Como ganhar curtidas no Facebook: 10 dicas para aplicar e gerar resultados com a sua página

Tem dúvida se ainda vale buscar curtidas no Facebook? Veja a análise sobre essa ação dentro da rede sociais e nossas 10 dicas práticas!

André Siqueira
André Siqueira9 de dezembro de 2020
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Uma página do Facebook ainda pode fazer minha empresa vender mais? Começamos com essa pergunta para fazer em conjunto uma reflexão sobre o papel que a rede social mais utilizada no mundo possui hoje em dia. Se lá no começo, com a ascensão da rede aqui no Brasil por volta de 2011, saber como ganhar curtidas no Facebook era algo essencial, será que esse ainda é o objetivo?

Já fique sabendo então que a resposta é SIM! E o principal motivo para ela é que no Facebook sua empresa é capaz de construir uma comunidade engajada de pessoas que amam seu nicho, sua marca, seus produtos ou serviços. Ganhar relevância na sua área de atuação é mais um benefício importante.

Quando falamos em redes sociais agora, precisamos identificar o potencial de cada uma para criar essas comunidades. É a partir disso que conseguirá criar um ciclo de engajamento para gerar mais vendas.

Tudo bem, então é importante saber como ganhar curtidas no Facebook mesmo que ela seja considerada uma “métrica de vaidade”. Mas como podemos fazer isso acontecer na prática?

Aqui vamos apresentar um panorama mais completo para detalhar os motivos que tornam as curtidas um elemento importante dentro do Facebook e quais estratégias podem ajudar você a conseguir seguidores e aumentar os likes nas suas postagens.

Para complementar as dicas desse post, você também pode conferir o infográfico com os Tamanhos de imagem para Facebook (e para Instagram também!), disponível gratuitamente. Afinal, sua identidade visual é um elemento indispensável para conseguir mais curtidas ;)

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Onde focar primeiro: curtidas na página ou curtidas nas publicações?

Sabemos que existem 2 tipos de curtidas no Facebook que você pode receber: curtidas nas suas postagens do Facebook ou curtidas dos fãs e seguidores na sua página do Facebook.

Os dois tipos de likes são importantes. Na verdade, eles possuem uma relação direta entre si:

  • Quanto mais curtidas você obtém com as postagens, mais curtidas você receberá na sua página;
  • E quanto mais curtidas você consegue na sua página, mais curtidas você pode receber nas postagens.

Por muito tempo as curtidas nas páginas eram o direcionador principal para formar a timeline de cada pessoa no Facebook. Mas com o passar do tempo, essa dinâmica mudou. Os anúncios passaram a ter cada vez mais destaques, assim como os grupos e eventos, que são destaque na divulgação do próprio Facebook.

Mas na prática, quando alguém curte todas as suas publicações, comenta e interage com frequência, isso é levado em consideração pelos algoritmos da rede social e podem colocar o perfil da sua marca em destaque nas timelines. Então, no que devemos focar primeiro? 

Por conta da importância da interação, o recomendado é focar em como ganhar curtidas no Facebook em seus posts.

Sempre recebemos comentários de pessoas querendo saber como divulgar ou como conseguir as primeiras pessoas para curtir uma nova página. Nesse caso, o principal caminho é criar posts muito relevantes, que tragam engajamento, para na sequência ter pessoas interessadas em seguir seu perfil.

Como uma página do Facebook pode melhorar seus resultados

O público que consome seus conteúdos e possui o perfil para adquirir seus produtos ou serviços costuma utilizar o Facebook? Você já fez essa pesquisa com sua base de clientes? Se as respostas forem sim, podemos dizer que sim, o Facebook pode melhorar seus resultados atraindo o público certo nas suas ações de Marketing Digital.

Mas é importante deixar claro: sem entender se o Facebook pode mesmo expandir seus negócios, você está perdendo um tempo precioso se focar nele e não em outros canais mais importantes. Isso torna esta uma questão importante para começar.

Após esse entendimento, aqui estão os principais benefícios de uma página comercial do Facebook na geração de resultados:

Aumento de tráfego no seu site

Ter uma base forte e engajada de fãs no Facebook está diretamente relacionada com um aumento no tráfego do seu site.

