Fake influencers: o que são, como identificar e quais são seus principais truques

Influenciadores falsos podem prejudicar seriamente campanhas de marketing e induzir consumidores ao erro; veja como identificá-los, inclusive usando métricas

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HypeAuditor17 de agosto de 2022
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Se você está investindo em campanhas de marketing de influência, certamente já ouviu falar que existem muitos fake influencers nas redes sociais. Além de desperdiçar o seu orçamento destinado às estratégias de marketing, os perfis fraudulentos também podem prejudicar a credibilidade e a reputação das marcas.

Os influenciadores digitais são produtores de conteúdos das redes sociais que lucram com a influência que exercem sobre a sua audiência. Por isso, o marketing de influência se consolidou como uma ferramenta essencial para estratégias digitais, já que é possível gerar confiança entre o público e o produtor de conteúdo, potencializando o poder de engajamento e conversão.

Porém, de acordo com a pesquisa sobre influenciadores falsos no Brasil realizada pela ferramenta analítica de marketing de influência HypeAuditor, cerca de 56,24% dos influencers brasileiros são impactados por fraudes. O relatório abrange contas do Instagram que apresentavam sinais de atividades fraudulentas, como contas suspeitas entre os seguidores e autenticidade dos comentários.

Portanto, é necessário ir além das métricas para escolher os melhores influenciadores para campanhas de marketing. Isso porque muitos influencers falsos apresentam números que chamam a atenção, mas não geram os resultados esperados. 

Quer saber como encontrar os melhores influenciadores para suas campanhas de marketing? Preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a criar campanhas de sucesso e não desperdiçar o seu orçamento com fake influencers. Confira!

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O que são fake influencers?

Primeiramente, é importante destacar que muitos influenciadores digitais não se envolvem em fraudes propositalmente. Muitos deles são vítimas de contas que fazem disparos de spam e, também, de sites com promessas falsas de crescimento. 

Por isso, identificar fake influencers pode parecer uma tarefa ainda mais complicada, mas é possível evitá-los através de uma análise minuciosa.

Eles podem parecer usuários comuns das redes sociais. Por isso, é comum confundi-los com influenciadores reais, já que eles também interagem com o público, divulgam produtos e fazem publicações constantemente. 

Afinal, na maioria das vezes, os fake influencers são perfis de pessoas reais, mas que utilizam diferentes truques para aumentar o número de seguidores e interações, com o objetivo de atrair as marcas interessadas em campanhas com criadores de conteúdo. 

Em outras palavras, eles não têm influência significativa sobre um público real. 

Quais são os golpes mais comuns nas redes sociais

Entenda, a seguir, quais são os principais truques utilizados por fake influencers:

Uso de robôs

Os robôs (ou bots) são softwares que interagem com perfis de maneira automática através de comentários, curtidas e seguidores fake. É comum que os comentários feitos por bots sempre sejam parecidos e estejam fora do contexto da imagem. Por exemplo:

comentários que indicam influenciadores falsos
Fonte: HypeAuditor

Pods de engajamento

Pods de engajamento são os grupos conhecidos como “panelinhas de comentários”. São comunidades e grupos criados por usuários que interagem com os perfis para ajudar no crescimento.

Como funcionam os pods de engajamento? Um participante da panelinha faz uma publicação na qual inclui um link para um grupo de discussão com algum comentário do tipo: “curtam, comentem, salvem”. 

Em seguida, ele rola a conversa para cima para ver os últimos 10 links de outros perfis para fazer o mesmo com aquelas publicações.

Follow for follow

Follow for follow é uma tática que consiste em seguir para ser seguido. Ou seja, os usuários começam a seguir vários perfis diferentes para ganhar novos seguidores. Quando são seguidos de volta por estes perfis, eles deixam de seguir os usuários.

Sorteio de prêmios

O sorteio de prêmios é muito comum entre os influencers falsos. Com certeza você já se deparou com postagens de famosos sorteando prêmios muito valiosos. Essa tática tem o objetivo de gerar engajamento, pois normalmente as regras para participação são: curtir, comentar, compartilhar e marcar os amigos.

Contas falsas e perfis fake

Por outro lado, é importante ressaltar que você também pode se deparar com influencers falsos que utilizam contas falsas de pessoas que não existem. Esse tipo de perfil apresenta fotos retiradas de bancos de imagens ou perfis de modelos, e utilizam robôs de engajamento para parecer influentes.

homem vê post de fake influencer
Foto de Thom Holmes no Unsplash

Quais os impactos dos fake influencers para as marcas

Uma boa estratégia de marketing de influência envolve produtores de conteúdo capazes de impactar o público e criar uma comunidade engajada. Trata-se de uma estratégia eficaz e que pode trazer bons resultados para as empresas. 

