Assinatura de email é o conjunto de informações sobre o remetente de um email, localizada após a mensagem. Em geral, ela contém o nome, o telefone, o cargo e a empresa na qual trabalha a pessoa que enviou o email. Pode também ter uma foto e links para site e redes sociais.
Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:
Você já recebeu um email com uma oferta interessante, quis entrar em contato com quem enviou e se frustrou ao não encontrar nenhuma informação sobre a pessoa? Esse problema seria resolvido com a simples inclusão de uma assinatura de email.
A intensa competição pela atenção não permite o desperdício de uma oportunidade assim. Mas e você, será que está sinalizando corretamente seus dados em suas mensagens eletrônicas? É bem simples e pode ser mais útil que um cartão de visita!
Neste post, vamos mostrar por que e como criar uma assinatura de email profissional. Continue lendo para saber como fazer a sua!
O que a assinatura de email precisa ter
Se você quer oferecer um texto simples, foque no básico: coloque seu nome, telefone (fixo, celular e/ou Skype), email, cargo e empresa. Com essas informações, seu destinatário já tem referências suficientes para desenvolver um bom nível de confiança em você.
Claro que, dependendo do seu mercado, a sua assinatura de email pode ter outros dados. Se trabalha em uma estabelecimento comercial, o endereço é relevante. Da mesma forma, se você vende exclusivamente pela internet, coloque o site do seu negócio.
O uso de cores e elementos gráficos na assinatura é legal?
Colocar apenas letras e números nas assinaturas de email parece meio tradicional demais, até meio chato, não é mesmo? Com as melhorias tecnológicas das ferramentas, é possível criar formatos criativos, que usem também imagens e logotipos.
Antes de mais nada, analise que tipo de personalização a sua empresa e o seu mercado permitem — tanto em termos de regras quanto de estilo mesmo. Procure usar a paleta de cores da sua marca, criando uma identificação com ela.
A sua foto também pode criar um grau de confiança maior, pois a pessoa vai sentir que, de fato, há um ser humano conversando com ela. O posicionamento pode ser logo acima ou ao lado das suas informações para que imagem não fique perdida no email.
Devo colocar minhas redes sociais na assinatura de email?
Outra coisa que gera mais credibilidade — e ainda deixa sua assinatura de email mais agradável visualmente — é inserir um link para suas redes sociais. Esse é um fator que também vai na linha de “olha, essa pessoa existe mesmo”. Fica mais legal usar os logos do LinkedIn, Behance, Twitter etc. para não exagerar nas letras e números.
Caso prefira, as redes sociais incluídas podem ser as da sua empresa. O mesmo vale para trocar a sua foto pelo logo do seu negócio. É uma boa ideia, inclusive, testar quais formatos geram mais engajamento!
Como fazer a minha assinatura de email criativa?
Parece muito trabalhoso adicionar uma assinatura de email profissional bonita e eficiente às suas comunicações? As principais ferramentas já permitem algum grau de personalização, mas a operação nem sempre é simples.
Pensando nisso, criamos uma Ferramenta de Assinatura de Email gratuita, em que todas as características citadas neste post podem ser adicionadas automaticamente! É bem fácil de usar, e você pode ir acompanhando em tempo real como ela está ficando. Vamos começar a criar?