3 razões para não utilizar um domínio grátis para hospedar o seu blog

Você hospeda o blog da sua empresa em um domínio gratuito? Entenda por que você não deve fazer isso nesse artigo da Resultados Digitais.

André Siqueira
André Siqueira19 de fevereiro de 2016
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

O primeiro passo que uma empresa precisa para começar a trabalhar com Marketing Digital é criar uma presença digital, nem que seja a mínima possível. E o mais simples e rápido de fazer isso é criando um blog.

Um blog tem alto potencial de se tornar um ativo constante em sua estratégia de Marketing Digital. Redes sociais são importantes, mas só um blog é capaz de concentrar todo o conteúdo em seu domínio, garantindo a autoridade digital necessária para o crescimento da empresa.

A nossa sugestão inicial para quem resolveu iniciar um blog é que você não deve usar um endereço (URL) gratuito. Sites como o UOL, WordPress, Blogger e outros têm ofertas de serviços gratuitos bastante atrativas, além de serem serviços simples de configurar e começar a usar.

No entanto, não são as melhores opções para você começar o blog da sua empresa. Por quê? Bom, apresentaremos três motivos para justificar a sugestão:

1 - Domínios gratuitos não te dão autonomia plena

O primeiro motivo é que você quer ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website dela.

Quando você usa um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que você queira fazer ou nova tecnologia que queira implantar podem ficar inviáveis.

2 - Seu domínio é sua marca!

O segundo motivo é a imposição da marca. Você aceita que uma gráfica coloque o logotipo dela em seu cartão de visita? Então por que você deve aceitar que outras marcas entrem no endereço de seu blog?

Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um muito a credibilidade do blog. Por exemplo, em qual endereço você clicaria?

  • resultadosdigitais.com.br/blog
  • resultadosdigitais.blogspot.com.br

Como você pode perceber, um endereço próprio pode fazer muita diferença para seu público, pois passa uma ideia mais autêntica e profissional.

3 - Blogs com domínios próprios possuem vantagem em SEO

A terceira razão é que optando por um endereço gratuito, o site da sua empresa não recebe um dos principais benefícios proporcionados por um blog: se posicionar melhor no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio.

Quando procurarem pelos termos relacionados ao seu blog, o domínio da sua empresa não vai aparecer, já que o seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando (ex: http://suaempresa.blog.uol.com.br).

Assim, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa.

Resumindo: Se sua empresa já tem um site, lembre-se que o seu blog tem que estar no mesmo domínio desse site. Só assim faz sentido trabalhar com a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.

Bônus: domínio grátis não permite que você tenha um email personalizado

Se sua empresa está começando pelo blog e ainda não tem um site próprio, outra razão para não utilizar um serviço gratuito diz respeito ao seu canal de contato com o seu público.

Com um domínio gratuito, em que o nome do host acompanha a extensão, fica impossível de criar um email amigável e condizente com sua marca.

Responda o que parece mais profissional para você:

  • contato@resultadosdigitais.com.br
  • contatoresultadosdigitais@gmail.com

Fácil, não?

Se você busca profissionalismo em sua empresa, uma das etapas fundamentais é ter um email personalizado com sua marca, ou nesse caso, com seu domínio.

Conclusão

Usar endereços gratuitos não é uma prática de negócios escalável para seu blog e a qualquer momento você irá precisar migrar. E essa migração resultará em um retrabalho muito grande.

O endereço ideal é um subdomínio ou subpasta do domínio da sua empresa. Pode ser “blog.suaempresa.com.br” ou “www.suaempresa.com.br/blog”. Esse formato, além de proporcionar ganhos em SEO para a empresa, deixa implícito que o blog é uma parte do site e que há uma empresa por trás dele.

Recapitulando, o importante é que seu blog seja parte nítida do domínio da empresa. Assim, todos os seus esforços em produzir um conteúdo interessante vão fazer com que o Google dê para o seu site o devido crédito.

Se você quiser saber mais sobre algumas boas práticas de blogs, baixe gratuitamente nosso eBook "Como criar um blog corporativo: da teoria à prática".

Post publicado originalmente em julho de 2010, e revisado e atualizado em fevereiro de 2016.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Veja também

Marketing
SEO para Landing Pages: dicas e exemplos de otimização
Marketing
Marketing de Permissão: o que é, vantagens e como usar na sua empresa
Marketing
3 formas simples de melhorar o relacionamento com seus clientes