No entanto, é preciso ter cuidado para não fechar parcerias com influencers falsos!

Como mencionamos acima, muitos influenciadores utilizam truques para aumentar o engajamento, elevar as métricas e atrair a atenção das marcas. Apesar dos bons números, esses perfis não trazem bons resultados em campanhas de marketing. 

Saiba o motivo:

  • Você irá utilizar o seu orçamento em campanhas que não trazem resultados reais. Ou seja, o valor investido na campanha não trará o retorno esperado, pois influenciadores fake não conseguem impactar o público e converter a divulgação em vendas;
  • Uma campanha de marketing de influência envolve diversos profissionais. Por exemplo: redatores, designers, diretores de arte, gestores de mídias sociais, entre outros. Se você investir em influencers falsos, será um esforço desperdiçado;
  • Fake influencers não geram credibilidade! Como eles não exercem uma influência real sobre os seus seguidores, não conseguem convencer o público a adquirir determinado produto. Além disso, podem prejudicar a imagem da marca diante dos consumidores reais.

Como identificar fake influencers

O sucesso das campanhas de marketing com criadores de conteúdo pode ser atribuído à sensação de proximidade do público com o influenciador. Portanto, a credibilidade e a autenticidade dos perfis são fatores muito importantes para garantir bons resultados com o marketing de influência.

Infelizmente, por mais incrível que pareçam as métricas dos influencers falsos, elas não vão fornecer os resultados desejados. 

É verdade que hoje em dia os influencers falsos também conseguem comprar comentários e curtidas, falsificando engajamento, só que esses comentários dificilmente serão autênticos, por isso é importante entrar no perfil do seu parceiro potencial e verificar a autenticidade dos comentários antes de assinar o contrato.

Parece ser muito trabalhoso?  Não se desespere - felizmente hoje em dia existem algumas ferramentas que conseguem fazer essa análise por você, por exemplo, HypeAuditor, Upfluence, Klear, entre outras.

tela do hype auditor
Fonte: HypeAuditor

Em um clique você consegue descobrir informações valiosas que permitem avaliar a qualidade do público de um influencer:

Autenticidade do público

A autenticidade do público é definida pela porcentagem do total de seguidores autênticos e da porcentagem de pessoas reais e influenciadores. Ou seja: quanto maior o número de pessoas reais e influenciadores, mais autêntico é o seu público.

Tipo de público do influenciador digital

Alguns dados sobre o público do influenciador indicam se os seguidores são realmente ativos e engajados. Por isso, é fácil identificar quando um influenciador é falso, pois não é possível obter o mesmo engajamento com seguidores fake.

Capacidade de alcance do público

Os usuários do Instagram que seguem menos de 1.500 contas são considerados alcançáveis, pois é provável que eles vejam a maioria das publicações dos influenciadores. 

No entanto, os perfis que seguem muitas contas são considerados menos alcançáveis, já que as publicações não são mostradas com a mesma frequência.

Como procedoer para evitar fake influencers?

Para obter os melhores resultados com o marketing de influência, é importante analisar as métricas dos perfis para fugir de parcerias com fake influencers. Além de gerar um desperdício no seu orçamento, influenciadores fraudulentos também prejudicam a credibilidade das marcas que anunciam, pois não possuem impacto real sobre o público. 

Se as marcas continuarem contratando fake influencers para suas campanhas, isso pode incentivar outros usuários a seguirem as mesmas práticas. Por isso, evitar influenciadores falsos também pode ajudar a melhorar o ambiente geral do marketing de influência.

Aposte nas ferramentas relevantes para poder escolher os influenciadores ideias que vão trazer os melhores resultados para as suas campanhas, e se você precisa de dicas para te ajudar na escolha do embaixador da sua marca, confira um webinar passo-a-passo que vai tirar todas as suas dúvidas.

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Quem escreveu este post

O HypeAuditor é um conjunto abrangente de ferramentas para a gestão do ciclo completo de rotinas de marketing de influência. Da pesquisa do mercado e da concorrência, passando pela descoberta e avaliação de influenciadores, até o acompanhamento de campanhas e a produção de relatórios.

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