Liberou geral: saiba como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa

É preciso cumprir alguns requisitos para ter acesso à funcionalidade, que é muito simples de operar


Desde outubro de 2021, os links nos stories do Instagram se tornaram figurinhas que levam para uma página externa, e agora qualquer pessoa pode inserir na tela de seus stories. Para inserir um link nos seus stories, é só buscar na galeria de adesivos, selecionar a opção de link e inserir a URL desejada.


“Arrasta pra cima pra acessar…” era uma das frases mais usadas em Stories do Instagram. Talvez perdesse apenas para “oi gente, eu queria dizer que…” e “então, gente, eu queria pedir desculpas pelo que eu disse e…”, dependendo dos nichos que você segue. 

Isso porque colocar link nos Stories do Instagram era um luxo, dispensado para celebridades e contas empresariais que cumpriam alguns pré-requisitos. E quando você chegava lá, meu bem, descobria que era bem simples levar seus seguimores para seu site ou Landing Page.

Bom, agora isso tudo mudou. A partir do já histórico dia 27 de novembro de 2021, qualquer mortal (pessoa ou empresa) pode colocar links nos Stories do Instagram. Sim, isso inclui eu e você! O “arrasta pra cima”, inclusive, está gradualmente desaparecendo e sendo substituído por uma figurinha com o link em questão. Por isso, as duas possibilidades seguem aparecendo, inclusive nos anúncios.

Neste post, vamos mostrar o passo-a-passo e algumas boas práticas para que seus links no Insta gerem mais conversões. Continue lendo!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como colocar link nos Stories do Instagram

Vamos começar indo direto ao ponto: um passo-a-passo de como colocar um link nos Stories do Instagram. Assim, você poderá dizer, escrever ou fazer a dancinha mais recente enquanto grita “arrasta pra cima” “clica no link”.

É bem simples:

  1. Crie seu Story, seja tirando uma foto, gravando um vídeo ou subindo alguma coisa (foto ou vídeo) que esteja gravado no seu celular;
  2. Clique no iconezinho de figurinhas (ou stickers, se você curte exibir seu inglês);
  3. Selecione a opção “LINK” e adicione a URL que você tem interesse em divulgar para seus seguidores;
  4. Escolha o melhor lugar para colocar a figurinha com o link no Story, equilibrando seu interesse em conduzir o seguidor ao clique com a estética incrível da sua foto ou vídeo, e publique;
  5. O último passo e mais uma dica: entra no seu Instagram Stories e clique no link para conferir se está tudo certo, às vezes você pode se distrair e colocar um endereço errado (sim, isso já aconteceu comigo quando eu era social media da RD).

Se você ainda ficou com dúvidas, essa sequência de Stories prints diretamente do perfil da Resultados Digitais deixa bem claro o processo. Dá uma olhada (clique na imagem para ampliar):

 

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

Quem pode podia colocar o arrasta pra cima ou figurinha de link nos Stories do Instagram

Bom, agora que você viu que é muito fácil colocar links nos Stories do Instagram, vamos relembrar a parte que era difícil: quem eram os iluminados que podiam colocar esses desejados links. Deixamos esse trecho aqui para que você se lembre, sempre, que o objetivo do Insta – e de todas as redes sociais e sites da internet – é que você permaneça dentro dele o maior tempo possível. A sua atenção é o que gera receita, afinal. Isso nunca vai mudar.

Por isso, durante muito tempo a única forma disponibilizada de ir dali para outro site era o famoso “link na bio”, liberado para todos. Inclusive, em se tratando de timeline, essa continua sendo a única opção para a grande maioria dos perfis comerciais. Uma alternativa é ativar o Instagram Shopping, se fizer sentido para o seu negócio.

Voltando ao Insta Stories, porém, antigamente era preciso cumprir alguns pré-requisitos para ter acesso aos links. Certamente você tinha isso na ponta da língua, porque todos almejávemos esse sonho:

  1. Ter uma conta comercial do Instagram;
  2. Ter mais de 10 mil seguidores.

Outra possibilidade era ter uma conta verificada. Se você se encaixava nessa categoria, provavelmente não estaria lendo este post, já que era algo disponível para celebridades e personalidades públicas. Aliás, se você é famosa ou famoso, muito obrigado por visitar nosso humilde portal. Quando puder, tire uma selfie lendo o nosso conteúdo e poste nos seus Stories com o link para o texto!

the crown

Se o seu negócio ainda é ganhar mais seguidores, porém, avalie a ideia de se inscrever para a próxima edição do Big Brother Brasil, que tem catapultado o Instagram de ex-anônimos. Ou, se você não gosta da intensa exposição do escrutínio público em troca de pequenos benefícios em redes sociais, confira 7 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da empresa.

