Biblioteca de Anúncios: como usar o recurso para melhorar as campanhas?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma mina de ouro para profissionais de marketing, pois permite encontrar inspiração e observar a estratégia de mídia paga dos concorrentes

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Resultados Digitais14 de março de 2022
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A Biblioteca de Anúncios (ou Ad Library) é uma ferramenta que serve para pesquisar anúncios que estão sendo divulgados em todos os produtos da Meta, como o Instagram e o Facebook.  Ao pesquisar na plataforma, pode-se descobrir quantos anúncios uma página fez, quais são os textos e imagens usados, a data de início da campanha, entre outros dados.


Quem investe em mídia paga nas redes sociais sabe que criar um anúncio do zero não é uma tarefa fácil. Atrair a atenção dos potenciais clientes entre fotos de amigos, memes e publicações de outras empresas requer criatividade. Mas onde buscar inspiração? Como saber o que os concorrentes estão fazendo para se diferenciar?

Para isso, a Meta tem uma ferramenta bastante útil: a Biblioteca de Anúncios, um repositório que permite que qualquer pessoa pesquise e veja as campanhas que estão sendo veiculadas por meio da sua plataforma de anúncios.

O recurso foi lançado em 2019, quando a empresa ainda se chamava Facebook, com o objetivo de tornar a publicidade digital mais transparente. Mas também é valioso para profissionais de marketing. Neste artigo, você vai descobrir como aproveitá-lo para fazer anúncios melhores.

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Saia do básico: crie estratégias baseadas em dados, transforme conexões, conquiste fãs para sua marca e leve seus seguidores a comprarem no seu site.

  • Sua inscrição é gratuita
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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é a Biblioteca de Anúncios?

A Biblioteca de Anúncios (ou Ad Library) é uma ferramenta que serve para pesquisar anúncios que estão sendo divulgados em todos os produtos da Meta, como o Instagram e o Facebook. 

O recurso foi criado para trazer mais transparência aos anúncios feitos nas plataformas da empresa, em uma resposta às controvérsias causadas por propagandas políticas divulgadas no Facebook.

Por conta dessa preocupação com a transparência, é possível acessar as informações mesmo sem estar logado na rede social. No caso de anúncios políticos, podem ser encontrados até os que estão inativos, desde que não tenham sido veiculados há mais de 7 anos.

Ao pesquisar na plataforma, pode-se descobrir quantos anúncios uma página fez, quais são os textos e imagens usados, a data de início da campanha, entre outros dados. No entanto, são omitidas informações mais detalhadas, como o orçamento e a segmentação do público que determinado anúncio pretende alcançar.

Para profissionais de marketing, a Biblioteca de Anúncios é valiosa. Em uma época em que a atenção dos consumidores é altamente disputada nas redes sociais, saber o que outros negócios estão fazendo pode ser um diferencial competitivo.

Como usar a Biblioteca de Anúncios?

Usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é fácil. A ferramenta é simples, gratuita e não exige qualquer login (para fazer denúncias ou acessar conteúdos classificados como adultos, entretanto, é preciso estar conectado). Ainda assim, há algumas dicas para aproveitá-la da melhor maneira. Confira a seguir.

  1. O primeiro passo é acessar o site
  2. A página inicial lembra um buscador comum, como o Google. Antes de fazer a pesquisa, é preciso selecionar o país no qual os anúncios foram veiculados e escolher entre duas categorias: “Todos os anúncios” e “Temas, eleições ou política”. Se você procura por anúncios comerciais, opte pela primeira.

Biblioteca de Anúncios do Facebook

  1. No campo de pesquisa, digite o nome da empresa cujos anúncios deseja ver. Ao digitar, já é possível escolher uma página específica.

Biblioteca de Anúncios do Facebook
  1. Clique na página que você procura para ver os anúncios vinculados a ela ou, caso prefira ver os resultados gerais para a palavra-chave, clique no ícone de lupa. 
  2. Na página de resultados, você vê alguns detalhes de cada anúncio, como texto, links, imagens, data de início da veiculação e as plataformas em que foi veiculado. Ao clicar em “Ver detalhes do anúncio”, é possível visualizar as diferentes versões de cada publicidade.

Biblioteca de Anúncios do Facebook

Como você pode ver, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é bem simples e intuitiva de usar. Qualquer pessoa que já acessou algum motor de busca na internet não terá dificuldade. 

