Como fazer Mídia Paga para Inbound Marketing

Neste post, vamos abordar as vantagens da mídia paga, a distribuição por mídia paga com a metodologia Inbound, algumas boas práticas para mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) nas campanhas e muito mais.

Felipe Spina
Felipe Spina9 de novembro de 2016
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Não adianta ter um excelente produto ou conteúdo se a distribuição dele não chega ao público certo.

Sobre isso, o livro Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, diz a seguinte frase: “Poor distribution - not product - is the number one cause of failure.” (em tradução livre: “Uma distribuição ruim - NÃO o produto - é causa número um de fracasso”).

E quando se trata de Inbound Marketing, não dá para depender apenas da distribuição orgânica: o volume elevado de conteúdo nas redes sociais e na internet em geral, que literalmente excede nossa capacidade humana de consumi-lo inteiramente, e o baixo alcance orgânico das publicações, não tem ajudado nesse aspecto.

Dessa forma, fica cada vez mais difícil ter resultados, e quase impossível ser encontrado organicamente pelas pessoas corretas. Além disso, essas pessoas já estão sobrecarregadas e frustradas com a árdua jornada que enfrentam para encontrar a informação certa.

Por isso, a distribuição por conteúdo pago ou com mídia paga é uma ponte para conectar sua empresa com o público certo através de conteúdo, e ajudar sua audiência entregando a informação certa no momento certo.

A seguir, vamos abordar as vantagens da mídia paga, a distribuição por mídia paga com a metodologia Inbound, algumas boas práticas para mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) nas campanhas e muito mais.

Esse post é parte do eBook Mídia Paga para Inbound Marketing. Baixe-o e tenha o conteúdo completo com um passo a passo para criar campanhas de compra de mídia. Oferecemos também um bônus no final, com uma checklist para validar sua campanha de anúncios.

eBook + Checklist: Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing

Veja - na teoria e na prática - como atrair mais clientes através de canais pagos como Google AdWords, Facebook Ads e Native Ads, dentre outros

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Distribuição de mídia paga na metodologia Inbound Marketing

Antes de lançar uma campanha de distribuição de conteúdo pago, faça uma pesquisa para definir quem será a sua persona.

Você vai ver que muitos canais de distribuição oferecerem uma imensa capacidade de segmentação e diferentes maneiras de atingir públicos específicos, de forma que você pode criar essas segmentações de acordo com as características da sua persona.

Uma vez lançada uma campanha, mensure os resultados para aprender sobre seu público-alvo e a resposta que eles têm aos anúncios. Alimente sua estratégia de marketing de conteúdo com essas informações de volta para refinar o conteúdo, conectar-se melhor com o público e maximizar a eficácia de cada campanha.

Formatos de mídia paga que podem ajudar na sua estratégia de Inbound Marketing

Faz parte da teoria, para ter bons resultados práticos, saber quais são as possibilidades de anúncios que você pode publicar pela sua empresa.

Elas são muitas, mas listamos a seguir apenas algumas delas para você ter uma ideia de por onde começar e, depois que tiver mais confiança no investimento, expandir sua atuação conforme faça sentido para os objetivos de Inbound Marketing do seu negócio.

Links patrocinados (PPC - Pay Per Click)

Os links patrocinados são os conteúdos em destaque na parte superior do seu monitor quando você procura por alguma palavra-chave no mecanismo de busca do Google.

Esses anúncios colocam sua empresa em uma posição de destaque nos resultados das buscas que talvez você não alcançasse com uma ação orgânica.

Você cria uma campanha de link patrocinado por meio do Google AdWords e a direciona para o público-alvo de sua empresa por meio das segmentações.

Para que seu anúncio por links patrocinados seja eficiente, alguns passos são fundamentais, como definir as palavras-chave iniciais e o horário, tempo e local de abrangência da campanha.

Também é muito importante acompanhar o desempenho da campanha e fazer mudanças, caso você sinta que é necessário. Para isso, extraia relatórios com amostras completas do comportamento da campanha e veja se os resultados estão caminhando de acordo com o esperado.

Remarketing

O remarketing é muito útil para você alcançar os possíveis clientes que visitaram o site da sua empresa. Com ele, seu anúncio aparece em outros sites que esse possível cliente acessa, e o faz relembrar dos seus produtos ou serviços.

Para usar o remarketing, você pode gerar uma tag com o Google AdWords ou com o Facebook Ads e adicioná-la ao site da sua empresa e definir listas de remarketing específicas para cada página visitada.

Assim, quando esse possível cliente acessar essa página, ele entra para a lista automaticamente. Essa é uma ótima oportunidade de criar anúncios com assuntos complementares aos que o visitante viu no site da sua empresa, e atrai-lo para uma nova Landing Page, por exemplo.

Social Ads (Anúncios em Redes sociais)

Hoje, as redes sociais são os canais online mais acessados, e onde geralmente se concentra a maior quantidade de potenciais clientes.

Assim como o relacionamento e as postagens em cada uma das redes sociais devem levar em consideração o público e o perfil delas, com os anúncios pagos é a mesma coisa. Nem sempre todas as redes sociais fazem sentido para investimento, por isso sua empresa deve escolher a que tem mais potencial de alcance do seu público-alvo.

A seguir listamos algumas possibilidades para você avaliar.

Facebook

Hoje é considerada a maior rede social do mundo, e investir nela possibilita ampliar o relacionamento com clientes e possíveis clientes, ampliar o número de curtidas na fanpage de e comentários em posts patrocinados, por exemplo, além de gerar Leads.

