Automação de Marketing: a skill de Marketing Digital mais importante para 2021

Entenda a importância das skills de Marketing Digital e quais as dicas para se especializar na principal delas: Automação de Marketing!

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues3 de fevereiro de 2021
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Skills de Marketing Digital são as habilidades que um profissional da área precisa desenvolver para desempenhar um papel importante na área. Para 2021, a Automação de Marketing é o destaque do relatório The 2020 State of Digital Marketing, produzido pela Altimeter.


Já ficou claro para o mercado que a área de Marketing é o coração das empresas quando falamos em geração de receita. Com o avanço do digital, ela mudou de status: se antes era a área responsável por simplesmente divulgar a marca e ativar diferentes canais, agora ela vai além, garantindo a atração do público para efetivar novas vendas. Isso significa que as skills de Marketing Digital mudaram e continuam mudando ao longo do tempo.

Os profissionais da área agora são avaliados pelas metas alcançadas e pelo número de pessoas que estão convertendo (que impacta diretamente na geração de receita), e não só na construção da marca.

Com esse cenário de mudanças nas habilidades do profissional de Marketing, uma delas ganha cada vez mais destaque e assume papel de protagonista em 2021. Estamos falando do conhecimento e prática da Automação de Marketing.

Essa informação está presente no relatório The 2020 State of Digital Marketing, produzido pela Altimeter (em inglês). Lançado em novembro de 2020, o estudo contou com a participação de 476 profissionais de marketing com nível sênior de China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha, entre os meses de agosto e setembro de 2020.

Analisando esse resultado, só há uma escolha a fazer: conhecer os passos para aprender a fazer Automação de Marketing e colocar em prática. Neste conteúdo você vai conferir:

  • O que o resultado da pesquisa significa para os profissionais de Marketing e para o mercado;
  • Como fazer Automação de Marketing na prática;
  • Cursos e ferramentas necessárias para criar fluxos de automação;
  • Outras habilidades que complementam essa skill de Marketing Digital.

Observação 1: quer mesmo aprender a usar essa habilidade de Automação de Marketing, seja para evoluir na carreira ou alcançar resultados ainda melhores para sua empresa? Então fica até o final que vai valer a pena ;)

Observação 2: além da pesquisa, vamos indicar uma série de cursos, conteúdos e ferramentas que complementam o aprendizado em Automação de Marketing. Sugerimos que você acesse todos eles para solidificar seu aprendizado. Vamos lá!

O que é Automação de Marketing

Escalar com previsibilidade e gerar MAIS resultado SEM aumentar equipe ou investimento é totalmente possível com Automação de Marketing. Como fazer isso? Mostramos de forma ilustrada, clara e direta!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Automação de Marketing é fundamental na transição de 2020 para 2021

Conforme a maturidade das empresas ao redor do mundo vai aumentando em relação ao uso do ambiente digital para gerar receita, as estratégias e ações utilizadas passam a ficar mais segmentadas e personalizadas. É aqui que entra o trabalho de Automação de Marketing.

Os dados divulgados no relatório The 2020 State of Digital Marketing ajudam a entender esse momento do mercado. Ele tem como principal objetivo identificar as melhores práticas que são usadas por empresas para alcançar a excelência em Marketing Digital

Entre as conclusões apontadas na pesquisa, estão:

  • A aquisição de novos clientes (40%) e o aumento de receita atual com os clientes que já estão na base (39%) são os principais objetivos dos profissionais de Marketing;
  • 52% das empresas classificaram a integração de tecnologias como seu principal desafio de Marketing Digital atualmente;
  • Entre os demais desafios, aparece logo depois, com 51%, a contratação de talentos preparados para cumprir com as demandas da área.

Esse percentual relevante na busca de talentos nos leva até o número que vamos destacar aqui: ao questionar os profissionais sobre quais são as habilidades mais importantes na transição de 2020 para 2021, 39% indicaram como resposta Automação de Marketing, ficando na 2ª posição do ranking, que é liderado pela análise de dados, com 42%. 

Confira o gráfico com as demais habilidades citadas:

skills de marketing digital - automação de marketing

Estamos vivendo um momento em que as marcas precisam conversar de 1 para 1 com seu público. Essa personalização é fundamental para que exista engajamento. É justamente por isso que o uso da automação e o conhecimento para colocar essa estratégia em prática é tão relevante para 2021.

Sim, a produção de conteúdo nos diferentes canais e formatos, o uso das técnicas de SEO e a estrutura de UX são pilares que toda organização precisa focar. Só que para ir além e de fato garantir ótimos resultados, precisamos contar com essa skill de Marketing Digital.

Mas por que automação e não outra coisa?

