Estúdio de Criação: conheça a ferramenta gratuita para gerenciar contas do Facebook e do Instagram

Saiba como usar o Estúdio de Criação do Facebook para agendar posts, analisar o desempenho das suas redes sociais e interagir com o público

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Resultados Digitais28 de março de 2022
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O Estúdio de Criação do Facebook é um conjunto de ferramentas gratuitas que servem para publicar, gerenciar e analisar o desempenho de conteúdos postados em páginas do Facebook e em perfis do Instagram. Além disso, a plataforma permite interagir com o público por meio de comentários e mensagens diretas.


O dia a dia de quem trabalha com redes sociais envolve diversas tarefas. Algumas, como escrever publicações e escolher as melhores imagens, envolvem criatividade. Outras, porém, são repetitivas e podem ser automatizadas. É o caso do agendamento de posts e da análise da performance.

Para essas atividades, existe uma ferramenta muito útil: o Estúdio de Criação do Facebook. Desenvolvida pela própria Meta, a plataforma é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa que queira gerir páginas ou perfis no Facebook e no Instagram.

Continue lendo para saber tudo sobre como utilizá-la!

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O que é o Estúdio de Criação do Facebook?

O Estúdio de Criação do Facebook (também chamado de Creator Studio) é um conjunto de ferramentas que profissionais de marketing e criadores de conteúdo podem usar para gerenciar páginas do Facebook e perfis do Instagram.

A plataforma é gratuita e reúne diversas funcionalidades, como:

  • Agendar conteúdos em múltiplas páginas ou perfis
  • Monetizar conteúdos
  • Acessar métricas de performance das páginas ou perfis como um todo e também das publicações individualmente
  • Ver os dados demográficos dos seguidores
  • Interagir com os seguidores por meio de comentários e mensagens pessoais

O Creator Studio é uma boa opção para negócios e criadores de conteúdo que usam somente o Facebook e o Instagram. Para quem investe em outras redes sociais além dessas, no entanto, é mais indicado investir em uma ferramenta paga, que permita gerir as publicações de outras plataformas que não fazem parte da Meta.

Estúdio de Criação, Business Manager ou Meta Business Suite?

Além do Estúdio de Criação, a Meta tem uma série de ferramentas para auxiliar criadores de conteúdo e profissionais de marketing. Vamos diferenciá-las para você entender melhor o propósito de cada uma.

  • A mais recente, lançada em 2020, é o Meta Business Suite, que permite fazer criação e agendamento de publicações e de anúncios. Com funcionalidades mais básicas, é voltada para anunciantes que estão começando e tem versões para o navegador e para dispositivos móveis. 
  • Há ainda o Gerenciador de Negócios, ou Business Manager, que tem a finalidade de conectar diversas contas do Facebook e do Instagram para gerir todos os anúncios de forma avançada em um só lugar. O foco é a gestão de mídia paga, portanto a ferramenta não serve para interações com os clientes, por exemplo. 
  • Já no Creator Studio, o objetivo é o agendamento, a publicação e o monitoramento dos conteúdos, além do relacionamento com o público. A ferramenta tem ainda um foco no formato de vídeo.

>> Leia mais: SMO (Social Media Optimization): o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais

Como usar o Estúdio de Criação do Facebook?

Agora que você já sabe o que é, é hora de entender como usar o Estúdio de Criação. A ferramenta é fácil de utilizar, mas tem muitas funcionalidades, por isso vamos falar das principais. 

O primeiro passo é entrar no Estúdio de Criação, o que pode ser feito pelo navegador ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, e fazer login usando seus dados de acesso ao Facebook. 

Estúdio de Criação para Facebook

Qualquer pessoa que tenha acesso a uma página do Facebook ou perfil do Instagram pode usar a ferramenta. Porém, as funcionalidades disponíveis variam conforme a função de cada usuário. 

Administradores, editores, moderadores e analistas têm diferentes níveis de acesso. Um analista, por exemplo, consegue analisar os Insights, mas não pode publicar conteúdos.

Depois de fazer o login na ferramenta, você verá a página inicial, um painel com diversos dados. No menu à esquerda estão as diferentes ferramentas do Creator Studio. A seguir, falaremos daquelas que são mais interessantes.

Creator Studio

Botão “Criar novo”

O botão “Criar novo” é a primeira opção disponível no menu. Por meio dele é possível criar uma publicação e postá-la no mesmo momento ou agendá-la para mais tarde.

