Como se qualificar para as melhores vagas de marketing do mercado

O mercado ainda carece de profissionais qualificados que façam a diferença. Por isso, preparamos este post para mostrar como você pode se qualificar para as melhores vagas de marketing do mercado. Pronto para se tornar um profissional ainda melhor?

Rock Content
Rock Content13 de dezembro de 2016
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Quem acompanha o mercado já deve ter percebido que existe uma grande variedade de vagas de marketing, especialmente de Marketing Digital. Elas têm diferentes títulos, funções e pré-requisitos.

Você pode ser analista de conteúdo, assistente de pesquisa, planejador de palavras-chave, especialista em SEO, gerente de Email Marketing, designer e por aí vai.

A lista é extensa, mas a concorrência também é enorme. Ou seja, quem não estiver qualificado dificilmente vai encontrar seu lugar ao sol.

E, se conseguir o primeiro emprego já é um desafio, conquistar as posições mais disputadas é ainda mais difícil.

Mas não se engane: o mercado ainda carece de profissionais qualificados que façam a diferença. Por isso, preparamos este post exclusivo.

Vamos mostrar como você pode se qualificar para as melhores vagas de marketing do mercado. Além disso, vamos dar dicas de como encontrar essas oportunidades antes dos seus concorrentes.

Pronto para se tornar um profissional ainda melhor?

Então continue acompanhando!

Graduações para quem deseja trabalhar com marketing

Aos poucos, mais e mais instituições de ensino superior estão disponibilizando cursos de marketing.

Algumas dessas graduações têm um foco mais específico, enquanto outras ainda dividem suas disciplinas entre marketing, comunicação e administração.

De modo geral, os cursos mais comumente encontrados são:

  • Publicidade e propaganda;
  • Publicidade e marketing;
  • Administração com foco em marketing;
  • Marketing;
  • Comunicação e marketing.

Além disso, algumas faculdades de comunicação ou publicidade oferecem a oportunidade de escolher pela especialização desejada ao longo do próprio curso. Entre os possíveis caminhos que o estudante tem à disposição estão criação, planejamento e o próprio marketing.

Independentemente do nome da graduação escolhida, é importante procurar por um curso que cubra os aspectos relacionados ao Marketing Digital.

Infelizmente, alguns currículos mais antigos continuam se dedicando apenas a ensinar a comunicação e a publicidade tradicional, voltada para os meios offline. Isso causa uma defasagem que pode prejudicar o aluno na hora de brigar por vagas no mercado.

Atualmente, um profissional de marketing completo é aquele que está preparado para lidar com tendências tecnológicas, acompanhamento de métricas e controle do retorno sobre o investimento. Esses são itens que têm tudo a ver com o marketing focado na web.

As principais qualidades que um profissional de marketing deve ter

A área de marketing é provavelmente uma das que oferece oportunidades mais amplas de carreira. Inclusive, se você estiver insatisfeito, sempre haverá a chance de mudar de função sem necessariamente precisar trocar de profissão.

Por outro lado, essa amplitude faz com que os profissionais da área precisem desenvolver diversas qualidades.

Poucas profissões exigem uma combinação tão grande entre criatividade, capacidade analítica e relacionamento interpessoal.

Algumas das competências e características esperadas para as melhores vagas de marketing são:

  • Ótima escrita e domínio do português;
  • Boas habilidades de comunicação;
  • Facilidade de trabalhar em equipe;
  • Responsabilidade com prazos e gestão de tarefas;
  • Criatividade e habilidade para resolver problemas;
  • Capacidade de analisar dados e trabalhar com métricas;
  • Conhecimento e experiência com produção de conteúdo, mídias sociais, blogs etc.;
  • Noções de comportamento do consumidor (quanto mais aprofundado for o conhecimento, melhor);
  • Inglês avançado ou fluente;
  • Ser curioso e estar constantemente aprendendo sobre marketing.

Naturalmente nem todas as vagas exigirão cada uma das habilidades acima. Enquanto algumas posições pedem uma maior capacidade de gerenciamento, outras exigem conhecimentos técnicos mais aprofundados.

Por isso, procure sempre entender as exigências antes de se candidatar a um posto.

Além disso, o perfil da empresa também influencia. Ao compreender o que a organização vende a seus clientes, você entende o que precisa oferecer como colaborador.

