Como colocar em prática os aprendizados que você teve em eventos

Algumas dicas para você levar o conhecimento e o networking gerado nos eventos para seu trabalho

Leticia Bahlis
Leticia Bahlis11 de abril de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Quando falamos de eventos no Brasil, temos sempre dois tipos de opiniões: pessoas que adoram e vão em todos e pessoas que acham eventos uma perda de tempo.

Independentemente de qual opinião você tenha, saiba que, se você não aproveita esses eventos para pensar na estratégia da sua empresa ou da sua área para mudar se necessário, você está realmente perdendo tempo e dinheiro.

A quantos eventos você já foi? Olhe para sua empresa ou para a área em que trabalha e veja quais ações ou processos você faz hoje em virtude de algo que você viu em um evento. Pense nas pessoas do seu ciclo profissional e em quantas delas você conheceu no networking de um evento.

Esses são os principais motivos de empresas como a Resultados Digitais realizarem eventos pelo Brasil. Nós de fato acreditamos que eventos ajudam os negócios a evoluírem, mas você precisa fazer isso acontecer. Existem vários benefícios de se ir a um evento e nós detalhamos isso no post 10 benefícios de participar de eventos de Marketing Digital.

Uma das vantagens é poder se manter atualizado, afinal aprender é sempre o maior objetivo. E, quando falamos de Marketing Digital, existem novidades o tempo todo, e ouvir palestrantes falando sobre isso é um diferencial para que você ou a sua empresa se destaquem no mercado.

Outro benefício é o networking. Interagir, trocar cartões e conhecer as oportunidades na feira de negócios é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas e se tornar conhecido. Se você tiver dificuldades de fazer networking a gente te dá umas dicas no post 10 dicas matadoras de como fazer networking em eventos. Nos eventos, você pode encontrar uma série de pessoas competentes e experientes que podem ajudar no seu negócio.

Estar em ambientes de troca de conhecimento te possibilita uma atualização mais rápida, e se o evento tiver palestrantes de diversas áreas, maior a chance de você trocar conhecimento sobre diversos assuntos. Conhecer as experiências e opiniões destes profissionais é uma forma mais fácil de aprender, mas você deve começar a se preparar antes para o evento.

>> Leia também: 10 dicas de marketing para produzir um evento de sucesso no pós pandemia

Tudo começa antes

Veja quem são os palestrantes, quem são os expositores e quais os assuntos que serão tratados, ou as soluções de negócios que serão apresentadas.

Quais são as áreas da sua empresa que terão assuntos abordados? É importante que você leve as pessoas da empresa que são envolvidas nestas áreas e que podem te ajudar a ter ideias legais. Eventos servem pra você pensar na estratégia e na operação da sua empresa, e conversar com outras pessoas que possuem áreas em comum com a sua pode te ajudar a melhorar processos.

Planejar é preciso para aproveitar o evento ao máximo. No RD Summit e no RD On The Road há trilhas paralelas com muitas palestras, e é preciso planejamento para não perder as que são do seu interesse.

Portanto, levar as pessoas certas da sua empresa para as palestras certas e conversar com expositores e participantes no evento é garantia de aprendizado na certa.

Não perca seu foco, você foi ao evento para fazer melhor

RD Summit 2017

Esteja aberto a ouvir todas as propostas de melhorias e processos que forem apresentadas.

Você e as pessoas da sua empresa já conhecem o seu cenário, então comece a conversar com todos para entender o que pode fazer melhor ou para confirmar se o que você faz está certo.

Surgiram ideias para a sua empresa? Anote, tire fotos dos slides que mostram isso ou grave o que os palestrantes estão falando. Os contatos que você teve também ajudam a ter ideias, então troque cartões e converse com eles durante e após o evento. Pode ser que você tenha encontrado um mentor ou parceiro para o seu negócio.

Entenda que as feiras que existem nos eventos não são só para pegar brindes, podem haver muitas parcerias e negócios que podem ajudar o seu. Conheça todas as soluções que estão no evento porque elas podem também te ajudar.

