Estratégias de Marketing Digital para pet shops e clínicas veterinárias

O relacionamento online pode ser a sua arma secreta para conhecer melhor os seus clientes e descobrir como e quando interagir com eles

Daniela Claudino
Daniela Claudino18 de outubro de 2018
Semana da Transformação Digital

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O desenvolvimento de um negócio de sucesso exige a implementação de boas estratégias. No ramo dos pets, isso fica ainda mais evidente, devido à grande concorrência. É essencial conhecer o seu cliente, com seus gostos e necessidades, para cultivar relacionamentos.

Para construir uma relação benéfica, é preciso que o seu pet shop ou clínica veterinária seja bem visto e lembrado. Essa não é uma tarefa fácil, mas o Marketing Digital pode tornar as coisas um pouco mais simples.

Neste post, explicarei como você pode aplicar três estratégias de Marketing Digital para pet shops e clínicas veterinárias atraírem mais clientes. Continue lendo!

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Mídias sociais

De acordo com o relatório Digital in 2018, feito em conjunto por We Are Social e Hootsuite, 130 milhões de brasileiros estão presentes nas mídias sociais, passando cerca de 3 horas e 39 minutos por dia nelas. Essa é uma oportunidade que você tem que aproveitar!

Devido a sua grande abrangência, as redes sociais podem ser utilizadas como um local estratégico para atrair novos clientes e também nutrir os antigos. Portanto, a forma com que você se apresenta através das suas postagens ditará como será o seu relacionamento.

É importante sempre ter em mente que as pessoas acessam as redes para se distrair, ou seja, não estão necessariamente procurando o seu produto ou precisando dele. Porém, se conseguir atrair a atenção, seja através de postagens engraçadas, curiosidades, produtos novos ou promoções, elas podem se recordar de você quando estiverem de fato precisando de um produto ou serviço.

Por exemplo, será que todos os cachorros precisam de uma massagem relaxante com manteiga de karité? Ou melhor, será que todos os donos de cachorros conhecem os benefícios de uma massagem relaxante com manteiga de karité?

Nesse caso, se você fizer uma postagem mostrando os benefícios, outra mostrando as etapas do processo e fornecer um desconto, aumentam as chances de vender esse serviço. Lembre-se de usar a criatividade para chamar a atenção!

Contudo, no começo pode ser necessário fazer anúncios pagos para que os posts cheguem ao seu público-alvo. Então, mesmo que essa seja uma prática eficaz para atrair e reter muitos clientes, ela requer um planejamento estratégico e algum investimento financeiro.

Isso por que as redes sociais estão diminuindo cada vez mais as visualizações orgânicas. Uma foto de um perfil comercial, por exemplo, tem menor alcance quando não é impulsionada ou patrocinada. Para saber mais, leia nosso eBook Facebook Ads: o Guia Completo e Gratuito.

Email Marketing

O email é utilizado há muito tempo e pode até parecer antiquado para algumas pessoas. No entanto, ele continua sendo uma excelente ferramenta para estabelecer e fortalecer o relacionamento da empresa com os seus clientes.

Assim, o Email Marketing constantemente se renova e se adapta com base no comportamento do mercado. Se você for reparar, o seu email é constantemente solicitado dentro da rede, seja para fazer um cadastro, receber um material ou recuperar uma senha.

Isso ocorre porque o endereço de email é, até hoje, a principal informação de contato individual na internet. Então, o truque está em utilizá-lo da forma correta.

Quando monta o seu negócio, você já imagina quem irá atender, qual será a demanda e quais são os desafios daquele público. Contudo, se não fizer nada com essas informações, a sua empresa vai demorar mais para engrenar - e para se manter, também!

Logo, se você unir as pessoas por interesses em comum e passar a enviar emails com conteúdos que sejam relevantes para elas, vai construir um relacionamento forte e fidelizar aqueles clientes. Dessa forma, estará se conectando de forma diferente e automatizada com vários segmentos do seu mercado, fornecendo um tratamento personalizado.

Por exemplo, você pode segmentar o seu público em pessoas que possuem gatos de uma certa raça, como Persa. Depois, envie uma série de emails relacionados a gatos Persa num intervalo de tempo razoável para não encher a caixa de email das pessoas e manter o fator surpresa.

Algumas ideias de email para esse caso: “Cuidados Especiais que Gatos Persa precisam”, “10 Produtos por menos de R$ 30 para Gatos Persa” e “Novos Produtos Orgânicos para Gatos Persa”.

Agora, se você está fazendo uma campanha de vacinação na sua Clínica Veterinária, pode enviar um email para todos os familiares dos bichinhos, explicando a importância daquela vacina. Se for feita uma promoção, a lógica é a mesma.

O post Email Marketing: 10 motivos para sua empresa trabalhar com essa estratégia mostra os motivos pelos quais essa pode ser a peça que faltava no marketing do seu negócio.

