Como criar link do WhatsApp para colocar no site e redes sociais

Criar um atalho direto para o WhatsApp usando um link é uma boa forma de acelerar conversas de vendas; saiba como usar e conheça alternativas


Link para o WhatsApp é uma funcionalidade do aplicativo que permite iniciar uma conversa com apenas um clique. Para criar um, basta digitar https://wa.me/<seunúmero>. É possível também configurar uma mensagem automática para iniciar a conversa pelo aplicativo.


O WhatsApp já é parte indissociável do cotidiano do brasileiro. Usamos o app para todo tipo de comunicação, desde manter contato com pessoas queridas até participar de discussões intermináveis em grupos de amigos e colegas de trabalho. Além disso, usamos cada vez mais para comprar produtos de empresas de todos os tamanhos e mercados.

Assim, já é até esperado que uma empresa esteja disponível para fazer atendimento pelo WhatsApp. É claro que é preciso um mínimo de estrutura para isso, mas pequenos, médios e grandes negócios estão se adaptando. Entre outras coisas, é preciso deixar bem visível o seu número para que possíveis clientes possam encontrá-lo com facilidade.

Há diversas formas de fazer isso, como usar um QR code ou, então, a nossa favorita: o botão no site. Neste post, porém, vamos falar em detalhes sobre como criar um link de WhatsApp e colocá-lo no site da sua empresa e nas suas redes sociais. Então continue lendo e tire as suas dúvidas!

Como criar link para o WhatsApp

A forma mais fácil e rápida para você criar o link do WhatsApp é com nosso Gerador de Link de WhatsApp gratuito, onde você cria seu link e ainda configura mensagens personalizadas para facilitar o início das conversas:

Para criar um link do WhatsApp manualmente é só digitar https://wa.me/<seunúmero>. No lugar de <seunúmero> vai, como você já deve imaginar, o seu número. Ele deve incluir o código internacional do Brasil e o código DDD. Por exemplo, se você está em Florianópolis, ficaria assim:

  • https://wa.me/5548999999999

É bem simples, mas fica meio feio, cheio de números e confuso, né? A dica então é usar um encurtador. Um exemplo é o TinyURL, que permite customizar seus links fazendo um cadastro gratuito. Assim, você pode ter algo mais sonoro e bonitinho, como tinyurl.com/ZAPDOVOLPATO (não, eu não tenho esse link, é só um exemplo).

Dessa forma, a conversa começa em um clique. Aliás, é assim que o WhatsApp chama essa função: “conversa em um clique”. A pessoa verá a tela abaixo, caso não esteja logada no WhatsApp Web:

criar link de whatsapp

Como criar um link com uma mensagem automática

Também é possível, usando a mesma funcionalidade, configurar uma mensagem automática para facilitar o início da conversa. Lembre-se que nem todas as pessoas têm facilidade em digitar ou mesmo se comunicar, e um pequeno texto pronto pode diminuir esse atrito e fazer a conversa acontecer.

Para isso é só usar o nosso Gerador de Link de WhatsApp, citado acima. Caso tenha criado o link manualmente, é só inserir ao final dos passos acima a informação “?text=mensagem%20pronta”.

Obs: nesse caso, para usar espaços, use %20 entre as palavras. Parece não ter nada a ver, mas é o código que vai nessas URLs para fazer a separação. No fim das contas, vai ficar assim:

  • https://wa.me/5548999999999?text=Eu%20quero%20fazer%20um%20pedido

A partir daí, com a mensagem automática, o contato está feito e você pode conversar com seu cliente. A dica acima do encurtador também vale aqui, já que o link do WhatsApp ficou ainda maior, como você certamente notou.

Então, a criação é bem simples, não é mesmo? Mais à frente no post, vamos então trocar uma ideia sobre como usar essa funcionalidade da melhor forma.

Como usar o link do WhatsApp

Antes de mais nada, crie uma conta comercial do WhatsApp. Essa orientação não serve apenas para este post, já que o WhatsApp Business é o meio mais indicado de uma empresa usar o aplicativo. Ele permite algumas coisas que a conta normal não possui, como configurar respostas automáticas e ter catálogos de produtos.

Dito isso, você pode colocar o seu link do WhatsApp em qualquer parte do seu site ou blog. Basta copiar e colar no local que você quer, seja no topo da página principal ou em alguns posts com artigos ou produtos. Ele pode funcionar como o call-to-action (CTA), que é como se fosse um “próximo passo” no Marketing Digital.

Não necessariamente é o momento da venda já no primeiro contato – aliás, raramente é. Você ou seus vendedores devem entender a demanda da pessoa que veio pelo WhatsApp. Pode ser uma oportunidade de enviar uma Landing Page para que ela receba um material e se aprofunde em um serviço que você oferece, por exemplo.

>> Leia também: Saiba como cobrar via WhatsApp com links de pagamento

Como colocar o link do WhatsApp nas redes sociais

Outra vantagem de ter uma conta comercial do WhatsApp é poder colocar seu número facilmente na página do seu negócio no Facebook ou no seu perfil empresarial do Instagram. Em ambos os casos, não precisa nem criar o link.

No Facebook, basta clicar em “Adicionar um botão” e selecionar a opção para colocar o seu WhatsApp como contato na capa da fan page (veja como criar a sua). Já no Insta, que também precisa ser no perfil profissional, siga a sequência:

  1. Editar perfil
  2. Opções de contato
  3. Telefone do WhatsApp Business
  4. Colocar o código enviado

Assim, seus seguidores terão essa opção de contato. Caso você prefira ou ainda não tenha uma conta profissional, pode usar o famoso link na bio. Basta clicar em “Editar perfil” e colar o seu link do WhatsApp amigável em “Site”. Dessa forma, quando o usuário clicar será direcionado para uma conversa com você. Uma boa ideia é fazer Stories periodicamente para informar seus seguidores dessa possibilidade.

Que tal usar um botão do WhatsApp no seu site?

De fato, vimos que é muito fácil criar um link de WhatsApp para usar no seu site ou nas redes sociais. Ter essa possibilidade de iniciar conversas mais rapidamente pode trazer excelentes resultados e fortalecer relacionamentos com clientes. Porém, como eu disse lá no começo, você também pode usar um botão de WhatsApp no seu site.

Ele é visualmente mais chamativo e pode ser instalado facilmente em 2 minutos. Ele fica em qualquer página do seu site, permitindo que conversas sejam iniciadas em diversos momentos da navegação. Além disso, é possível configurá-lo para que ele também peça o email do usuário, permitindo interações futuras.

E usando o botão do WhatsApp, ao invés do link, em conjunto com o RD Station Marketing, o aproveitamento se multiplica. Sua empresa vai poder se relacionar com os Leads que chegarem pela funcionalidade, criando novas oportunidades de venda! Clique no banner abaixo para saber como funciona e instalar um botão no seu site.

Botão de WhatsApp