Bio do Instagram: o que colocar no perfil do Instagram pra ter mais resultados (e seguidores)

A bio do Instagram é o contato inicial que as pessoas terão com o seu perfil, por isso é importante reunir as principais informações para se destacar


A bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na biografia do Instagram, você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o famoso link na bio.


O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Por isso, é importante que você consiga concentrar as principais informações sobre a sua marca ou empresa nele. Muitas vezes, esse será o primeiro contato do seu Lead e futuro cliente.

A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social. Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro na sua descrição.

Tem dúvidas de como começar? É só continuar lendo o nosso post!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é a bio do Instagram?

Bom, vamos começar com um pouco de conceitos? A bio do Instagram é a biografia de uma pessoa, marca ou empresa na rede social. É através dela que são passadas as informações básicas e essenciais para que o visitante entenda o que vai encontrar naquele perfil e se interesse pelo conteúdo oferecido.

Assim, a bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes. Ela tem algumas áreas personalizáveis, como você verá a seguir, incluindo uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o famoso link na bio.

Abaixo, dê uma olhada na versão desktop da parte superior do perfil @resdigitais. É nelo que postamos os conteúdos educativos produzidos pelas equipes da RD Station. Veja algumas das seções que aproveitamos:

bio do instagram resultados digitais

Por que personalizar a bio do Instagram?

A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal.

Trazer uma descrição com personalidade pode chamar a atenção das pessoas que acessaram o seu perfil. E pode, também, criar um laço de conexão com o seu público.

As principais informações que você deve dar uma boa atenção são:

  • Foto ou logo – É onde o usuário consegue identificar o seu perfil rapidamente;
  • Nome – Nome da sua empresa, negócio ou até mesmo seu apelido – lembrando que seu perfil poderá ser encontrado pelo campo de busca da plataforma, então sempre pense na otimização;
  • Nome de usuário – Outro fator super importante, um username fácil pode ajudar muito na identificação do seu perfil por outros usuários. É a famosa @, a sua arroba;
  • Site –  O ainda mais famoso link na bio fica aqui! Vamos dar algumas dicas de como você pode usufruir ao máximo dele no final do nosso post;
  • Minibio – A sua descrição, em resumo. Aqui, a melhor dica para você escrever de forma simplificada é pensar: como eu falaria de mim ou do meu negócio para alguém que não me conhece? Parece simples, mas não é, então tente resumir em perguntas-chave:
    • O que você faz?
    • Qual seu propósito?
    • O que as pessoas vão encontrar no seu perfil?
  • Página – Aqui você consegue conectar a sua fanpage do Facebook. E é super importante para que você possa ter acesso a informações da sua conta no Facebook Analytics e também usar a ferramenta do Facebook Messenger para responder suas interações do seu inbox pelo computador;
  • Categoria – Selecione a melhor opção para o seu perfil. Atualmente o Instagram conta com inúmeras seleções de categoria e com isso você consegue opções personalizadas para o seu perfil).
  • Opções de Contato – Uma das opções mais importantes, principalmente para a experiência de uso do seu cliente. Oferecer a opção de contato pelo Instagram pode otimizar a sua comunicação, seja por e-mail ou telefone;
  • Exibição de perfil – Nesta opção você consegue selecionar se a sua categoria será visível ou não para outros usuários;
  • Botões de ação – Ótima funcionalidade para negócios e que pode otimizar as suas conversões na plataforma.

Com essas informações bem detalhadas, você já está dando o primeiro passo para tornar a sua bio cada vez mais atraente dentro da plataforma!

>> Leia também: Saiba como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa

Devo usar emoji na bio do Instagram?

Não só deve, como pode! ;) O uso de emojis nas redes sociais está cada vez mais democratizado e isso pode dar aquele clima fun e atual para o seu perfil. Eles podem também ser usado como um marcador ou lista e até mesmo demonstrar aspectos da sua personalidade

Lembre-se que, por ter um número de caracteres limitados, essa pode ser uma boa opção para reduzir e abreviar algum detalhe da sua bio do Instagram. Veja o exemplo da especialista em redes socais e Instagram Camila Renaux (que inclusive fez o vídeo acima em parceria conosco):

Bio do Instagram Camila Renaux

>> Leia também: Como ser verificado no Instagram: passo a passo e o que isso significa para o seu negócio

Como fazer a edição da biografia para o Instagram?