Lembre-se que as redes sociais podem ser uma ótima porta de entrada para o público conhecer sua empresa, e por isso o direcionamento para o seu site é essencial para que lá você consiga converter essa audiência em Leads e clientes.

Geração de Leads

Como o marketing por meio de sua página de negócios do Facebook funciona melhor pensado na geração de audiência e não geração de Leads, é fácil direcionar seus fãs do Facebook para ofertas nas Landing Pages que resultam em mais conversões.

Depois de estabelecer uma base de fãs no Facebook por meio de sua página, você pode postar ofertas ocasionalmente que resultarão em uma resposta mais direta. Isso inclui compras ou um pedido de contato.

Dito isso, essas ofertas diretas serão menos eficazes do que as ofertas indiretas, como a divulgação de um eBook gratuito para download. Isso ocorre porque as ofertas indiretas oferecem um benefício mais claro para educar e aquecer essa base de clientes em potencial.

Pense nisso como um processo baseado em etapas. Você está movendo as pessoas de níveis mais baixos de conhecimento e engajamento para níveis cada vez mais altos, até que se tornem clientes. No caso das empresas B2B, esse é o caminho ideal já que precisam de uma abordagem feita no longo prazo.

O marketing da página do Facebook é melhor para uma empresa B2B ou B2C?

Essa também é uma dúvida comum ao decidir se deve investir em uma estratégias de Marketing por lá, antes mesmo de saber como ganhar curtidas no Facebook.

Na prática, o Facebook é um canal adequado tanto para empresas B2C como B2B. Claro que a maioria das pessoas no Facebook está lá apenas para passar o tempo casualmente. Eles raramente pensam em fazer compras ou solicitar um serviço específico.

Mas é aqui que entra a sua estratégia. No momento que produz conteúdo para criar uma comunidade engajada, que já espera pelas próximas publicações da página, automaticamente terá audiência para direcionar os próximos passos.

Portanto, o Facebook pode ser um canal de marketing lucrativo para quase todas as empresas. A principal lição aqui é que, se você é uma empresa B2B, precisa de uma abordagem de longo prazo para o Facebook.Já as empresas B2C tem mais abertura para fazer ofertas diretas.

10 dicas para aprender agora a como ganhar curtidas no Facebook

Agora vamos conhecer as dicas práticas do que você deve fazer para conquistar as curtidas que tanto espera.

1. Peça individualmente para amigos, familiares e outros funcionários ou sócios curtirem e divulgarem

Tudo começa com sua família, amigos mais próximos e sócios ou funcionários da empresa. Mesmo que algumas dessas pessoas não sejam o público-alvo da sua empresa, é importante ter as primeiras curtidas para gerar um pouco de credibilidade para as próximas pessoas que chegarem até ela.

Os usuários vão perceber que há outras pessoas que conhecem e confiam na empresa. Isso não deve aumentar significativamente seus números, mas é importante no começo.

Outro resultado importante dessa primeira ação é colher feedbacks de pessoas próximas sobre como está as publicações, o que está faltando e o que não está legal.

2. Personalize o nome de sua fan page

Criar uma URL personalizada para sua página no Facebook facilita muito a divulgação em outros canais, em especial aqueles que não podem contar com um link ou um botão.

Porém, é bom lembrar que o Facebook exige ao menos 25 pessoas curtindo a página para que ela consiga o direito de usar uma URL personalizada. Por isso é importante que as pessoas próximas de você sejam convidadas a curtir a página (dica 1) para que você possa mudar a URL o mais rápido possível.

3. Divulgue a fan page nas outras redes sociais

Se você pediu para seus amigos compartilharem, nada mais justo do que você também compartilhar publicamente para a audiência que já possui em outras redes.

Compartilhe o link nas timelines das redes sociais em que você está presente, como Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Youtube, entre outras, e escreva do que se trata a página, o que ela pode mudar na vida dessas pessoas e para quem ela foi criada.

Uma outra ideia é criar um post de boas-vindas na própria fan page (de preferência com uma imagem ou um vídeo) e depois compartilhar esse post para aumentar um pouco mais o alcance dessa primeira atualização.

