Branded content e influenciadores digitais: como trabalhar essa estratégia

Quando se trata de transmitir e reforçar as mensagens e o posicionamento da marca ao consumidor, esses dois assuntos devem estar no radar

Nação Digital
Nação Digital15 de julho de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Quando trabalhamos com Marketing Digital, devemos estar muito atentos às oportunidades que surgem a todo momento. Por ser uma área ampla e dinâmica, novos desafios são encontrados no dia a dia e nunca nos vemos presos a mesmice.

Quando se trata de transmitir e reforçar as mensagens e o posicionamento da marca ao consumidor, dois assuntos devem estar no radar: branded content e Marketing de Influência. Essas estratégias são ótimas para gerar autoridade e relevância em plataformas digitais.

Com o Marketing de Influência pautado em conteúdos de interesse, conseguimos gerar valor e trazer confiança por meio de uma pessoa relevante que possui credibilidade com seu público, e que influencia diretamente na decisão de compra dos consumidores.

Extrapolar o trabalho com ferramentas, robôs ou plataformas tem lá suas dificuldades, mas essa estrutura totalmente humanizada – do início ao fim – traz grandes resultados. Se você não sabe por onde começar, confira nossas dicas e cases!

Marketing de Influência: gerando vendas com influenciadores digitais

Neste eBook você vai aprender como montar uma estratégia com influenciadores para impulsionar a sua marca e seus resultados.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como escolher influenciadores durante a pandemia?

Um conteúdo relevante sendo passado para sua audiência por um influenciador é tão eficaz que chega a atingir 200 vezes mais o público do que uma campanha comum direcionada para públicos de interesse.

Neste período de isolamento social, é ainda mais difícil criar um bom conteúdo atrelado ao marketing tradicional. Com muitas pessoas em casa, recebendo informações a todo momento, os criadores de conteúdo na internet exploraram novos formatos, como lives, IGTVs mais frequentes e outras formas de fazer vídeo para se comunicar com o público.

A audiência gostou e se identificou com os conteúdos, e a resposta veio com o aumento do engajamento de marcas e influenciadores.

Uma pesquisa da Squid, plataforma que conecta criadores de conteúdos às marcas, mediu a transformação do mercado digital no Brasil durante a pandemia e constatou o aumento de 24,4% na taxa de engajamento dos influenciadores e de 27,3% no alcance do Stories do Instagram.

Em tempos de crise, alguns influenciadores têm tido atitudes bacanas, como a redução dos valores de investimento e a entrega de conteúdos extras ao contrato. Tudo para ajudar as empresas a passar por esse momento difícil de uma forma mais leve e com consciência. Isso faz com que o influenciador consiga mais trabalhos e traga mais retorno para seus clientes.

Cuidado com quem vai fazer seu branded content

Ao contratar um influenciador durante a pandemia, atente-se ao seu histórico. Um comportamento que não era visto como um problema antes, agora pode acabar trazendo uma imagem negativa para a marca.

O caso mais recente foi de Gabriela Pugliesi, que fez uma festa em casa, descumprindo as orientações das autoridades de saúde. O assunto virou notícia. Resultado: perda de seguidores e patrocinadores, além de boicote dos consumidores às marcas associadas à imagem da influenciadora.

>> Leia mais: Fake influencers: o que são, como identificar e quais são seus principais truques

Além de observar quem contratar, é importante se atentar ao briefing enviado ao influenciador para o branded content. É preciso, por exemplo, indicar que as gravações de conteúdo sejam feitas sempre dentro de casa.

Se um seguidor mais atento verifica que o post foi feito fora de casa durante a pandemia, a marca e o influenciador sofrem penalizações em comentários e boicotes. Uma marca que apoia o isolamento social não precisa enfrentar uma polêmica por um influenciador que não cumpre a quarentena.

branded content

Como planejar ações com influenciadores no funil de vendas?

Um bom planejamento, ainda mais neste momento, precisa abordar principalmente estratégias de topo e meio do funil de vendas. Depois disso, partir para uma estratégia afunilada, com influenciadores que podem chegar diretamente à compra em poucos cliques.

Dessa forma, geramos atração por meio de alguém que gosta e usa o produto, mas seus seguidores ainda não sentiram a necessidade de tê-lo. Junto a isso, utilizamos influenciadores que usam o produto há muito tempo e têm seguidores interessados nele. Assim, conseguimos converter e criar uma rede de pessoas atraídas pela marca.

>> Leia mais: Posicionamento de marca: entenda o que é e qual a sua relevância estratégica

Por exemplo: se você pratica exercícios físicos e uma marca de roupas fitness está atrelada a uma influenciadora que você segue e confia, você pode ou não se interessar. Se duas ou mais influenciadoras também usam a marca e começam a postar sobre ela semanalmente, você pode ficar ainda mais interessado.

Isso desperta um desejo de compra porque não foi somente uma pessoa que indicou, e sim quem você segue nas redes e admira. Isso faz com que a qualidade e as características do produto sejam reconhecidas por tanta gente ao ponto de o consumidor que estava no topo e meio do funil, acabar passando para o estágio final no processo de venda.

Para potencializar os resultados, use estratégias que levam à compra imediata, como as promoções e as indicações de amigos. Quanto mais peças compradas, maior o desconto. Muitas marcas têm feito isso e aumentado ainda mais as vendas. A influenciadora indica outra influenciadora e o seguidor indica outro seguidor. Todos compram e ganham ainda mais desconto.

Case de sucesso de branded content com influenciadores em 2020

A Fit Li, marca de moda fitness de Campinas (SP) e cliente da Nação Digital, agência Platinum RD, tem um posicionamento forte nas redes e as escolhas de influenciadores são feitas de forma assertiva.

Todas têm ligação com a marca de alguma maneira, seja na forma de pensar ou de se vestir. As seguidoras tendem a engajar muito bem com dicas de composição de looks e formas de uso, já que a marca valoriza roupas confortáveis, que não marcam o corpo e possuem um ótimo caimento.

A agência começou com um investimento muito menor e alcançou um ROI (Retorno Sobre Investimento) de 2x o valor investido. Hoje, cerca de um ano depois, com as revendas e as vendas do ecommerce, conseguimos um ROI de 5x. O faturamento do e-commerce quadruplicou e, hoje, o Marketing de Influência atrelado ao branded content é responsável por mais de 50% do faturamento.

Outros clientes da Nação Digital, como Yunmai e Tudo Livros, também têm ótimos resultados com a estratégia. As primeiras ações com influenciadores já trazem clientes que querem o mesmo produto. O retorno tem sido sempre acima de 2 de ROI e os investimentos têm crescido bastante. Nesta época, os influenciadores têm sido os grandes aliados na obtenção de novos clientes e também no reforço de recompra para a Nação Digital.

agências de mudança RD

Amanda Veras é coordenadora de Social Media e Trend Hunter, e a Nação Digital integra o Programa de Agências Parceiras do RD Station. Conheça as soluções de Marketing Digital da Nação e de mais de 1700 agências para apoiar seu negócio no Marketplace da RD.

Confira mais cases de influenciadores para e-commerce no podcast Carrinho Abandonado da Nação Digital e saiba como atingir resultados incríveis!

Nação Digital

Nação Digital

Veja também

Marketing
43 dicas de livros para quem trabalha com Marketing Digital
Marketing
Os 6 principais pontos que mostram a importância do Marketing Digital para empresas
Marketing
Conteúdo para o Meio de Funil: quais os formatos ideais e como produzi-los