Para começar a editar a sua bio, acesse o perfil e clique em “Editar Perfil”. É um botãozinho que estará logo abaixo da atua descrição do seu perfil no Instagram. Assim, vai aparecer a opção de edição. Ali você já poderá alterar a sua foto, descrição, site e até mesmo as suas informações comerciais e de contato.

editar bio do instagram

Inclusive, é lá que você consegue ativar a funcionalidade dos botões de ação, uma estratégia extremamente relevante e prática que o Instagram lançou recentemente e que pode ajudar na conexão da sua marca com seus clientes. Aproveite para preencher todas as informações necessárias e que podem ajudar a deixar a sua bio no Instagram bem completa.

Vale lembrar que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas para contas comerciais. Então, se você quer saber como fazer a ativação e todos os detalhes sobre o assunto, confira o post Instagram for Business: o que é e como ter um perfil no Instagram para empresas.

>> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

Use os botões de ação do Instagram a seu favor

Os botões de ação do Instagram são uma ótima maneira para que o seu público possa interagir diretamente com a sua empresa de uma forma prática e precisa. É uma funcionalidade recente, ativada durante a pandemia de Covid-19, e que oferece as opções de inserir um botão no seu perfil para: “Pedir refeição”, “Reservar agora” ou “Reservar”.

botões de ação do instagram

Para quem é do ramo alimentício ou até mesmo de eventos, isso pode facilitar tanto os pedidos online quanto os contatos para a reserva de lugares no seu espaço físico. No próprio aplicativo você consegue indicar a URL da plataforma parceira (Seja de pedido de comida ou reserva de restaurante, espaço, locais, etc) e automaticamente esse botão será criado no seu perfil.

Assim você terá um botão de CTA (call-to-action) logo abaixo da sua bio:

call to action do insta

Outra ferramenta muito utilizada é a função “Compras – Instagram Shopping”  (ou a famosa Sacolinha do Instagram. Com ela você consegue taguear suas fotos de produtos e vender pela própria plataforma, chamando a atenção do seu cliente e conseguindo finalizar a compra pelo próprio aplicativo.

É uma ótima alternativa para que você possa expor os seus produtos e conquistar ainda mais vendas.

>> Leia também: Como usar templates e recursos visuais para gerar Leads e ampliar conversões no Instagram

O que colocar nos Destaques embaixo da bio do Instagram

Outra área importante de um perfil profissional de Instagram é a de Destaques. São aquelas bolinhas logo abaixo dos botões, bem próximas à bio do Instagram. A melhor forma de usá-las é colocando ali os seus Stories mais relevantes. Os Destaques são, portanto, a vitrine do seu Instagram e fazer com que postagens que durariam apenas 24 horas sigam sendo visualizadas pelos seus seguidores.

Criar um Destaque na bio Instagram é bem simples. Veja os passos:

  • Toque no ícone “+” no canto direito do seu perfil, depois em “Destaque dos stories”;
  • Stories antigos e recentes vão aparecer na tela para você selecionar e adicionar a um mesmo destaque;
  • Clique em “avançar”;
  • Escolha o nome do Destaque e qual será a imagem de capa.

O ideal é que você use capas para cada um dos Destaques, direcionamento seus seguidores para grupos de conteúdos específicos. Assim, todos os Stories que levam a blogposts ou materiais sobre um determinado assunto pode ficar juntos, facilitando visitas ao seu site ou até mesmo conversões. É uma maneira super inteligente de usar seu Instagram, assim como o link na bio, que você verá a seguir.

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

Exemplos de bio do Instagram

Agora que apresentamos as funcionalidades que podem ser usadas, você deve estar querendo alguns exemplos de bio do Instagram para se inspirar, certo? Nada melhor, então, que trazer alguns prints dos perfis dos participantes do Social Media Day 2022, que são especialistas no tema, além de algumas empresas em que trabalham!

Lá em cima já mostramos a da Camila Renaux, vamos ver mais algumas abaixo, aproveitando para observar os espaços que essa galera conectadíssima usa:

Exemplos de bio do Instagram

Perceba que todos são bem sucintos no uso de textos e informações, deixando bem claro o que fazem e qual o objetivo dos perfis. Note também o uso de emojis para destacar alguns pontos e, por fim, que todos usam os destaques para impulsionar Stories mais relevantes para os visitantes.

Gostou dos exemplos? Vamos adiante, então, com dicas para usar melhor a bio do Instagram nas suas estratégias de Marketing Digital. Que tal vender e gerar Leads com ela? Continue a leitura!

Como usar o link na bio do Instagram?

O link na bio é uma poderosa ferramenta para que você possa gerar tráfego para um site, uma página de conversão ou algum outro link externo que o seu público queira acessar.

