fãs de múltiplas abas no Chrome

Outro afago para os fãs de múltiplas abas abertas é a possibilidade de juntá-las em temas. Isso já estava em testes, mas agora estará disponível para todos os usuários. Curioso é que a ideia inicial era só agrupá-las ao lado de um palavra-chave, tipo “Trabalho”, “Compras” ou “Tempo-real de partidas de futebol”, mas os testes trouxeram a solução de expandir ou colapsar as apas. Veja só:

chrome abas agrupadas

Já os previews das abas ainda estão na versão beta, mas oferecem a visão de um futuro glorioso. Quando são tantas as guias abertas que você já não consegue mais nem lembrar do que se trata, ela o Chrome vai oferecer uma prévia por meio de um thumb da página. Assim, você poderá ver que estava pesquisando sobre a temporada de 1993 da Fórmula 1 e pensar sobre o que está fazendo com a sua vida, antes de fechá-la. Dê uma olhada:

abas do chrome preview

Chrome para Android ganha em praticidade

Não apenas de desktop vive o Google Chrome. A versão para Android também ganhou upgrades para facilitar a vida dos usuários. O primeiro deles é que, assim como já acontece nas versões para PC e Mac, quando você digitar na barra de endereço algo que remeta a uma já aberta, o navegador vai direcioná-lo para essa guia, poupando tempo e esforço.

Além disso, há um novo atalho para compartilhar URLs em outros aplicativos, como o WhatsApp. De fato, era bem chato selecionar uma URL completa e copiar para mandar desmentidos de fake news no grupo do futebol, por exemplo. Tenho dedos grossos e prezo pela verdade, então muito obrigado, Google!

Há ainda novidades em preenchimento de PDFs e em criação de QR Codes, como você pode ver no comunicado oficial.

Falando em velocidade, como anda o seu site?

Já que falamos em velocidade de sites, como anda o carregamento do seu? Esse é um fator bem importante para sua página ranquear bem no Google, sabia? A boa notícia é que dá para melhorar sempre, como mostramos em um post sobre o tema para te ajudar.

Outra boa ideia é se aprofundar em SEO, como o nosso eBook 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google. É um conteúdo super prático e gratuito! Basta preencher o formulário abaixo para acessar e começar a melhorar o posicionamento da sua página no maior buscador do mundo.

eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Dia da Mulher: conheça 11 profissionais que têm feito a diferença no mundo do Marketing Digital e da tecnologia
Marketing
Dados de ecommerce no Brasil: confira os principais números do comércio eletrônico
Marketing
Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos [+ exemplos]