Como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Live: tutorial + 5 boas práticas! ????‍♀️

Confira um passo a passo de como fazer uma Live no Facebook e saiba como alinhar a transmissão com sua estratégia de Marketing Digital

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Resultados Digitais31 de março de 2020
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Para fazer uma Live no Facebook, basta entrar na sua página ou perfil na rede social (seja pelo computador ou pelo celular, usando o aplicativo do Facebook), acessar a área de compartilhamento de status, selecionar a opção “Vídeo ao vivo” e começar a transmitir.


Recentemente, falamos aqui no blog sobre o boom das Lives no Instagram, que estão dominando a rede social e ajudando empresas, parceiros e clientes a se conectarem de forma transparente e ágil neste momento que pede resoluções rápidas e decisões tomadas em conjunto - ainda que seja sobre o que a sua audiência deseja consumir e como produzir conteúdo de maneira consciente e útil.

Pensando nisso, hoje estamos aqui para falar sobre algo similar, o Facebook Live: mais uma ferramenta simples e fácil de usar que poderá ajudá-lo(a) a se relacionar com seu público por meio de transmissões ao vivo, seja ele qual for.

Afinal, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo e é remota a chance de que alguém não esteja por lá! ????

O Facebook Live é um recurso que está sendo cada vez mais explorado pelas páginas no Facebook. Atualmente, até mesmo mídias mais tradicionais, como a TV, já adotaram a estratégia para a transmissão ao vivo das notícias. Quem nunca assistiu ao G1 ao vivo?

>> Leia também: Facebook permite eventos online pagos para pequenos negócios

Além disso, é um ótimo formato para quem quer começar a gerar engajamento com a sua página. Isso porque, além do Facebook valorizar cada vez mais o formato de vídeos no feed de notícias, as transmissões ao vivo incentivam a interação com quem está assistindo ao seu vídeo, logo, fazendo com que a resposta do público seja muito maior.

Assim, vamos ensinar a você o passo a passo de como fazer uma live no Facebook e no final daremos dicas de como você pode alinhar a sua transmissão ao vivo com a sua estratégia de Marketing Digital e gerar mais oportunidades com isso. Confira!

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Passo a passo para fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Live

Há duas formas de fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook: pela própria página e por um software de codificação.

Como fazer uma Live diretamente pelo Facebook

O mais simples e rápido é começar a transmissão ao vivo diretamente pelo aplicativo, conforme os passos abaixo:

1. Iniciar a Live

O primeiro passo é você entrar na sua página do Facebook (seja pelo computador, se você vai fazer com a sua webcam, ou pelo celular, se você vai fazer pela câmera do celular) e acessar a área de compartilhamento de status, selecionando a opção “Iniciar um vídeo ao vivo”.

2. Ajustes da transmissão ao vivo

Em seguida, você irá visualizar a tela do Facebook Live, onde você deve configurar a descrição que aparecerá na publicação da sua live. Então, é só clicar em “Iniciar transmissão ao vivo” para começar!

Transmissão ao vivo com um software de codificação

Se deseja utilizar recursos mais profissionais para a sua transmissão ao vivo - por exemplo, compartilhar a sua tela do computador durante a Live - você precisará de um software de codificação.

Aqui na RD nós sempre utilizamos o Open Broadcaster Software (OBS), um programa gratuito que nos permite utilizar mais de um microfone durante a transmissão, compartilhar a tela, além de deixar a transmissão ao vivo já agendada no Facebook.

Se você optar por essa opção, o passo a passo é este:

1. Iniciar a Live

Na sua página no Facebook, você deve selecionar a opção “Ferramentas de publicação”, na parte superior da página.

Dentro dessa aba, clique em “Biblioteca de vídeos” e em seguida “+ Ao vivo”.

2. Ajustes da transmissão ao vivo

Nessa aba, você deverá copiar a chave de stream que o Facebook irá disponibilizar e colar no software que você irá utilizar. Essa chave de stream é válida por 7 dias. Após uma prévia do vídeo, você tem até 5 horas para iniciar uma transmissão ao vivo. Se precisar de mais tempo, você deverá criar uma nova chave de stream mais perto do horário.

