Anywhere office: aprenda a trabalhar de qualquer lugar do mundo

O anywhere office é uma forma de trabalho em que as atividades profissionais podem ser feitas em qualquer local, tendência para as empresas em 2022

BeerOrCoffee
BeerOrCoffee7 de março de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Você já ouviu falar em anywhere office? Traduzido para o português, esse termo da língua inglesa pode ser entendido como “escritório em qualquer lugar”.

É justamente isto que ele representa: o trabalho realizado em qualquer local. A tendência é que as empresas tenham escritórios cada vez mais descentralizados e colaboradores operando em diferentes partes do mundo.

O anywhere office já era visto como muito provável para os próximos anos. Porém, a pandemia da Covid-19 fez com que a adoção desse modelo fosse acelerada. Hoje, ele é uma realidade para muitos negócios.

Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o anywhere office e como colocar em prática esta forma de trabalho na sua empresa. Vamos lá?

Kit de Ferramentas de Produtividade para Analistas e Gestores

Utilize recursos intuitivos e gratuitos para aumentar a produtividade e ganhar escala. Baixe agora templates e ferramentas muito úteis para gestores e analistas. Planeje, organize, crie, contrate, venda e analise com muito mais facilidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é anywhere office?

Anywhere office é um modelo de trabalho em que os colaboradores das empresas realizam as suas atividades em qualquer lugar. Isso quer dizer que os funcionários podem trabalhar em casa, em coworkings, em bibliotecas, em cafeterias, em hotéis e até mesmo no escritório da empresa.

Na prática, neste novo modelo de trabalho, o espaço físico passa a ser uma questão secundária. O que importa é que o profissional esteja em um local em que se sinta bem para executar as suas atividades.

Para que se tenha sucesso ao trabalhar dessa forma, no entanto, a empresa precisa investir em boas ferramentas de comunicação digital e sistemas em nuvem, que possibilitem que os trabalhos sejam realizados em qualquer local.

A pandemia e a cultura do anywhere office

O anywhere office já era visto como uma tendência para as empresas antes mesmo da pandemia. Porém, com a crise sanitária que se instalou no mundo no começo de 2020, o processo foi acelerado.

Para proteger os seus colaboradores da Covid-19, organizações do mundo todo aderiram ao home office. Ou seja, os colaboradores passaram a executar as suas atividades em casa, e não mais na sede da empresa.

Conforme a fase aguda da pandemia foi passando, com as vacinas sendo aplicadas na população, as restrições sociais começaram a se tornar mais brandas. Com isso, algumas organizações deram início ao retorno para os escritórios.

Porém, a experiência positiva obtida com os colaboradores em home office, nos primeiros meses da pandemia, fez com que boa parte das organizações optasse pelo trabalho híbrido.

Dessa forma, muitas empresas estão evoluindo para um processo de anywhere office. Isso dá mais liberdade para os colaboradores e para a própria organização. As vantagens obtidas ao adotar essa forma de trabalho são muitas, como veremos a seguir. 

>> Leia mais: Modelo de trabalho híbrido: o que é, quais são as vantagens e por que adotar

Principais benefícios do anywhere office para as organizações

A prática do anywhere office traz benefícios para as empresas e seus colaboradores. Veja, na sequência, alguns dos principais:

Redução de custos

Um dos principais benefícios que as empresas têm ao adotarem a cultura do anywhere office é a redução dos gastos com infraestrutura. Isso porque não é mais necessário gastar tanto com aluguéis de escritórios e salas de reuniões, nem com contas de energia elétrica, internet, IPTU, entre outras.

O Banco Inter é um exemplo de organização que fez muita economia ao adotar o anywhere office. Atualmente, os funcionários da instituição financeira trabalham em coworkings e não mais em escritórios fixos. A estratégia adotada pelo Banco Inter permitiu a economia de um milhão de reais em menos de um ano. Esse é um resultado surpreendente, concorda?

Quebra de barreiras geográficas

Vamos supor que a sua empresa tem sede em São Paulo e precisa contratar um novo funcionário para ocupar um cargo importante. 

Entre os candidatos à vaga, está uma pessoa muito preparada, com a formação acadêmica desejada e experiência na área. Porém, ela mora em uma cidade do interior da Bahia e não está interessada em trocar de endereço por conta do trabalho.

Quando a empresa segue o anywhere office, isso deixa de ser um problema! Afinal, o funcionário não precisa trabalhar apenas no escritório da empresa. Ele pode continuar vivendo onde desejar e trabalhar em sua casa, em coworkings ou outros espaços.

As barreiras geográficas são quebradas, e as empresas podem contar com os melhores talentos em seus times, independentemente do local em que eles moram.

anywhere office

Retenção de talentos

Além de poder contratar colaboradores de qualquer parte do Brasil ou do mundo, ao adotar o anywhere office, a empresa também consegue reter talentos. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal Estado de Minas, o trabalho remoto é o modelo dos sonhos para 49% dos brasileiros.

Esse número é bastante expressivo e mostra como as pessoas estão mais adeptas aos novos formatos de trabalho. Certamente, esse é um fator que pesa na hora de trocar de emprego e ajuda as empresas a reterem talentos em seus quadros.

