Como criar e enviar mensagens automáticas no WhatsApp do seu negócio

Descubra como automatizar as conversas no aplicativo para oferecer uma experiência envolvente com os contatos

Vitória Ruas
Vitória Ruas18 de maio de 2023
Botão de WhatsApp Para Sites

Que o WhatsApp é o aplicativo queridinho dos brasileiros, já não é mais novidade. Muito além disso, o mensageiro se tornou uma das ferramentas mais promissoras para as campanhas de Marketing Digital e Vendas. Mas você já sabia que dá para configurar mensagens automáticas de WhatsApp?

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos usuários do aplicativo se comunicam com empresas no canal, sendo que 62% já compraram produtos pelo WhatsApp. Com a acessibilidade e grande alcance do app, as empresas logo começaram a perceber uma grande demanda e disputa por atenção.

Dessa maneira, a mensagem automática no WhatsApp ganhou tanta força nos últimos tempos: além de auxiliar rapidamente no retorno dos contatos, graças ao recurso é possível prever ou antecipar comunicações. 

Entretanto, mais do que apenas enviar comunicações genéricas, é necessário construir uma estratégia que fortaleça o envolvimento dos contatos e da marca, priorizando cuidados do dia a dia como:

  • Gestão dos contatos;
  • Gatilhos que acionam as mensagens;
  • Tipos de resposta e mensagem automática no WhatsApp;
  • Agilidade e personalização;
  • Cronograma de comunicação;
  • e muito mais!

Para te ajudar nesse caminho, preparamos um artigo com os principais exemplos de mensagens e como construir (ou repensar) sua estratégia de comunicação no canal imediatamente.

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Como colocar mensagem automática no WhatsApp

A funcionalidade do WhatsApp Business que permite colocar mensagens automáticas se chama Respostas rápidas. Com ela, dá para criar atalhos para as mensagens tanto de texto quanto de mídia que você mais envia para seus contatos.

Vale lembrar que é possível salvar até 50 respostas rápidas. A seguir, veja como fazer isso.

Como criar respostas rápidas no WhatsApp Business

Confira o passo a passo simples usando o app do WhatsApp Business:

  1. Clique em Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas
  2. Clique Adicionar +
  3. Toque em Mensagem
  4. Crie a mensagem desejada (não é possível usar arquivos de mídia no WhatsApp Web ou WhatsApp para computador)
  5. Clique em Atalho para definir um para a resposta rápida
  6. Salve seu trabalho

Como usar respostas padrão no WhatsApp Business

O WhatsApp Business também cria respostas rápidas usando dados do seu perfil comercial. A ideia é facilitar a comunicação com os clientes.

Dá para configurar uma resposta rápida contendo horário de atendimento e endereço, por exemplo. Há duas formas de ver as respostas padrão criadas pelo WhatsApp Business:

  • Abrir uma conversa, tocar em Mensagem e inserir uma barra ( / ) ou
  • Abrir uma conversa e tocar em Anexar > Respostas rápidas

Como enviar as respostas rápidas

Há duas formas de enviar as respostas rápidas. Veja como fazer passo a passo cada uma delas:

Em anexo

  1. Iniciar uma conversa.
  2. Tocar em Anexar > Respostas rápidas
  3. Escolher a resposta rápida desejada, e o campo de texto será preenchido
  4. Editar a mensagem ou apenas clique Enviar.

No campo de texto

  1. Começar uma conversa.
  2. Clicar em Mensagem e colocar uma barra ( / ) para ver todas as respostas rápidas, incluindo as configuradas como padrão.
  3. Escolher uma resposta rápida desejada, e o campo de texto será preenchido
  4. Editar a mensagem ou simplesmente enviar

É importante preencher todos os campos do seu perfil comercial. Assim, o WhatsApp Business vai gerar respostas padrão que podem ser usadas para informar seu endereço, horário de atendimento e outras informações.

Aproveite para aprender na prática como fazer Marketing e Vendas no WhatsApp de forma mais intencional e certeira:

Demo Marketing e Vendas no WhatsApp RD Station Marketing

Como criar uma mensagem automática no WhatsApp no RD Station Marketing

Agora que você já sabe o básico de como funciona, chegou a hora de aprender como criar uma mensagem automática no WhatsApp, utilizando o RD Station Marketing

Antes de mais nada, é preciso entender que as funções do aplicativo não oferecem o recurso gratuitamente, ou seja, será preciso utilizar uma ferramenta complementar à sua conta comercial. 

