Dia do Consumidor: 4 dicas para o seu negócio vender mais na data

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma boa oportunidade para aproximar-se dos clientes e vender mais durante o primeiro trimestre do ano


Quando fazem seus planejamentos anuais, é comum que empresas incluam neles estratégias para aproveitar datas comemorativas como Natal, Páscoa e Black Friday. Nos últimos anos, um outro evento veio se somar a esses, trazendo novas possibilidades de aumentar vendas, sobretudo entre negócios do varejo digital: o Dia do Consumidor, comemorado anualmente em 15 de março.

Mas, apesar de ter ganhado popularidade há pouco tempo, a data não é tão recente assim, e nem surgiu com foco no comércio. Continue a leitura para descobrir qual é a origem do Dia do Consumidor e como seu negócio pode adotá-lo para estreitar o relacionamento com os clientes e vender mais.

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O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é uma data celebrada anualmente em 15 de março, que surgiu nos Estados Unidos e não foi criada com a finalidade de aumentar vendas, mas sim de exigir mais direitos para os consumidores.

Em 15 de março de 1962, há exatos 60 anos, o ex-presidente do país, John F. Kennedy, proferiu um discurso em que defendia os direitos básicos dos consumidores, como ter acesso a informações, poder de escolha e ser ouvido.

Mais tarde, a fala, considerada um marco, serviu de inspiração para a instituição do Dia do Consumidor, que passou a ser celebrado a partir de 15 de março de 1983. Desde então, o evento tem sido comemorado todos os anos na mesma data. Na ocasião, organizações de defesa dos consumidores pedem que os direitos básicos sejam respeitados e protestam contra práticas de mercado abusivas.

No Brasil, as discussões sobre os direitos dos consumidores ganharam força na década de 1990, quando foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), legislação que traz orientações para consumidores que se sintam lesados em relações comerciais. 

“Black Friday do primeiro trimestre”

No entanto, a data tem sido adotada de forma um pouco diferente por aqui. Apesar de, inicialmente, seguir o objetivo inicial, o papel foi mudando com o tempo. A partir da década de 2010, o Dia do Consumidor assumiu um caráter comercial, acompanhando a adoção de outras datas, como a Black Friday. 

Por aqui, o 15 de março tem sido uma oportunidade para negócios, principalmente os do varejo, movimentarem vendas nos três primeiros meses do ano, que costumam ser pouco aquecidos. Tanto é que a data tem sido chamada de Black Friday do primeiro trimestre.

Além do Dia do Consumidor, há o Dia do Cliente, que é celebrado em 15 de setembro e também pode render boas ações de vendas. Para saber mais, leia o artigo Dia do Cliente: saiba o que é e veja dicas de ações para comemorar a data.

Dia do Consumidor

O que é a Semana do Consumidor?

Indo além do Dia do Consumidor, os negócios têm dedicado uma semana inteira para atrair clientes e vender mais. 

As promoções acabam sendo feitas, portanto, durante toda a semana do dia 15 de março, e não somente na data. É a chamada Semana do Consumidor. 

Assim, a programação especial de ofertas começa na segunda-feira da semana do dia 15 de março e vai até sexta, de maneira similar ao que já ocorre na Black Friday e na Semana do Brasil, em setembro.

Como se preparar para vender mais no Dia do Consumidor?

Agora que você já conhece um pouco sobre a origem da data e o significado que ganhou no Brasil, é hora de entender como aproveitar o Dia do Consumidor no seu negócio.

Assim como em outras datas comemorativas, é importante estar preparado para continuar oferecendo uma boa experiência de compra mesmo com o aumento da demanda. 

Com um bom planejamento, sua empresa consegue aproveitar ao máximo a data e impulsionar o faturamento no começo do ano.

Se você tem dúvidas ou não sabe por onde começar, confira as dicas a seguir.

Ofereça uma experiência de compra excelente

Você não vai querer atender mal o seu público justamente no Dia do Consumidor, não é?

Esse é o momento para mostrar que você oferece uma experiência de compra impecável. Apesar de as promoções, sobre as quais falaremos adiante, serem importantes, os consumidores atuais valorizam cada vez mais um atendimento de qualidade, ágil e que realmente resolva eventuais problemas. 

