Dificilmente o Email Marketing perderá o posto de um dos canais de Marketing Digital mais relevantes. Esse é um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil, com potencial de gerar resultados na aquisição, relacionamento e fidelização do seu público-alvo. Então que tal conhecer alguns exemplos de Email Marketing?
Na prática, existem formatos e objetivos diferentes para cada email. Eles podem focar em ofertas de produtos, compartilhar conteúdo, cartões comemorativos, avisos e muito mais. Cada um desses formatos deve ser enviado para uma ocasião específica.
Se você está em busca de exemplos para se inspirar e criar suas próprias campanhas, veio ao lugar certo! Aqui você terá acesso a 40 exemplos diferentes e uma visão geral sobre o que pode – e o que não deve – ser feito.
P.S.: todos os exemplos apresentados aqui podem ser criados ou possuem templates completos disponíveis na funcionalidade de Email Marketing do RD Station Marketing. Você pode fazer um teste gratuito aqui e aproveitar a ferramenta para essa e diversas outras ações de Marketing Digital, como criação de Landing Pages, geração de Leads, automação de marketing e mais!
Todos os 40 exemplos de Email Marketing para se inspirar
Cada exemplo possui suas próprias características. Portanto, escolher o melhor deles vai depender do objetivo atual da sua estratégia de Marketing Digital.
>> Leia também: Tendências de Marketing para 2022: conheça 14 apostas da RD Station
Em cada um deles, você conseguirá ver o que não pode faltar em cada modelo. Para ajudar nesse trabalho, dividimos todos os exemplos em categorias diferentes, destacadas no título de cada um.
Então vamos começar!
1. Email de Conversão – Template do RD Station Marketing
O RD Station Marketing, ferramenta líder em Automação de Marketing na América Latina, conta com vários modelos prontos de Emails de Conversão. Essas são as melhores opções para distribuir suas ofertas, incluindo um item de destaque, espaços para descrever cada uma e incluir as ações que deseja incentivar no seu público.
2. Email de Conversão para Lançamento de Curso – Template do RD Station Marketing
Contar com um template de Email Marketing com boas taxas de conversão é essencial para o setor de educação. Só assim vamos alcançar bons resultados, principalmente com cursos online.
Por isso, a dica é seguir esse modelo pronto para o Lançamento de Cursos! Analise o conteúdo deste exemplo para pensar no texto do seu email, incluindo também a chamada para o desconto.
3. Email de Conversão – eBook RD Station
Que tal conhecer um exemplo nosso? Por aqui nós utilizamos os Emails de Conversão para divulgar os lançamentos e ofertas de materiais. O principal objetivo é manter a nossa base de Leads atualizada com as novidades. Neste exemplo abaixo você confere a estrutura que utilizamos:
4. Email de Conversão – Transformação Digital
O time de Marketing da Transformação Digital utiliza os Emails focados em conversão para fazer uma oferta seguindo com um CTA que contrasta com o layout geral do email. Isso ajuda a chamar atenção e aumentar o número de conversões.
5. Email de Conversão – Escola Conquer
A Escola Conquer também utiliza o Email de Conversão para explorar muito bem o trabalho de copywriting.
Aproveite para ver os detalhes do resultado desse email, que foi criado a partir do RD Station Marketing, no case de sucesso da Conquer.
6. Email de Conversão – HSM
No lançamento de uma edição especial da revista HSM, a empresa, que utiliza o RD Station Marketing para desenvolver todas as suas campanhas de email, contou com um modelo de conversão que ajudou a atrair o público para sua premiere.
Os resultados foram positivos em suas segmentações de público: foram mais de 35% de taxa de abertura no email com 13% de CTOR para quem já é cliente e 11% para o resto da base de Leads.
7. Email de Conversão – De Criança Para Criança
O exemplo de email marketing abaixo trabalhou bem o contexto de um evento em um texto claro, levando o público para uma próxima live. O resultado final foi expressivo: 46,6% de taxa de abertura e 26,7% de CTOR.
8. Email de Conversão – Cortex Intelligence
A Cortex Intelligence, que utiliza o RD Station Marketing para criar suas campanhas, mostra como ter bons resultados para download de um material trabalhando com um forte impacto visual como CTA do email, trazendo todo o contexto da oferta no topo.