Marketing de conteúdo

Pense em desenvolver materiais que o seu público-alvo procuraria dentro do escopo do seu negócio, e disponibilizá-los através de postagens no seu blog, eBooks, webinars, etc.

Ao oferecer conteúdo de qualidade, você conseguirá educar e se posicionar como uma referência naquele assunto, facilitando muito as vendas. Essa técnica também é muito utilizada para atrair novos Leads.

Se você não sabe muito sobre Marketing de Conteúdo, deve estar se perguntando o porquê de educar os seus clientes ou o porquê de utilizar materiais para além da atração, certo? Educar o seu público antes de oferecer um produto ou serviço é a chave para reduzir o tempo do processo de venda e fazer com que o cliente enxergue o valor mais facilmente.

Assim, você vai fornecendo materiais com as informações que o seu cliente deseja e fortalece os laços. Isso mostra que sua empresa entende do assunto e está disponível até chegar no momento ideal em que a compra será realizada.

Por exemplo, nós pagamos mais caro por um vinho quando sabemos mais sobre o assunto e, portanto, pagamos mais pela qualidade. O mesmo serve para os animais!

Se o dono compreender que o seu cachorro necessita de uma ração com maior valor nutricional para ser mais saudável ao ler uma postagem do seu blog, você não precisará fazer essa explicação novamente no momento da venda - basta oferecer e vender!

Ao mostrar o valor de um serviço ou produto, a venda acaba sendo facilitada, pois valorizamos o que conhecemos e confiamos. Além disso, a grande vantagem é que o conteúdo que você desenvolveu é seu, assim como a sua autoridade sobre o tema.

Mesmo que você precise parar de postar por um tempo para focar em outra parte do seu negócio, os materiais vão permanecer disponíveis e gerando Leads.

Se você optar por este caminho, algumas dicas são criar um blog, utilizar pop-ups oferecendo produtos ou serviços relacionados e criar Landing Pages para que você consiga fornecer algum material rico. Além disso, invista em SEO, para que o seu conteúdo fique bem ranqueado nos mecanismos de busca, como o Google.

Dica bônus: combine estratégias de Marketing Digital para pet shops e clínicas veterinárias

Lembra do ditado “não ponhas todos os ovos na mesma cesta”? Então, ele também se encaixa aqui! Há outras estratégias de relacionamento online que podem ser utilizadas para ajudar a reter clientes no seu pet shop ou Clínica Veterinária além das citadas anteriormente.

A melhor solução, porém, será a combinação de diversas estratégias e ferramentas até chegar na proporção ideal para o seu negócio. Todas as estratégias possuem seus pontos positivos e negativos que precisam ser equilibrados para atingir o sucesso.

Contudo, sabemos que se você quer ver resultados rapidamente, terá que fazer um investimento maior em mídia paga para impulsionar os seus materiais e postagens nas redes sociais.

Já a longo prazo, foque em fazer materiais ricos que façam sentido dentro do seu funil de vendas, interaja com as pessoas nas redes sociais e construa aos poucos a sua reputação.

Tanto a curto quanto a longo prazo, o email marketing ajuda automatizando o envio de conteúdos exclusivos, newsletters, promoções, entre outros, que sejam relevantes para aquele momento e para aquele segmento que você deseja atingir.

Logo, usando um pouco de cada estratégia, você conseguirá começar a ter resultados desde o início e maximizá-los com o tempo.

Case de sucesso

O Cão Cidadão é um exemplo de empresa que avaliou os conteúdos acessados sobre adestramento e comportamento animal para direcionar, por email, informações e ofertas relacionadas.

A otimização do processo resultou na redução de 60% do investimento total. Assim, melhorou o processo de qualificação e a relação da empresa com seus clientes.

Conclusão

Por fim, lembre-se que para uma relação saudável existir, ambos os lados têm que ter demonstrado interesse. Então, enxergue o relacionamento online como um elo de trocas constantes em que o objetivo é cativar e reter seus Leads e clientes.

Fique de olho nos comentários, nas suas avaliações e, principalmente, interaja com elas! Lembre-se que a internet é um meio muito poderoso para fazer um negócio decolar ou dar errado. Logo, seja atencioso com todos os seus clientes e aberto a feedbacks.

E você deve ter observado que eu não mencionei o quanto você deve investir ou o quanto de tempo que você deve se dedicar para ter sucesso, utilizando alguma das estratégias, certo?

Quando tratamos de estratégia, diversos fatores ligados a sua empresa influenciam e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Então, o truque é ir testando, analisando, aprendendo e aperfeiçoando.

Agora, basta colocar a mão na massa para cativar todos os pets e os seus familiares! Para ir além baixe o Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital. Basta preencher os dados abaixo para ler gratuitamente!

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Daniela Claudino

Daniela Claudino

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