Erros no Instagram: conheça os 6 principais e saiba como evitá-los

Saiba quais erros no Instagram podem prejudicar sua estratégia na rede social e blinde-se com as boas práticas

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Resultados Digitais19 de dezembro de 2020
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Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, e também um poderoso canal de marketing. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, 81% dos usuários a utilizam para pesquisar por produtos e serviços. Sendo assim, possuir uma conta no Instagram é essencial para empresas que desejam ter uma presença online.

Alguns erros no Instagram, no entanto, podem prejudicar a estratégia de negócios na rede social, impedindo que obtenham bons resultados.

Para evitar que isso ocorra acabe comprometendo o engajamento e a reputação da sua marca, reunimos neste post 6 dicas do que não fazer no Instagram. Será que você está cometendo algum desses erros?

Boa leitura!

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6 principais erros no Instagram e como evitá-los

1. Utilizar muitas hashtags genéricas

Encher uma publicação de hashtags na expectativa de ter um maior alcance é um erro comum no Instagram. O problema é que, ao abusar do recurso, incluindo principalmente termos genéricos ou muito comuns, sua marca pode ser vista como uma fonte de spam.

Por exemplo, se você é dono de uma academia, evite utilizar hashtags muito populares entre os adeptos, como #gym e #nopainnogain. Prefira marcar termos mais segmentados, como a palavra “academia” unida ao nome ou sigla da sua cidade (#academiaRJ, por exemplo).

Em um primeiro momento, pode até parecer inteligente marcar muitas hashtags no post a fim de que ele alcance diversas pessoas. No entanto, boa parte — para não dizer a maioria — dos usuários ignorarão a sua postagem, pois a concorrência com outras publicações é grande.

Eles irão vê-la, mas não farão qualquer interação, como curtir, seguir ou comentar. Quando isso acontece, o número de impressões aumenta, mas o engajamento é mínimo. Resultado: o Instagram entende que o seu conteúdo é irrelevante.

Confira algumas boas práticas no uso das hashtags no Instagram:

  • Procure utilizar termos mais segmentados e focados nos seguidores que realmente se interessam pelo conteúdo;
  • Use até 5 hashtags na descrição da postagem;
  • Marque até 15 hashtags relevantes no primeiro comentário.

????  Quer outras dicas de como fazer bom uso de hashtags no Instagram e em outras redes sociais? Então leia o post: Hashtag: o que significa e como usá-la na sua estratégia de Marketing Digital.

2. Fazer postagens em horários diferentes

Fazer publicações em diversos horários é bastante válido no início da estratégia da empresa no Instagram, quando se quer testar e identificar qual é o melhor momento do dia para alcançar o público do seu negócio. Mas, feita essa descoberta, a tática perde sentido. Veja um exemplo:

Você já sabe que a maioria dos seus seguidores fica online às 17h, horário da sua publicação ir ao ar. Quando os primeiros seguidores interagirem com a postagem, ela será impulsionada e aparecerá para mais pessoas também ativas naquele momento.

Quanto mais usuários online, maiores são as chances de o conteúdo ser visto e distribuído de forma orgânica. Esse engajamento permite que o post fique no topo do feed dos seus seguidores e vá parar também no Instagram Explorer.

3. Postar imagens de baixa qualidade

O Instagram é uma plataforma extremamente visual. No app, os usuários buscam exibir ou expressar algo por meio de vídeos, fotos, GIFs. Isso significa que as pessoas valorizam muito mais a qualidade da imagem do que a mensagem que ela quer passar.

Falando em mensagem…

Quando você se comunica com o seu público sem se preocupar com a qualidade visual, as pessoas acabam enxergando a sua marca como:

  • Desorganizada;
  • Despreocupada;
  • Sem credibilidade.

Em resumo, cuidar da comunicação visual da sua empresa certamente irá colocá-la no caminho do sucesso!

????  Leia também: Como usar templates e recursos visuais para gerar Leads e ampliar conversões no Instagram

4. Não planejar o conteúdo

Não planejar o conteúdo é um dos principais erros no Instagram que você pode cometer. Se bem pensado, o conteúdo pode alavancar os resultados da sua marca. Mas, se você fizer o contrário, é impossível mensurar se a sua ação foi relevante ou não.

Uma dica para evitar esse erro no Instagram é planejar todo o conteúdo da semana logo na segunda-feira. Dessa forma, a empresa consegue definir objetivos, programar os posts e medir, ao fim dos cinco dias, se está se comunicando da maneira correta.

Se você tem cometido esse erro por falta de tempo ou de dinheiro para investir na contratação de um profissional, recomendamos que opte por uma plataforma de gestão do Instagram.

A otimização da conta permitirá que você agende posts para serem publicados quando desejar. Isso sem falar nos outros recursos disponíveis, como segmentação de público-alvo, geração de relatórios personalizados, automatização de mensagens diretas e das opções curtir, seguir e deixar de seguir.

Leia também: É social media? Saiba como organizar uma rotina de gestão eficiente nas redes sociais

5. Comprar seguidores e esperar resultados

Se todos os erros citados até agora são ruins, esse talvez seja o pior deles. Você pode inclusive sofrer uma punição chamada "shadowban", caso compre seguidores.

A prática de adquirir seguidores tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente pelo desejo de inúmeras pessoas de ganharem o título de influenciadores digitais.

No entanto, essa ação é contraindicada, pois, na maioria das vezes, ela oferece apenas números — boa parte dos usuários podem ser fakes. Sem citar a falta de segmentação que ela proporciona!

6. Postar várias fotos na mesma hora

Publicar inúmeras vezes em um curto período pode render uma penalização da sua conta por parte do algoritmo do Instagram, você sabia?

Para evitar a punição, o ideal é utilizar a combinação de fotos do Instagram, deixando-as organizadas e evitando que elas sejam consideradas spam no feed de seus seguidores. 

>> Leia mais: Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

Gerenciar uma conta de negócios no Instagram pode não ser uma tarefa fácil, mas seguindo as dicas dadas até aqui e organizando suas ações, o trabalho se tornará mais fácil e eficiente.

Se você quer outras dicas para ter sucesso nessa plataforma, confira o kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram. Ele contém 9 materiais para a sua empresa gerar mais resultados com essa que é uma das redes sociais mais usadas no mundo. Faça o download gratuito!

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Post publicado em fevereiro de 2018 e atualizado em dezembro de 2020.

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