Dicas para que se seus seguidores, de fato, clicarem no link dos Stories

Bom, agora que todos conquistamos o direito sagrado de colocar link nos Stories do Instagram, não pense que o jogo está vencido. Sua conta vai estar disputando a atenção dos usuários com quase 100 milhões de outros perfis – isso só no Brasil. Além disso, a maioria das pessoas ali está ali para se distrair, e não para acessar seu blogpost mais recente ou baixar o seu mais novo eBook.

>> Leia também: Camila Renaux: entretenimento no Instagram para marcas e profissionais

O Instagram – e os Stories, consequentemente – é uma rede social essencialmente visual. Assim, você precisa se destacar e evitar que o seu seguidor passe o seu Story para o lado sem nem tomar conhecimento do que você está oferecendo. Não existe uma fórmula pronta: na verdade, são múltiplas as possibilidades de gerar Leads pelo Instagram.

Aqui na RD, por exemplo, apostamos muito em estimular o engajamento para prender a atenção dos seguidores. Costumamos construir um storytelling, mesmo que curtinho e bem visual, para só no final pedir que a pessoa acesse o link que estamos oferecendo. Se é difícil para você criar imagens, experimente alguns templates. Veja um exemplo:

exemplo de como colocar links no Stories do Instagram da RD

Vale a pena também humanizar as suas postagens. No perfil da RD, nossos Stories costumam ser estrelados pelos funcionários da empresa. Em tempos de pandemia, aproveitamos memes e assuntos que estão nos trends, gravamos os vídeos nos celulares pessoas e enviamos para o time de redes sociais, que faz as postagens no perfil da empresa.

Os Instagram Stories são, desde que foram criados, uma fonte relevante de acessos e Leads para nós. Vale a pena pensar em posts criativos para que o seu negócio aproveite o link da melhor forma possível: gerando relacionamentos com seus seguidores que conduzem a vendas!

Como usar os links nos Stories do Instagram para gerar Leads

A forma mais simples de gerar Leads é fazer com que seus links nos Stories do Instagram levem a Landing Pages. Elas são páginas de captura de contatos e funcionam da seguinte forma: você oferece um material educativo em troca de informações dos visitantes. Isso combina tudo que falamos até agora, ou seja, entregar conteúdos de valor através do perfil do seu negócio e intensificar o relacionamento com seus seguidores.

O RD Station Marketing permite que você construa Landing Pages facilmente com um editor drag & drop, que ficam dentro do seu domínio. Com ele, também é possível criar formulários para incluir no seu site ou blog por exemplo. Além disso, você cria automações de Email Marketing para se relacionar com os Leads gerados através do seu Instagram, com direito a muitos dados para ajustar suas ações de Marketing Digital.

Você pode fazer um teste gratuito de 10 dias da ferramenta, sem compromisso, deixando o seu email abaixo:

>> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

Alguns detalhes sobre a figurinha de link

A essa altura dos acontecimentos, em quase todos os perfis do Instagram o “arrasta para cima” foi substituído pela figurinha de link. Assim, ao invés do movimento peculiar que entrou para o vernáculo da internet, você clica no sticker. Veja abaixo como ficou no nosso perfil:

figurinha de link instagram stories

A forma de colocar link nos Stories mudou, virou sticker. A mecânica da experiência do usuário, por sua vez, ganhou fricção: você clica uma vez, surge a mensagem “Acessar link”, e você precisa clicar nela para ser direcionado ao conteúdo. Pois é, malandrinho esse Instagram, né?

Também como já comentamos no post, a intenção das redes sociais é que você permaneça nelas o máximo de tempo possível. Portanto, o “arrasta pra cima” facilitava demais a vida do usuário para abandonar a navegação eterna no Instagram. Nunca esqueça: os perfis da sua empresa nas redes sociais não são casa própria, mas sim espaços alugados sujeitos a alteração de regras, algortimos e funcionamento sem aviso prévio.

Vá além dos links nos Stories do Instagram

Ter os links nos Stories do Instagram é muito bom para o Marketing Digital, mas não é tudo que a rede social oferece. Mesmo que você não tenha ainda um grande número de seguidores necessário ou não seja é uma celebridade, é possível ter resultados interessantes.

Assim, se você ainda está buscando entender como usar o Instagram a favor do seu negócio, acesse o nosso Kit de Estratégias de Marketing Digital no Instagram. Ele reúne 9 materiais gratuitos em um só acesso para você estudar e se aprofundar nas possibilidades da plataforma. Para acessá-lo, basta arrastar pra cima preencher o formulário abaixo:

Kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Não basta apenas estar na rede social, é preciso partir de determinados princípios para utilizá-la como parte da geração de receita. Saiba agora o que fazer.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dúvidas Frequentes:

O que é link nos stories do Instagram?

O Link nos stories é uma figurinha que ao ser clicada, leva o usuário para uma página externa.

Como inserir link nos stories?

Para inserir um link nos seus stories, é só buscar na galeria de adesivos, selecionar a opção de link e inserir a URL desejada, é possível movimentar e dimensionar a figurinha de link da maneira que desejar.