Facebook anuncia Mobile Studio e outras novidades para pequenos e médios anunciantes

A ideia é que as atualizações ajudem pequenos e médios negócios a promoverem seus produtos e serviços por meio de anúncios melhores.

Mônica Custódio
Mônica Custódio11 de abril de 2017
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Para celebrar a marca de 5 milhões de anunciantes ativos, o Facebook anunciou em 10 de abril de 2017 o lançamento de uma série de recursos voltados a pequenos e médios negócios que usam a plataforma para promover seus produtos e serviços.

As novidades incluem um site com dicas para fazer anúncios melhores, uma ferramenta de análise, cursos, dentre outras.

De acordo com o comunicado, “quanto mais as pessoas usam o celular para descobrir novas coisas, mais pequenos negócios precisam de uma estratégia digital forte”.

A companhia diz ser a solução mobile para 65 milhões de negócios que utilizam as fanpages do Facebook e para 8 milhões de perfis de negócios no Instagram.

Veja mais detalhes sobre cada uma das novidades:

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Mobile Studio

“A economia mobile ampliou as possibilidades da criatividade, dando para todos os negócios a habilidade de entregar anúncios incríveis para pessoas em todo o mundo”, diz o anúncio.

Nesse contexto, o Facebook lança no Brasil e na América Latina o Mobile Studio, um site com dicas para criar anúncios usando somente o celular.

A ideia é melhorar os anúncios para dispositivos móveis, ampliando o resultado dos negócios.

facebook mobile studio

Ads Manager

Se no Mobile Studio o usuário pode criar os anúncios, no aplicativo Ads Manager é possível analisá-los e obter insights sobre a campanha.

De acordo com o Facebook, o Ads Manager foi atualizado para otimizar o tempo dos anunciantes.

Com a melhora na navegação, “é possível ver como os anúncios estão performando ou analisar um comparativo entre as semanas”, além de trocar de contas e páginas. Também é possível escolher cinco anúncios e comparar os resultados colocando um ao lado do outro no próprio aplicativo.

O aplicativo oferece ainda recomendações para melhorar a performance, avisando, por exemplo, quando um anúncio que está obtendo resultados acima da média estiver no final e a possibilidade de estender a campanha para mais um dia, três dias ou uma semana.

"Vai ser possível também receber notificações de interesses relevantes para adicionar no target ou solicitar a melhora de performance com um clique para incluir interesses similares considerando o critério de target. Vamos mandar notificações sobre anúncios que foram bem, e a possibilidade de duplicá-lo após a campanha acabar”, diz o texto.

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Blueprint

O Facebook possui uma plataforma de e-learning, o Blueprint, que conta com cursos que ensinam melhores práticas para anunciar na família de aplicativos da companhia.

A plataforma está disponível em 10 línguas, incluindo português e espanhol e já tem mais de 1 milhão de usuários. Quase 2,5 milhões de cursos foram feitos em mais de 150 países e desse total 50% são pequenos negócios que usam a ferramenta para se desenvolver.

facebook mobile studio

Caixa de mensagens única

Em novembro de 2016, foi anunciada uma caixa de mensagens única dentro do aplicativo de gerenciamento de páginas, que facilitaria a comunicação entre empresas em clientes unificando as mensagens recebidas pelo Facebook, Messenger e Instagram. Agora, a ferramenta foi expandida também para o desktop.

facebook mobile studio

5 dicas do Mobile Studio para anúncios

O Facebook separou ainda 5 dicas do Mobile Studio para a criação de anúncios mais eficientes:

1. Defina um objetivo

Defina o que você quer alcançar com o anúncio. Por mais simples que a estrutura da campanha seja, sempre tenha em mente um final e um propósito. Não deixe a criatividade se sobrepor ao objetivo da campanha.

2. Aplicativos para criar

As lojas de aplicativos no celular contam com diversas opções inovadoras e criativas para criar imagens diferentes, com filtros, formatos, molduras, entre outros. Experimente as novidades e escolha sempre aqueles com maior afinidade ao produto ou seu serviço.

3. Combine ideias

Mais que escolher um aplicativo legal é não ficar restrito somente a ele. Combine vários deles, com suas funcionalidades e formatos, para alcançar resultados ainda mais criativos.

4. Estabilidade nas imagens

Um smartphone é pequeno, e manuseá-lo sem um suporte pode gerar imagens e vídeos tremidos. Assim, sempre prefira trabalhar com um tripé, para mais estabilidade.

5. Luz, câmera, ação

Prefira um ambiente com luz natural ou use uma superfície clara para rebater a luz, para o resultado da imagem ficar ainda melhor.


E você, o que achou dessas novidades? Se quiser aprender mais sobre como obter resultados melhores com o Facebook, veja nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook.

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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