Como encontrar insights estratégicos ao analisar os relatórios no RD Station Marketing

Acompanhe os hacks de interpretação que nossos consultores aplicam em suas análises e replique-os no seu negócio a partir de hoje

Diogo Moreira
Diogo Moreira16 de abril de 2018
Semana da Transformação Digital

Desde a popularização das redes sociais e mecanismos de busca, quem trabalha com marketing teve que se adaptar. O meio digital mudou a forma de se fazer marketing (ou, no mínimo, revelou mais uma opção). De qualquer forma o grande ganho que o meio digital trouxe foi a mensuração de resultados de marketing.

Campanhas pagas e outras plataformas (RD Station Marketing, Google Analytics, Facebook Ads etc.) nunca forneceram tantos dados sobre seus resultados. E essa evolução acaba trazendo outra realidade: o que fazer com essas informações e como melhorar minhas estratégias de marketing com esses relatórios?

A ideia deste post é trazer alguns insights estratégicos, bem práticos, analisando o dashboard do RD Station Marketing e, dessa forma, ajudar você no planejamento e execução de ações para sua empresa.

Se você já acessou sua conta do RD Station Marketing, já viu a tela inicial do dashboard com uma série de informações. Caso você ainda não seja um cliente, faça aqui um teste gratuito!

Pois bem, no dashboard, sua tela inicial ao acessar a plataforma, você terá acesso aos seguintes dados:

  • Número de visitantes únicos;
  • Páginas mais acessadas;
  • Número de Leads gerados;
  • Número de Leads qualificados;
  • Oportunidades e vendas realizadas;
  • Desempenho da sua última Landing page publicada;
  • Desempenho da sua última campanha de Email Marketing.

E aí? Como transformar todos esses dados em novas estratégias de marketing? E como identificar pontos de melhorias na sua operação? Vamos lá!

>> Leia também: 5 coisas que não podem faltar no seu relatório de Marketing e Vendas

Funil de Vendas

É o nome do primeiro bloco de informações disponíveis. Nele é possível acompanhar o número de visitantes diários, fazendo uma comparação com os números de Leads gerados, bem como oportunidades identificadas e vendas realizadas.

A análise do seu Funil de Vendas pode identificar grandes gargalos na operação de marketing da sua empresa. Por exemplo, você possui um alto número de visitantes, mas não está gerando Leads. Muito provavelmente será necessário melhorar os pontos de conversão do seu site, acrescentando pop-ups, banners, novos links ao longo dos textos, verificar a integração dos formulários já disponíveis. Enfim, você aproveitar toda essa audiência e estimular que ela seja convertida em Leads.

Caso você tenha um bom tráfego, uma boa geração de Leads, mas verifica que sua taxa de conversão em oportunidades está muito pequena, isso pode ser um gargalo da sua operação. Será que você está de fato qualificando seus Leads? Possui um critério claro sobre quem é sua oportunidade ou não? Ou esse critério está alto demais, o que impossibilita o contato do seu comercial?

Ou pior, você até gera boas oportunidades, mas não está vendendo para elas. Essa informação no dashboard pode indicar falhas no processo de vendas. E tendo essa análise você pode revisar os seus processos, o engajamento do seu time e treinamentos, tudo para que não tenha mais oportunidades perdidas no seu CRM.

Páginas mais acessadas

Essas informações vêm por conta da integração com sua conta do Google Analytics. De forma simples você observa quais páginas do seu site os visitantes mais acessam, quanto tempo permanecem nelas (em média) e quais as taxas de rejeição de cada uma.

Analisando esse relatório você pode identificar quais páginas possuem mais visitas no seu site, algo que pode indicar sobre quais assuntos você deve criar conteúdos. Afinal, se um número grande de pessoas consomem isso no seu site, com certeza há mais interessados na rede.

Você ainda pode observar boas páginas para utilizar pop-ups bem específicos, colocando-os ativos nas páginas com maior índice de rejeição. Ou seja, já que em determinada página as pessoas deixam de navegar no seu site, um pop-up pode ser aquela “última cartada” na captura desse Lead.

Procure utilizar uma linguagem adequada ao seu público, além de mensagens personalizadas do tipo “antes de ir, não deixe de receber nosso catálogo” ou qualquer outra oferta de conteúdo e promoção.

Última Landing Page criada

Aqui você verá o desempenho de apenas a sua última Landing Page publicada. Ideal para uma análise rápida sobre como está a geração de Leads do seu último material divulgado. Você poderá observar o número de visitantes únicos e a quantidade de Leads gerados na página, bem como a taxa de conversão.

Um insight rápido que deve ser extraído dessa análise é entender como está a promoção do material em questão, pois se tiver com um número baixo de visitantes é sinal de que não está impactando o seu público. Isso pode acontecer pela ausência de ações de promoção (redes sociais, Email Marketing, mídia paga e outros canais) e que está, consequentemente, gerando poucos Leads.