Para garantir isso mesmo com o aumento da demanda, é necessário certificar-se de que a sua área de atendimento esteja funcionando bem, incluindo todos os canais utilizados pela empresa. Se for preciso, faça um treinamento com os colaboradores das equipes que têm contato com os clientes para prepará-los.

Para quem tem loja virtual, é fundamental conferir a infraestrutura do site com antecedência para evitar instabilidades em meio aos picos de acesso. Caso o consumidor tente fazer a compra e não consiga, ele pode se sentir frustrado, desistir do negócio e ainda avaliar mal a sua empresa nas redes sociais e em sites de avaliação. 

Outra dica é implementar o omnichannel. Hoje os consumidores usam diversos canais em suas jornadas de compra. Integrá-los contribui para uma experiência de compra melhor, pois o cliente recebe o mesmo tratamento e sente que está em contato com a mesma empresa, independentemente do canal.

Defina suas promoções

As promoções, descontos e outras ações são a essência do Dia do Consumidor. Por isso, é importante ter atenção na hora de defini-los. Eles devem ser atrativos, mas não comprometer o seu faturamento. Calcule e entenda o percentual de desconto que pode ser aplicado sem prejudicar sua margem de lucro.

Uma dica é escolher produtos que estão em alta no momento, observando sempre os preços praticados pela concorrência, para garantir que sua estratégia seja competitiva. 

Mas nem só de descontos se faz uma Semana do Consumidor. Você pode combiná-los com outras ofertas, como cashback, kits de produtos, brindes, condições especiais de pagamento e, é claro, frete grátis, que é um fator relevante na decisão de compra dos consumidores.

Se não for possível oferecer entrega gratuita para todos os produtos, uma possibilidade é disponibilizá-la para compras acima de certo valor, itens de uma categoria específica, regiões estratégicas do país ou primeira compra.

Divulgue suas ações 

De nada adianta definir ações matadoras para o Dia do Consumidor se os principais interessados, os clientes, não ficarem sabendo, certo?

Por isso, é interessante fazer um cronograma de divulgação das ações. A ideia é atrair a atenção dos clientes, criar expectativas e atrair tráfego para o seu site, caso você tenha um ecommerce. 

Você pode investir em mídia paga em mecanismos de busca e nas redes sociais, por meio do Google Ads e do Facebook Ads, por exemplo. Também vale divulgar suas promoções de forma orgânica nas redes sociais, site e blog

Nesses canais, peça para os consumidores interessados cadastrarem o email para receber as ofertas em primeira mão. Quando estiver mais perto da data, é só disparar um Email Marketing com as promoções. 

É importante segmentar essas campanhas para aumentar a chance de fechar vendas. O ideal é divulgar produtos nos quais os consumidores já demonstraram interesse ou usar as características do perfil de cada um para enviar sugestões personalizadas.

Fidelize os consumidores

Como diz aquela frase bem conhecida na área do Marketing, de autoria do especialista Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Então, depois de atrair novos consumidores no 15 de março, o melhor é fidelizá-los. 

Para isso, faça ações de pós-vendas com esse novo público que chegou, envie conteúdos para ajudá-lo a utilizar o produto que adquiriu da melhor maneira e compartilhe novas ofertas para desenvolver um relacionamento e estimular a recompra. 

Faça com que sua empresa seja parte do dia a dia do consumidor. Assim, será lembrada por ele quando chegar a hora de fazer novas aquisições.

Lembre-se, também, de fazer pesquisas de satisfação com os consumidores depois da compra. Isso vai ajudar a melhorar suas ações nas datas comemorativas futuras.

Como você pode ver, o planejamento do Dia do Consumidor não difere muito do que deve ser feito para outras datas comemorativas. Organize-se antecipadamente e aproveite a ocasião para vender mais!Para outras dicas, baixe grátis o kit Planejamento estratégico de Marketing e Vendas 2022, que traz materiais que vão ajudar sua empresa a conquistar um crescimento previsível, aprimorar ações e corrigir erros que podem atrasar seus resultados.

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