Conheça 27 formas de divulgar seu blog

Como você promove seu blog? Preparamos 27 formas para você promover seu blog com qualidade e para o público certo. Não deixe de conferir.

André Siqueira
André Siqueira14 de janeiro de 2020
Semana da Transformação Digital

Para divulgar um blog existem algumas formas, como:
- Divulgar no seu site;
- Incluir na sua assinatura de email;
- Divulgar através de mídia paga;
- Envio de press-releases;
- Ter um ritmo e frequência de postagens;
- Fazer guest posts;
- Fazer SEO no blog;
- Redes Sociais;
- Email Marketing
E muito mais!


Um problema comum para quem está começando um blog é encontrar formas de ganhar tração, de conseguir reunir os primeiros leitores para espalhar a mensagem. Para isso, listamos 27 formas simples de divulgar seu blog.

1. Divulgue no seu site

Muitas pequenas e médias empresas até possuem um blog, mas não demonstram isso na página principal. É importante mostrar para o seu cliente que você tem conteúdo.

É importante também integrar o seu site com o seu blog. Você pode fazer isso de várias formas. A maneira mais comum e tradicional é inserindo um link para seu blog em um menu, no topo do seu site. Há outras possibilidades também, como inserir o link para o blog no rodapé ou na sidebar, por exemplo.

>> Leia também: Google AdSense: o que é e como usar para monetizar o seu conteúdo

2. Inclua o endereço do seu blog na assinatura de email

O email enviado por cada um dos seus funcionários também pode ser uma boa tática de divulgação do seu blog.

Utilize a sua assinatura para divulgar o blog de sua empresa junto a suas informações profissionais, e faça com que seus clientes e contatos profissionais vejam o link de seu blog com frequência.

3. Use seu material impresso

Coloque o endereço no seu cartão de visitas, em mala direta ou em panfletos. Mesmo em material offline, é interessante reforçar que sua empresa possui um blog por meio desses materiais. Possivelmente é algo que será lembrado por toda pessoa que visualizar o impresso.

4. Use a própria empresa

Peça para os seus funcionários seguirem a empresa no Twitter, Facebook, LinkedIn e outras redes. Solicite também que eles indiquem o conteúdo para amigos e, até mesmo, que compartilhem as postagens publicamente.

Eles são o ponto de partida para que mais pessoas conheçam sua empresa, e criar esse engajamento com o blog por meio das redes sociais é uma poderosa arma inicial.

Saiba também "Como engajar toda a empresa na produção de conteúdo".

5. Divulgue através da compra de mídia

Tenha um orçamento específico para anúncios na internet. Você pode conseguir excelentes resultados utilizando plataformas como Google Ads e Facebooks Ads para divulgação do seu blog, basta utilizá-las de maneira consciente.

Temos em nossa página de materiais educativos, bastante conteúdo sobre o tema. Por isso, recomendamos:

Além disso, aqui no blog preparamos também um post chamado "Mitos sobre Links Patrocinados e Mídia Paga" para esclarecer alguns tópicos e práticas bastante questionáveis sobre o assunto.

6. Inclua o endereço em press-releases

Incluindo o seu blog nos seus press releases você consegue aproveitar mais dos esforços da sua assessoria de imprensa.

Aliás, sobre esse tema, recomendamos a leitura do post "Uma Assessoria de Imprensa é essencial no mundo online?".

7. Poste com frequência

Regularidade e consistência são componentes essenciais do sucesso de um blog. Você não precisa necessariamente postar todos os dias. Há várias estratégias de publicação de conteúdo, e muitas delas não necessitam de publicações diárias.

Porém, como já dito, regularidade é essencial. No post "Qual a melhor frequência para postar em um blog?" explicamos melhor sobre o assunto.

8. Escreva como convidado

Descubra blogs acessados pelo seu público e se voluntarie para escrever como convidado. É uma forma interessante de chegar a novas pessoas.

Leia o post "Como e por que escrever Guest Posts" para entender quais são os benefícios da prática e saber como encontrar outros sites que se assemelham ao seu negócio.

9. Entreviste

Geralmente as pessoas gostam de ser entrevistadas. Escreva sobre alguém e ele o ajudará a espalhar a mensagem.

No blog da Resultados Digitais, publicamos já algumas entrevistas. Como exemplo, podemos citar duas entrevista feitas com especialistas em Growth Hacking e que você pode ler nos links abaixo:

10. Envie o seu site para o Google

Ele já deve estar sendo indexado, mas é melhor garantir. Uma forma simples e rápida de fazer isso é com a criação de um sitemap.

No post "Quais os benefícios de um Sitemap XML e como criar um para sua empresa", explicamos como você pode criar rapidamente um Sitemap.

11. Indique seu blog nas faturas da empresa

É mais um material que vai para o cliente e tem um espaço que pode ser aproveitado para divulgar seu blog.

