Notícias da Semana: um duro golpe no engajamento falso na internet

Duas decisões de um órgão regulador dos Estados Unidos, nesta semana, podem ajudar a diminuir a quantidade de seguidores, reviews e outros fakes que assolam a web


Tivemos boas notícias relacionadas ao bem estar na internet durante esta semana. Até por isso, o tom do nosso já tradicional post com as novidades de tecnologia e Marketing Digital está bem alegrinho. Você vai saber de coisas boas ligadas ao combate ao engajamento fake e à promoção de saúde mental. Ainda tem um ídolo do TikTok para você curtir.

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Um duro golpe nos vendedores e compradores de engajamento falso

Uma decisão judicial nos Estados Unidos enche de esperança todos aqueles que, como eu e você, querem uma internet mais autêntica. A FTC (Federal Trade Comission) – uma espécie de mistura do Cade com o Procon – aplicou uma multa de 2,5 milhões de dólares em German Calas Jr. Até pouco tempo atrás, ele era responsável pela empresa Devumi.

Mas o que Calas e a Devumi faziam de tão horrível? No ano passado, uma reportagem do NY Times revelou que a empresa faturou cerca de 15 milhões de dólares administrando contas falsas no Twitter. A grosso modo, ela vendia seguidores e retuítes a celebridades e outras empresas. A Devumi, inclusive, fechou as portas após o escândalo.

O falso engajamento é um problema sério, e a multa a German Calas Jr. pode abrir um precedente para mais ações contra fazendas de cliques, likes e congêneres – e quem as usa. O Facebook, inclusive, já entrou com ações contra algumas dessas empresas. Elas não são boas para os negócios de Zuckerberg, pois distorcem algoritmos e a experiência dos usuários.

Fake reviews

Ainda nesta semana, houve outra pendenga judicial nos Estados Unidos relacionada à falta de legitimidade na internet. Uma companhia de produtos de beleza chamada Sunday Riley chegou a um acordo com a FTC para interromper uma malandragem bem malévola.

Ela obrigava os próprios funcionários a fazerem perfis falsos para deixarem reviews positivos para a marca no site da Sephora, gigante dos cosméticos. Além disso, os colaboradores tinham que achincalhar a concorrência, deixando críticas e notas baixas.

 Duas decisões de um órgão regulador dos Estados Unidos, nesta semana, podem ajudar a diminuir a quantidade de seguidores, reviews e outros fakes que assolam a web

Sunday Riley, a CEO da… Sunday Riley, teve mais sorte que German Calas Jr. A FTC não aplicou multa, nem pediu para ela admitir as fake reviews, apenas que pare de fazer isso. Ainda assim, é mais um caso para desestimular a indústria fake da internet.

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AliExpress vai promover o Dia dos Solteiros no Brasil

Além de receber homenagens constantes do mundo do sertanejo e do forró, a vida de solteiro agora ganhou uma aliada chinesa. A gigante de ecommerce AliExpress resolveu trazer uma tradição de seus país de origem para o Brasil: o Dia dos Solteiros. Antes que você vá para baile de sainha e ninguém possa lhe segurar, vamos explicar melhor.

O dia 11 de novembro, ou 11/11, foi escolhido para simbolizar a data, por ter quatro números 1. Sozinho, um, entendeu? O AliExpress inclusive criou um nome especial, o “Double 11”, para dar uma pegada meio Black Friday. De acordo com o TechTudo, aliás, os descontos serão maiores que os oferecidos na tradição importada dos Estados Unidos.

A ideia é que seja um momento de você com você mesmo, presenteando-se com eletrônicos, roupas, acessórios, produtos de beleza, brinquedos e o que mais estiver disponível, porque você é especial e merece tudo do bom e do melhor. Com até 70% de desconto, a celebração do Dia do Solteiro ficará ainda mais intensa.

stuart smalley

A Alibaba, companhia que é dona do AliExpress, aposta na popularização do Double 11 no Brasil. Para ajudar na divulgação, está sendo feito um trabalho com digital influencers. O prazo de entrega, porém, continua o normal do ecommerce chinês: cerca de 60 dias. Então, peça algo para celebrar a solteirice no verão e no carnaval.

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O rei do TikTok deu uma entrevista

Continuando na China, nesta semana tivemos uma entrevista com Liu Shichao, conhecido como o “Rei do TikTok”. Trata-se de um homem simples, que se apresenta como um fazendeiro na província de Hebei. Liu, no entanto, tem um talento peculiar: ele bebe doses cavalares de líquidos muito rapidamente. Veja o vídeo que lhe trouxe fama no Ocidente:

A primeira vez que vi um vídeo de Liu Shichao, fiquei realmente impressionado. O que ele faz é pouco saudável, embora, na entrevista, ele afirme que faz check-ups regulares e que está tudo bem. O homem, de 33 anos, mistura cerveja, bebidas alcoólicas coloridas, refrigerantes, gemas de ovos e muito mais, geralmente enquanto fuma.

A entrevista aborda assuntos mundanos, como o pequeno negócio – ele vende salsichas e carnes defumadas – que Liu mantém, sua capacidade de tolerância ao álcool e o descontentamento de sua esposa com seus vídeos. O mais interessante, porém, são as revelações do seu intercâmbio de ideias com os fãs ocidentais.

Encontro de mundos

Liu Shichao é, sem dúvidas, um importante vetor da popularização do TikTok entre jovens americanos, europeus e brasileiros – eu não conto, pois não sou jovem. O que o tornou popular, porém, foi o Twitter, rede social à qual ele, ironicamente, só pode ter acesso por um VPN, burlando as regras do aparato estatal chinês.

O site Deadspin conta que, para falar com os fãs em inglês, Liu conta com o tradutor automático do Twitter. Por mais repugnante que sejam os vídeos do rapaz, eu não posso deixar de achar incrível o poder que a internet tem de conectar as pessoas. De vez em quando é bom vermos as coisas positivamente, certo?

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Instagram bane filtros que simulam cirurgias plásticas

Em edições anteriores do nosso giro de notícias, já falamos de algumas iniciativa do Facebook e do Instagram envolvendo a saúde mental dos usuários. As mais barulhentas delas foram a supressão da exibição dos likes dos posts, tentando criar um ambiente mais construtivo e com menos pressão por aprovação de terceiros.

Nesta semana, o Instagram baniu filtros de Stories que simulavam aspectos de cirurgias plásticas. Elas foram feitas com uma ferramenta do Facebook, a Spark AR Creators. Com ela, qualquer pessoa pode criar filtros. Os filtros não foram feitos pelo pessoal da empresa, mas a aprovação foi. Com o surgimento de críticas, os filtros foram removidos.

Recentemente, o Instagram também anunciou restrições a posts e anúncios envolvendo cirurgias plásticas e produtos de perda de peso. Menores de idade, por exemplo, não verão esses posts em suas TLs. As medidas são positivas e, assim como a notícia inicial deste post, ajudam-nos a botar mais fé no futuro das redes sociais.

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RD Summit Live Show 2019 trará entrevistas e bastidores

O RD Summit Live Show 2019 está confirmado! Serão quase 9 horas de transmissão ao vivo em cada dia do evento, que acontece em 6, 7 e 8 de novembro, em Florianópolis. Para garantir o seu lugar na live, basta clicar no banner logo ali embaixo!

A transmissão terá entrevistas ao vivo com os principais palestrantes, além de vídeos especiais, passeios pelos bastidores e muita interatividade. Se você não pode vir, o Live Show vai levar a atmosfera do RD Summit 2019 para a sua tela. Não perca!

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