9. Email de Boas-vindas – Template do RD Station Marketing
Um email de boas-vindas deve atender dois pontos principais: ser direto ao ponto e priorizar uma mensagem curta, apenas com as informações mais relevantes. Abaixo você confere o exemplo que pode conferir e editar no RD Station Marketing.
Uma observação importante: deixe claro na mensagem qual a ação realizada pelo usuário para gerar o gatilho de envio do email.
10. Email de Boas-vindas – Rockstar Games
Para ter acesso a alguns recursos básicos dos seus jogos, é necessário fazer um cadastro simples no Social Club da Rockstar. Abaixo está um ótimo modelo para se inspirar e construir o seu, enviando para os contatos que realizarem alguma ação de cadastro nas suas campanhas.
11. Email Promocional – Template do RD Station Marketing
Entre os principais modelos prontos e disponíveis para edição no RD Station Marketing, está o modelo abaixo, de campanha Promocional. Com ele você já consegue identificar onde posicionar suas principais imagens e chamadas.
12. Email Promocional – Clube do Malte
Nosso próximo exemplo de Email Marketing é do Clube do Malte. A promoção principal está logo em destaque, no início do email. Esse é um detalhe importante porque deixa claro para o público qual a oferta mais relevante entre todas que são apresentadas no email.
13. Email Promocional para Venda de Infoproduto – Template do RD Station Marketing
Para a venda de produtos 100% digitais, o relacionamento através de Email Marketing é um dos pontos essenciais para fechar novas vendas.
Aqui você conta com um modelo de email que não traz apenas o valor, oferta e a forma de pagamento. Ele também contextualiza o momento atual da jornada do público.
14. Email Promocional – Flex Imóveis
A Flex Imóveis é uma consultora imobiliária localizada em Marília (SP) que enviou para sua base de Leads um email que levava até a Landing Page de promoção de um imóvel. A alternativa encontrada pela empresa para fazer as pessoas abrirem e clicarem na mensagem foi o estímulo à curiosidade.
Como o imóvel fica perto da Mata Atlântica, próximo ao plantão de vendas, havia alguns tucanos que os corretores mostravam para quem quisesse conhecer melhor as redondezas. O título do email trazia o seguinte texto: [nome da pessoa], com qual frequência você vê tucanos?
15. Email Promocional – Chateau Blanc
Sendo uma rede de móveis e decorações, a Chateau Blanc sabe da importância de investir em recursos visuais para divulgar seus produtos na internet.
Por isso, além de imagens em alta resolução, a empresa — que tem sedes em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e uma loja virtual — investe em GIFs para mostrar mais opções de produtos ao público-alvo em uma mesma mensagem.
16. Email Transacional – Template do RD Station Marketing
O Email Transacional precisa ser direto ao ponto, entregando algo que o público já espera após realizar uma ação, contando com um CTA de impacto para não gerar confusão. O modelo a seguir mantém esse padrão e é um ótimo exemplo dessa categoria.
17. Email Transacional – Entrega de eBook da RD Station
O modelo a seguir é o que enviamos para todos os Leads que convertem na Landing Page do eBook Automação de Marketing. Além de receberem o link direto para o material logo após o preenchimento do formulário, também enviamos o Email Transacional para facilitar o trabalho de quem precisa acessar o material no futuro.
18. Email Transacional – Confirmação da participação em evento da RD Station
Emails transacionais são importantes para as chamadas para eventos. Os detalhes de dias e horários, essenciais para esse tipo de ação, precisam aparecer no email. Nesse caso, o exemplo mostra que o conteúdo pode ficar mais longo do que a média para essa categoria, mas continua efetivo dentro do objetivo que possui.
19. Email Transacional – Medway
A Medway, empresa de cursos na área médica, entendeu a importância de realizar lives para interagir com o seu público, como vimos no case de sucesso publicado no nosso blog. E para garantir a presença de todos os inscritos, utilizaram o modelo de email transacional para alertar o público minutos antes de iniciar as transmissões ao vivo.
20. Email Transacional para o envio de aulas grátis – Template do RD Station Marketing
O Email Transacional também pode ser utilizado para ações segmentadas, mesmo que seja enviado após realizar uma ação específica.
Abaixo você confere o exemplo de email que faz a entrega de uma aulas grátis para quem acessou a página do curso e ainda não realizou a compra.
