Dados de ecommerce no Brasil: confira os principais números do comércio eletrônico

Veja dados de ecommerce no Brasil que comprovam a explosão do comércio eletrônico no país desde o início da pandemia

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Resultados Digitais2 de abril de 2021
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Com mais de 300 milhões de pedidos e faturamento recorde, 2020 pode ser considerado o ano do ecommerce no Brasil. A compra online, que já era uma tendência, foi acelerada pela pandemia causada pelo novo coronavírus, que afastou os consumidores das lojas físicas. Quem não vendia online precisou se adaptar, e quem já vendia intensificou os investimentos no canal.

Mais do que um crescimento isolado, os dados de ecommerce no Brasil mostram que esse aumento veio para ficar. No primeiro trimestre de 2021, as vendas tiveram alta de 57,5% em relação ao mesmo período em 2020. E os consumidores também estão gastando mais: houve aumento de 9,4% no valor do ticket médio em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

Para entender mais a fundo esse crescimento das compras online no país, reunimos neste artigo os principais dados de ecommerce no Brasil em 2020 e 2021. Os dados são da NeoTrust, que faz relatórios e análises de dados do comércio eletrônico no país, e do PayPal.

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Dados de ecommerce no Brasil: confira os principais números de 2020 e 2021

Selecionamos alguns dados de ecommerce no Brasil referentes a 2020 e 2021 que ilustram bem o crescimento desse segmento no país durante a pandemia. Confira:

Brasil atingiu recorde de pedidos no ecommerce em 2020 

De acordo com a NeoTrust, em 2020, foram 301 milhões de compras realizadas por brasileiros online, uma alta de 68,5% em comparação com 2019. Por conta disso, o faturamento também cresceu significativamente: a receita gerada foi de 126,3 bilhões de reais, um aumento de 68,1% em relação a 2019. 

Nordeste foi a região que mais cresceu em 2020

O mesmo levantamento da NeoTrust aponta que o Sudeste segue na liderança quando o assunto é o volume de compras online, com 64,8% do total de pedidos realizados em 2020. Porém, o Nordeste foi a região que mais cresceu, ficando responsável por 14% das vendas feitas no ano, um aumento de 2 pontos percentuais em comparação com 2019. 

Em seguida estão o Sul, responsável por 13,6% das compras, o Centro-Oeste (5,6%) e o Norte (2%).

Produtos de ticket médio menor foram os mais buscados pelos brasileiros em 2020

Apesar do aumento no volume de compras, os produtos de ticket médio menor seguem sendo os mais procurados pelos brasileiros, constituindo mais da metade do volume de vendas nas primeiras colocações. 

De acordo com a NeoTrust, as categorias campeãs foram moda e acessórios (19,9% dos pedidos feitos em 2020), beleza, perfumaria e saúde (com 14,4%) e entretenimento (12,8%). 

Idade média dos consumidores foi de 37 anos

Ao observar o perfil dos compradores, é possível perceber que as mulheres são as que mais compram online, sendo responsáveis por 57,3% dos pedidos. Já os homens ficaram com 42,7%.

Na divisão por faixa etária, a idade média dos consumidores foi de 37 anos. Os principais grupos de consumidores por idade foram os de 36 a 50 anos, que representaram 33,6% do total de pedidos feitos, e o grupo de 26 a 35 anos, com 33,2%, aponta o relatório feito pela NeoTrust.

Os extremos ficaram nas últimas posições: os brasileiros até 25 anos fizeram 18,9% dos pedidos, enquanto aqueles com mais de 51 anos responderam por 14,3% do total. 

Ecommerce brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos consumidores em 2020

Um dos dados de ecommerce no Brasil que mais chamam atenção no levantamento realizado pela NeoTrust é a entrada de novos consumidores no universo das compras online.

O comércio eletrônico brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos consumidores ao longo de 2020. O varejo digital concentrou 42,9 milhões de consumidores únicos, um aumento de 36,7% em relação a 2019. 

A frequência de compra também subiu, indo de 6 para 7 pedidos por consumidor. O gasto médio foi de R$ 2.618 ao longo do ano, um aumento de 23,4% em comparação com o ano anterior. 

Número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020

Para acompanhar a alta procura dos consumidores, o número de lojas virtuais também cresceu. Em agosto de 2019, eram 930 mil negócios do tipo, número que foi para 1,3 milhão em agosto de 2020. Isso representou um aumento de 40%, o maior desde que a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, feita pelo PayPal, foi criada, em 2015. 

Ecommerce brasileiro segue em alta em 2021

Seguindo a tendência de alta observada em 2020, o primeiro trimestre de 2021 foi de crescimento nas compras online em todo o país. O impulsionamento se deu pelas promoções no início do ano, a Semana do Consumidor, realizada em março, e as novas restrições por conta da segunda onda da pandemia, de acordo com a NeoTrust.

Só nos três primeiros meses do ano, foram 78,5 milhões de compras online, um crescimento de 57,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Foram mais de R$ 35,2 bilhões gerados entre janeiro e março, um aumento de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

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Artigo publicado em julho de 2019 e atualizado em abril de 2021.

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