Caderno de anotações cheio e cartões de visita na bolsa, chegou a hora de agir!

aprendizados eventos na prática

Ao longo do evento vemos muito conteúdo, conversamos com muita gente e isso nos dá várias ideias.

Mas muitas das pessoas que vão em eventos não levam as ideias para ação, escrevem tudo o que viram no caderno e depois nada acontece.

Você precisa fazer diferente para que as suas idas em eventos sejam cada vez mais produtivas. Trago aqui algumas dicas importantes para você sair do papel!

#1 Estruture todas as ideias que você teve

Apresente suas ideias de forma clara para que todos compreendam. Embase as ideias com os conteúdos que você viu para que seus colegas entendam os conceitos.

Não deixe isso para a próxima semana. A operação pode engolir seu tempo, fazendo com que deixe de lado as ideias que teve.

#2 Mostre tudo o que viu para a equipe

Mais que uma apresentação, faça um bate-papo com a equipe sobre tudo o que você viu e o que poderiam aplicar na sua área ou na empresa como um todo.

Mostre as ideias que teve e procure estruturar e desenvolver um pouco mais com a equipe.

#3 Ponha as ideias em prática

Não fique com as ideias somente na cabeça, comente com a sua equipe sobre o que você aprendeu e pense em como agir. Entenda como você pode aplicá-las e monte alguns MVPs para testar se faz sentido mudar e monte estudos para entender se está dando certo ou não.

Aqui na RD nós temos um valor no Código de Cultura que se chama data-driven. Tudo o que fazemos é medido e estudado para ver se faz sentido. Portanto, não esqueça de entender quais são os resultados esperados e medir pra ver se eles acontecem.

É possível fazer: o exemplo da Agência Seta

Mais do que dar essas dicas, gostaria de trazer pra vocês um case da Agência Seta. Tive a oportunidade conversar com as meninas da agência no RD On The Road em Curitiba e pedi à Paola, fundadora da agência, que desse um depoimento pra gente sobre como elas aproveitaram o evento!

O RD on the Road nos encheu de novas perspectivas e desafios. Foi o evento que mais movimentou a gente com novas ações.

Uma das primeiras coisas que a gente fez foi criar um checklist de tudo o que gostaríamos de fazer diferente na Seta, baseadas nos conteúdos que recebemos.

Com essa checklist em mãos nós definimos algumas prioridades e depois seus planos de ação, como por exemplo o plano de crescimento da Seta (graças à palestra do Fabio Duarte), que é nossa prioridade hoje.

Já no dia seguinte começamos a usar algumas ferramentas e hacks novos que descobrimos, e passamos alguns para os clientes (link tree que o André compartilhou na palestra dele, está bombando por aqui).

Foi basicamente isso que a gente fez, mas acho que a questão chave é não perder tempo. No hotel depois do primeiro dia já trocamos várias ideias, para não deixar a poeira baixar, e a empolgação esfriar.

É preciso melhorar sempre!

Este deve ser o seu objetivo! Aproveite os contatos que você fez e descubra se algum deles pode ser o mentor que você precisa para o seu negócio. Além disso, busque agir e colocar na prática o que você teve de ideias.

E se precisar de mais ideias e conversar com mais pessoas, que tal aproveitar o RD On The Road na sua cidade, e também se programar para participar do Maior Evento de Marketing Digital da América Latina aqui em Floripa?

Falo do RD Summit, nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018. Um evento com mais de 8 mil pessoas, feira de negócios com mais de 80 expositores e palestrantes de nível internacional sobre vários assuntos. Ou seja, tem conteúdo para tudo e pra todos.

Conheça mais em rdsummit.com.br e se programe para aproveitar o evento ao máximo!

Leticia Bahlis

Leticia Bahlis

Veja também

Marketing
A influência da Internet nos processos de Vendas das empresas
Marketing
A diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C
Marketing
Conheça 12 erros técnicos de SEO e como consertá-los