21. Email Informativo – Template do RD Station Marketing
O template de Email Informativo, também conhecido como Newsletter, é mais um exemplo presente no RD Station Marketing disponível para ser editado. Com ele, você pode incluir os conteúdos que deseja destacar na campanha.
22. Email Informativo – Syhus Contabilidade
O template de Newsletter da Syhus, escritório de contabilidade para startups, segue um modelo simples mas bastante efetivo que você pode utilizar. No exemplo, observe o conjunto formado por imagem + título + descrição rápida + CTA. Essa é uma soma perfeita para conquistar ótimas taxas de clique.
23. Email Informativo da e-Auditoria
Neste exemplo, vemos que o título Boletim Informativo deixa claro o que o público vai encontrar ao acessar o email. O modelo conta com uma sequência de campos bem definidos, com o destaque inicial mais contextualizado e os demais conteúdos separados na seção Coluna de Notícias.
24. Email Informativo – Pool Rescue
Quando sabe que sua base de contatos precisa de um direcionamento mais direto, procure desenvolver um modelo simples e curto.
Com o template abaixo, a Pool Rescue conseguiu 24% de taxa de abertura com mais de 17% de CTOR no disparo.
25. Email Informativo – Cortex Intelligence
Contextualizar o momento e deixar claro o que o público vai encontrar ao acessar o conteúdo são elementos chave do exemplo de Email Marketing que segue a linha mais informativa.
Com uma taxa de abertura de 20%, ficou claro como existe interesse do público no tema, já que o CTOR chegou na ótima marca de 36%.
26. Email Informativo – We Stuff
A We Stuff é um ecommerce de utensílios criativos, como carregadores, capas de celular e caixas de som. Em seus emails, a loja reflete a originalidade dos produtos que comercializa: como é voltada para o público jovem, as mensagens são carregadas de GIFs, unicórnios e emojis.
A preocupação com o visual é combinada com links para posts informativos, que interessam ao público-alvo da marca: entre os últimos emails enviados estão dicas para viajar gastando pouco, sugestões de aplicativos de edição de fotos, dentre outros.
27. Email Informativo – Reivax
A Reivax é uma empresa de Florianópolis que trabalha com equipamentos para hidrelétricas. Entre seus prospects estão companhias grandes, como usinas hidrelétricas.
O objetivo da Reivax com o Email Marketing era divulgar seus produtos para os Leads que já possuía, fazendo a marca crescer e vencer o concorrente. A empresa tinha testado o formato de newsletter, mas não obteve os resultados desejados.
A ideia, então, foi criar uma história que chamasse a atenção. Mas sem entregar o ouro, para induzir ao clique também. O resultado? 43% de abertura e 57% de conversão.
28. Email Informativo – Bok2
Quando escrevemos um post para o blog ou qualquer outro tipo de texto, o primeiro parágrafo costuma tomar bastante tempo, e não é só pelo bloqueio criativo. Sabemos que as primeiras frases são decisivas: caso o leitor não se interesse logo de cara, não lerá o conteúdo até o final.
Essa regra também se aplica ao Email Marketing. Depois do título, o início do texto é o elemento mais importante, e você pode utilizá-lo para continuar despertando a curiosidade do Lead.
É por isso que o email enviado pela plataforma de impressão Bok2 é um bom exemplo. Enviado para uma base de pessoas interessadas em publicar seus próprios livros, o texto começa com uma pergunta instigante.
29. Email Especial – Template do RD Station Marketing – Dia das Mães
As principais datas comemorativas do ano funcionam como ótimos gatilhos para o envio de um Email Especial. E no RD Station Marketing você encontra este template editável para divulgação de ofertas no Dia das Mães.
30. Email Especial – Template do RD Station Marketing – Mensagem de Dia das Mães
No Dia das Mães várias marcas desejam encaminhar apenas uma mensagem carinhosa para o seu público. Abaixo está um exemplo de como pode fazer no Email Marketing.
31. Email Especial – Enjoei – Dia das Mães
Datas especiais já são associadas com um elemento muito importante no fechamento das vendas: o cupom de desconto!
Essa é uma ação mais do que recomendada para o Dia das Mães, e esse exemplo mostra como a equipe da Enjoei executou com sucesso, optando por um texto descontraído, GIFs e as ofertas já selecionadas por categoria.
