Link para o WhatsApp é uma funcionalidade do aplicativo que permite iniciar uma conversa com apenas um clique. Para criar um, basta digitar https://wa.me/<seunúmero>. É possível também configurar uma mensagem automática para iniciar a conversa pelo aplicativo.
O WhatsApp já é parte indissociável do cotidiano do brasileiro. Usamos o app para todo tipo de comunicação, desde manter contato com pessoas queridas até participar de discussões intermináveis em grupos de amigos e colegas de trabalho. Além disso, usamos cada vez mais para comprar produtos e serviços de empresas de todos os tamanhos e mercados.
Assim, já é esperado que uma empresa esteja disponível para fazer atendimento pelo WhatsApp. É claro que é preciso um mínimo de estrutura para isso, mas pequenos, médios e grandes negócios estão se adaptando. Entre outras coisas, é preciso deixar bem visível o seu número para que possíveis clientes possam encontrá-lo com facilidade.
Há diversas formas de fazer isso, sendo que a nossa favorita é usar o botão de WhatsApp no site.
Neste post, vamos falar em detalhes sobre mais uma alternativa: como criar um link de WhatsApp e colocá-lo no site da sua empresa e nas suas redes sociais. Você pode até usar este link para configurar um QR code! Então continue lendo e tire as suas dúvidas!
Como criar link para o WhatsApp
A forma mais fácil e rápida para você criar o link do WhatsApp é com nosso Gerador de Link de WhatsApp gratuito, onde você cria seu link e ainda configura mensagens personalizadas para facilitar o início das conversas:
Para criar um link do WhatsApp manualmente é só digitar https://wa.me/<seunúmero>. No lugar de <seunúmero> vai, como você já deve imaginar, o seu número. Ele deve incluir o código internacional do Brasil e o código DDD. Por exemplo, se você está em Florianópolis, ficaria assim:
- https://wa.me/5548999999999
É bem simples, mas fica meio feio, cheio de números e confuso, né? A dica então é usar um encurtador. Um exemplo é o TinyURL, que permite customizar seus links fazendo um cadastro gratuito.
Assim, você pode ter algo mais sonoro e bonitinho, como tinyurl.com/ZAPDOVOLPATO (não, eu não tenho esse link, é só um exemplo).
Dessa forma, a conversa começa em um clique. Aliás, é assim que o WhatsApp chama essa função: “conversa em um clique”. A pessoa verá a tela abaixo, caso não esteja logada no WhatsApp Web:
Como criar um link com uma mensagem automática
Também é possível, usando a mesma funcionalidade, configurar uma mensagem automática para facilitar o início da conversa. Lembre-se que nem todas as pessoas têm facilidade em digitar ou mesmo se comunicar, e um pequeno texto pronto pode diminuir esse atrito e fazer a conversa acontecer.
Para isso é só usar o nosso Gerador de Link de WhatsApp, citado acima. Caso tenha criado o link manualmente, é só inserir ao final dos passos acima a informação “?text=mensagem%20pronta”.
Obs: nesse caso, para usar espaços, use %20 entre as palavras. Parece não ter nada a ver, mas é o código que vai nessas URLs para fazer a separação. No fim das contas, vai ficar assim:
- https://wa.me/5548999999999?text=Eu%20quero%20fazer%20um%20pedido
A partir daí, com a mensagem automática, o contato é feito e você pode conversar com seu cliente. A dica acima do encurtador também vale aqui, já que o link do WhatsApp ficou ainda maior, como você certamente notou.
Então, a criação é bem simples, não é mesmo? Esse é o primeiro passo para facilitar o contato do seu cliente com o seu negócio. E, como você viu, fica ainda mais simples com o nosso Gerador de Link de WhatsApp. Mais à frente no post, vamos então trocar uma ideia sobre como usar essa funcionalidade da melhor forma.
>> Leia mais: Como criar e enviar mensagens automáticas no WhatsApp facilmente
Como usar o link do WhatsApp
Antes de mais nada, crie uma conta comercial do WhatsApp. Essa orientação não serve apenas para este post, já que o WhatsApp Business é o meio mais indicado de uma empresa usar o aplicativo. Ele permite algumas coisas que a conta normal não possui, como configurar respostas automáticas e ter catálogos de produtos.
Dito isso, você pode colocar o seu link do WhatsApp em qualquer parte do seu site ou blog. Basta copiar e colar o link no local que você quer, seja no topo da página principal ou em alguns posts com artigos ou produtos.
Ele pode funcionar como o call-to-action (CTA), que é como se fosse um “próximo passo” no Marketing Digital. Em português, é uma “chamada para ação”.
Não necessariamente é o momento da venda já no primeiro contato – aliás, raramente é. Você ou seus vendedores devem entender a demanda da pessoa que veio pelo WhatsApp. Pode ser uma oportunidade de enviar uma Landing Page para que ela receba um material e se aprofunde em um serviço que você oferece, por exemplo.