Usar Automação de Marketing significa ter a habilidade de criar fluxos de comunicação com seu público e com sua base de Leads. Essa é uma estratégia que cumpre com três pilares:

  • Ela fornece dados que permitem enviar campanhas de marketing personalizadas para seus Leads e clientes;
  • Também permite que você acompanhe a interação de cada contato para identificar seus principais interesses;
  • A automação ainda permite que você forneça uma jornada contínua, conectando uma dor específica com uma solução no momento certo.

Além de tudo isso, ela facilita a análise dos resultados das suas campanhas de marketing, identificando oportunidades mais específicas de geração de receita.

Usar automação também é considerado um fator de sucesso para as empresas. Além de dar um próximo passo na sua estrutura de trabalho e resultados, ela ajuda a aumentar a produtividade do seu time! Automatizar significa fazer mais, em larga escala, com menos esforço e investimento.

Como fazer Automação de Marketing?

Ok, já vimos que essa é uma das habilidades do profissional de marketing que não pode faltar na lista de prioridades para desenvolver. Mas para quem nunca ouviu falar nela, qual o caminho a partir de agora? Afinal, dá para aprender Automação de Marketing?

Dá sim! E aqui vamos mostrar como começar a partir de 3 etapas:

1. Curso de Automação de Marketing

Nunca teve contato ou não sabe por onde começar a fazer o trabalho de automação? Então começar pela teoria é uma boa opção para compreender o contexto onde ela está inserida.

Para isso, vamos indicar 2 cursos para você:

  • Introdução ao Inbound Marketing: curso gratuito da RD University que mostra todos os detalhes da metodologia de Inbound Marketing, onde a Automação de Marketing é um dos pilares. Aqui você terá o conhecimento necessário para entender como, quando e onde utilizar os fluxos automatizados;
  • Aprofundamento em Email Marketing e Automação: com esse curso de Automação de Marketing, você vai entender como automatizar algumas mensagens pode tornar o relacionamento com seus contatos mais personalizado e eficiente.

Aqui na RD, nós sempre utilizamos o modelo de aprendizagem 70-20-10: 10% vem com o aprendizado formal, 20% com o relacionamento e compartilhamento com outras pessoas e 70% com a prática.

Nesse caso, o curso e todos os outros materiais que você consumir de forma teórica sobre o tema entra nesses 10%.

Para complementar essa etapa do aprendizado, vamos deixar alguns materiais que são essenciais para você evoluir com essa e outras habilidades do profissional de marketing:

2. Ferramenta de Automação de Marketing

Os cursos e conteúdos indicados mostram o caminho para entender o papel da automação. Mas para de fato garantir esse aprendizado, precisamos partir para a prática. E aqui a nossa indicação é usar o RD Station Marketing, a solução tudo em um para gerenciar suas ações de Marketing Digital em um só lugar.

RD Station

Teste a Ferramenta de Automação líder na América Latina

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você cria facilmente campanhas que funcionam com o editor drag & drop de emails, além de construir fluxos para jornadas personalizadas que geram mais conversões! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

A ferramenta é líder entre os softwares para Automação de Marketing no ranking da B2B Stack e a funcionalidade para criação dos fluxos é bem intuitiva, permitindo a construção por blocos.

automação de marketing

Acessando o artigo a seguir, você confere um tutorial completo de como criar um fluxo de nutrição utilizando o RD Station Marketing: Como funciona a Automação de Marketing com o RD Station Marketing.

Este tutorial mostra uma Automação de Marketing mais simples, com uma fonte de entrada de Leads e uma única divisão de caminho. Mas você pode ir muito além com o RD Station Marketing, criando fluxos completos, como este do exemplo abaixo:

automação de marketing (2)

A dica agora é conferir a próxima indicação de material, que te permite ir até o nível mais avançado, visualizando os exemplos de fluxos que podem ser utilizados em estratégias de Marketing Digital de qualquer empresa.

3. Planejar fluxos de automação

Sem metas, é difícil saber se suas campanhas de Automação de Marketing estão funcionando. Afinal, o que você deseja alcançar com sua campanha? Você precisa aumentar o conhecimento sobre a marca ou gerar novas conversões dos Leads?

Por isso, o planejamento é essencial para criar os fluxos de automação. Você deve saber as respostas dessas perguntas antes de iniciar uma campanha de automação.

Se já entendemos que a Automação de Marketing pode ajudar sua empresa de várias maneiras, garantir que ela seja bem estruturada, com todas as etapas mapeadas, é um passo que não pode faltar. Nesse caso, seu planejamento deve responder também:

  • Quais gatilhos de entrada devemos usar?
  • O fluxo será composto por quantas etapas?
  • O que o Lead vai receber no primeiro passo da automação?
  • Qual o tempo de espera até receber a segunda etapa?
  • O que ele receberá na segunda etapa e nas próximas, caso existam?