Informação é poder: como acompanhar o mercado e ficar por dentro das tendências

O mercado de marketing muda o tempo todo — ainda mais com a velocidade de avanço da internet. As práticas de anúncios evoluem, os algoritmos do Facebook e Google são alterados, novas ferramentas e plataformas são lançadas, e assim por diante.

Por conta disso, você precisa se atualizar regularmente se quiser brigar pelas melhores vagas do setor.

A única maneira de fazer isso é acompanhar o mercado de perto e entender as suas mudanças. Vale acessar blogs gringos sobre Marketing Digital, fazer cursos nacionais e internacionais, frequentar eventos e buscar leituras na área - tanto os conceitos clássicos, como Kotler, quanto os conceitos mais recentes de Marketing Digital.

Uma boa prática para ajudar você na difícil missão de estar sempre atualizado é a realização de cursos e certificações em Marketing Digital, como a certificação em Marketing de Conteúdo, da Rock Content, e os cursos de Marketing Digital da Escola RD, da Resultados Digitais.

Como se destacar em meio à multidão de candidatos

Vamos supor que você seja formado em marketing, leia os melhores blogs da área e esteja sempre estudando as novas tendências. Sem dúvida, já começou bem.

Mas saber tudo sobre o tema nem sempre é o suficiente: você precisa provar que entende do assunto. Confira nossas dicas de como mostrar seus conhecimentos:

Crie um blog

Atualmente qualquer pessoa pode criar um blog. Por meio da plataforma WordPress, por exemplo, você pode fazer isso sem gastar um centavo!

A melhor forma de "se vender" no blog é mostrar seu conhecimento. Escreva sobre os assuntos que domina e mostre que você está sempre se atualizando.

Tenha um portfólio

Dependendo da vaga de marketing que você esteja buscando, o portfólio pode ajudar bastante. Caso você queira trabalhar com produção de conteúdo, por exemplo, pode expor seus melhores texto em um site pessoal.

Dessa forma, seus futuros empregadores terão a chance de conhecer melhor o seu trabalho e encontrar suas qualidades.

Faça contatos

Uma outra forma de se destacar é fazer contato diretamente com pessoas do mercado. Assim, você deixa de ser apenas mais um nome na lista de candidatos e constrói sua marca pessoal.

Para isso, uma ótima solução é frequentar eventos, palestras e cursos presenciais. Todas essas situações são ótimas para conhecer pessoas e ampliar seu networking.

Pratique o overdelivering

Algumas vezes é possível que você comece na empresa como freelancer (seja presencial ou remotamente). Também pode ser que o contratante peça uma tarefa a você antes da entrevista.

Em ambos os casos, procure entregar mais do que foi pedido. Mostre que você é proativo e vai além dos requisitos básicos solicitados no job. Pode ser certeza: um pouco de criatividade e atitude sempre ajudam a conquistar a vaga de marketing dos sonhos.

Como encontrar as melhores vagas de marketing do Brasil

Depois de se qualificar para as melhores vagas de marketing do mercado, você ainda tem uma outra tarefa: encontrar a vaga ideal.

Recentemente, nós da Rock Content criamos o Rock Jobs, o maior portal de vagas de marketing e vendas do Brasil.

Assim, fica mais fácil encontrar aquele emprego que você sempre sonhou. Para deixar a busca mais prática, é possível filtrar as oportunidades por palavra-chave ou localização (cidade, estado).

Conclusão

As vagas de marketing estão entre as mais disputadas do mercado. Por isso, ter uma graduação na área já não é garantia de conseguir um bom emprego.

Por outro lado, o setor é muito dinâmico e as mudanças acontecem em uma velocidade impressionante. Sabe o que isso significa? Que mesmo que você esteja começando agora, pode largar na frente de muitos concorrentes.

Basta estar disposto a estudar e pesquisar sobre o assunto. E, se você tem paixão por marketing, isso será algo natural na sua jornada.

Dessa forma, você conquistará seu espaço rapidamente no mercado. O começo da caminhada pode parecer difícil, mas as boas empresas sempre estarão procurando profissionais qualificados, responsáveis e com vontade de evoluir.

Quer se destacar ainda mais? Temos outro conteúdo sensacional: 5 modelos de currículos incríveis para você se inspirar e se candidatar para uma vaga de marketing.

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