As ferramentas de Marketing Digital mais usadas no mercado educacional do Brasil: sua instituição ainda não adotou?

Para lidar com as novas necessidades presentes em escolas, faculdades, instituições EAD ou de cursos livres, a adoção de ferramentas vem como um facilitador. Saiba quais as ferramentas mais utilizadas no segmento!

Michelly Fogaça
Michelly Fogaça28 de julho de 2016
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Uma Instituição de Ensino proporciona aprendizagem aos alunos que a procuram. Mas, para essa aprendizagem acontecer, além da preocupação com a metodologia e a estrutura, seja física ou digital, a instituição também precisa ter uma gestão financeira saudável e cuidar da atração e retenção dos alunos.

Ou seja, manter uma Instituição de Ensino saudável significa pensar e executar inúmeras atividades em diferentes âmbitos, como o pedagógico e o comercial - que, apesar de distintos, refletem um no outro.

Diante disso e das inúmeras transformações pelas quais o cenário educacional tem passado, os diferentes perfis de Instituições de Ensino vêm, cada vez mais, aprimorando seu lado negócio e recorrendo ao meio digital.

Para auxiliar nesse processo, existem diversas ferramentas, muitas delas com funcionalidades específicas ao segmento de Educação. Essas ferramentas tornam o cotidiano das instituições mais ágil e automatizado, pois auxiliam no redirecionamento de recursos e permitem que os membros de diferentes áreas da IE possam definir melhor seu foco de atuação.

E, com o objetivo de mapear essas ferramentas, nós nos unimos à Rock Content para realizar a pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para Instituições de Ensino. Os dados apresentados no relatório gerado foram obtidos por meio de uma pesquisa online, respondida por 223 Instituições de Ensino de todo o Brasil, no período de 19 a 20 de maio de 2016.

tech trends para instituicoes de ensino

Com esses dados foi possível identificar em que áreas as instituições mais investem em ferramentas e o que elas estão deixando de conquistar por não usar algumas ferramentas como aliadas no cotidiano das instituições.

Um exemplo são as ferramentas de Marketing Digital, que abordamos a seguir neste post. Elas potencializam a captação de alunos, ajudam com a retenção, melhoram o relacionamento e, consequentemente, elevam a rentabilidade das instituições. Se sua instituição ainda não as utiliza, veja o que você pode estar deixando de conquistar.

Ferramentas de Marketing Digital

Com o aumento do número de escolas, universidades, o crescimento de EAD e cursos livres, a concorrência também foi amplificada e se potencializou com a crise, que afetou também o orçamento das pessoas voltado a investimentos na educação.

Para auxiliar nessas questões, dentre as IEs participantes da pesquisa Tech Trends, 87,9% delas utilizam ao menos uma ferramenta de Marketing Digital. Apesar da recente adoção dessas ferramentas por esse setor, mais de 40% dos que adotam já enxergam o quanto esse tipo de solução melhora consideravelmente os resultados.

Analytics

Entre as ferramentas de Marketing Digital, as de análise de marketing são as mais utilizadas pelas Instituições de Ensino - 68,2% das IEs utilizam alguma ferramenta de análise. Dessas instituições, 98% optam pelo Google Analytics.

Isso mostra a necessidade percebida pelas IEs de mensurar os dados e resultados de suas ações, uma vez que os relatórios oferecidos por essas plataformas facilitam a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site (quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, o que estão visualizando, qual caminho percorrem dentro do portal da IE).

O que sua instituição perde por não usar

É por meio desses dados que a instituição vai conseguir dar melhores direcionamentos em suas estratégias, saber o que chama mais atenção de seu público-alvo em seu site e poder direcionar os esforços adequados a cada objetivo. Se você não analisa, não sabe com precisão o que funciona ou não.

Landing Pages

Com as personas da IE visitando o site da instituição, é preciso colocar em prática estratégias que os levem de simples visitantes a alunos em potencial. Para isso, uma parte fundamental das estratégias ligadas ao Inbound Marketing é a disponibilização de Landing Pages, ou as páginas de conversão.

Segundo a pesquisa, cerca de 32,7% dos respondentes utilizam ferramentas para construir Landing Pages e, entre esses, mais de 57% utilizam o RD Station.

O que sua instituição perde por não usar

Ligada a uma oferta pertinente às necessidades do público-alvo da instituição, uma Landing Page possui um formulário no qual os alunos em potencial deixarão algumas informações relevantes para IE, como nome, email, idade, em troca do que está sendo oferecido.

Ao preencher esse formulário, o visitante passa a ser um Lead, ou seja, uma oportunidade no fechamento de uma matrícula. Esse tipo de conversão de visitante em Lead é menos invasivo e as informações deixadas na página possibilitam que seja estabelecido um relacionamento entre a instituição e o Lead, por meio do envio de conteúdos que sejam interessantes e adequados ao perfil desse futuro aluno.

Confira as melhores práticas para criar Landing Pages que convertem.

Email Marketing

Segundo a Tech Trends, 56,5% das IEs participantes da pesquisa já adotam alguma ferramenta de Email Marketing, sendo Mailchimp e RD Station os primeiros colocados na preferência dos entrevistados, com 34,9% e 33,3% respectivamente.

O que sua instituição perde por não usar

Após a visita ao site da instituição, suas redes sociais, blog e a conversão em uma Landing Page, um possível aluno pode se perder antes do fechamento de uma matrícula se não for estabelecido um relacionamento com ele, e o email é um canal de destaque para isso.

É pelo email que você pode fazer as comunicações oficiais de sua instituição, manter o engajamento dos alunos em seus cursos e avisar seus Leads sobre os lançamentos e promoções que impulsionarão o fechamento de matrículas, por exemplo.