Como o Instagram não permite a divulgação de links no feed principal (apenas nos Stories quando você cumpre alguns requisitos), ele pode se tornar um aliado nas suas estratégias de divulgação e direcionamento para os seus seguidores.

Como é permitido apenas um link na bio do Instagram, é interessante o uso de alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links. Algumas plataformas são  bem conhecidas, como o Linktree e Later (Link in Bio). Mais adiante neste post, você vai ver como o RD Station Marketing tem uma funcionalidade ideal para fazer isso.

Essas ferramentas podem te ajudar com essa otimização de links. E saiba que existem versões gratuitas e pagas adequando-se às suas necessidades. Aqui na RD, usamos por muito tempo o Linktree e depois o Later. Dê uma olhada em como fica:

link na bio resultados digitais

É possível editar todos os atalhos disponíveis, sem limitações. Dessa forma, os copies dos seus posts no feed do Instagram podem direcionar as suas ações para o link na bio. Você pode inclusive aproveitar para inserir links para alguma oferta de material educativo sobre o seu mercado, usando uma página de captura de contatos.

Como gerar Leads com o Instagram usando o RD Station Marketing

Você provavelmente já ouviu falar em Landing Page, que é muito usada no Marketing Digital. É com ela que as empresas capturam os contatos de visitantes que se interessam por seus conteúdos. Assim, você pode transformar os seguidores do seu Instagram mais interessados em Leads, que são potenciais clientes. Esse trabalho pode ser feito com o RD Station Marketing.

O RD Station Marketing é ferramenta de Automação de Marketing tudo-em-um líder na América Latina. Ela tem editores drag & drop tanto de Landing Pages quanto de emails – entre muitas outras funcionalidades – que permitem que você construa relacionamentos que geram vendas. Tudo isso economizando o seu tempo, com automações personalizadas.

Além disso, o software tem a sua própria funcionalidade de link na bio! Com ela, é possível criar uma página pública com CTAs clicáveis associados às fotos do Instagram da sua empresa. Além disso, você pode configurar links para outras redes sociais, site e WhatsApp na mesma página, proporcionando mais formas de contato aos seus seguidores através da bio do Instagram.

Veja o exemplo da Multivisi, cliente da RD Station:

exemplo de link na bio

E o mais interessante é que a página, por ser criada via RD Station Marketing, é totalmente integrada à sua estratégia de Marketing Digital. Ela gera dados que permitem a análise do canal, para que você tenha certeza de que está gerando visitas, conversões e, posteriormente, vendas por ali.

>> Leia mais: Converta seguidores em Leads com os novos recursos do RD Station Marketing

Isso porque também é possível fazer uma segmentação específica para esses Leads que vieram pelo link na bio do Instagram, enviando campanhas personalizadas! Vale lembrar que o software também permite agendamento de posts para Instagram (com licença oficial da Meta) e outras redes sociais.

Faça um teste gratuito do RD Station Marketing e das suas funcionalidades de redes sociais:

Como usar o Instagram no Marketing Digital?

Quer conhecer ainda mais estratégias para otimizar a sua performance no Instagram?
Agora que você já sabe todas as possibilidades de edições para sua bio, pode escalar ainda mais o seu perfil com as nossas dicas disponíveis no Kit de estratégias de Marketing Digital no Instagram, feito em parceria com a mLabs.

O material é gratuito! Para acessá-lo, basta preencher o formulário abaixo. Você vai ver como capturar contatos e fazer vendas pelo Instagram é mais simples do que imagina!

Kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Não basta apenas estar na rede social, é preciso partir de determinados princípios para utilizá-la como parte da geração de receita. Saiba agora o que fazer.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em maio de 2020 e atualizado mais recentemente em junho de 2022.

Dúvidas Frequentes:

O que é a Bio do Instagram?

A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social. Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro na sua descrição.

Qual a importância de ter uma Bio do Instagram otimizada?

A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal. Através dela as pessoas podem entender do que se trata seu perfil e se ele é interessante ou não para ela. Dessa forma, a Bio do Instagram além de lhe apresentar para o seu público, ainda é capaz de atrair seguidores intessados no seu conteúdo.

Como fazer a edição da Bio do Instagram?

Acesse o seu perfil do Instagram e clique em -Editar Perfil-, na opção de edição é possível alterar a sua foto de perfil, a descrição e as suas informaçãoes de contato, como email e telefone.

Como usar o Link na Bio do Instagram?

Como é permitido apenas um link na bio do Instagram, é interessante o uso de alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links. Algumas plataformas são bem conhecidas, como o Linktree e Later (Link in Bio).