Como entender o tráfego de seu site e divulgar Landing Pages para gerar os primeiros resultados

Confira algumas dicas para você gerar os primeiros Leads em suas Landing Pages a partir de diferentes canais de tráfego

Flávio Ribeiro
Flávio Ribeiro10 de julho de 2017
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Você sabe o que são canais de tráfego e como eles podem ser decisivos para o alcance de seus objetivos com o Marketing Digital?

Muitas empresas, ao começarem a trabalhar com Marketing Digital, têm dificuldades de entender os canais de tráfego de seus sites, o que dificulta a adoção das melhores estratégias para promoção de suas campanhas.

Vamos entender melhor isso?

Quando falamos de canais de tráfego (ou canais de Marketing Digital), estamos nos referindo à maneira com que os usuários chegaram ao seu site. O visitante pode ter feito uma pesquisa no Google, visto um post no Facebook ou recebido um email seu.

E por que isso é importante?

Identificando os canais de tráfego do seu site é possível divulgar de maneira adequada as suas campanhas, principalmente com o uso de Landing Pages, minimizando as frustrações por não obter o retorno esperado e trazendo mais resultados para seu negócio.

Vamos explicar neste artigo como realizar essa avaliação e dar algumas dicas para você gerar os primeiros resultados a partir dos canais de tráfego.

1. Expectativa versus realidade

A expectativa de quem começa no Marketing Digital geralmente é alta. São inúmeros os cases de empresas que obtiveram sucesso, conquistaram novos clientes e conseguiram expandir seus negócios. Porém, antes de criar uma expectativa enorme, é importante saber em qual cenário você se encontra.

Procure avaliar o número de visitantes que seu site costuma receber e como isso está distribuído entre os possíveis canais de tráfego.

Perguntas que você deve responder:

  • Por onde o seu site recebe mais visitantes?
  • Quais são as oportunidades para gerar mais tráfego?
  • O volume de visitantes que seu site recebe é suficiente para atingir os resultados que você espera?

Antes de definir uma meta agressiva e criar expectativa, avalie o cenário atual. Se você deseja fechar 10 vendas por mês, considere a % de conversão de visitas em vendas e entenda se é possível alcançar com o tráfego que você recebe hoje.

É muito importante entender como seu negócio se enquadra no funil de vendas, quais são os resultados viáveis e o que você precisa fazer para que o objetivo definido possa ser alcançado.

Uma dica aqui é utilizar a ferramenta benchmarking funil de vendas e comparar suas métricas de marketing e vendas com empresas do mesmo segmento que o seu.

Identificando a real situação do seu negócio você evitará frustrações e saberá quais são as ações necessárias para alcançar seus objetivos.

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2. Entenda como as pessoas chegam ao seu site

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida para saber como as pessoas estão chegando ao seu site. No RD Station, após uma simples integração, também é possível acompanhar esses dados.

Os visitantes geralmente chegam ao seu site pelos seguintes canais:

  • Tráfego direto: acesso realizado diretamente pelo endereço do site (www);
  • Busca orgânica: acesso realizado por uma consulta em um site de busca, como Google, Yahoo! etc.;
  • Mídia paga: publicidade realizada em canais como Google Ads, Facebook Ads etc.;
  • Social: uso de redes sociais como Facebook, LinkedIn etc.;
  • Email: campanhas de envio de Email Marketing;
  • Referência: indicação de link realizada por outros sites.

Quer entender melhor? Recomendo a leitura do artigo como entender as principais fontes de tráfego de seu site.

Identifique os principais canais

Para identificar quais são os principais canais de tráfego em seu site, acesse o Google Analytics e verifique o número de visitantes. A identificação desses canais será muito importante para definir a estratégia adequada para seu negócio.

Também é interessante analisar se há algum canal pouco explorado, mas que pode ser uma boa alternativa se você pretende aumentar o número de visitantes em seu site.

No RD Station você poderá conferir, no menu Analisar, o volume de visitantes por canal e quanto cada um está contribuindo para as conversões de visitantes em Leads.

Priorize o canal de tráfego de acordo com seu negócio

Após a identificação dos principais canais de tráfego é a hora de priorizar de acordo com a necessidade de seu negócio para o momento.

Se o tráfego for alto (muitos visitantes), você pode utilizar pop-ups, banners e integrações de formulários que ajudarão você a capturar Leads sem a necessidade de alto investimento em mídia paga. Além disso, iniciativas como o uso das redes sociais e o envio de emails para uma base existente poderão ajudar no processo de divulgação de uma Landing Page, que tem foco em conversão.

Se o tráfego for baixo (poucos visitantes), você terá que avaliar se a sua estratégia prevê um retorno em curto, médio ou longo prazo. Geralmente, quando a necessidade é de um retorno em curto prazo e o tráfego é baixo, a alternativa mais indicada é mídia paga, pois proporcionará um aumento no número de visitantes de forma rápida. São várias alternativas, as mais indicadas são: Facebook Ads, Instagram Ads, Google AdWords e LinkedIn Ads.