Confira também O Guia Prático do Email Marketing para saber como sua instituição pode usar essa ferramenta para gerar resultados.

Plataformas de Gestão de Conteúdo

Dentro do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de grande importância. Por isso uma plataforma de gestão de conteúdo permite que a administração de um blog, a criação e edição de materiais sejam atividades mais simples e objetivas. Entretanto, a adoção de plataformas assim acontece em apenas 13% das instituições entrevistadas, sendo a plataforma da Rock Content a mais popular entre os usuários, com 55,2% da preferência.

O que sua instituição perde por não usar

Um dos grandes desafios das Instituições de Ensino no que se trata da produção de conteúdo está no gerenciamento dessa produção e no melhor aproveitamento do que já está pronto, como planos de aula, roteiros de estudo e até avaliações. Contar com uma plataforma de gestão para esse caso pode ajudar a dar vasão a várias ações estagnadas e resultados não alcançados justamente porque sua IE possui bagagem para atrair alunos, mas não a usa.

Análise de SEO

O SEO  (Search Engine Optimization) é, basicamente, a otimização de uma página ou um site para que esse conteúdo seja melhor interpretado pelas ferramentas de busca. Já uma ferramenta de análise de SEO ajuda você a entender como as ferramentas de busca estão vendo seu site, o que ajuda no desenho das próximas estratégias.

Segundo os resultados da pesquisa Tech Trends para Instituições de Ensino, dos 35% de IEs que adotam uma ferramenta de análise SEO, 76,9% optam pelo Google Search Console.

O que sua instituição perde por não usar

Para uma posição de autoridade da Instituição de Ensino no mercado educacional, rankear bem nas pesquisas orgânicas do Google é essencial. Esse perfil de ferramenta auxilia em pesquisas de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises, entre outros aspectos.

Contar com essas ferramentas, aliadas a um bom trabalho de produção de conteúdos otimizados pode garantir à instituição uma boa posição nos resultados das buscas na internet e resultar no alcance de possíveis alunos que não encontrariam a IE por outro meio.

Leia o Guia Completo do SEO para saber como transformar seu site em uma máquina de tráfego.

Social Media Monitoring/Management

Com esse tipo de ferramenta é possível pré-agendar postagens, acompanhar em tempo real todas as menções à instituição nas mídias sociais e analisar a recepção dos conteúdos e o crescimento da base de seguidores, mas das instituições respondentes á Tech Trends, apenas 29,1% adotam alguma ferramenta para esse fim. Dessas, 46,2% utilizam o RD Station.

O que sua instituição perde por não usar

Para muitas Instituições de Ensino, as mídias sociais são o primeiro passo no Marketing Digital. É por meio delas que a IE começa a expandir sua imagem entre seu público-alvo, entretanto, como mostra a pesquisa, ainda são poucas as IEs que fazem um uso estratégico das mídias sociais por meio de ferramentas de monitoramento e gerenciamento.

Quando esse uso e esse monitoramento são feitos de forma estratégica, as redes sociais possibilitam muito mais que as métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamentos. Elas se tornam um excelente canal para a conversão de seguidores em Leads e de manutenção do relacionamento, que auxilia no avanço na jornada de compra desse futuro aluno.

Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing podem ser consideradas uma junção de diversas outras ferramentas que facilitam a rotina de ações voltadas ao Marketing Digital e potencializam a geração de resultados em um só software.

Embora o meio educacional ainda esteja crescendo na utilização de estratégias de Marketing Digital, entre as instituições participantes da pesquisa, 30,5% já adotam alguma ferramenta de automação. Dessas, quase 70% utilizam o RD Station.

O que sua instituição perde por não usar

Essas ferramentas possuem diversas funcionalidades verticais, como Landing Pages, Email Marketing e fluxos de automação de emails, que facilitam e escalam a gestão dos contatos e o amadurecimento dos possíveis alunos/Leads na jornada de compra, por meio de um relacionamento personalizado.

Com todos esse recursos centralizados em apenas uma plataforma, a instituição aumenta a inteligência e a integração das ações de Marketing Digital e ganha também em produtividade, já que todo o processo é feito de forma automatizada e por meio de gatilhos predefinidos.

Leia o eBook Automação de Marketing para entender como sua instituição pode fazer os Leads avançarem na jornada de compra.

Sendo assim...

Para lidar com as novas necessidades presentes em escolas, faculdades, instituições EAD ou de cursos livres, a adoção de ferramentas vem como um facilitador. Ao produzir a pesquisa dos benchmarks do setor de educação, buscamos as ferramentas mais utilizadas pelas Instituições de Ensino, além de entender como elas impactam nos resultados obtidos.

Não há uma fórmula ou uma combinação perfeita que possa ser replicada para cada instituição, uma vez que os perfis individuais se diferem muito, entretanto, deixar de usar ferramentas que podem auxiliar no dia a dia acaba sendo uma perda a longo prazo.

Apesar de essa adoção não ser alta em todas as categorias, as IEs que investem em tecnologias para aprimorar sua gestão e eficiência na captação de alunos, fechamento de matrículas, organização de projetos, entre outras atividades já alcançam resultados melhores e se deparam com os benefícios desses usos, uma vez que estão, no mínimo, se diferenciando no mercado.

Se você quer saber quais são as ferramentas abordadas nas outras categorias da Tech Trends para Instituições de Ensino, não deixe de conferir a pesquisa completa aqui e encontrar as melhores opções para sua instituição investir.

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Michelly Fogaça

Michelly Fogaça

Quem escreveu este post

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru, trabalha com o mercado educacional desde 2012 e hoje atua como especialista em conteúdos para Educação na Resultados Digitais.

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