32. Email Especial – Template do RD Station Marketing – Black Friday
Para qualquer empresa, a Black Friday é um marco no calendário de ofertas anual. E contar com um modelo de Email Marketing direcionado para esta data é essencial, deixando claro quais são suas promoções. O template a seguir é mais um personalizável do RD Station Marketing.
33. Email Especial – Template do RD Station Marketing – Mensagem de Natal
Uma data que não pode passar batida na comunicação da sua empresa com os clientes é o Natal. Por isso, conte com um modelo rico visualmente para fortalecer a mensagem do email.
34. Email Especial – Template do RD Station Marketing – Conteúdos de Natal
O melhor das datas comemorativas é que você também pode produzir um Email Especial que vai além das já conhecidas mensagens, adaptando o modelo para unir o momento com a distribuição de conteúdos ou para gerar conversões.
35. Email para Ecommerce – Template do RD Station Marketing
As ações de Email Marketing para Ecommerce são importantes em diversos ações diferentes, seja para engajar, enviar promoções ou até reduzir a quantidade de carrinhos abandonados.
Com este exemplo editável, presente no RD Station Marketing, você pode personalizar os campos e divulgar seus produtos ou ofertas.
36. Email para Ecommerce – Lohn Bier
Dependendo do tipo de produto vendido, a descrição dos produtos faz toda a diferença para as compras em Ecommerce. Abaixo você confere o template de exemplo utilizado pela Lohn Bier, unindo a imagem dos produtos, descrição e preço para fortalecer o CTA.
37. Email para Ecommerce – Template do RD Station Marketing – Black Friday antecipada
Quando falamos de Email para Ecommerce, existe uma possibilidade muito valiosa de unir as datas especiais com campanhas personalizadas. E uma das ações que você pode contar é a comunicação antecipada da Black Friday, já entregando um cupom personalizado para sua base de clientes.
38. Email para Ecommerce – Rei das Alianças
Trabalhar com gatilhos mentais é mais um fator importante dentro dos Emails para Ecommerce. E o modelo de Email Marketing do Rei das Alianças consegue unir essa estratégia com uma data importante como o Natal.
39. Email para usuários inativos – RD Station
Depois de algum tempo, é comum ver uma parte dos Leads e clientes deixarem de engajar com seus emails – trabalhamos para evitar isso. Esse resultado negativo não quer dizer, porém, que você não deva fazer uma tentativa de recuperá-los.
A regra número 1 de emails para clientes inativos é fazer uma oferta interessante, que desperte novamente o interesse de acompanhar seus emails. Esta oferta deve estar alinhada com as características do público que receberá a comunicação e com uma periodicidade adequada, como no exemplo abaixo.
40. Email para usuários inativos – Estêvão Soares
Fechando nossa lista de exemplos, temos um bem importante, que trabalha com as informações do período de duração de uma aula ou curso. Nesses casos, é preciso identificar a base de contatos que está inativa e desenvolver um template que trabalhe bem a questão da urgência.
Passo a passo para criar um Email que funciona usando o RD Station Marketing
Usar os exemplos de Email Marketing de forma alguma exclui a necessidade de você fazer adaptações para suas campanhas. O que irá destacar mesmo sua empresa é a utilização correta do email, ou seja, usar o tipo de email certo para a finalidade certa.
Por isso, confira agora os passos necessários para criar seus Emails usando a ferramenta líder em Automação de Marketing da América Latina: o RD Station Marketing!
1. Escolher a finalidade
Para criar um e-mail, selecione Relacionar → E-mail → Criar e-mail. Depois, escolha a finalidade do seu e-mail:
- E-mail marketing;
- Teste A/B para Assunto do e-mail;
- Modelo/Fluxo de automação.
Caso seja necessário, é possível modificar a finalidade do e-mail após iniciar a edição.
