10 benefícios de participar de eventos de Marketing Digital

Aprender de forma rápida e eficiente, fazer networking com qualidade e encontrar soluções para o seu negócio são apenas alguns dos motivos

Resultados Digitais
Resultados Digitais2 de abril de 2018
Semana da Transformação Digital

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Eventos costumam ser grandes incógnitas no Brasil. Ao mesmo tempo que há entusiastas que vão a todo lugar e aproveitam ao máximo as reuniões, existem muitos profissionais que consideram essas datas dias perdidos na agenda. Quando muito, participam das palestras em função do relacionamento que têm com alguém específico ou para atender um pedido do chefe.

Escolher um evento de qualidade, analisando os temas da agenda, o histórico dos palestrantes e o perfil do público é essencial, mas saber o que esperar do encontro e quais benefícios aproveitar— certamente torna a experiência muito mais valiosa.

Verdade seja dita: marcar presença em eventos requer investimentos como o valor do ingresso, da viagem e da estada (caso o encontro seja em outra cidade), além do tempo fora do escritório e esses fatores precisam ser justificados para a experiência valer a pena.

Neste post listamos nove benefícios de você participar de eventos de Marketing Digital como o RD Summit e o RD on the Road.

>> Leia também: 10 dicas de marketing para produzir um evento de sucesso no pós pandemia

1. Manter-se atualizado

O aprendizado aparece no topo da lista de benefícios. Marketing Digital é uma área onde novidades pipocam a todo momento e os eventos são uma excelente forma de se manter atualizado com as boas práticas. Ouvir grandes palestrantes ajuda a garantir que você está entre os melhores da área, captando as ideias mais inovadoras.

Há sempre aquela tática desconhecida ou sobre a qual você até ouviu falar, mas ainda não colocou em prática. Estar preparado tecnicamente é um diferencial para fazer sua empresa se destacar entre as demais.

É preciso sempre relacionar o tema da palestra com o seu negócio. Ver resultados vindos das ações dá ânimo para aplicá-las no dia a dia e trazer benefícios à sua empresa. Uma conferência pode funcionar como gatilho para você ter um insight, que não viria à tona em outro contexto.

2. Aprender rápido

Assistir a palestras e dedicar várias horas a estudar um assunto é muito mais eficaz do que buscar conhecimento fragmentado, disponível em artigos soltos de blogs e sites, por exemplo. Esses deveriam funcionar como fonte de consulta para dúvidas e questões mais práticas do dia a dia.

A menos que você seja uma pessoa muito disciplinada, estudar sozinho também é difícil. O inverso é verdadeiro: estar em ambientes de troca de conhecimento possibilita se atualizar rapidamente.

Se o evento contar com diferentes palestrantes, melhor ainda: em um único dia você poderá entrar em contato com diversos especialistas. Conhecer a experiência desses profissionais e escutar suas opiniões pode ser uma forma muito mais fácil de aprender.

De quebra, o investimento compensa: participar de conferências é mais efetivo do que fazer vários cursos específicos ou utilizar muitas horas de trabalho para estudar sozinho.

3. Fazer networking de alto nível

Nos eventos, é impossível manter-se indiferente a quem está ao redor. Interagir e trocar cartões de visita é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas novas e se tornar conhecido. É o famoso networking! As apresentações podem acontecer nas mais variadas situações: durante ou no intervalo das palestras, no almoço, no coffee break e no happy hour.

Você não sabe, mas ao fazer isso pode estar conhecendo seu futuro empregado, sócio, investidor, concorrente…

Entre participantes e palestrantes, são centenas de pessoas competentes e disponíveis para colaborar com o seu negócio, apresentá-lo a alguém importante, planejar ações de co-marketing, dentre tantas outras possibilidades.

4. Firmar parcerias e novas vendas

Não é raro que algumas das conexões feitas nos eventos se transformem em parcerias de negócio.