Para te ajudar a entender como funciona na prática, dividimos um passo a passo sobre como criar suas primeiras comunicações com segurança e quais são as principais funcionalidades da ferramenta:

1. Habilitando o recurso no RD Station Marketing

O recurso de Mensagens do WhatsApp está disponível a partir dos planos Pro e Enterprise do RD Station Marketing. A contratação é feita através de pacotes de mensagens que possibilitam os envios mensais e automáticos, conforme as necessidades do projeto.

Todo o processo de contratação é conduzido pela RD Station e em parceria com a Meta, para mais segurança e comodidade. 

Após acessar sua conta e seguir para o Menu “Relacionar”, clicando em “Mensagem de WhatsApp”, você irá encontrar seu número de telefone, dados de consumo do pacote de mensagens e o criador de templates para começar:

2. Configurando as mensagens

Para configurar qualquer mensagem automática no WhatsApp, é preciso atender alguns critérios da Meta (provedora oficial do serviço). Neste caso, o próprio RD Station Marketing oferece os caminhos necessários para criar suas comunicações definindo Categoria, Mensagem e Botões em um painel fácil e intuitivo:

configuração no rd station

Após preencher os requisitos, é necessário enviar seu template para a revisão e aguardar o prazo de até 48 horas para a aprovação da Meta. 

Além do painel intuitivo, os usuários do RD Station Marketing que possuem o recurso ativo, ainda conseguem programar os disparos diretamente em um Fluxo de Automação:

configuração de rd station

3. Analisando os resultados

Identificar quais resultados o canal está gerando é um dos passos mais importantes para sustentar qualquer estratégia. Por isso é preciso ter uma visão completa e centralizada das campanhas (que permita entender de onde vem as oportunidades e gargalos).

Com o RD Station Marketing é possível acompanhar em tempo real as principais métricas de cada envio:

resultados de whatsapp no rd station

Com o recurso, você consegue monitorar:

  • Mensagens enviadas: se todos os contatos receberam a comunicação, identificando quem não possui a informação válida, por exemplo;
  • Taxa de entrega: percentual de mensagens enviadas e que foram entregues com sucesso ou quais números bloquearam o recebimento;
  • Taxa de leitura: quantas mensagens foram recebidas e lidas pelos contatos e muito mais!

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Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro! ????

6 exemplos de mensagem automática no WhatsApp 

Engana-se quem pensa que o WhatsApp é apenas mais um canal unilateral, ou seja, que só serve para receber mensagens quando enviadas pelo remetente.

A grande aposta das empresas é desenvolver um comportamento mais ativo e personalizado, criando vínculos e sendo mais intencional durante a Jornada de Compras

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas na escolha da comunicação e sobre quando é indicado enviar cada mensagem. 

Para começar, precisamos entender as possibilidades e qual mensagem automática escolher para a estratégia:

Mensagem de boas-vindas

Quando um novo contato realiza sua primeira conversão, as mensagens de boas-vindas são essenciais para recepcioná-los. Esse é o momento ideal para reforçar o propósito da empresa e deixar claro quais são as principais informações e canais de contato

Lembre-se que neste caso é necessário programar um envio somente para quem é novo e realizou pela primeira vez uma assinatura de newsletter, download de materiais, inscrição em eventos e etc.

Opte por mensagens curtas e priorize até um ou dois links para estimular uma nova conversão e avanço do Lead na jornada. 

mensagem automática de whatsapp

Download de materiais

Se você oferece materiais para download, essa é uma oportunidade (e tanto) de coletar dados de contato ativo, como o número de telefone do Lead. 

Com uma mensagem automática no WhatsApp, você poderá entregar o material de interesse e ainda confirmar os dados – diminuindo as chances de receber informações erradas. 

mensagem automática de whatsapp

Cupom de desconto

Os cupons de desconto são sempre bem-vindos em qualquer etapa da Jornada de Compras, mas principalmente para estimular aqueles contatos que estão prestes a comprar. Com uma mensagem automática no WhatsApp, você pode programar o dia de envio, quem deve receber e para onde deseja direcioná-los.

mensagem automática de whatsapp

Divulgação de materiais, eventos e convites

Vai fazer algum lançamento de produtos, materiais ou eventos? Programe uma mensagem personalizada e envie automaticamente pelo WhatsApp, escolhendo qual base de contatos deverá receber e compartilhando as principais informações da campanha. 

mensagem automática de whatsapp

Pedidos de agendamento e notificações

Quando convertemos contatos na internet, logo identificamos quem possui potencial para evoluir para uma reunião com o time comercial. Por isso é preciso determinar quais abordagens estimular com quem está mais preparado.