4. Use outros canais de contato que sua empresa tenha disponíveis

Se sua empresa já tiver uma audiência, como uma base de assinantes de uma newsletter ou mesmo algum alcance em canais offline, use para divulgar suas ações na página do Facebook.

Como essas pessoas já conhecem sua empresa, existe uma chance maior de elas gostarem e curtirem para aprofundar o relacionamento.

5. Preencha corretamente o “Sobre” da página

É desagradável abrir uma fan page e não encontrar as informações necessárias. Muitas vezes, é possível que o usuário feche a página sem curtir por não saber do que ela trata.

Para evitar esse erro, não esqueça de preencher sua fan page com as informações sobre sua empresa. Dessa forma, sempre que alguém acessar a sua página poderá saber tudo que precisa.

A principal dica para depois que você criar a sua fan page é preencher o “Sobre” com:

  • A visão geral sobre sua empresa;
  • O link para seu site;
  • Qualquer outra informação que ajude sua audiência a entender melhor sobre o seu mercado.

6. Coloque um Plugin de Página em seu site

As pessoas que já visitam o seu site e gostam do conteúdo são as mais propensas a curtir seu perfil dentro do Facebook, concorda?

Colocar o Plugin de Página (geralmente colocado na barra lateral do site) é uma boa forma de mostrar para essas pessoas que sua página existe e facilita o clique em curtir.

Outro efeito colateral da caixa é transmitir mais credibilidade para os visitantes do site por mostrar o rosto de pessoas conhecidas que já curtiram a página (o chamado “social proof“).

7. Crie promoções

Promoções costumam funcionar bem nas mídias sociais e se espalham com facilidade para aumentar o seu número de curtidas.

Só tome cuidado, no entanto, com as regras de uso do Facebook. Muita gente não sabe, por exemplo, que as curtidas não podem servir como mecanismos de votação. Há vários outros detalhes que você pode conferir nas diretrizes de promoções do Facebook.

8. Mantenha uma frequência de publicação

As redes sociais nunca dormem. Portanto, é preciso ter presença frequente na timeline de seus usuários para que sua página continue recebendo curtidas.

Só não confunda frequência com quantidade. Não é publicando mais que sua empresa terá mais resultados no Facebook, e sim publicando com uma periodicidade pré-determinada.

Ajuste de acordo com a sua produção de conteúdo quantas publicações são possíveis de serem feitas por dia. Na página da RD Station temos horários fixos para a publicação de posts, eBooks, eventos e outros tipos de postagens. Crie seu calendário e comece a testar!

9. Interaja com a audiência

Parece bobo, mas muitas empresas pecam simplesmente por interagirem pouco com a audiência. Pense no seu seguidor como uma pessoa e não como um like. Procure responder da forma mais rápida as mensagens diretas.

Também curta ou responda os comentários de seus fãs nas publicações de sua página. Não deixe seu público falando sozinho, principalmente se uma pergunta for feita. Não só ele vai se sentir ignorado como todos os outros fãs que perceberem que sua página não deu retorno também irão pensar o mesmo.

10. Invista nos anúncios do Facebook

Se bem feitas, as campanhas com anúncios no Facebook podem funcionar muito bem para alavancar sua página. Como todo tipo de anúncio, no entanto, é preciso estudar bem o assunto para não sair desperdiçando dinheiro.

Se você está pensando em anunciar no Facebook, leia aqui nosso eBook sobre Facebook Ads.

Bônus: não esqueça da sua identidade visual!

Testar artes e textos nos posts, oferecer conteúdo que atraia o público visualmente, ter uma logo profissional e compartilhar imagens nos tamanhos corretos são fatores que fazem a diferença no sucesso dentro do Facebook.

Aliás, vale dizer que nenhuma das dicas vai funcionar se a página não for atrativa visualmente. Então confira agora o infográfico com os Tamanhos de imagem para Facebook e Instagram disponível gratuitamente!

Infográfico completo: Tamanhos de imagem para Facebook e Instagram

Descubra quais dimensões de imagem utilizar nas diferentes formas de divulgação das duas redes sociais

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Post originalmente publicado em abril de 2012 e atualizado mais recentemente em dezembro de 2020.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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