Nova atualização do Facebook: links de sites lentos serão menos exibidos

O algoritmo do Facebook calculará quanto tempo leva o carregamento de uma página acessada a partir do aplicativo, utilizando a informação para ranqueá-la no feed de notícias

Mônica Custódio
Mônica Custódio2 de agosto de 2017
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Dando continuidade ao objetivo de melhorar a experiência dos seus usuários, o Facebook anunciou em 2 de agosto de 2017 uma atualização que priorizará as publicações de sites que carregam mais rápido no feed de notícias.

Conforme o comunicado do Facebook, a melhoria foi implementada após reclamações de usuários sobre o quão frustrante é clicar em um link que leva até uma página de carregamento vagaroso.

Por conta disso, nos próximos meses os usuários verão cada vez mais publicações de sites que carregam rápido em dispositivos móveis e menos daqueles que demoram a carregar, para que, de acordo com o anúncio, “possam passar mais tempo lendo as histórias que acharem relevantes”.

Descobrimos que, quando as pessoas têm que esperar que um site carregue por muito tempo, elas abandonam o link em que clicaram — escreveram os engenheiros do Facebook, Jiayi Wen e Shengbo Guo, que assinam o texto.

De acordo com eles, 40% dos visitantes abandonam um site se ele demora mais do que 3 segundos para carregar.

De agora em diante, quando algum usuário clicar em uma publicação no aplicativo da rede social, o Facebook atentará para o tempo que o site leva para carregar.

Fatores como a conexão do usuário e a velocidade da página correspondente serão considerados. Se os sinais indicarem que a página carregará rápido, o link aparecerá mais próximo do topo no feed de notícias.

A atualização afetará minha página?

A novidade será implementada aos poucos nos próximos meses, mas o Facebook antecipou que a maioria das páginas verá pouca diferença na distribuição dos seus posts no feed de notícias. Sites muito lentos, por outro lado, podem ter queda de tráfego via Facebook.

Já falamos aqui no blog da RD que a velocidade de um site é um fator crucial para o sucesso da sua estratégia de Marketing Digital, pois, além de ser um dos fatores de rankeamento do Google, afeta a experiência dos usuários. Por isso, é importante testá-la e fazer otimizações que tornem o site mais rápido.

O Facebook também publicou um guia, em inglês, com o que considera as melhores práticas para melhorar a performance do seu site em dispositivos móveis.


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Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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