12. Divulgue em eventos

Se você der palestras ou conversar com outras pessoas em algum evento, fale sobre seu blog. Uma dica é colocar o endereço do seu blog em sua apresentação e depois disponibilizar a apresentação no SlideShare.

13. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais

Sua empresa já possui perfis nas redes sociais? Facebook? Twitter? LinkedIn? TikTok? YouTube? Instagram? Pinterest?

Como é fácil perceber, o número de diferentes redes sociais cresceu muito com o passar dos anos. Com esse aumento no leque de opções é preciso escolher e saber quais redes sociais são mais vantajosas para seu tipo de negócio, bem como saber a melhor forma de utilizar cada uma delas.

No post "Marketing nas Redes Sociais", damos alguns exemplos de boas práticas para diferentes tipos de mídias sociais.

14. Faça um FAQ

Use o seu blog e divulgue as perguntas mais frequentes do seu negócio para gerar conteúdo e conquistar audiência.

15. Foque em informações que seus clientes realmente precisam

Se você gera um conteúdo valioso, relevante e convincente, as chances de sucesso aumentam bastante. Como publicado em outro post, a produção de conteúdo segue sendo a melhor aposta em Marketing Digital.

Sabendo dessa importância, temos alguns materiais educativos que podem ser bastante úteis para sua empresa sobre o assunto. Recomendamos:

16. Use as palavras-chave corretas

Já falamos aqui no blog sobre como escolher as melhores palavras chave. Se você quer que as pessoas encontrem seu conteúdo, além de esse conteúdo ser de qualidade, ele precisa também estar otimizado para as keywords que tenham relevância com o assunto.

Leia o eBook “O Guia Completo de SEO ” para entender como otimizar um blog para os mecanismos de busca pode fazer toda a diferença para sua empresa, e também o post sobre SEO para conhecer alguns tópicos e práticas bastante questionáveis sobre o assunto.

17. Não esconda as opções de assinatura

Se as pessoas gostarem do seu blog, vão querer assinar. Deixe os botões de assinatura por email ou RSS visíveis.

Insira o campo de preenchimento de email em locais como sidebar, menu superior, rodapé, abaixo dos posts ou até mesmo crie popups para tentar coletar o maior número de emails.

18. Crie uma lista de blogs

Indique alguns blogs interessantes do seu mercado e comunique os blogueiros. Se a lista for boa, eles vão comentar e até divulgar o seu blog de volta.

19. Use números no título

Títulos do tipo “os 9 passos” ou “as 5 formas” costumam fazer sucesso e possuem maior chance de se tornaram populares.

No post "Como escrever títulos de posts que atraem cliques e conquistam visitantes", mostramos algumas dicas extras e que podem ser combinadas para você aumentar o número de visitas de seu blog.

20. Comente em outros blogs

Crie relacionamento, compartilhe o conhecimento e mostre valor.

21. Use links para posts antigos

Colocar indicações de posts antigos nos posts atuais faz com que o conteúdo se mantenha revitalizado.

Como você pode ter percebido, aqui mesmo neste post utilizamos links internos para integrar materiais ricos e outros posts que sejam relevantes ou complementares com o assunto.

22. Não complique demais o seu site

Mantenha tudo simples para as pessoas compartilharem. Quanto mais limpo for o seu site, melhor! Se quiser monetizá-lo, aposte na praticidade do Google AdSense.

23. Faça um concurso

Esse tipo de ação costuma gerar bastante repercussão.

24. Convide para Guest Posts

Assim como é interessante escrever em outros blogs e portais relacionados a seu mercado, a recíproca também é verdadeira.

Trazer outros nomes de referência no assunto pode ser uma estratégia bastante enriquecedora para o conteúdo de seu blog, leia mais sobre Guest Posts nesse post.

25. Monitore as redes sociais

Além de usar as redes sociais para divulgação de conteúdo. É válido também saber o que a sua audiência está falando.

Procure por algumas dúvidas de usuários e indique conteúdos do seu blog que sirvam como resposta. As redes sociais são canais importantíssimos não só como interação com os usuários, mas também como fonte de ideias para novos conteúdos.

Leia o post "Calendario editorial" para saber como você pode ter insights de conteúdo a partir do que os leitores de seu blog buscam.

26. Use automação de marketing para envio de emails

Email marketing segue sendo uma estratégia que pode render excelentes frutos dentro do Marketing Digital. Utilizar um software de automação de marketing é uma forma de enviar o conteúdo em grande escala, com alta possibilidade de segmentação de público.

Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o eBook "Automação de Marketing - da teoria à prática".

27. Nunca pare de divulgar

Seu blog é um compromisso com os seus clientes. Muitas vezes o começo é difícil, mas aqueles que não desistem costumam colher os benefícios.

Continue sempre atualizando e divulgando o blog para seus clientes e leitores. Manter a regularidade é uma ação chave para que seu blog siga crescendo.


E aí, deixamos passar alguma?

Post publicado originalmente em outubro de 2010, e revisado e atualizado em janeiro de 2016.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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