Mesmo que a opção seja a busca paga, recomendamos o desenvolvimento de uma estratégia para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca visando o aumento do tráfego orgânico.

A mídia paga é uma forma de promover seu produto ou serviço para gerar resultados de curto prazo, mas o alicerce do Inbound Marketing ainda é o conteúdo.

vitrine de landing pages

3. Escolha a melhor forma de promover suas Landing Pages

As Landing Pages são páginas que têm foco em conversão, ou seja, transformar visitantes em Leads para obter informações valiosas que permitirão criar um relacionamento.

Recomendamos o uso de templates de Landing Pages para promover ações específicas de seu negócio, pois as chances de conversão são maiores, para criar Landing Pages utilize nosso criador de Landing Pages.

Após ser criada, a Landing Page precisa ser promovida. Afinal, ninguém sabe que ela existe ainda.

Você deve se basear nos canais de tráfego de seu site e a partir disso direcionar sua estratégia de promoção para gerar leads e aumentar sua base de potenciais clientes.

Utilize os canais de promoção

Os mais importantes canais para a promoção de Landing Pages são redes sociais, site/blog de sua empresa, Email Marketing e mídias pagas.

Redes sociais

Recomendamos que sua Landing Page seja divulgada em pelo menos uma rede social. A seguir, veja um modelo de post no LinkedIn.

divulgar landing page nas midias sociais

Site/blog

Aproveite o tráfego existente e divulgue sua Landing Page nas páginas mais acessadas para gerar Leads e otimizar seu site ou blog para conversão.

Veja um exemplo de divulgação no blog da Resultados Digitais. Neste exemplo, há um banner na barra lateral direita de um post:

divulgar landing page no blog

Email Marketing

O uso do Email Marketing permite que você distribua conteúdo relevante para sua base de contatos e fortaleça seu relacionamento.

Você pode enviar um email para divulgar uma nova oferta ou novo material e monitorar o desempenho.

Trabalhe com grupos segmentados, considerando perfis e interesses para realizar uma comunicação personalizada.

divulgar landing page por email

Mídias pagas

As mídias pagas podem ajudar e muito no impulsionamento de seu negócio.

No Google AdWords, por exemplo, você encontrará visitantes qualificados, que estão em busca de uma solução ou conteúdo por sua empresa.

No Facebook Ads, você poderá construir o seu público por meio de uma segmentação detalhada. Porém, não estão buscando ativamente por uma solução.

Enquanto no Google AdWords você atende uma demanda, no Facebook Ads você escolhe o público e gera uma demanda.

Veja abaixo um exemplo de anúncio de Facebook Lead Ads.

divulgar landing page em midia paga

4. O comprometimento é o diferencial para o seu sucesso

O fato de você ter identificado o canal de tráfego e criado sua Landing Page com a oferta de um conteúdo rico não é certeza de sucesso. A etapa de promoção é fundamental e exige comprometimento.

Muitas empresas encontram dificuldades justamente nessa etapa. Algumas pessoas acreditam que realizar uma simples postagem no Facebook já trará os resultados que esperam e frustram-se quando percebem que não é bem por aí.

Adotar uma estratégia de Marketing Digital para divulgação de seu negócio requer esforço.

As ações de promoção devem ser contínuas. Não adianta apenas fazer um post numa rede social e esperar o resultado. Lembre-se de que são muitas publicações realizadas nas redes sociais diariamente e há restrições quanto ao número de pessoas que visualizam.

Outro fato é que nem sempre quem visualiza interage com a publicação.

Diversificar, considerando os possíveis canais de tráfego é fundamental. Identifique onde o seu potencial cliente está e quais são os padrões de comportamento dele. Assim, ficará mais fácil entender como você pode alcançá-lo.

5. Avalie os resultados e otimize-os

Na maioria das vezes que iniciamos um trabalho de promoção de um conteúdo ou nova oferta não temos muita referência histórica. Isso nos leva a realizar experimentos, considerando a persona mapeada.

Se for realizar uma campanha de mídia paga, acompanhe os resultados e veja se o desempenho está dentro das práticas do mercado. Se não estiver, revise-o e realize os ajustes necessários.

Não adianta criar uma campanha no Facebook Ads, por exemplo, deixá-la ativa por um mês sem avaliar seu desempenho e otimizá-la.

Avalie também o comportamento em cada canal de tráfego e o seus respectivos desempenhos.

Uma pergunta frequentemente realizada é: promovi, por que não está gerando resultados?

Procure responder às seguintes perguntas:

  • Como está o resultado das suas ações de promoção?
  • Os usuários alcançados estão chegando até sua Landing Page?

Se as respostas forem negativas: há oportunidades, você terá que melhorar o desempenho de sua promoção. Pode ser, por exemplo, que não esteja alcançando o público desejado.

Porém, se as respostas forem positivas: os usuários que estão chegando podem não ser sua persona ou sua oferta e Landing Page não estão resolvendo o problema da persona que você mapeou.

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Flávio Ribeiro

Flávio Ribeiro

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