Caso sua LP tenha um alto número de visitantes e uma baixa taxa de conversão, muito provavelmente há alguma incoerência na promoção. Como escrever algo (no anúncio, no post ou no email) que não tenha relação com aquilo que está sendo oferecido de fato. Dessa forma, as pessoas até se impactam pela sua ação, mas ao acessar a Landing Page e ter informações mais completas, veem que não é aquilo que esperavam.

Sempre é importante ser claro com o seu público quanto ao que ele ganhará ao preencher seu formulário. E quanto mais você conhecer sua persona e segmentar suas formas de promoção, mais assertiva será sua conversão.

Última campanha de email

Uma das formas mais comuns de divulgar algum conteúdo e se relacionar com seus Leads é através do envio de Email Marketing. Para auxiliar como está o seu desempenho na caixa de entrada dos seus Leads, o RDSM traz as principais métricas de sucesso da sua última campanha enviada no dashboard.

Nesse gráfico você rapidamente pode analisar quantos emails foram enviados, seu percentual de entregabilidade, abertura e clique. Esses dados são extremamente importantes para que você observe vários fatores, como “saúde” da sua lista escolhida (entregabilidade) e níveis de engajamento dos Leads (abertura e clique).

Baixos níveis de abertura pode significar que você esteja enviando algo para uma lista que não faça muito sentido. Por exemplo, dicas de exercícios para uma lista de personal training. Ou que o assunto escolhido esteja ruim! Evite assuntos muito extensos, ou com palavras muito promocionais (grátis, desconto e ganhe), pois isso pode colocar seu email na caixa de spam. Veja aqui 50 dicas de Email Marketing!

A ideia central é que, através do seu email enviado, o Lead seja redirecionado para alguma Landing Page ou ponto de conversão. Ou seja, quanto maior sua taxa de clique, melhor! E se esse número estiver baixo é importante levantar hipóteses, como: seu email está muito extenso? Inseriu o link corretamente? Seu botão está com uma cor de destaque? Possui mais de um link (pode ser o mesmo) ao longo do email? Seu CTA está no final do seu email?

Para que você possa analisar melhor, uma campanha de email com sucesso alcança as seguintes taxas: 95% de entregabilidade; 15% de abertura; 2% de clique; até 3% de hard bounce, até 0,1% marcados como spam e até 1% de descadastros.

Veja 10 motivos para sua empresa utilizar uma estratégia de Email Marketing!

Planos de Sucesso

Essa é uma funcionalidade mais recente do dashboard do RDSM. Para que ela apareça na sua visualização é necessário que esse plano seja criado. Acesse aqui e saiba como!

De qualquer forma, ao acessar sua conta você pode controlar como estão as atividades pendentes e as próximas a serem executadas.

Esse acompanhamento é importante para que seja seguido o planejamento, as datas de realização, identificar quem é o responsável por cada ação e observar uma sequência lógica de ações até o objetivo escolhido.

O RDSM disponibiliza vários modelos de planos prontos com objetivos do tipo “continuar gerando Leads”, “qualificar e vender para meus Leads”, “automação de marketing” e mais uma dezena com outros objetivos. Muitos dos planos fazem sentido caminhar em paralelo, e através do acompanhamento rápido você saberá seus prazos e quais ações deverá executar no dia.

Saiba mais sobre os planos de sucesso e estratégias relacionadas no post Como gerenciar tarefas e ter melhores resultados no Marketing Digital.

Para complementar, ressalto a importância do menu superior “Analisar”. Traçar estratégias de marketing sem analisar seu desempenho anterior é como dar um tiro no escuro. E, ainda, desperdiçar a chance de identificar oportunidades de melhorias e novas possibilidades.

Imagine que você investe a maior parte do seu orçamento e anúncios no Facebook, entretanto ao analisar seus relatórios, você percebe que sua taxa de conversão em Leads é muito maior nos anúncios do Google AdWords. Por que não destinar mais recursos para o canal que traz mais Leads?

Em resumo

Ao acessar sua conta do RD Station Marketing, você possui uma quantidade de informações muito ricas para o desenvolvimento do seu negócio. Sejam observações sobre ações específicas, como também gargalos no seu processo de venda. Tomar decisões com base em dados traz segurança para o caminho a ser seguido, e contribui para a comprovação do retorno de cada ação.

O importante é olhar para o que você tem na tela e controlar o andamento das ações, além de interpretar de forma produtiva e criativa as informações disponibilizadas. Assim, você identifica possibilidades de melhoria, problemas a serem corrigidos e novas ideias para novos resultados.

Caso você ainda não utilize o RD Station Marketing, experimente um teste gratuito e me conte o que achou! :)

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Diogo Moreira

Diogo Moreira

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