Facebook Analytics: o que é, como usar e principais funcionalidades da ferramenta

A ferramenta de análise Facebook Analytics apresenta informações sobre o seu público, úteis nas estratégias de marketing das empresas

Wendy Bernal
Wendy Bernal3 de setembro de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

O Facebook Analytics é a ferramenta de análises do Facebook que ajuda você a entender como as pessoas estão interagindo com sua empresa. Ele faz isso através da inspeção de aplicativos móveis e sites, tornando possível analisar todo o processo da jornada de compra.


Desde 2015, o Facebook tem investido fortemente na sua ferramenta própria de análise, o Facebook Analytics. Neste artigo. você vai conhecer o que ele pode fazer e como pode começar a utilizá-lo.

Além de todas as suas vantagens, é uma ferramenta gratuita. Continue lendo o post para aprender mais!

RD Station

Acompanhe os dados de suas ações de Marketing Digital e faça otimizações

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você recebe relatórios completos de suas campanhas, faz análise de canais e define as etapas do seu funil baseado em dados! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como o Facebook Analytics pode ajudar sua empresa

Um dos maiores benefícios da ferramenta é a análise de dados de todos os usuários do seu site e aplicativos, e não apenas de pessoas logadas no Facebook. Acompanhar o comportamento do seu cliente a partir de canais diversificados – e em diversos níveis – ajudará você a tomar decisões melhores.

>> Leia mais: Estúdio de Criação: conheça a ferramenta gratuita para gerenciar contas do Facebook e do Instagram

Facebook analytics home

Com o Facebook Analytics, você saberá:

  1. Como as pessoas se comportam na jornada de compra de seu produto a partir de diferentes canais (aplicativos de dispositivos móveis, seu site e a partir de sua página do Facebook). Dessa forma, é possível acompanhar o engajamento dos usuários e as visitas às páginas do seu site, além de detectar quais conteúdos fazem mais sucesso no Facebook, facilitando a identificação do perfil dos seus curtidores.
  2. As informações demográficas sobre as pessoas que estão usando seu aplicativo e/ou site e efetuando compras.
  3. Os diferentes grupos de pessoas que estão interagindo com sua marca, separando-os em funis, coortes e segmentos.

Como usar o Facebook Analytics

Para começar a usar o Facebook Analytics é necessário possuir uma conta no Facebook Business e ter previamente configurado o Pixel do Facebook em seu site. Esse pixel é o mesmo utilizado para mensurar as conversões de seus anúncios na rede social.

Para acessar na ferramenta você pode entrar diretamente no link do Facebook Analytics, ou seguir os passos:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Clique no menu do canto superior esquerdo;
  3. Selecione a opção “Análise”:
facebook analytics gerenciador de negocios

Caso o Pixel do Facebook já esteja configurado, você já conseguirá visualizar todas as informações do seu site.

Configurações básicas do Facebook Analytics para obter informações de seu aplicativo

Para obter as informações dos seus aplicativos, é necessário que um desenvolvedor realize algumas integrações. Os aplicativos compatíveis para integração com o Facebook Analytics são os desenvolvidos para iOS e Android.

Este link apresenta a documentação necessária para que seja feita essa integração.

As informações referentes às páginas do Facebook já ficam disponíveis automaticamente. Você pode criar um grupo de origens de eventos no Facebook Analytics para analisá-las.

Entendendo melhor alguns termos

Não é preciso integrar o login do Facebook ao seu aplicativo ou site para usar o Facebook Analytics. Os passos iniciais descritos acima envolvem a configuração dos canais e dos eventos de registro (essas informações virão do seu site e aplicativos após configurados), por isso é importante conhecer o significado de alguns termos muito utilizados na ferramenta:

  • Eventos: ações que as pessoas realizam, como colocar o produto no carrinho, ou compra do mesmo.
  • Fonte do evento: de onde o Facebook Analytics recebe as informações do evento. Por exemplo, se o Facebook Analytics recebe informações de evento de um aplicativo, a origem do evento é um aplicativo. Se as informações de evento são recebidas a partir do seu site, a origem do evento é o site.
  • Canais: as diferentes formas de envolvimento das pessoas com seus canais resumidamente, é o ambiente usado para registrar eventos.

Funcionalidades do Facebook Analytics

menu facebook analytics

1. Visão geral

Na visão geral, você pode criar segmentos para saber mais sobre seus clientes consultando todos os dados de tráfego do seu site ou aplicativo, como:

  • Novos usuários;
  • Usuários ativos;
  • Reações e comentários nas publicações;
  • Principais publicações.
vis o geral facebook analytics

Você pode também ter acesso a informações sobre o comportamento da sua audiência, como: quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, frequência de compras e outras ações personalizadas.