Ao clicar no botão verde, você verá que um novo menu se abre, com diferentes formatos de conteúdo, como vídeo, stories e transmissão ao vivo:

Menu do Estúdio de Criação do Facebook

O agendamento de postagens é uma função interessante nesse menu. Antes, isso podia ser feito diretamente do Facebook, mas a função foi desabilitada. Então, se você não conta com outra ferramenta de agendamento, é uma boa aproveitar o Estúdio de Criação para fazer isso.

O mesmo vale para o Instagram. Se a sua empresa ainda não tem uma outra ferramenta, o Estúdio de Criação é uma boa ajuda. Afinal, é mais fácil digitar no computador do que no celular.

Publicador do Instagram

A opção de “Criar testes de publicação” é outra que vale testar, porque possibilita realizar testes com até quatro versões de um post orgânico em vídeo, alterando o texto, o título, a thumbnail e até a edição do próprio vídeo.

Em seguida, o Facebook mostra diferentes versões do seu post para segmentos da sua audiência antes de realmente postá-lo na sua página. A partir das respostas do público, a opção vencedora é selecionada e publicada automaticamente.

Insights

A aba de Insights contém detalhes sobre a performance das suas publicações. Ao clicar em “Insights”, abre-se um novo menu. Nele é possível clicar em “Visão geral” para ver os dados gerais da página ou escolher entre formatos de conteúdo (Vídeos, Stories e Instant Articles) para ver análises específicas.

Insights do Facebook

Dá para visualizar informações sobre o desempenho das publicações e dados demográficos do público. Além disso, você pode selecionar um período de tempo específico e exportar os dados.

Como o Facebook Analytics foi encerrado em julho de 2021, essa seção ganhou mais importância. 

Biblioteca de Conteúdos 

A Biblioteca de Conteúdos, por sua vez, contém todos os posts que você publicou em suas páginas do Facebook. É possível pesquisá-los usando vários filtros e, ao clicar em um dos resultados, ver como foi a sua performance.

Nessa página, também dá para fazer ações rápidas, como editar, impulsionar ou deletar publicações. 

Caixa de Entrada 

A Caixa de Entrada do Creator Studio é bem parecida com a da página do Facebook. Mas o bom é que ela reúne Facebook, Messenger, directs do Instagram e todas as interações com os posts em um só lugar. Isso unifica as interações e permite responder mensagens e comentários em um só lugar.

A Caixa de Entrada tem ainda outras funcionalidades úteis, como configurar mensagens automáticas quando estiver ausente ou para perguntas frequentes. Além disso, é possível incluir marcadores e notas para cada contato, que só podem ser vistas por você, funções que lembram as de um CRM.

Monetização

Na aba de Monetização, acompanhe seus ganhos e gerencie suas configurações de pagamento. 

Ao acessá-la pela primeira vez, é possível ver quais ferramentas de monetização estão disponíveis para você, o que varia conforme cada página ou perfil. Algumas possibilidades são eventos pagos online, inscrições de fãs e anúncios exibidos em vídeo.

Como gerenciar o Instagram por meio do Estúdio de Criação?

Apesar de o Estúdio de Criação poder ser usado tanto para o Facebook quanto para o Instagram, as ferramentas disponíveis para cada plataforma são um pouco diferentes. 

Para começar, conecte sua conta, que deve ser um perfil de negócios ou de criador de conteúdo. Esse processo pode variar, a depender se você tem o Instagram conectado a uma página do Facebook ou não. Para saber mais, acesse o artigo na central de ajuda da Meta.

No caso do Instagram, a criação de posts só pode ser feita pela plataforma em dois formatos: feed e IGTV.

Há também a Biblioteca de Conteúdos, bem similar à do Facebook, e um calendário que mostra os posts publicados e agendados. Também é possível acessar uma aba de Insights, que conta com duas seções: Atividade e Público. 

Na primeira estão as ações feitas na sua conta, como chamadas, visitas ao site, alcance e impressões. Já a segunda inclui contagem de seguidores e dados demográficos do público.Quer outras dicas para ir além do básico e tornar seguidores em clientes fiéis? Então baixe o eBook gratuito Estratégias para Redes Sociais, que traz dicas para tornar suas mídias sociais uma fonte de lucro para o seu negócio.

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