Essas datas são oportunidades para você “vender” o seu produto ou serviço de uma maneira mais pessoal e conseguir vários interessados, que se tornarão futuros clientes. Muitas vezes um único contrato prospectado no evento já é suficiente para cobrir todo o investimento feito para você estar lá.

No último RD Summit, por exemplo, participaram cerca de 8000 profissionais de marketing e vendas de diferentes empresas de todo Brasil. Além das conversas, ocorreu uma feira de negócios com o objetivo de facilitar a oportunidade de realizar novas vendas e construir parcerias.

Leia mais a respeito nos posts:

5. Encontrar soluções de negócio

Da mesma maneira que outras pessoas podem descobrir na sua empresa o que precisavam para resolver um problema, você pode conhecer um produto ou serviço que irá solucionar uma demanda interna e melhorar seus resultados.

É também bastante comum encontrar empresas e profissionais que enfrentam desafios iguais aos seus. Muitas vezes a troca de experiências poderá indicar práticas e ferramentas que resolvem uma necessidade muito clara do seu negócio.

Além disso, casos de fracassos, sucessos e até números surgem nas conversas, o que pode indicar a melhor direção a seguir.

6. Energizar-se

Eventos também são valiosos para (re)conquistar o foco nas rotinas de Marketing Digital.

Após o encontro, você terá novas visões, soluções, ferramentas e contatos que o ajudarão no aperfeiçoamento das suas estratégias digitais e no alcance de melhores resultados.

7. Avaliar o estágio da sua empresa no mercado

Ouvir os palestrantes e conversar numa rodinha de profissionais é uma ótima maneira de avaliar a situação atual do seu negócio frente à concorrência.

Saber as taxas de conversão, o volume de vendas e as práticas de empresas semelhantes à sua fornece uma visão muito interessante sobre o quão bem está o seu negócio.

8. Prospectar novas contratações

Se a sua empresa está precisando identificar talentos no mercado, os eventos costumam oferecer excelentes oportunidades.

Eles reúnem em um só lugar uma série de pessoas interessadas e craques em vários assuntos e posições que talvez sua empresa precise.

9. Treinar a autopromoção

Você está fazendo uma boa apresentação do seu produto ou serviço? Falar sobre seu trabalho é sempre um bom exercício.

Aproveite também para treinar o seu marketing pessoal. Tão importante quanto ser um ótimo profissional é fazer com que os outros saibam disso.

10. Se divertir

Por que não? Eventos costumam proporcionar agradáveis rodas de conversa e boas risadas.

Quem mora fora da cidade-sede do encontro tem a possibilidade de viajar e conhecer novos lugares. Sair da rotina sempre ajuda a oxigenar a mente, o que se refletirá em mais criatividade e produtividade no trabalho.

A maioria dos eventos de Marketing Digital acontece em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Além dessas praças visitadas pelo RD on the Road, nós da Resultados Digitais realizamos o RD Summit em uma das capitais mais belas do Brasil: Florianópolis.

Boa parte de nosso público não é da cidade. Além de querer que você aprenda bastante e conheça muitas pessoas interessantes no evento, sugerimos que aproveite a oportunidade para descobrir a Ilha da Magia e — por que não — emendar o fim de semana por aqui. Não é à toa que o evento em 2018 será de quarta-feira a sexta-feira!

Cadastre-se para receber em primeira mão as informações sobre as vendas dos ingressos para o RD Summit 2018.

Dicas extras

Vale lembrar que para aproveitar todos os benefícios listados neste post é preciso praticar tudo o que foi aprendido logo após o evento. Deixar suas anotações de lado não surtirá efeito magicamente.

Uma última dica útil é estudar previamente os temas das palestras. Assim você aproveitará melhor o conteúdo e poderá até tirar possíveis dúvidas com os palestrantes e outros participantes.

Lembre-se: além de muita vontade de aprender, leve seus cartões de visitas. Esperamos vê-lo em breve!

Artigo escrito por Laryssa D’Alama e Nayara D’Alama, da Resultados Digitais.

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