AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um método focado em entender o comportamento do consumidor e, assim, guiá-lo de maneira mais satisfatória pelo Funil de Vendas – considerando seus pensamentos, desejos e necessidades. O AIDA é pautado, então, na Jornada de Compra.
Não são poucas as teorias que tentam analisar o comportamento do consumidor. No meio digital, o acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma das ideias mais propagadas e defende um ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão.
O conceito AIDA é bastante importante para quem trabalha com Marketing Digital, já que o design de páginas deve levar em conta cada um dos passos.
Ele representa as quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente precisa passar (não necessariamente, mas geralmente) de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão.
Vamos falar neste post sobre cada uma dessas etapas e como usar o conceito para aumentar as suas conversões. Confira!
O que é AIDA?
Para além do básico, ou seja, do significado do acrônimo (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), podemos definir AIDA como uma metodologia usada em Marketing e Vendas para entender melhor o comportamento dos Leads – os possíveis clientes.
O conceito é pautado, principalmente, na jornada de compra tradicional do consumidor – aquela, que vai do primeiro contato do Lead com a sua empresa até o fechamento de uma venda ou não (momento de decisão).
Parte-se do imaginário do que o Lead precisa para realmente avançar pelo funil de vendas e realizar uma compra. Para entender melhor, você pode se fazer algumas perguntas:
- O que o Lead pensa?
- O que ele deseja mais que tudo?
- Do que necessita para, de fato, fechar uma compra?
Com base nas respostas, são elaboradas e pensadas com mais afinco as etapas que ele “deve” cumprir para chegar lá.
As etapas do método AIDA
Agora que você já sabe o que é AIDA, vamos explorar detalhadamente todas as etapas do acrônimo. Assim, ficará mais claro o que cada uma representa e como explorá-las.
Atenção
O principal objetivo da primeira etapa do conceito AIDA é ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber a oferta. Ainda mais agora que vivemos na Economia da Atenção.
Por isso, tome cuidado com o uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página. Deixe as cores fortes e contrastantes e a posição de destaque somente para aquilo que realmente for importante que o usuário perceba. Ter um site rápido também faz diferença.
→ Os Calls-to-Action são muito importantes para chamar a atenção do usuário. Para se aprofundar, indicamos nosso eBook gratuito: O Guia Prático do CTA.
Exemplo de CTA no site do RD Station Marketing
Interesse
Mais do que atrair a atenção, é preciso despertar o interesse do visitante.
Informações em destaque, como títulos e subtítulos ou os textos de banners, devem mostrar para o visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena.
Qualquer pessoa que trabalhe com compra de Google Ads, por exemplo, sabe que a taxa de conversão aumenta muito quando a palavra-chave buscada aparece em destaque na Landing Page.
Isso atrai o visitante e faz com que ele siga para o próximo passo. Nem sempre isso aconteceria se a palavra-chave estivesse no meio de um bloco de texto sem destaque algum.
>> Leia também: Copy para Marketing Digital: 11 dicas para garantir um texto impecável para suas peças
Desejo
Enquanto as etapas anteriores do AIDA não costumam passar de segundos, neste ponto a coisa pode demorar um pouco mais.
Aqui as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se a sua solução é uma opção válida e confiável.
Indicadores de confiabilidade (depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, etc.) costumam ser responsáveis por alterar significativamente a taxa de conversão.
Uma observação importante: em conversões mais simples, como o download de um eBook, não chega a ser necessário inserir depoimentos ou listas de clientes.
Ícones que mostram o número de vezes que o material foi compartilhado nas mídias sociais, por exemplo, já são o suficiente para mostrar que o conteúdo vale a pena.
→ Confira nosso eBook gratuito sobre Os segredos das Landing Pages que convertem muito.
Exemplo de indicador de confiabilidade (depoimento) no site do RD Station Marketing.
Ação
Na etapa de Ação o papel da sua empresa é não atrapalhar.
Tendo instruções claras do que fazer, mantendo um fluxo coerente durante a jornada de compra e não exigindo informações sensíveis ou formulários longos, a conversão tende a acontecer.
É hora de, literalmente, transformar o Desejo em Ação. Vale lembrar que a essa ação do usuário pode ser uma conversão em um eBook ou até uma compra, de fato.
Nesse estágio, vale a pena também investir em estímulos para facilitar a tomada de decisão do Lead:
- Testes gratuitos;
- Descontos;
- Marketing por indicação;
- Criar senso de urgência (“apenas hoje”, “só até amanhã”, “oferta única”, etc.).
→ Se quiser saber mais sobre copywriting e conversão, acesse nosso post Tudo sobre copywriting: o que é, boas práticas e por que elas funcionam.
Em meio à pandemia do Covid-19, resolvemos disponibilizar cursos gratuitos na RD University, por exemplo.
Conheça seu público e vá além!
Você pode tentar todos os métodos e estratégias do mundo, porém, se não souber com quem está falando – ou seja: quem é o seu público – tudo pode ser em vão.
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Post publicado pela primeira vez em abril de 2012, atualizado em janeiro de 2018 e novamente em maio de 2020.