Conseguiu entender como fazer esse planejamento? Ainda ficou com dúvidas? Então nada melhor do que ouvir especialistas falando sobre como planejar esse trabalho na prática!

Por isso, já fica o convite para assistir abaixo o [Webinar] Como planejar seus fluxos de automação para escalar e ter previsibilidade nos resultados, com o Ricardo Palma, Co-fundador da Basementors, e o André Pino, Coordenador de Marketing na Lumis.

Esse webinar faz parte da Semana do Planejamento de Marketing Digital você pode acessar essa série com 5 webinars no link. Aqui ele está disponível de forma gratuita:

Habilidades do profissional de Marketing que apoiam o trabalho de Automação

Se você viu o tutorial, percebeu que existem alguns passos antes de criar um novo fluxo. É preciso saber segmentar seu público e construir os emails que serão enviados a partir da automação. Isso significa que existem conhecimentos complementares para executar esse trabalho.

Além disso, ao envolver outras habilidades, você automaticamente traz insights sobre a forma que seu público interage com diferentes materiais e canais de comunicação.

Nesse caso, é fundamental unir o conhecimento de criação e estratégia de conteúdo, Social Media, Email Marketing, mídia paga, Growth Hacking e análise de dados para construir fluxos com boa performance. 

Utilizar a Automação de Marketing também significa que vamos segmentar sua base de Leads. Você pode criar segmentações com base nestes fatores:

  • A página que o cliente em potencial visitou ou converteu;
  • As páginas que eles não visitaram;
  • O tipo de dispositivo que eles usaram para acessar seu site;
  • O número total de conversões em Landing Pages que realizaram;
  • O número de vezes que eles visitaram seu site.

Automação além da comunicação: faça a gestão e qualificação automática dos seus Leads

Achou que o uso da Automação de Marketing era restrito para suas comunicações com a base de contatos? Então já saiba que não é só isso que ela pode fazer!

Se é possível automatizar a jornada e o caminho que seu Lead percorre até chegar na etapa de compra, você também pode diminuir o tempo entre as etapas de gestão e qualificação de Leads, na relação entre Marketing e Vendas.

No momento em que você adquire o conhecimento necessário para colocar essa habilidade em prática, novas oportunidades de automação surgem, como a qualificação automática dos Leads.

Criando regras de negócio claras na passagem dos Leads para oportunidades de vendas, fica fácil utilizar a ferramenta de automação para realizar esse processo. Aqui as dicas são:

  • Automatize o seu funil de vendas → a partir das características dos seus Leads, você identifica as oportunidades e envia para o time de Vendas através de um fluxo de automação. Exemplo: para qualquer contato que atingir 200 pontos no Lead Scoring, enviar como oportunidade para o time de Vendas entrar em contato; 
  • Integre com o seu CRM → além de manter os vendedores sempre abastecidos de forma automática a partir das ações do Leads, que caracterizam novas oportunidades, a automação ainda permite integrar com o seu CRM, como o RD Station CRM. Isso reduz o tempo para abordagem, melhorando suas taxas de conversão para vendas.

Com a mesma estrutura de automação, levando os Leads de uma etapa para outra do seu funil de vendas, você melhora a produtividade de ambas as áreas e consegue ajustar seu SLA de qualificação (que são os critérios de passagem de Leads de Marketing para Vendas) de forma rápida, sempre que necessário.

Não esqueça: praticar é a melhor forma de aprender uma nova habilidade

Nossa dica final para evoluir com essa que está entre as principais skills de Marketing Digital é: foque nos 70% do aprendizado, ou seja, na parte prática. Lembrando que o RD Station Marketing vai apoiar em tudo que for necessário para essa construção. Além disso, a ferramenta é atualizada de forma contínua, conforme as práticas de mercado também evoluem.

Uma das últimas novidades lançadas é a possibilidade de agendar uma data e hora específica para realizar uma etapa da automação. Com ela você pode enviar aquele lembrete, para toda a lista de inscritos, que vai acompanhar um evento ou live agenda, independente se o Lead fez a inscrição 1 mês antes ou 1 dia antes.

Programando esse envio de forma antecipada, com data e hora definida, você evita que esse trabalho seja feito de forma manual. Dá só uma olhada em como funciona:

Spoiler: tem mais novidades para deixar suas automações mais robustas para chegar em breve! 

Então não perca mais tempo e comece a explorar as possibilidades de automação com o RD Station Marketing, é só começar seu teste grátis abaixo! Lembrando que esse é gratuito de verdade, não precisa colocar seu cartão de crédito:

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O RD Station Marketing é a melhor ferramenta de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias e experimente o poder da Automação de Marketing no seu negócio.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

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