Veja como usar a automação do WhatsApp na sua estratégia de comunicação

A automação do WhatsApp pode melhorar a forma como você constrói suas estratégias omnichannel e otimizar os seus resultados em conjunto com o Email Marketing

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Resultados Digitais19 de maio de 2023
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A sua empresa já está usando a automação de WhatsApp? Se ainda não, saiba que independentemente do porte dela neste momento, é fundamental saber se comunicar com os clientes de forma compreensível para alcançar o sucesso nas estratégias de comunicação. 

E isso passa, hoje em dia, por utilizar as ferramentas adequadas para transmitir a sua mensagem, sendo isso parte essencial da construção das ações.

A automação do WhatsApp é uma estratégia em ascensão no mercado e faz parte da abordagem omnichannel, que integra os esforços investidos no email, WhatsApp e outros canais envolvidos.

Ela pode se juntar ao Email Marketing, que é conhecido como uma das maneiras mais eficazes de atingir um amplo público, por exemplo, em uma plataforma de comunicação que pode potencializar os seus resultados. 

Deseja saber como combinar uma estratégia de envio automático de mensagens no WhatsApp com Email Marketing e outros canais? Então continue lendo este artigo, no qual explicaremos todos os detalhes sobre o assunto!

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O que é a automação de WhatsApp?

A automação do WhatsApp é um processo que permite enviar mensagens automaticamente para os seus contatos. Para fazer isso, você pode utilizar ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business. 

A automação pode ser aplicada em diversas situações, como confirmações de agendamentos, envio de lembretes, respostas automáticas e até mesmo para campanhas de marketing. 

Para configurar uma automação no WhatsApp, você precisa definir os gatilhos, ou seja, as condições para que a mensagem seja enviada, e criar os fluxos de mensagens que serão disparados. 

Se você quer saber mais sobre a criação de mensagens automatizadas no aplicativo, leia o post Como criar e enviar mensagens automáticas no WhatsApp do seu negócio. Neste artigo, vamos falar mais sobre as possibilidades de automação de WhatsApp dentro de um contexto mais amplo.

Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?

A automação do WhatsApp é uma forma de se conectar com os clientes de forma inteligente, poupando esforços ao mesmo tempo em que aproveita todo o potencial do aplicativo de comunicação mais popular do Brasil. 

Dessa forma, seu negócio estará disponível para seus clientes a qualquer momento que eles precisem de você. E eles já vão saber como encontrá-lo, afinal todo mundo espera que todo mundo esteja no WhatsApp - e, de fato, todo mundo está.

E usando ferramentas que fazem seus clientes sentirem como se estivessem sendo atendidos por uma pessoa, sua estratégia de Marketing fica ainda mais poderosa. Afinal, você terá contato com seus Leads e clientes sem ter que alocar muitas pessoas no serviço de atendimento:

Os benefícios de adotar a automação de WhatsApp incluem:

Atendimento mais fácil

Os clientes podem contatá-lo a qualquer momento, sem necessidade de aguardar sua disponibilidade durante o horário comercial ou apenas em dias específicos da semana.

Atendimento mais eficiente

Com a automação do WhatsApp, os atendentes podem responder imediatamente quando os clientes têm dúvidas ou preocupações, mesmo quando estão de férias! 

Maior satisfação do cliente

Os clientes que sentem que estão sendo ouvidos têm índices de satisfação mais altos do que aqueles que não se sentem ouvidos em todos os momentos. Assim, o Lead tem maior tendência de se tornar um cliente. Além disso, aqueles que já compraram de você com certeza será um cliente mais engajado em suas ações.

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Experiência personalizada

A automação do WhatsApp permite criar uma experiência personalizada e escalável para os Leads da sua base, de acordo com o perfil deles e as interações deles em seus conteúdos. São várias funcionalidades que facilitam a criação de réguas de comunicação.

Facilidade de pontos de contato

Você pode começar suas ações colocando um Botão de WhatsApp no seu site. Usando o RD Station Marketing, é muito simples de criar e colocar nas páginas que você desejar, com o bônus da integração com toda a sua estratégia de Marketing e Vendas. 

Veja no vídeo abaixo como funciona e clique aqui para saber como instalar:

Como fazer uma automação de WhatsApp bem feita

O WhatsApp possui uma dinâmica de uso diferente do email, por exemplo. Além da notificação de forma instantânea, as mensagens são mais curtas. Lembre-se, também, que é possível enviar e receber mensagens de áudio. 

Veja como fazer uma automação de WhatsApp inteligente:

Envie mensagens curtas

Normalmente, numa interação humana, as mensagens são enviadas num volume maior, porém com tamanho menor. O ideal é que seus disparos sejam parecidos com esse comportamento.

Explore os recursos do WhatsApp

Além das mensagens de texto você pode enviar áudios gravados, vídeos e fotos para ilustrar a mensagem que deseja transmitir.

Use a automação a seu favor

A automação do WhatsApp permite que você dispare mensagens automáticas baseadas em gatilhos e agilize a comunicação com seus Leads e clientes.

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Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro! ????

Use a automação de WhatsApp do RD Station Marketing

Agora que você já sabe mais sobre a automação de WhatsApp, que tal combiná-la com uma estratégia de Email Marketing e aumentar suas chances de fechar negócios mais rapidamente? A melhor forma de fazer isso é com o RD Station Marketing.

Com ele, você vai combinar o poder do email e do WhatsApp para enviar mensagens automáticas e segmentadas para as pessoas certas. O melhor de tudo é que é fácil começar, pois a sua empresa não precisa investir em outra ferramenta ou desenvolver códigos complexos.

O RD Station Marketing permite centralizar sua operação, enviando mensagens automáticas de WhatsApp em escala usando a mesma ferramenta que já utiliza para o Inbound Marketing. 

E, ao combinar dados, ações e análise de vários canais diferentes em um só lugar, você ganha inteligência e eficiência.

Com o envio automático de mensagens e respostas, você direciona os leads para o lugar certo no momento ideal, acelerando sua jornada de compra. Ou seja, você ganhe agilidade com um contato rápido!

No vídeo abaixo, veja como é fácil construir uma automação combinando WhatsApp e email no RD Station Marketing. E se quiser saber mais sobre a funcionalidade e assistir à uma demonstração completa, clique aqui para visitar a página especial da Mensagem de WhatsApp.

Use o RD Station Marketing em toda a sua estratégia

A automação é essencial para otimizar as tarefas de relacionamento com os contatos. Com o RD Station Marketing, é possível automatizar o envio de emails e mensagens de WhatsApp de acordo com o perfil e as ações dos Leads, além de qualificá-los e monitorá-los de forma eficiente.

Além disso, a automação ajuda a identificar as melhores oportunidades de vendas. Com base no engajamento e perfil dos leads, é possível automatizar o processo de qualificação, tornando-o mais ágil e preciso.

A integração entre Marketing e Vendas é fortalecida ao configurar a mudança do estágio do funil, criar oportunidades no CRM e notificar o time de vendas. Isso proporciona uma visão unificada do processo de vendas, facilitando a colaboração entre as equipes.

Por fim, a automação reduz tarefas manuais e repetitivas, impulsionando a produtividade da equipe. Ao automatizar essas tarefas, os profissionais têm mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas, melhorando a eficiência e os resultados alcançados.

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