Uma vantagem do Facebook são as audiências customizadas, que facilitam que sua empresa trabalhe com um segmento de usuários determinado e delimitado por você. Podem ser seus clientes ativos, Leads ou várias outras opções que venham dos seus contatos. Saiba mais sobre esse assunto no post 5 formas matadoras de usar as audiências customizadas em Facebook Ads.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social voltada para assuntos profissionais. Por isso, ela pode ser a melhor opção para empresas B2B que trabalham com um público de negócios e cargos de decisão. Essa rede social é excelente para conhecer muito bem o perfil de cada usuário, pois ela tem acesso a informações como cargo, empresa (tamanho, segmento etc.), experiência na função, escolaridade etc.

Assim, você pode segmentar bem e encontrar perfis muito qualificados que dificilmente seriam encontrados com essa precisão em outros canais. Por isso, é ótima para atrair visitantes qualificados e gerar Leads mais preparados para conhecer seu produto ou serviço. Confira o passo a passo sobre como criar uma campanha no LinkedIn aqui.

Instagram

O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais 400 milhões de usuários. Isso mostra que muitos dos seus potenciais clientes podem estar nesta rede. Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da sua empresa.

Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em "carrossel" são ótimos para ajudar na disseminação de metodologias e dos diferenciais de seus produtos e serviços da sua empresa.

Para fazer anúncios nessa rede, você deve usar o Instagram Ads, que pode ser acessado diretamente no gerenciador de anúncios do Facebook. Essa ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões no seu site, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos etc. Confira o passo a passo completo de como anunciar no Instagram Ads.

Waze

O Waze é uma mistura de aplicativo de colaboração e rede social. Ele pode ser um excelente aliado para empresas locais em grandes centros, pois seu sistema de anúncios funciona como um outdoor que aparece em um raio de 5km do local onde os motoristas estão, e estes podem clicar no seu ícone para saber mais sobre você ou para navegar diretamente para a sua localidade.

Twitter

O Twitter é a rede social mais acessada por meio de dispositivos móveis, e pode ajudar sua empresa a ser descoberta ou ampliar o número de seguidores, aumentar o alcance da marca por meio dos tópicos de assunto e gerar tráfego e Leads com os tweets patrocinados.

No momento, os anúncios do Twitter no Brasil estão disponíveis somente via contato direto e para contas maiores. Então, se sua empresa ainda é pequena, não vale a pena investir em mídia paga nessa rede. Mas para saber mais sobre como trabalhar o Marketing Digital no Twitter, acesse o eBook Introdução ao Marketing no Twitter.

Youtube

Se sua empresa tem um público que se interessa por conteúdos em vídeo, além de apostar nesse formato para produção própria de materiais, vale tentar os anúncios no Youtube para divulgação da sua marca e para geração de Leads. Vale destacar que os anúncios em vídeo do Youtube são vinculados ao Google AdWords. Depois de criar uma conta, é lá que você vai gerenciar seus anúncios e ver os resultados.

Native Ads (Anúncios Nativos)

São anúncios relacionados ao contexto dentro sites de notícias e conteúdo. As principais plataformas do mercado são Taboola e Outbrain. Eles têm no inventário de parceiros de publicação (publishers) portais como Exame, MSN, Time, CNN, ESPN, Mashable e outros. Eles recomendam links para seu conteúdo ao lado ou abaixo dos artigos que aparecem nesses sites de notícias, a fim de conduzir os leitores para o seu site. Em outras palavras, essas plataformas de anúncios nativos (artigos patrocinados) ajudam sua audiência a descobrir um novo conteúdo que eles não estavam procurando.

midias-pagas

Conclusão

Não deixe de distribuir seu conteúdo através de compra de mídia; desenvolva uma estratégia de fazer campanhas semanais e mensais de distribuição.

Os canais apresentados são apenas alguns de muitos existentes de compra de mídia, em diversas plataformas à sua disposição. Decidir qual você utilizará para implementar sua campanha dependerá inteiramente de onde seu público-alvo gasta mais seu tempo e principalmente do alinhamento com os objetivos de marketing.

Não se limite a único canal de mídia paga. Estenda a sua criatividade para outros, observe e mensure os resultados de quais canais funcionam melhor para você e sua audiência.

Recomendamos testar bastante no começo, pois não existe uma receita de bolo para o sucesso. Lembre-se de que, se você errar no começo, o prejuízo será menor.

Primeiro, faça um teste apenas em uma campanha, com um objetivo. Se der certo, você pode iniciar uma próxima ou até mesmo replicar o modelo. Fica mais fácil ter uma gestão com poucas campanhas no início do que rodar todas de uma só vez, pois nesse caso talvez seja difícil saber o que deu certo ou errado.

Por fim, não deixe de testar novas segmentações, acompanhar os resultados todos os dias e, principalmente, sempre faça ações para otimizar (é possível!).

Se você quer se aprofundar ainda mais e entregar resultados ainda melhores com seus anúncios, confira a nossa série de webinars sobre mídia paga! É só se inscrever abaixo!

Assista nossos webinars sobre Mídia Paga

Aprenda a atrair mais oportunidades de negócio e vendas com canais pagos como Facebook Ads, Google Ads, Native Ads e outros modelos de anúncio

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Felipe Spina

Felipe Spina

Quem escreveu este post

Growth hacker na Resultados Digitais e também autor dos livros Facebook Marketing e Technical Marketing. Atendeu marcas como Stella Artois, Audi e Itaú. Apaixonado por ajudar as empresas crescerem e otimizarem seus resultados. Premiado como Profissional Digital do ano de 2017 na categoria Mídia segundo a ABRADi-SP.

Veja também

Marketing
Métricas de marketing: o que são, quais são as mais relevantes e quais realmente medem o sucesso do negócio
Marketing
Twitter avisa: “clica no link antes de retuitar, fera”
Marketing
Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença entre as estratégias, exemplos práticos, dicas e mitos!