Neste caso, o uso da mensagem automática no WhatsApp está ligada diretamente à levantada de mão, enviando apenas para os Leads que estão prestes a comprar. Dessa forma, os contatos que recebem e interagem, podem ser enviados diretamente para um CRM de Vendas

mensagem automática de whatsapp

Mensagens segmentadas por perfil e comportamento

Além das ideias anteriores para mensagem automática no WhatsApp, você poderá escolher a melhor composição para seus envios, definindo perfil e/ou comportamento.

Quando utilizamos o RD Station Marketing, por exemplo, conseguimos determinar o melhor perfil de público que atende as características para a campanha ou ainda, enviar mensagens conforme o próprio comportamento, podendo ser:

  • visitas no site;
  • carrinho abandonado;
  • clique ou abertura de e-mails;
  • quem se tornou oportunidade;
  • contatos que solicitaram atendimento e muito mais.

Com o recurso da Automação de Marketing, você ganha mais agilidade e poder de personalização, chegando no momento ideal para não perder mais nenhum contato.

RD Station

Envie mensagens certeiras no WhatsApp e leve os Leads para as compras

Com a Automação de Marketing você envia mensagens para quem está mais preparado e ainda acelera o processo de vendas. Teste o RD Station Marketing gratuitamente e coloque as dicas em prática hoje mesmo!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

2 ferramentas (gratuitas) que potencializam seu mensageiro

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que o aplicativo é um verdadeiro coringa para as campanhas de geração de Leads e relacionamento. 

Mas para deixar sua atuação mais completa e começar a dar os primeiros passos para comprovar os resultados no aplicativo, selecionamos duas ferramentas e estratégias que podem ser ativadas hoje (mesmo sem investimentos). Vamos conhecer?

Gerador de Link para seu WhatsApp (sempre grátis)

Quem está vendendo on-line, tem a missão de facilitar a chegada dos novos contatos, independente de onde estejam. É aí que o Link de WhatsApp entra em cena: após transformar seu número em um atalho, você poderá divulgá-lo nos principais canais da empresa e ainda habilitar uma mensagem automática para melhorar a interação com os Leads.

Para criar seu hiperlink, é só inserir seus dados no formulário abaixo. 

Botão de WhatsApp para sites

Um dos maiores desejos de quem possui um site, loja virtual, blog ou Landing Pages, é capturar os visitantes enquanto navegam pelas páginas. 

Com o Botão Flutuante de WhatsApp você consegue convertê-los e levá-los diretamente para conversar no aplicativo.

É compatível com qualquer website e pode ser instalado em até 2 minutos (sem necessidade de configurações técnicas ou alterações no número comercial). 

botão de whatsapp para sites

Na prática, os contatos precisam preencher um formulário rápido antes que acessem seu mensageiro. É dessa maneira que a ferramenta captura os principais dados e os armazena no contato. 

Se porventura o remetente não realizar o envio da mensagem, ainda assim você poderá contatá-lo ou fazer ações de reengajamento com Email Marketing, Anúncios pagos e etc.

Para utilizar o Botão do WhatsApp gratuitamente, é só clicar aqui e criar para seu negócio!

#FicaADica: com a criação, você também poderá utilizar o RD Station Marketing durante 10 dias. Aproveite para combinar o uso de Email Marketing, Gerenciador de Redes Sociais, Anúncios Pagos e Fluxos de Automação na ferramenta. É sem compromisso e você ainda aproveita as estratégias mais avançadas do mercado!

Vá além das mensagens automáticas de WhatsApp

As estratégias de Conversational Marketing já estão dominando o mercado e as marcas que não se adequam, perdem espaço na mão e na mente dos consumidores. 

Uma mensagem automática no WhatsApp é capaz de reverter cenários e ainda aproximar a empresa do público, facilitando na produtividade da equipe e ainda garantindo atenção para todos os contatos. 

Mas mais do que isso: está comprovado que o uso das estratégias mencionadas no artigo, pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo.

E se você chegou até aqui e deseja adotar todas as estratégias nos projetos, faça o curso grátis Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas da RD University, nossa plataforma de profissionalização. 

Com o curso você irá aprender todas as possibilidades de uso para as empresas, como atrair Leads para o mensageiro e como construir uma estratégia de Vendas e Marketing em todos os canais digitais. Aproveite!

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Vitória Ruas

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