4 dicas para aumentar os downloads do seu aplicativo

Conheça pequenas ações de Marketing Digital que você pode fazer para que mais pessoas baixem o seu aplicativo

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Usemobile11 de fevereiro de 2018
Semana da Transformação Digital

A cada dia que passa tanto a Apple Store quanto a Google Play reúnem novos aplicativos para download.

As funcionalidades podem ser muito variadas — aplicativos para paquera apps para estudar e se locomover são só alguns exemplos.

Essa grande quantidade de opções faz com que os desenvolvedores tenham que trabalhar e realizar algumas ações para que os downloads de aplicativos aumentem.

Para ajudar você nessa tarefa separamos 4 dicas para aumentar os downloads do seu aplicativo nas apps stores.

1. Estratégias de ASO

A regra é simples, depois de criar o seu aplicativo é preciso fazer com que ele tenha destaque entre os outros disponíveis no mercado. Apesar de seu app ter uma boa qualidade, sem uma boa estratégia de ASO ele pode passar despercebido nas app stores.

ASO é a sigla utilizada para App Store Optimization. É um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um aplicativo mobile nas apps stores. Quando se pensa em marketing as estratégias de ASO são equivalentes ao SEO de sites e blogs.

A importância dessa prática não afeta apenas no aumento dos downloads de aplicativos. A ideia é trabalhar com a visibilidade de modo geral. Com etapas simples como nome apropriado, ícone adequado e uso de palavras-chave é possível fazer com que seu público-alvo te encontre.

Dentro dessas conjunto de técnicas pode-se destacar:

  • nome atrativo
  • ícone adequado
  • uso de palavras-chave
  • dar atenção a todos feedbacks
  • ficar atento nos bugs e lançar sempre novas atualizações

Você já pratica estratégias de ASO para melhorar os downloads dos seus aplicativos? Comente sua experiência.

2.  Invista em redes sociais

Lembre-se de que “quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase tem muito efeito no mundo digital. Afinal, a concorrência de novos dispositivos é cada vez maior.

Falando em números, somente a rede social Instagram, por exemplo, possui 800 milhões de usuários ativos por mês. E é entre essas pessoas que seu público está.

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, realizada pela empresa Rock Content, as empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

E é nas possibilidades que as redes sociais oferecem que é preciso investir. Seja com um perfil no Instagram, Facebook ou LinkedIn. O importante é usar a força dessas ferramentas para engajar seu negócio e viralizar a imagem do seu aplicativo.

Dentro das redes é possível se posicionar de diferentes formas. Um dos mecanismos mais usado são as campanhas direcionadas, em que é possível segmentar o público desejado para que ele seja atingido por um anúncio, vídeo ou qualquer outro tipo de publicidade relacionada ao seu aplicativo.

Ao traçar uma estratégia dentro do cenário online as chances do público começar a interagir e conhecer seu aplicativo aumentam.

Caso seu serviço realmente ofereça algo de interesse comum, este é um caminho rápido até que o número de downloads do aplicativo aumente.

É importante fazer uma pesquisa e entender o modo de consumo do seu usuários. Pode ser que ele esteja no Instagram, ou no LinkedIn. Apenas com estudos e análises é possível chegar a essa conclusão.

Após definir qual rede será melhor para sua empresa investir, é preciso pesquisar os mecanismos que ela oferece. Seja um campanha retargeting ou de download em publicações.

As possibilidades são infinitas, mas nenhuma é garantida se você não conhecer seu público.

3. Ofereça uma experiência única

Além de uma política forte em ASO e uma boa estratégia nas redes sociais é necessário um bom funcionamento do aplicativo em relação ao usuário.

Sendo assim, uma das principais formas de aumentar o número de downloads do seu aplicativo é oferecendo um serviço de qualidade.

A lógica é simples. Seu aplicativo deve ser pensado para resolver um determinado problema.

Assim, quando um usuário baixa seu serviço e o utiliza em seu dia a dia, é necessário e muito importante que o app cumpra o que prometeu. Ou seja, que o mecanismo resolva os problemas que deveria resolver.

Ao garantir um bom funcionamento você gera uma boa experiência do usuário, isto é, você oferece funcionalidades relevantes, solução real para um problema e ainda um aplicativo sem bugs ou qualquer outro tipo de problema.

Qual a diferença em investir no bom funcionamento? Feedbacks positivos. Quanto maior for a classificação do seu aplicativo nas apps stores, melhor ranqueado ele será. Essa boa colocação é importante porque os aplicativos com melhores feedbacks ficam em destaque. Tanto na Apple Store, quanto na Google Play.

4. Não se esqueça das estatísticas

Além de todas as estratégias acima, o mais importante é ter controle das suas ações. Para aumentar downloads de aplicativos é necessário ter todas as informações coletadas.

Por informações, entenda-se aquelas que farão sentido para sua empresa. Tudo é relativo. É preciso entender, mais um vez, o mercado no qual você está inserido, o tipo de consumidor com o qual você está lidando e seus respectivos hábitos de consumo.

Se seu aplicativo tem um site, uma boa meta é saber quantas visitas essa página teve, por qual canal de comunicação essas pessoas vieram e a taxa de downloads, por exemplo.

Dessa forma é possível criar estatísticas e saber onde trabalhar o número de downloads do seu aplicativo.

Outra ponta de informações que devem ser trabalhadas é a respeito do seu público. Apenas assim é possível montar um plano sólido de ação.

É preciso que você conheça os hábitos de consumo do seu usuário e como e quando ele utiliza seu aplicativo. Assim você consegue segmentar os pontos fortes e fracos.

Esse tipo de análise deve ser constante. Entenda o comportamento do seu usuário, o que eles apreciam no aplicativo, o que acrescentariam, e principalmente, o que leva um usuário a desinstalar o seu aplicativo.

Leia os feedbacks dados pelo seu público, preocupe-se com as suas opiniões e críticas, adeque-se às exigências do seu público, essa é a melhor maneira de aumentar os downloads do seu aplicativo.

Gostou das dicas para aumentar os downloads do seu aplicativo? Caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários.

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