Atenção: a chave de stream é única para cada transmissão, então se ela for interrompida você precisará iniciar uma nova.

Em seguida, você deverá fazer os ajustes, como adicionar um título para o seu vídeo, a descrição e as palavras-chave.

Quando você iniciar a transmissão no seu software, aparecerá uma prévia da imagem na página abaixo. Porém, você só terá iniciado a transmissão quando clicar em “Transmitir ao vivo” no Facebook, e não no software.

Aqui vai uma dica muito importante: fazendo dessa forma, você já consegue deixar a sua publicação agendada com a opção das pessoas assinalarem a opção de lembrá-las através de uma notificação no momento que você for ao vivo. Isso garante que você já tenha conquistado uma audiência antes mesmo de iniciar a transmissão.

Assim, é possível definir em qual data e horário você irá ao vivo e adicionar uma imagem para a divulgação da sua Live. No momento do seu agendamento, uma publicação será criada automaticamente em sua página.

Dica: ao final da sua transmissão, você poderá escolher se deseja publicar o vídeo na sua timeline ou não. Sugerimos que você publique, assim os seus seguidores poderão acessá-lo sempre que quiserem, e ele continuará trazendo resultados para você!

5 boas práticas para fazer uma Live no Facebook alinhada a sua estratégia de Marketing Digital

1. Adicione um Call-To-Action (chamada para ação) ou mais

É muito importante utilizar a sua transmissão ao vivo não somente para ter mais visibilidade na sua página e mais engajamento dos seus seguidores, mas também para atingir seu objetivo estratégico na sua página.

Por exemplo, se o maior objetivo do seu site é gerar conversões nos seus conteúdos, sempre disponibilize o link de algum material gratuito relacionado ao tema da Live para facilitar a conversão do usuário. Se o seu objetivo é vender algum produto no seu site, disponibilize esse link para facilitar a compra.

Você pode fazer isso adicionando o link na descrição do Live (legenda) ou nos comentários. O importante é aproveitar o momento ao vivo para recomendar ao seu telespectador que clique no link que você disponibilizou para efetuar a ação de conversão ou compra.

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O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você cria facilmente páginas de captura de contatos que podem ser divulgadas nas suas lives no Facebook, transformando seus seguidores em potenciais clientes! Faça um teste gratuito de 10 dias.

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2. Tenha consistência

Quando você cria uma agenda e um compromisso é muito mais fácil manter a sua consistência de Lives, como também garantir a presença do seu telespectador.

Ou seja, se você cria um programa, onde você já sabe que será realizada no mínimo uma edição por mês, em tal data e em tal horário, você consegue conquistar cada vez mais seguidores fiéis que sempre assistem às suas transmissões ao vivo.

3. Todos podem (e devem!) fazer: crie adaptações para o seu negócio e vá fundo!

O interessante da Live é que você pode abordar qualquer assunto que interessar ao seu seguidor. Logo, não existe essa de “não é qualquer empresa que pode fazer”. Mas vamos alguns exemplos de empresas para as quais recomendamos muito esse formato de publicação.

Empresas de educação e cursos online naturalmente já possuem muito conteúdo pronto, o que facilita a criação desse formato de conteúdo. É importante aproveitar a facilidade que a empresa já possui em transmitir aulas ao vivo e engajar com os seus usuários no Facebook também.

Empresas que são referência em algum assunto - por exemplo, a Resultados Digitais como referência em Marketing Digital - também costumam possuir muito conteúdo pronto sobre o assunto.

Eventos da sua empresa - ou em que a sua empresa está participando - também são ocasiões perfeitas para fazer uma transmissão ao vivo. Você pode transmitir as palestras, entrevistar palestrantes etc. No RD Summit 2018, por exemplo, fizemos uma Live no momento do anúncio do novo RD Station feito durante a palestra do nosso CEO, Eric Santos.