2. Escolher o modelo
Nesta aba, escolha o modelo (layout) do seu e-mail. No RD Station Marketing, você tem a oportunidade de optar entre os modelos Básicos ou Temáticos, como vimos ao longo do material. Além dessas opções, você pode importar via URL pública o HTML do seu e-mail pronto ou escrever um código HTML puro. Veja a diferença entre cada modelo:
- Básico: modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação de e-mail;
- Temáticos: são modelos prontos para usar em ocasiões específicas, como datas comemorativas;
- Meus modelos salvos: são modelos que tem como finalidade Modelo/Fluxo de automação, independente se estão sendo usadas em algum fluxo ou não;
- Importar via URL: você pode importar um modelo de e-mail criado externamente para utilizar na plataforma RD Station Marketing. Fique atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing nesta aba para que sua criação seja compatível com a plataforma;
- Escrever um código HTML: Nesta seção você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de e-mail. Aqui também é importante ficar atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing para que sua criação seja compatível com a plataforma:
3. Editar o nome ou finalidade
Edite o nome ou finalidade de um e-mail já criado, no painel de edição do e-mail. Clique no nome da campanha, conforme imagem:
Ao clicar, aparecerá uma janela em que você poderá alterar o nome do e-mail e/ou também a finalidade dele: Email marketing; Teste A/B para assunto do email; Modelo/Fluxo de automação. Veja a imagem abaixo:
A configuração é válida para e-mails que estão em rascunho ou que sejam Modelos/Fluxos. Para e-mails de campanha que já foram enviados, não há como alterar o nome e finalidade.
4. Editar o conteúdo
Na edição de conteúdo, você tem a liberdade de definir os Componentes do seu e-mail e a Aparência dele.
Você pode inserir componentes de Texto, Imagem, Botão (CTA), Divisor e Imagem + Texto. Já na aba Aparência, é possível editar textos, imagens, cores e idioma do seu e-mail. Além disso, é nesta etapa que você pode editar o Cabeçalho e Rodapé e inserir arquivos para download.
É na aba de Aparência que você pode inserir variáveis no corpo do seu e-mail. É possível inserir variáveis dos campos padrão e dos campos personalizados criados no RD Station Marketing. Para isso, basta selecionar a caixa de texto em que deseja inserir a variável e escolher conforme a imagem abaixo:
Você também pode utilizar variáveis em Assuntos de email, selecionando a variável diretamente na caixa de Assunto:
5. Escolher os destinatários do e-mail
Nesta etapa, você deve selecionar os Leads que vão receber esse email. Você pode optar por Enviar para as listas da Segmentação de Leads selecionadas ou Enviar para toda a base de Leads.
Ao escolher seus Destinatários, o RD Station Marketing vai mostrar o status do engajamento dos Leads selecionados.
Caso você tenha optado por criar um e-mail para inserir como passo de um fluxo de automação, não é necessário fazer a configuração de Destinatários. Você vai diretamente para a aba de Resumo.
6. Revisar o resumo
Esta etapa serve para você revisar e/ou editar as configurações que fez no seu e-mail. Quando uma configuração não foi feita ou está errada, o RD Station Marketing sinaliza e você tem a oportunidade de fazer a correção antes de confirmar o envio do e-mail.
No exemplo abaixo, há um problema na configuração de Whitelabel com o e-mail que foi configurado como remetente da campanha:
Lembre-se de não pular essa etapa! Por mais que o email pareça perfeito depois que terminou a edição, podem aparecer pequenos ajustes que só vai conseguir observar durante a revisão.
7. Enviar e-mail de teste
Antes de efetuar o envio do e-mail para os destinatários selecionados, você pode enviar um e-mail de teste para seu endereço ou para o endereço que desejar, para conferir como os leads receberão a mensagem.
Para isso, basta clicar em Enviar e-mail de teste na aba Resumo do editor de e-mail e inserir o endereço desejado. Veja imagem abaixo:
O limite de envio para emails de teste acontece conforme o plano contratado.
Atenção: para enviar um e-mail de teste, corrija os itens que aparecem com o ícone em vermelho na tela de Resumo, caso haja algum.
8. Configurar o envio
Por último, você deve configurar o envio da sua campanha. Você pode fazer o envio automático ou agendar para outro momento. Existe também a opção de apenas salvar o e-mail para configurar o envio posteriormente.
Atenção: Por questões de boas práticas, éticas e legais, o uso do opt-out (opção de se descadastrar de uma lista de e-mails) é obrigatório. Por isso, não é possível editar/excluir a mensagem de descadastro no rodapé dos e-mails criados no RD Station Marketing.
Agora que você já sabe o passo a passo completo é só colocar a mão na massa e fazer na prática! Comece com o teste gratuito do RD Station Marketing: