Como impulsionar uma publicação no Facebook: tutorial e boas práticas

O impulsionamento é a forma mais simples e rápida de usar o Facebook Ads em seu negócio, mas será que você saber aproveitar o recurso do jeito certo?

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Resultados Digitais27 de maio de 2020
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Para impulsionar uma publicação no Facebook você precisa ter uma página e ser um administrador ou moderador dela. Depois, basta ter um post que seja elegível, clicar no botão azul de impulsionamento, selecionar uma meta, um público alvo, definir o orçamento, a duração da campanha e o pagamento.


Essa publicação está performando melhor que 90% dos outros posts em sua página. Que tal impulsioná-la por apenas R$ 3?

Se você tem uma fanpage no Facebook, é provável que já tenha visto uma oferta desse tipo.

Mas, por mais simples que seja impulsionar um post na rede social, será que esse é o melhor formato de anúncio para sua empresa?

O que é impulsionamento de publicações

O impulsionamento de publicações é a maneira mais simples de fazer anúncios do Facebook.

Lançada em 2012, foi uma maneira de descomplicar os anúncios na rede social para os empresários, já que na época o Facebook servia bem mais para relacionamentos do que para marketing.

A ideia do impulsionamento é mostrar uma determinada publicação a um público que você definiu, aumentando o seu alcance.

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Por que impulsionar um post

Impulsionar posts pode ajudar você a encontrar mais pessoas que curtam, compartilhem e comentem nas suas publicações.

Posts impulsionados também são uma forma de alcançar pessoas que podem estar interessadas em seu conteúdo, mas que não o seguem no Facebook.

O post impulsionado pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomar outras ações, como se inscrever em uma newsletter, fazer uma reserva, dentre outros.

Estas são algumas possibilidades do impulsionamento de publicações:

  • Escolher um público-alvo: posts impulsionados podem ser mostrados para uma audiência de sua escolha. É possível definir localização, interesses e mais. Você também pode criar uma audiência customizada, baseada em contatos que já tem, ou pessoas que têm um perfil parecido com aquelas que já curtem sua página.
  • Localizações: o Facebook oferece três localizações para seus posts impulsionados serem mostrados: Facebook, Instagram e Messenger.
  • Orçamento: a quantidade paga para impulsionar um post depende de quanto você quer pagar. Pode-se selecionar um orçamento pré-definido ou customizar o valor. Posts impulsionados requerem um mínimo de 1 dólar por dia.
  • Programar posts: há a possibilidade de definir por quanto tempo você quer que seu anúncio fique no ar, escolhendo um intervalo (7 dias, por exemplo) ou uma data para o anúncio terminar.
  • Aparência do anúncio: o anúncio terá exatamente a mesma aparência que a publicação em que foi baseado. A única diferença é que a palavra “Impulsionado” aparecerá no canto superior esquerdo do post e você poderá adicionar um botão de Call-to-Action no canto inferior direito, se desejar.
tela de impulsionamento de post no facebook

Como impulsionar uma publicação no Facebook em 9 passos

Antes de iniciar o impulsionamento de um post, você precisa ter:

  • Uma página de empresa publicada no Facebook;
  • Um post que seja elegível para o impulsionamento (falaremos sobre os tipos de post que não podem ser impulsionados mais abaixo);
  • Um papel de administrador, editor, moderador ou anunciante na página.

Se você já tem os pré-requisitos acima, siga estes 9 passos:

  1. Vá até sua página;
  2. Encontre o post que deseja impulsionar;
  3. Clique no botão azul de impulsionamento no post (às vezes, quando uma publicação na página da empresa está performando melhor que as outras, o Facebook mostra em seu feed de notícias esse mesmo botão azul de impulsionamento. Ele serve como um atalho para que você crie rapidamente um anúncio); como impulsionar uma publicação no facebook botão direto
  4. Selecione agora a sua Meta, ou seja, o objetivo que quer alcançar com este impulsionamento. O Facebook oferece diversas opções, que dependem do tipo de anúncio o qual foi selecionado, mas as principais são: aumento de visitantes para o seu site, obter mais engajamento, receber mais mensagens e obter mais visualizações de vídeo.
  5. Você verá diversas opções clicando em Audiência. Selecione aquela que corresponde ao público-alvo que você deseja atingir e clique em Criar nova audiência. É possível escolher dentre gênero, idade, localização (perto de determinado endereço, região ou até mesmo no mundo todo), interesses, dados demográficos e comportamento;Impulsionamento de Facebook público
  6. Na seção sobre Orçamento, defina quanto você quer gastar com seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio; orçamento como impulsionar uma publicação no facebook
  7. Em Duração, escolha quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;
  8. Selecione uma opção em Pagamento;
  9. Clique em impulsionar!

Esse tipo de anúncio costuma ser revisado pelo Facebook em menos de 60 minutos. No entanto, em alguns casos, pode demorar mais.

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Por que não consigo impulsionar minhas publicações?

Se você não consegue impulsionar os posts que deseja, isso pode acontecer por causa de diversos motivos:

  • Você não definiu um método de pagamento;
  • Falta publicar a página;
  • Você não é administrador, anunciante, moderador ou editor;
  • Sua conta de anúncios foi fechada (é possível reativá-la no Ads Manager);
  • O conteúdo que você está tentando impulsionar pode ser antigo ou já ter expirado, o que costuma acontecer com vagas de emprego e outras ofertas;
  • Você pode estar anunciando um evento que já aconteceu;
  • Posts publicados antes de 21 de junho de 2012 não podem ser impulsionados;
  • Fotos de capa antigas, que não sejam a que é utilizada no momento, também não podem ser impulsionadas;
  • Fotos de perfil, álbuns, transmissões ao vivo, notas (ou posts com links para uma nota) também não podem ser impulsionados.

Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?

O impulsionamento de publicações é algo que divide opiniões de quem investe em Marketing Digital. De um lado, ficam os que defendem o impulsionamento como uma forma simples de criar anúncios; de outro, quem acredita que existem formas mais efetivas de anunciar no Facebook.

Como falamos no início do post, essa é uma forma simples de impactar seus seguidores, fazendo com que vejam seus conteúdos. O Facebook tem diminuído cada vez mais o alcance orgânico de posts na rede social e essa pode ser uma maneira de as empresas gerarem resultados.

No entanto, não impulsione qualquer post que você publicar. É interessante escolher aqueles com mais potencial de viralizarem e se espalharem, ou os que tenham algum foco em uma ação, como fazer download de um material, confirmar em um evento, dentre outros.

Faça testes com diferentes formatos, conteúdos e públicos e veja o que funciona melhor em sua página.

E, se você quer ir além do impulsionamento de publicações e explorar outras formas de fazer anúncios no Facebook, confira a nossa série de webinars sobre mídia paga! É só se inscrever abaixo!

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Post originalmente publicado em janeiro de 2019 e atualizado em maio de 2020.

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