4. Fique atento aos equipamentos, internet, imagem e som

É importante ter em mente que não é necessário ter uma aparelhagem muito evoluída para fazer uma Live. Porém, existem algumas coisas que são importantes para garantir o sucesso da sua transmissão ao vivo:

  • Uma câmera: aqui na RD utilizamos uma webcam HD, porém, você pode fazer até mesmo com a câmera do seu celular.
  • Um microfone: para que a Live fique audível e os seus seguidores consigam te escutar tranquilamente, é interessante utilizar um microfone - que pode ser um de lapela, de mesa ou até mesmo o microfone que já vem embutido no seu fone de ouvido.
  • Boa iluminação: se você não possui luzes artificiais, procure aproveitar a iluminação natural do dia, lembrando que você sempre deve ficar de frente para a iluminação, ela nunca deve estar atrás de você (cuidado com janelas!).
  • Boa internet: é muito importante que a internet esteja boa e sem instabilidades, pois disso vai depender o sucesso da sua Live (com uma internet instável, os riscos de travar no meio da transmissão ou a imagem não ficar boa são muitos altos e prejudiciais).

5. Analise seus resultados

Ao final de uma transmissão ao vivo existem algumas métricas que são importante de ser analisadas para otimizar e melhorar cada vez mais a sua Live. O próprio Facebook já possui uma ferramenta de análise muito boa para vídeos, e lá você consegue extrair todos os dados de que precisa.

Você pode visualizar, por exemplo, qual foi o pico de telespectadores que a sua transmissão ao vivo teve e em que momento da Live isso ocorreu. Assim, você consegue calcular a média de tempo que demora para atingir um número maior de telespectadores e deixar as informações mais importantes das próximas lives reservadas para esse momento.

Ou você pode descobrir qual foi o tempo médio que as pessoas ficaram assistindo à sua Live para calcular qual será o tempo de duração ideal para as próximas edições - e não acabar fazendo uma transmissão muito curta ou uma muito longa.

Também é possível:

  • Ter informações do público que assistiu à sua transmissão, como o número de pessoas alcançadas;
  • Saber quantos visualizadores únicos;
  • Saber quantos engajaram com a publicação;
  • Conhecer quais foram as reações, o sexo e a faixa etária do principal público;
  • Saber as principais localizações onde eles estavam.

Use a Live no Facebook para humanizar sua marca

Por fim, a Live é uma forma muito interessante de mostrar os bastidores da sua empresa, quem são as pessoas que estão por trás dos conteúdos que ela empresa produz e quem são as pessoas do seu negócio que são especialistas naquele assunto que está sendo abordado.

Logo, é uma ótima oportunidade de agir com informalidade e mostrar um lado mais humanizado da sua marca!

Nossa intenção foi compartilhar com você um pouco dos aprendizados que tivemos com as transmissões ao vivo no Facebook da RD. Esperamos que o conteúdo consiga ajudá-lo a trazer mais resultados, com a tecnologia como aliada, neste momento incerto de quarentena.

Tutorial: como fazer uma live profissional

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Este artigo foi publicado originalmente em junho de 2017 e atualizado em março de 2020.

Dúvidas frequentes:

Como fazer uma live no Facebook?

Para fazer uma Live no Facebook, basta entrar na sua página ou perfil na rede social (seja pelo computador ou pelo celular, usando o aplicativo do Facebook), acessar a área de compartilhamento de status, selecionar a opção 'Vídeo ao vivo' e começar a transmitir.

O que é necessário para fazer uma live no Facebook?

Não é necessário ter uma aparelhagem muito evoluída para fazer uma Live, no geral você precisa de: uma câmera, um microfone, uma boa iluminação (seja luz natural de uma janela ou artificial como led), e uma boa conexão de internet.

Como analisar os resultados de uma live no Facebook?

Existem algumas métricas que são importante de ser analisadas para otimizar e melhorar cada vez mais a sua Live. Algumas métricas a serem observadas são: saber qual foi o pico de telespectadores na live e quando aconteceu; empo médio que as pessoas ficaram assistindo à live; quantos visualizadores únicos, quanto de engajamento, quais reações a live recebeu, sexo e faixa etária do público principal.

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