Saiba como ver todos os anúncios do seu concorrente no Facebook em um só lugar

Por outro lado, você já deve ter imaginado que agora ele também consegue ver todos os seus ¯\_(ツ)_/¯

Bruno Volpato
Bruno Volpato6 de outubro de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Para ver os anúncios de uma empresa no Facebook, incluindo os seus e os dos seus concorrentes, basta visitar a Biblioteca de Anúncios do Facebook. É uma central criada em 2018, após os problemas nas eleições dos Estados Unidos. Nela, é possível ver todos os ads publicados por qualquer página.


Que tal dar uma olhadinha em todos os anúncios ativos do seu concorrente no Facebook reunidos em um só lugar? Achou interessante? Ou preocupante, já que a sua estratégia também ficará “exposta”? Pois saiba que já é possível fazer isso desde junho de 2018.

Àquela época, as páginas do Facebook passaram a ter uma seção chamada “Informações e anúncios”, acessível tanto em desktop quanto em mobile. A medida era mais uma resposta à crise causada pelo caso Cambridge Analytica, dando mais transparência a anúncios políticos, apontados como decisivos para a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

Mas o que você tem a ver com o Trump? A justificativa do Facebook era que, apesar da grande maioria das empresas usar a plataforma honestamente, “pessoas mal intencionadas também podem abusar de nossos produtos”. Então, foi meio que um tiro de canhão para acertar uma mosca, mas uma mosca que ainda incomoda muito o Mark Zuckerberg.

Mostrando que não era uma ação da boca para fora, em março de 2019 o Facebook deu um passo adiante na iniciativa: criou a Biblioteca de Anúncios. Continue lendo o post para saber como funciona agora!

RD Station

Gerencie seus anúncios do Facebook dentro do RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Nele, é possível gerenciar a sua conta de anúncios no Facebook, criando retargeting diretamente para sua base de Leads ou ads com públicos-alvos definidos por você! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Biblioteca de Anúncios do Facebook

A Biblioteca de Anúncios do Facebook está disponível abertamente para qualquer pessoa, tenha conta na rede social ou não. Ela centraliza todos os anunciantes e suas peças em um só lugar. Se a curiosidade está forte, é só clicar neste link e começar a pesquisar. Se você está com preguiça, fizemos um GIF para você ver como funciona:

Biblioteca de Anúncios do Facebook

Bem simples, né? É uma evolução do Ad Archive, que havia nos Estados Unidos, justamente nas eleições - o nome em inglês da atual ferramenta, aliás, é Ad Library. Boa parte do foco continua sendo em anúncios políticos, mas, como dito anteriormente, todos os tipos de anunciantes podem ser visualizados na Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Além das peças, há muitas outras informações disponíveis. É possível saber quando a página foi criada, se ela já outro nome ou se foi mesclada a alguma outra. O usuário pode ver, também, de que países são os gestores da página. Para junho, há a promessa de ainda mais transparência em anúncios políticos, de olho nas eleições europeias.

Ferramenta acessível no Instagram

A Biblioteca de Anúncios do Facebook permite ver os anúncios ativos no Instagram - caso você ainda não sabe, o Insta pertence ao Face. No entanto, você pode acessar essas informações diretamente no aplicativo de fotos e vídeos.

Vá até o perfil que você tem interesse em ver os anúncios, clique na parte de mais informações e aperte “Sobre esta conta” > “Anúncios ativos”. Você vai ser redirecionado para a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Chegando lá, você vai poder visualizá-los em Feed e Stories.

Quanto os políticos gastam em anúncios no Facebook

Outra funcionalidade interessante da Biblioteca de Anúncios é a de reports. Com ela, é possível ver os gastos de páginas ligadas à política e outros temas de interesse público. No lançamento, apenas dados dos Estados Unidos, Índia, Israel e países europeus estão disponíveis.

Para as eleições de 2020, a funcionalidade foi ativada no Brasil. É possível ver os anúncios feitos por políticos, candidatos, partidos e outras organizações ligadas à política. Se você tiver curiosidade, é só clicar aqui para dar uma olhada.

O que dá para ver nos anúncios dos seus concorrentes no Facebook (e o que não dá)

O fato é que a exibição dos anúncios já é uma realidade, então todo mundo pode ver o que a concorrência está fazendo. É possível, inclusive, clicar em uma publicação patrocinada e fazer o mesmo caminho que o Lead percorrerá ao ser impactado por ela em sua timeline por ela.

A estratégia, porém, não fica tão escancarada assim. Não dá, por exemplo, para ver as segmentações e o período em que o anúncio ficará no ar. No fim das contas, o que fica exposto são os copies e os tipos de conteúdo que são patrocinados.

Bom, agora que todos os usuários do Facebook podem dar uma espiada na sua estratégia de ads, vale a pena dar uma caprichada maior, não é mesmo?

Baixe o nosso eBook Facebook Ads: O Guia Completo para gerar resultados melhores!

eBook Facebook Ads: o guia completo

Descubra como criar campanhas no Facebook Ads e veja dicas comprovadas para aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post publicado em julho de 2018 e atualizado em outubro de 2020.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Guia do Instagram Reels: o que é, como usar, boas práticas e mais
Marketing
Marketing B2B: como começar uma estratégia digital para o seu negócio
Marketing
Como criar uma assinatura de email profissional, completa e criativa [+ ferramenta]