Como transformar uma comunidade digital em um ativo de Marketing e Vendas

Sua empresa pode entregar tanto valor para os clientes que eles viram uma máquina de receita recorrente, criando uma comunidade em torno do seu negócio

Bruno Volpato
Bruno Volpato27 de setembro de 2021
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Este post é baseado na palestra do CEO da Linkedyou, Edu Costa, realizada no Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas. Garanta já o seu lugar no RD Hostel 2021, evento online e gratuito dos mesmos criadores do RD Summit.


As comunidades estão cada vez mais faladas em Marketing Digital, como por exemplo na gestão de redes sociais. Muitas vezes, porém, são abordadas como uma forma de trabalhar o branding, sem uma conexão mensurável com os resultados da empresa. Isso não está errado, mas há um outro caminho que pode ser seguido.

O foco de uma comunidade digital pode ser em se transformar em um verdadeiro ativo de Marketing e Vendas, de olho no lifetime value (LTV). Ou seja, nutrir a sua base de clientes com tanta qualidade e oferecendo uma experiência tão boa que a fidelização passa a ser praticamente garantida. Parece interessante?

Neste post, vamos trazer as boas ideias de Edu Costa, um grande especialista em negócios digitais. Ele acredita justamente nesse modelo de comunidade digital e mostrou como você pode criar uma - rentável - em torno do seu negócio. Continue lendo, mas antes clique abaixo para se inscrever gratuitamente no RD Hostel 2021, que acontece em outubro!

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Comunidade digital como ativo de Marketing e Vendas

Comunidades não são exatamente uma grande novidade, não é mesmo? Desde os tempos mais remotos, como diria o grupo Hermes & Renato, a humanidade se reúne em tribos. Você certamente tinha uma na adolescência, por exemplo, mesmo que não precisasse mais caçar ou coletar para sobreviver.

O fato é que a internet facilitou o encontro entre tribos. Isso é válido tanto para grupos de pessoas que têm uma paixão (ou ódio) em comum, quanto para empresas que querem criar uma comunidade em torno de si. De preferência com pessoas que gostem da marca, mas aí é que entra o trabalho de conquistar e manter seus clientes.

O guru Philip Kotler, aliás, já dizia que manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo. Edu Costa vê na comunidade digital a grande oportunidade de otimizar esses números, gerando cada vez mais receita através de consumidores felizes.

O que uma comunidade digital oferece aos clientes

Antes de pensar no que os clientes podem trazer para o seu negócio, é preciso que você tenha uma compreensão mais clara do que uma comunidade digital traz de bom para essas pessoas. Essa será a base da construção da casa que abrigará a sua tribo, já que é preciso existir uma relação de troca, em que todos se beneficiam.

Edu Costa listou esses benefícios de forma bem prática:

Todos esses fatores serão importantes para gerar um sentimento de que o seu negócio é referência em conhecimento sobre o tema. Mais do que isso: de que resolve os problemas dos clientes, gerando valor para eles e, consequentemente, provando que você merece ser indicado e citado como confiável.

Uma indicação, de acordo com Edu, é a estratégia que tem o custo de aquisição (CAC) mais barato. Ele pode chegar a zero, quando a sua máquina estiver bem azeitada. Mas isso vamos ver mais a seguir.

O que uma comunidade digital oferece às empresas

Estando claro que os seus clientes precisam ver o benefício da fidelização, partimos agora para o que um negócio tem a ganhar com a formação de uma comunidade digital. Mais uma vez, Edu Costa listou tudo de bom que ela traz, facilitando a nossa compreensão:

  • Transformar o você vende em algo mais do que só um produto ou serviço: em uma causa;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente;
  • Aumentar a fidelização e a retenção dos clientes;
  • Aumentar o lifetime value (LTV);
  • Fazer mais vendas por indicação.

Ou seja, a comunidade digital virar um ativo de Marketing e Vendas. Isso porque o empreendedor ou gestor não precisa ir dormir e acordar pensando em como conseguir mais clientes. Edu compara esse estilo de aquisição a um ratinho correndo eternamente em uma roda, sem sair do lugar. Ele quer que você saia dessa roda!

Lembre-se de que esses atuais clientes podem comprar mais de você. Seu negócio pode oferecer possibilidade de cross sell e up sell, por exemplo, aumentando sua rentabilidade. Se nem sempre vão querer comprar, eles podem te pagar com informações, respondendo pesquisas que trazem novas percepções sobre seus produtos ou serviços.

>> Leia mais: 5 estratégias de conversão para melhorar a relação entre CAC e LTV em empresas SaaS

edu costa comunidade digital

Como construir uma comunidade

E será que é fácil construir essa comunidade digital e transformá-la em um ativo? Nada é fácil nessa vida, mas há algumas ações para ajudar. A primeira delas, de acordo com o Edu Costa, é dar uma causa aos seus clientes. Assim, eles conseguem ter algo a acreditar e a almejar, uma visão de futuro.

Um próximo passo é ter uma identidade para que seus clientes se reconheçam. Ela não é apenas visual, incluindo um nome, códigos internos, frases e até manifestos, conduzindo a um verdadeiro ecossistema. Não caia na tentação de usar o nome da sua empresa para a sua tribo, afinal são duas coisas diferentes.

Edu reforça que é importante que a comunidade tenha um líder humano, não um CNPJ. E que esse líder consiga demonstrar que o produto ou serviço do negócio é um veículo de transformação. Assim, as pessoas vão entender que aquilo fará uma verdadeira diferença em suas vidas - um componente fundamental de uma comunidade.

Por fim, é preciso um ponto de encontro, uma plataforma. Pode ser um grupo em uma rede social ou uma ferramenta própria, mas é importante que haja uma congregação digital. A quem tem medo de colocar clientes em contato, Edu diz que só teme quem está entregando algo ruim. Se a experiência estiver boa, eles vão falar bem de você.

Participe gratuitamente do RD Hostel 2021

A última dica do Edu Costa foi entregar conteúdo de valor para a sua comunidade. Essa é, de fato, a base de todo bom relacionamento digital. Que tal então um super evento para você aprender ainda mais com muita gente que já trilhou os caminhos do sucesso na internet?

O RD Hostel 2021 acontece nos dias 20 e 21 de outubro, com inscrição gratuita para você ver tudo online no conforto da sua casa ou escritório. Grandes profissionais internacionais e brasileiros de Marketing, Vendas e Inovação já estão confirmados, como você pode conferir na página oficial do evento.

Inscrevendo-se, você já ganha um link único para participar do programa de indicações. Ele conta com prêmios incríveis, como ingressos VIP para o RD Summit 2022 com direito a passagens aéreas e hospedagem! E fazendo só uma indicação você já ganha acesso a todos os conteúdos dos Esquentas, como a palestra do Edu Costa.

E aí, o que você está esperando? Clique no banner abaixo e vem para o RD Hostel 2021!

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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