É possível, por exemplo, criar uma ação para saber quantas pessoas de determinada localidade abandonaram o carrinho, podendo assim trabalhar melhor em suas estratégias.

2. Painéis

Nessa seção é possível criar um painel personalizado que permite o rastreamento das principais métricas de desempenho.  Os painéis são a forma de visualizar as informações mais importantes para você em um só lugar e com as gráficas que você precisa:

paineis facebook analytics

3. Atividades

Aqui, você tem acesso a eventos específicos realizados pelos usuários. Pode visualizar informações como: usuários ativos, funis e coortes criados. Também dá para acompanhar a jornada de compra de seus clientes.

Usuários Ativos

Na primeira opção do menu Atividades é o do Usuários Ativos, onde você poderá ver o resumo de atividade dos usuários, além de acompanhar os usuários únicos e novos no período escolhido. Também pode ver os dados demográficos desses usuários ativos:

usuarios ativos facebook analytics

Funis

Os funis permitem que você mensure conversões de uma sequência de ações que as pessoas realizam, além de taxas de conversão e tempos de conclusão de experiências selecionadas em seus canais.

Uma ideia é usar os funis no Facebook Analytics para visualizar a média de tempo que uma pessoa leva para completar cada etapa da jornada de compra. Observando as ações dos seus clientes é possível compreender melhor seus comportamentos padrões.

Retenção

Veja por intervalos de tempos diários, semanais ou mensais, a retenção de novos usuários.

A retenção vai ser sinalizada a partir de uma primeira interação, como uma primeira visualização da página, uma instalação do aplicativo ou a primeira visita no seu site.

reten ao facebook analytics

Coortes

Uma coorte representa um grupo de pessoas que usam seus canais para realizar a mesma ação, como adicionar produto ao carrinho no site ou aplicativo.

As coortes vão mostrar o comportamento dos de usuários que realizam 2 eventos ao longo do tempo, conseguindo saber melhor por exemplo as taxas de retenção de clientes ou as aquisições repetidas.

Detalhamentos

Nessa seção podem ser criadas diversas tabelas dinâmicas com até três parâmetros, permitindo conhecer mais a fundo dados sobre os tipos de pessoas que interagem e como acontecem essas interações.

detalhamento facebook analytics

Eventos

Os eventos são basicamente as interações que os usuários têm com o a página, aplicativo ou site.

Na seção todos os eventos ficam listados junto com as métricas mais relevantes para esse eventos no período filtrado. Depois é só clicar em cada um deles para obter informações detalhadas de cada um.

eventos facebook analytics

Sobreposição

De uma forma similar que na seção de detalhamento, com a opção de sobreposição você consegue cruzar informações. No caso das sobreposições você ainda consegue obter dados dos usuários por parámetro ou canal escolhido além de gráficas com os resultados em diagramas por conjuntos de dados.

sobreposi ao facebook analytics

Valor Vitalício

O Lifetime Value, ou Valor Vitalício, é a medição com base na receita do grupo de clientes atribuída no período.

Para ter essas informações é necessário ter registrado os eventos de compra do site, aplicativo ou página para que o Facebook mostre os dados de quão valiosos são os clientes, tendo como base a receita que estão gerando após o primeiro evento registrado.

4. Pessoas

Nessa última seção está uma importante funcionalidade dessa plataforma: Dados Demográficos. Nela, é possível explorar as informações anônimas e agregadas sobre o público. Entre elas, estão faixa etária, região em que moram e idioma que falam.

dados demograficos facebook analytics

A ferramenta Facebook analytics ainda permite que você envie relatórios personalizados por email e possui uma Central de Ajuda bem completa para lhe ajudar a extrair todas as informações que você necessitar!

Agora que você já conhece o Facebook Analytics, que tal começar a usá-lo? Para explorar ainda mais as possibilidades da maior rede social do mundo, baixe o eBook “25 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar”.

eBook gratuito: 25 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar!

Confira uma lista de dicas comprovadas que vão ajudar você a aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em setembro de 2018 e atualizado em setembro de 2020.

Wendy Bernal

Wendy Bernal

Veja também

Marketing
Como escolher a melhor hospedagem para o site de sua empresa?
Marketing
Mensagem para clientes: 40 sugestões para você usar no WhatsApp da sua empresa
Marketing
Instagram Shopping: como ativar o recurso e vender mais na rede social