7 tipos de conteúdo para geração de Leads que sua Instituição de Ensino já possui (e não usa)

Este post vai te ajudar a encontrar materiais que já estejam prontos e como aproveitá-los para sua captação e nutrição de Leads

Natália Zampieri
Natália Zampieri29 de junho de 2017
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Sabia que sua instituição de ensino pode estar perdendo Leads nesse exato momento? Toda instituição, de cursos livres a faculdades, tem conteúdo rico para compartilhar. Se você não está fazendo isso, é provável que esteja perdendo não só Leads como também potenciais alunos.

Este post vai te ajudar a encontrar materiais que já estejam prontos e ensinar como aproveitá-los para sua captação e nutrição de Leads.

Por que é útil e quando usar esses conteúdos para geração de Leads?

Conteúdos ricos no setor de educação ajudam a estreitar laços com os futuros alunos, deixá-los conhecer melhor a instituição, aumentar a credibilidade e construir a autoridade dos professores e/ou da instituição.

Os materiais mais práticos podem ser muito produtivos em casos de cursos mais avançados, em que o aluno já chega com um conhecimento prévio da área. Também é interessante para alunos que estudam para uma prova específica, como Enem ou concursos públicos.

Outra opção é direcionar a captação  de Leads para o fundo do funil, com explicações detalhadas dos cursos oferecidos.

Confira abaixo 7 tipos de conteúdos que sua instituição provavelmente já possui e que podem ser usados para geração de Leads:

1. Vídeos de palestras ou seminários

Aproveite algum material já gravado, edite-o e deixe-o disponível para mais pessoas. Você pode disponibilizar o vídeo no YouTube como não listado, assim só quem tiver o link poderá acessar.

Exemplo: aula magna da faculdade de engenharia

Para quem serve:

  • Escolas: talvez se for algo focado em um conteúdo na grade curricular ou pré-vestibular;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Pós-graduação.

Dica: para renovar o conteúdo, ofereça um canal para tirar dúvidas. Pode ser um email, um horário de dúvidas ao vivo ou uma hashtag.

2. Minicurso com certificações

Faça um curso reduzido, como uma pré-certificação de um curso oferecido pela instituição.

As aulas podem ser vídeos gravados, transmissões ao vivo ou na própria instituição, ensinando o básico de algum conteúdo que a instituição de ensino domina. Se for feita em partes pequenas como uma sequência didática é ainda melhor.

Exemplo: 4 aulas para elevar seus conhecimentos de Excel.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Cursos de idiomas;
  • Pós-graduação;
  • EaD.

Dica: agregue mais valor para os seus Leads e não deixe de fazer o certificado para quem assistir à maioria das aulas. Você pode usar Landing Pages para confirmar presença e segmentar quem converteu em todas.

3. Artigos/artigos comentados

Use o artigo de algum professor e/ou aluno da universidade como material de atração. Pode ser na íntegra ou em partes. Esse material pode ser disponibilizado em PDF.

Exemplo: artigo “Estabelecendo processos de OKR em pequenas empresas”, comentado pelo professor.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Cursos de idiomas;
  • Pós-graduação;
  • EaD.

Dica: crie um concurso interno na sua faculdade ou universidade de artigos para serem publicados no site como os melhores do ano.

4. Slides usados na aula

Aproveite os slides que um professor usa na aula e transforme-os em um PDF. Assim, ele se tornará um eBook ou tutorial.

Exemplo: slides usados nas aulas de mestrado da disciplina “Crenças no ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira”.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Cursos de idiomas, exceto franquias;
  • Pós-graduação;
  • EaD.

Dica: use termos muito comuns da área no título no material.

5. Partes de apostilas usadas nos cursos

Compartilhe a apostila total ou parcial de um curso. Com isso, você saberá que o Lead está interessado nesse tema e pode oferecer apoio com aulas para entender além das apostilas.

Exemplo: apostila completa de Green Belt.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Pós-graduação.

Dica: para o colégio, cursos de idiomas e técnicos, é interessante também que conste uma parte de exercícios na apostila.

6. Prospecto/apresentação de curso de graduação ou pós

Transforme todos os textos que estão no seu site sobre o curso em um PDF e disponibilize-os, assim seu público poderá ter conforto para ler depois.

Exemplo: apresentação do MBA em gestão.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Cursos de idiomas;
  • Pós-graduação;
  • EaD.

Dica: peça as informações que a sua equipe comercial precisa para fazer uma abordagem, estes leads são quentes.

7. Provas antigas ou testes online para o aluno fazer exercícios

Disponibilize provas já realizadas para os seus futuros alunos, pode ser tanto em PDF para o aluno imprimir quanto algo online que ele já faz e vê os resultados.

Escolha o que for mais  fácil de realizar, se for perceber uma grande adesão, altere o formato para online, por exemplo.

Exemplo: simulado para a prova da OAB-MG.

Para quem serve:

  • Escolas;
  • Faculdades/IES;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres;
  • Cursos de idiomas;
  • Pós-graduação;
  • EaD.

Dica: envie as respostas por email uma semana depois, assim você continua o relacionamento e deixa o aluno praticar.


Toda instituição de ensino produz muito conteúdo; é questão de adaptá-lo e tirar proveito disso para a sua geração de Leads.

Aproveite essas dicas, tire os conteúdos da gaveta e compartilhe conhecimento com mais pessoas.

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Natália Zampieri

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