Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

Entenda melhor o conjunto de regras que definem qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma, inclusive se é o seu ou não


Provavelmente você já ouviu falar dele! O algoritmo do Instagram é o responsável por mostrar (ou não) o seu conteúdo para os outros usuários da plataforma. Utilizando Inteligência Artificial, ele tem critérios próprios para avaliar conteúdos relevantes para determinados públicos-alvo e direciona o que pode ser do interesse de cada usuário. 

Sim, sabemos que é importante criar um conteúdo de qualidade, mas infelizmente isso não é o suficiente para alcançar muitas pessoas. Para ser amplamente visto no Instagram, é preciso conhecer o algoritmo e saber como ele funciona, para utilizá-lo a seu favor. 

Logo, para chegar ao seu público-alvo de maneira orgânica, é necessário saber o que ele considera importante para conduzir esse direcionamento. 

Conhecer o funcionamento do algoritmo do instagram é de extrema importância para os profissionais de marketing, que poderão otimizar seus conteúdos de acordo com ele e, consequentemente, exibir suas postagens para mais usuários de forma orgânica. 

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O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do instagram é um conjunto de regras que definem qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma. É ele que define a ordem e para quem os conteúdos serão mostrados, tanto no feed quanto nos stories e na aba “Explorar”. 

Não tem como fugir dele, pois tudo o que você postar passará pelo seu crivo. Ele leva em conta legendas, hashtags e formatos, entre outros, para avaliar e direcionar seu conteúdo. 

O algoritmo cruza informações dos usuários e suas preferências, com base em suas atividades, com as informações das postagens para entregar conteúdos mais personalizados possível. 

O objetivo é tornar a plataforma um ambiente agradável visando a melhor experiência do usuário.  

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Imagine que você entra em uma loja de roupas. O vendedor mostra as roupas que estão ali na frente, porém sem se importar com tamanho, seu estilo ou cores preferidas. Ele usa apenas o critério da proximidade, mostrando apenas o que está perto dele para você. 

Provavelmente a experiência será frustrante e você terá mais trabalho para encontrar algo que goste.

Por outro lado, a experiência é diferente se quando você entra na loja os vendedores passam a procurar modelos de roupas que você possa gostar. Eles vasculham possíveis tamanhos, cores preferidas, modelos que mais combinam com você, tudo com a intenção de conseguir o modelo ideal. 

É mais ou menos isso o que o algoritmo do Instagram faz quando você entra no aplicativo. Ele começa a buscar conteúdos específicos para você. 

Até 2016, o Instagram funcionava como o primeiro exemplo, mostrando aos usuários conteúdos em ordem cronológica. Depois, a plataforma desenvolveu o algoritmo que transformou a experiência dos usuários. 

Quais os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do instagram?

Atualmente os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do Instagram são a relação entre autor e visualizador do conteúdo, o interesse e a relevância. A seguir, vamos falar sobre cada uma delas.

1 – Relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo

Você provavelmente receberá mais conteúdos de contas com as quais mais interage. Contas que você segue e que te seguem de volta, com as quais há comentários, trocas de mensagens e compartilhamentos de conteúdos são aquelas que mais aparecerão no seu feed. 

Esse é um dos motivos pelos quais é importante responder mensagens diretas e comentários no Instagram. 

2 – Interesse

Se o usuário sempre curte ou comenta em conteúdos relacionados a cabelos, por exemplo, o algoritmo do instagram irá sugerir mais conteúdo desse tipo para ele. 

Ele fica de olho nos seus temas favoritos com base em suas atividades e te entrega mais, porque ele entende que você apreciará recebê-los. 

Lembra do exemplo da loja de roupas? Se você chegar lá usando calças jeans, por exemplo, o bom vendedor vai te mostrar modelos parecidos com o que você estiver vestindo.

3 – Relevância

Aqui quem vai julgar é ele mesmo. É o algoritmo do instagram que decide quais conteúdos são relevantes com base em análises de onde ele se encaixa nos trending topics

Aqui conta também a questão cronológica, já que os posts mais recentes têm mais relevância que os mais antigos. 

Outros fatores

Um usuário que não frequenta muito o Instagram é mais difícil de ser alcançado. Quando ele entra na plataforma, apenas verá o conteúdo mais relevante, portanto a concorrência por ele é bem maior. 

A lógica é parecida para um usuário que segue muitas contas, já que há mais concorrência por espaço em seu feed. Já um usuário que fica pouco tempo no aplicativo provavelmente verá apenas publicações de amigos e familiares, pessoas com as quais mais interage. 

A temporalidade também é um fator a ser considerado e, apesar de não obedecer mais a ordem cronológica, conteúdos mais recentes também têm prioridade.

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Como o algoritmo classifica conteúdo de feed e stories?

A classificação é feita prevendo a probabilidade de interação com o conteúdo no feed e nos stories. Ele leva em consideração o número de curtidas, data da postagem, se um local foi marcado e, caso o conteúdo seja um vídeo, ele leva em consideração o tempo. 

Todos esses itens são considerados pelo algoritmo do instagram para classificar a relevância e popularidade do conteúdo. 

Ele leva em conta também quem postou e as interações que são feitas com esse usuário para definir para quem seus conteúdos podem ser interessantes. Além disso, ele analisa o histórico de buscas do usuário para sugerir conteúdos similares. 

O algoritmo do Instagram para a guia “Explorar”

Aqui o algoritmo do instagram vai sugerir conteúdo de contas que você (ainda) não segue, com base nos conteúdos do seu interesse. 