Flexibilidade e liberdade para os colaboradores

A pandemia também nos fez pensar mais em questões importantes, como a promoção e valorização de nossa saúde física e mental. Ao dar mais flexibilidade e liberdade para os colaboradores, as empresas estão contribuindo para que eles tenham mais qualidade de vida e bem-estar.

Quando trabalham no formato anywhere office, os colaboradores podem adaptar as atividades profissionais à sua rotina profissional. Por exemplo: profissionais que são pais e mães podem ter a oportunidade de trabalhar em um coworking próximo à escola dos seus filhos. Dessa forma, ficará mais fácil buscar as crianças e levá-las para casa ao final do expediente.

Se o funcionário cursa uma pós-graduação, ou faz um curso de inglês, ou simplesmente vai para a academia, pode escolher um escritório compartilhado próximo aos locais em que realiza essas atividades. Enfim, os colaboradores terão muito mais liberdade e flexibilidade, e isso resulta em pessoas mais motivadas e produtivas em suas atividades profissionais. 

>> Leia também: Autogestão: o que é e por que é essencial para as novas rotinas de trabalho

Dicas para praticar o anywhere office e trabalhar em qualquer lugar do mundo

Agora que você já sabe mais sobre o conceito e os benefícios do anywhere office, está pronto para aprender a como colocar isso em prática na sua empresa. Confira as nossas dicas!

Incorpore o anywhere office à cultura da empresa

A cultura organizacional é formada pelos valores, normas e crenças de uma empresa. Nesse sentido, convém trazer para esse contexto os preceitos do anywhere office.

Entre outras coisas, a empresa precisa definir regras sobre como o trabalho remoto será realizado. Além disso, precisa preparar os colaboradores, principalmente os mais conservadores, para que eles entendam como devem proceder de agora em diante.

Ações de endomarketing e comunicação interna podem ser realizadas nesse sentido. A ideia é promover o anywhere office e os seus benefícios entre os colaboradores.

Capacite os líderes para o gerenciamento de equipes remotas

O gerenciamento de equipes remotas exige capacidades e competências diferentes da liderança presencial. Na prática, a cobrança dos times remotos é feita muito mais por produtividade e tarefas cumpridas do que pelo cumprimento de horários, por exemplo.

A forma como as atividades são cobradas varia muito do perfil de cada líder. Porém, uma boa maneira de conduzir esses times é usando canais de comunicação assíncrona, como o Slack, em que receptor e emissor não precisam, necessariamente, estar no mesmo tempo e espaço.

Também é importante fazer reuniões online periodicamente. Esses encontros devem servir para alinhar demandas, apresentar resultados, repassar orientações e dar feedbacks.

Invista em tecnologia e infraestrutura

É fundamental investir em tecnologia para ter sucesso com o anywhere office. Por isso, as empresas precisam contratar plataformas de trabalho e ferramentas digitais que facilitem as operações realizadas a distância.

Os softwares em nuvem são os mais indicados, tendo em vista que podem ser acessados em qualquer local e não apenas no escritório da empresa. Além dos softwares, também é uma boa prática investir em hardwares, ou seja, em dispositivos como notebooks, tablets, smartphones, entre outros equipamentos para os colaboradores.

Algumas empresas, em vez de comprarem e distribuírem os dispositivos para os seus funcionários trabalharem, permitem que sejam usados equipamentos pessoais. Para isso, pagam um auxílio mensal para o colaborador investir nesses recursos.

Faça parcerias estratégicas

Ainda falando sobre infraestrutura e contratação de serviços, é uma boa prática fazer parcerias estratégicas para fortalecer a cultura e ter sucesso ao trabalhar no formato anywhere office.

O BeerOrCoffee, por exemplo, é uma plataforma de coworkings que dá acesso a escritórios compartilhados nas principais cidades do Brasil. Dessa forma, os colaboradores podem acessar o aplicativo e fazer a reserva antecipadamente. Depois, é só trabalhar no local desejado.

Tudo isso é feito com muita facilidade e incentiva os trabalhadores a viajarem, a se adaptarem melhor às suas rotinas e ter mais qualidade de vida. Perder horas no trânsito, por exemplo, deixa de ser um problema. Basta escolher um coworking próximo de casa e ir trabalhar a pé, de bicicleta ou com um carro de aplicativo. Ficar em um ônibus ou metrô lotado é coisa do passado.

O anywhere office veio para ficar e os próprios colaboradores estão buscando colocações em empresas que permitam rotinas mais flexíveis. Por esse e outros motivos, não deixe de conhecer mais sobre o tema e adotar esse novo formato de trabalho na sua empresa!

Kit de Ferramentas de Produtividade para Analistas e Gestores

Utilize recursos intuitivos e gratuitos para aumentar a produtividade e ganhar escala. Baixe agora templates e ferramentas muito úteis para gestores e analistas. Planeje, organize, crie, contrate, venda e analise com muito mais facilidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
BeerOrCoffee

BeerOrCoffee

Veja também

Marketing
Como entender as principais fontes de tráfego do seu site
Marketing
Marketing de Conteúdo Multilíngue: como aumentar o alcance global da sua empresa
Marketing
Studio RD Summit: Jacco vanderKooij conta como tornar memorável a experiência do cliente