No entanto, não basta ver as campanhas de outras empresas, é preciso saber como obter bons insights a partir delas para a sua própria estratégia. É sobre isso que vamos falar a seguir.

>> Leia mais: SMO (Social Media Optimization): o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais

Como usar a Biblioteca de Anúncios para obter insights para as suas próprias campanhas?

1. Explore os filtros

Quando você pesquisa por uma marca e visualiza os anúncios dela, pode refinar a busca, usando filtros de "Idioma", "Plataforma", "Tipo de mídia" e "Impressões por data". Para acessá-los, basta clicar em “Filtros” no canto superior direito da tela. Você verá, então, esta janela:

Como filtrar anúncios no Facebook

O primeiro filtro, "País", pode ser usado para escolher de qual país você gostaria de ver os anúncios. A aba mostrará todos aqueles nos quais a página pesquisada tem anúncios sendo veiculados no momento.

O segundo filtro, "Plataforma", permite selecionar em qual produto da Meta os anúncios que você quer ver estão sendo divulgados. 

Em "Tipos de mídia", escolha entre diferentes formatos, como “Imagens”, “Vídeos” ou “Sem imagem ou vídeo”.

Por fim, em "Impressões por data", é possível ver quais anúncios tiveram impressões (ou seja, visualizações) em um período específico de tempo.

Com base nos filtros, você consegue saber em quais formatos, plataformas e países os seus concorrentes estão focando — informações valiosas para melhorar os seus próprios anúncios. 

2. Inspire-se

Faltando inspiração na hora de criar seus anúncios? O bloqueio criativo pode surgir tanto para os profissionais que criam anúncios todos os dias quanto para empreendedores que precisam desempenhar a tarefa de vez em quando.

Nesse sentido, o recurso pode trazer ideias. Veja o que observar nos anúncios que encontrar em suas pesquisas:

  • Copywriting: observe os copies dos anúncios e procure entender quais gatilhos mentais foram usados pelos redatores. Procure entender a relação do texto com a imagem e como as palavras são usadas para estimular a conversão. 
  • Imagens: entenda quais formatos a empresa usa, se são fotos, vídeos, animações, memes, ilustrações. 
  • CTA: quais são os Calls-to-Actions usados pelas marcas? Para quais páginas eles levam? Clique nos botões para entender para onde os seus concorrentes querem levar os usuários. 

Lembre-se: a ideia é buscar inspiração, nunca copiar os concorrentes. Sempre adapte os seus anúncios conforme a linguagem e os objetivos do seu negócio.

3. Entenda o posicionamento da concorrência

Ao analisar de perto os anúncios dos concorrentes, você não só obtém inspiração como também encontra indícios do posicionamento de marca dessas empresas. 

A linguagem, o tom de voz, as cores, a tipografia, os temas abordados. Tudo isso são indicativos de como cada empresa deseja se posicionar no mercado.

4. Encontre clientes

Essa é uma dica voltada para profissionais de marketing em busca de clientes. Pesquise pelas páginas de potenciais clientes e veja se já investem em anúncios. Em caso negativo, você pode entrar em contato para oferecer os seus serviços. 

Mesmo para empresas que já fazem campanhas pagas nas redes sociais, você pode dar sugestões de melhoria para mostrar a sua expertise. Pesquise pelos competidores dessas empresas para ter mais argumentos de como podem melhorar, usando uma abordagem consultiva

5. Descubra tendências

No Marketing Digital, sempre há uma tendência surgindo. Ao analisar os anúncios mais recentes das empresas, você pode identificar diversas delas. Se você notar um padrão de anúncios parecidos entre alguns concorrentes, talvez seja a hora de experimentar algo parecido na sua marca para não ficar para trás.

Se você faz anúncios pagos nas redes sociais, é muito provável que possa se beneficiar da Biblioteca de Anúncios do Facebook. O recurso é gratuito, fácil de usar e contém muitas informações.

Hoje, as campanhas pagas nas redes sociais fazem parte da estratégia de Marketing Digital da maioria das empresas. Então, quanto mais dados e referências você tiver, maiores são as chances de se destacar.Quer outras para melhorar seus resultados nas redes sociais?

Então baixe gratuitamente o kit Templates e Ferramentas para Redes Sociais, que traz calendário editorial, tamanhos de imagem para Facebook e Instagram, modelos de relatórios e muito mais para você transformar curtidas em vendas.

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