Para fazer essa seleção e entregar o melhor conteúdo, ele analisa a popularidade com base nas curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e a rapidez com que tudo isso acontece. 

As contas consideradas mais atraentes têm mais chances de aparecerem em “Explorar”. 

O algoritmo do Instagram para Reels

No caso dos Reels, o algoritmo vai considerar vídeos que sejam mais prováveis que o usuário assista até o fim. Ele vai avaliar os vídeos com os quais o usuário mais interagiu e demonstrou interesse para sugerir vídeos semelhantes em tempo e conteúdo. 

Aqui, o usuário recebe conteúdo de contas que provavelmente não conhece, no entanto aquelas que ele não segue ainda, mas com as quais já interagiu, também podem aparecer no Reels

algoritmo do Instagram

Mudanças recentes do algoritmo do Instagram

Recentemente o Instagram trouxe de volta a possibilidade de exibir conteúdos por ordem cronológica de postagem. Mas, não se engane: ainda assim o algoritmo do instagram continua tendo papel determinante na ordem dos conteúdos que serão apresentados. 

Outra mudança recente é a possibilidade de selecionar contas “favoritas” para ver com prioridade seus posts. 

Conteúdos em vídeo têm tido mais proeminência ultimamente no Instagram, demonstrando que o algoritmo está valorizando mais esse tipo de conteúdo. 

Como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor?

A regra geral é criar conteúdos envolventes que encantem e engajem o público, mas há alguns pontos a serem levados em consideração. Um fator importante é respeitar as diretrizes da comunidade do Instagram. 

Conteúdo sensível, com informações incorretas, que causem perturbação ou até mesmo com baixa qualidade terão a distribuição reduzida pelo algoritmo.

Outra dica é caprichar nos vídeos. Como a plataforma tem priorizado esse tipo de conteúdo, fazer vídeos originais e com qualidade aumenta as chances de ter seu conteúdo sugerido para seu público-alvo. Algumas dicas para esse formato:

  • Não reutilize conteúdo do Tik Tok com marca d’água;
  • Faça as imagens na vertical;
  • Use filtros, efeitos de câmera, música, etc.

Lembre-se que o Instagram é uma plataforma que preza pelo entretenimento, então ele vai classificar isso também. Vídeos curtos e divertidos têm mais chances de serem mais sugeridos. 

Poste nos momentos certos

Os horários de suas postagem no Instagram podem interferir no seu alcance. Para contas profissionais, o Instagram Insights pode ajudar bastante, pois ele mostra os horários que seus seguidores estão mais ativos e isso ajuda a entregar seu conteúdo para eles.

Outra boa opção é a fazer a programação dos seus posts usando uma plataforma de automação, como o RD Station Marketing. Com ele, você ainda recebe uma análise dos resultados das suas postagens, deixando mais claro quais são os melhores dias e horários para a sua marca postar no Instagram.

telas do agendamento de posts do RD Station Marketing
Telas do agendamento de posts do RD Station Marketing

Incentive seus seguidores a interagirem com sua conta

O engajamento faz muita diferença para o algoritmo. Por isso, use toda a sua criatividade e aposte nas enquetes, perguntas e todos os tipos de interação possíveis nos stories, por exemplo. 

No feed, você pode também incentivar os seguidores a comentarem, fazendo perguntas diretas sobre o tema do post. 

Use hashtags 

Hashtags precisas e bem construídas auxiliarão o algoritmo do instagram a direcionar seus conteúdos para usuários que possam ter interesse nele. Portanto, crie aquelas que fazem sentido para seu nicho, mas não exagere na quantidade. 

Tenha consistência em suas postagens

Não abandone seu perfil, pois isso pode prejudicá-lo. O diretor do Instagram, Adam Mosseri, chegou a dizer em 2021 que uma cadência de postagem de dois posts de feed por semana e dois stories por dia é ideal para criar seguidores no aplicativo. 

Para alcançar essa constância, é primordial ter um planejamento antecipado dessas postagens. 

Capriche na qualidade

O Instagram valoriza muito a qualidade de imagem. Portanto, se a foto ou vídeo não ficaram bons, melhor não postar. Além da própria plataforma valorizar bastante a qualidade estética do seu conteúdo, a probabilidade do usuário parar para admirar e clicar em curtir é bem maior quando o conteúdo chama atenção pela sua beleza. 

O conteúdo continua sendo rei

Apesar de ser valioso conhecer o funcionamento do algoritmo do Instagram, a regra que sempre irá prevalecer é criar conteúdos de qualidade e envolventes para o seu público. 

A qualidade e criatividade sempre serão determinantes para conseguir alcance orgânico. Para alcançar melhores resultados na rede social, garantir essa qualidade e estar sempre por dentro das atualizações (lembrando que nem todos os “segredos” do algoritmo são divulgados) é o melhor caminho. 

Caso você tenha dificuldade ou dúvidas para usar o algoritmo do Instagram da melhor forma, conte com uma agência de marketing parceira, como a Cryah Agência Digital, e tenha a seu dispor profissionais que colecionam bons resultados na rede social.

E, para finalizar, ganhe tempo ao agendar e publicar posts no Instagram com o RD Station Marketing, a mesma ferramenta usada para ações de Inbound Marketing. Com ele, você pode definir a hora de publicar, escolhendo data e horário, além de acompanhar os resultados, com o número de visitantes que chegam a partir das publicações, além dos Leads e Vendas.

Então deixe seu email abaixo e comece a entender como não se mais refém do algoritmo do Instagram!