Dicas práticas e acionáveis para montar um fluxo de trabalho para vender na Black Friday

Descubra como estruturar as suas estratégias de marketing em um planejamento para vender mais na Black Friday


A Black Friday é um momento intenso para o comércio. Além de atrair os consumidores que estão analisando um alto volume de ofertas da concorrência, a equipe precisa correr contra o tempo para produzir campanhas, fechar parcerias e acordos, aprovar materiais e colocar toda essa estrutura em pé.

Pensando nisso, nós preparamos esse artigo sobre como vender na Black Friday com processos organizados que direcionam as equipes de Marketing, TI e Vendas rumo à lucratividade da sua campanha.

>> Leia também: Ações para melhorar suas campanhas de Black Friday e vender mais em 2022

Como vender na Black Friday?

Diferente de outras datas como o Natal, que se relaciona com as emoções das pessoas, na Black Friday os consumidores são cativados unicamente pela promessa de descontos, o que torna a lucratividade do período mais desafiadora. 

Então, como vender na Black Friday sem desgastar a equipe e garantindo o máximo de ROI? Isso depende da sua organização e centralização dos processos. Na prática a questão é: de que forma todas as pessoas responsáveis por colocar a campanha em pé estão na mesma página? E, principalmente, como quem está no comando do projeto tem clareza sobre: 

  • O que está sendo feito;
  • Quem está fazendo;
  • Quem delegou/aprovou;
  • Qual é o prazo de entrega.

Ter essas informações à vista garante a venda na Black Friday, pois o site, mesmo com um alto volume de tráfego, precisa oferecer uma experiência fluida na compra. 

O ideal também fazer acordos com os parceiros logísticos para que não haja gargalos nos prazos de entrega, entre outros pontos que devem ser definidos para que a sua Black Friday seja um sucesso de vendas, fidelize os clientes e não sugue a energia por completo da equipe, afinal ainda tem o Natal pela frente.

Acompanhe as dicas de como vender na Black Friday a seguir.

Como vender na Black Friday
Foto de CardMapr.nl no Unsplash

Tenha uma gestão de equipes centralizada

Vender na Black Friday demanda a contribuição de várias pessoas. Para manter o controle à vista de todos, o ideal é organizar as tarefas em um ambiente centralizado e de fácil acesso. 

O mais aconselhável é que as decisões não fiquem somente nas trocas de email, mas sim ocupem gerenciadores de tarefas que permitam: 

  • o acompanhamento das datas de entrega;
  • a visualização das pessoas que estão colaborando em uma mesma atividade; 
  • saber quando elas estão dedicadas à tarefa.

Investir nessa centralização de informação reduz a fragmentação da comunicação e as reuniões de atualização de status. 

Invista em padronização e automação

Outro desafio de como vender na Black Friday é: nem todas as pessoas que produzem ou aprovam a sua campanha fazem parte da mesma organização. A falta de padronização de processos nesses casos pode gerar muitos ruídos.

Para evitar gargalos, tenha clareza sobre o processo de como as demandas devem ser criadas e aprovadas. Ou seja, para manter o fluxo de trabalho da sua Black Friday:

  1. Defina as pessoas responsáveis por cada tipo de solicitação (criação, influenciadores, etc.);
  2. Estabeleça um processo de abertura de demanda que compreende desde a construção de briefing até a entrega da tarefa;
  3. Organize um ambiente em que todas as entregas e informações do projeto Black Friday vão estar centralizadas;
  4. Crie padrões de nomenclatura para seus documentos e tarefas ficarem organizados por tipo de demanda, cliente e projeto;

Com essas ações, você já padroniza o processo e assim ninguém sai fazendo o que considera ser a forma correta de produzir materiais e manter a comunicação com clientes e equipe. Agora, para agilizar de fato o fluxo, o ideal é automatizar processos de gestão de trabalho, comunicação e processos. 

>> Leia também: O que é eficiência em vendas e como sua equipe pode conquistá-la

Acesse um pack para fazer o planejamento para uma Black Friday de sucesso em vendas

Como você pode ver, o processo de organização do fluxo de trabalho da Black Friday é um dos pilares para fazer com que esse grande projeto retorne com lucratividade.

Para te ajudar a escolher os recursos certos que estruturam a sua Black Friday, o Runrun.it criou um pack das suas funcionalidades mais utilizadas pelas equipes de marketing para organizar, acompanhar e mensurar projetos. Acesse aqui e veja como vender mais na Black Friday.

RD Station: Marketing Digital para ecommerce