Abaixo, veja os benefícios do WhatsApp de acordo com mais de 1,6 mil profissionais que responderam a pesquisa Panorama de Marketing 2023:
Como colocar o link do WhatsApp nas redes sociais
Outra vantagem de ter uma conta comercial do WhatsApp é poder colocar seu número facilmente na página do seu negócio no Facebook ou no seu perfil empresarial do Instagram. Em ambos os casos, não precisa nem criar o link.
No Facebook, basta clicar em “Adicionar um botão” e selecionar a opção para colocar o seu WhatsApp como contato na capa da fan page (veja como criar a sua).
Já no Insta, que também precisa ser no perfil profissional, siga a sequência:
- Editar perfil
- Opções de contato
- Telefone do WhatsApp Business
- Colocar o código enviado
Assim, seus seguidores terão essa opção de contato!
Caso você prefira ou ainda não tenha uma conta profissional, pode usar o famoso link na bio. Basta clicar em “Editar perfil” e colar o seu link do WhatsApp amigável em “Site”. Dessa forma, quando o usuário clicar será direcionado para uma conversa com você.
Uma boa ideia é fazer Stories periodicamente para informar seus seguidores dessa possibilidade.
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Que tal usar um botão do WhatsApp no seu site?
De fato, vimos que é muito fácil criar um link de WhatsApp para usar no seu site ou nas redes sociais. Ter essa possibilidade de iniciar conversas mais rapidamente pode trazer excelentes resultados e fortalecer relacionamentos com clientes. Porém, como eu disse lá no começo, você também pode usar um botão de WhatsApp no seu site ou loja virtual.
Ele é visualmente mais chamativo e pode ser instalado facilmente em 2 minutos. Ele fica em qualquer página do seu site, permitindo que conversas sejam iniciadas em diversos momentos da navegação.
Além disso, é possível configurá-lo para que ele também peça o email do usuário ou outras informações, permitindo enriquecer sua base de dados e agilizar interações futuras.
E usando o botão do WhatsAp em conjunto com o RD Station Marketing, o aproveitamento se multiplica. Sua empresa vai poder se relacionar com os Leads que chegarem pela funcionalidade, criando novas oportunidades de venda!
Clique na imagem abaixo para saber como funciona e instalar gratuitamente um botão no seu site.
E depois de criar o botão ou o link de WhatsApp?
Criei o botão ou o link de WhatsApp, e agora? Como dissemos acima, além de fazer o atendimento direto do seu cliente, é possível iniciar conversas e desenvolver novos relacionamentos comerciais.
Essas são estratégias de Conversational Marketing, que já estão dominando o mercado. Se o seu negócio ainda não está de olho nessa oportunidade, pode perder espaço na mão e na mente dos consumidores.
Ao invés de só esperar que seu contato envie uma mensagem, você pode automatizar várias das atividades no WhatsApp, ganhando tempo para você e sua equipe e, consequentemente, parando de deixar dinheiro na mesa.
Após criar o link de WhatsApp e ativá-lo no site, por exemplo, você pode investir em mensagens automáticas para complementar sua atuação. Elas aproximam a empresa do público, antecipam interações de rotina e conduzem ações no funil de vendas, facilitando na produtividade da equipe e ainda garantindo atenção para todos os contatos.
Veja abaixo como é simples programar suas mensagens automáticas de WhatsApp com o RD Station Marketing.
Ele permite criar e enviar links (como pesquisas, materiais e cupons), responder com mensagem padrão e analisar os resultados dos envios. É ótimo para equipes de Marketing que querem começar a incluir o WhatsApp em suas comunicações.
Você pode preparar mensagens para os principais momentos de interação com os Leads:
- mensagem de boas-vindas;
- entrega de materiais ricos;
- confirmação de inscrições;
- envio de cupons de desconto;
- agendar atendimento;
- mensagens automáticas, pós-venda e muito mais!
Com isso, toda vez que os Leads passarem pela etapa escolhida, a própria ferramenta efetua o disparo automático.
E olha só: está comprovado que o uso das estratégias de WhatsApp pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo.
Se você está começando a usar o WhatsApp na sua empresa, leia nossa página especial e gratuita sobre o assunto, com muito material de leitura.
Se você prefere aprender com vídeos, faça o curso grátis Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas da RD University, nossa plataforma de educação e profissionalização. Os professores são do time especializado aqui da RD Station, com muita experiência para dividir com você.
Por fim, se você acredita que já está preparado para trazer o WhatsApp para a sua estratégia digital, comece agora um teste gratuito do RD Station Marketing. Basta colocar seu email para conhecer as funcionalidades oferecidas neste post e começar a ter resultados com o aplicativo. Bora experimentar?