Ferramentas de Marketing Digital: as mais usadas, porque integrá-las + dicas de ferramentas

Um guia com tudo o que você precisa saber sobre ferramentas de Marketing Digital. Confira!

Jéssica Lipinski
Jéssica Lipinski17 de janeiro de 2018
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Ferramentas de Marketing Digital mais usadas:
1- Automação de Marketing - RD Station Marketing
2- Email Marketing - RD Station Marketing e Mailchimp
3- Landing Page - RD Station Marketing
4- Marketing de Conteúdo - Rock Content
5- SEO - Google Search Console
6- Análises - Google Analytics


À medida que as empresas vão se voltando para o Marketing Digital como alternativa para gerar mais oportunidades de negócio, surge a necessidade de tornar mais ágeis os processos realizados nessa estratégia, como a produção de conteúdo, a geração de Leads, o relacionamento com possíveis clientes etc.

É nesse cenário que cresce a demanda pelo uso de ferramentas: elas vêm para automatizar diversas tarefas manuais que acabam tomando muito tempo de execução e dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Com as ferramentas, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, alavancando resultados.

As ferramentas de Marketing Digital, especificamente, são exemplos de soluções que as empresas têm procurado para reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC). Seja na implementação de estratégias avançadas ou básicas, elas vêm sendo usadas pelos mais diversos tipos de negócio.

Por isso, nesse post, resolvemos mostrar quais são as ferramentas de Marketing Digital mais usadas por empresas brasileiras (de acordo com a pesquisa), como elas podem ajudar a agilizar e otimizar as ações da sua empresa nos canais online, os benefícios de integrá-las e, como bônus, algumas ferramentas de Marketing Digital gratuitas.

Segundo a pesquisa TechTrends, as ferramentas de Marketing Digital mais usadas no Brasil são:

  • Automação de Marketing - RD Station Marketing;
  • Email Marketing - Mailchimp e RD Station Marketing;
  • Landing Page - RD Station Marketing;
  • Marketing de Conteúdo - Rock Content;
  • SEO - Google Search Console;
  • Análises - Google Analytics;
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) - Wordpress;
  • Monitoramento de Redes Sociais - RD Station Marketing.
RD Station

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O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Ferramenta de Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing reúnem diversas funcionalidades, como Landing Pages, Email Marketing e fluxos de automação de email, facilitando e escalando a gestão de Leads e o amadurecimento destes no funil de vendas.

Isso significa aumentar o volume de Leads mais preparados para uma abordagem de vendas e também promover o ganho de produtividade da equipe pois, o processo pode ser todo automatizado por meio de gatilhos pré-definidos.

Segundo a TechTrends 2017, 58,5% das empresas entrevistadas usam pelo menos uma ferramenta de Automação de Marketing. A preferência é pelo RD Station Marketing, com 50,9%. Em seguida, com 28,1%, vem a utilização de ferramentas próprias.

Software de Email Marketing

O Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento com os clientes. Depois que o visitante tem o primeiro contato com sua empresa e se transforma em Lead, é por meio do Email Marketing que você vai se comunicar com ele, oferecendo mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado.

Nossa pesquisa sugere que 80,4% das empresas entrevistadas usam alguma ferramenta de marketing digital para envios de Email Marketing. A mais utilizada é o MailChimp, com 33,5%, seguida pelo RD Station Marketing, com 32,2%.

Ferramenta para construção de Landing Pages

As Landing Pages são páginas que têm como objetivo receber visitantes e convertê-los em Leads. É a partir dessa conversão que o visitante é transformado em contato ou em oportunidade de negócio.

Por meio das Landing Pages, ofertamos materiais relevantes ou outras moedas de troca que convençam o visitante a oferecer informações, como nome, email, telefone e empresa.

Com isso, é possível estabelecer um relacionamento com Lead, enviando a ele mais conteúdos de acordo com seu perfil e suas necessidades.

A pesquisa mostrou que 61% das empresas pesquisadas que utilizam alguma ferramenta de marketing digital, usam uma ferramenta de criação de Landing Pages. Dessas, 44,2% usam o RD Station Marketing.

Plataforma de Marketing de Conteúdo

Muitas empresas ainda não usam plataformas para controlar e documentar a estratégia de planejamento e produção de conteúdo.

Essas ferramentas de marketing digital  podem otimizar muito esse processo, já que possibilitam desde a administração do blog, até a criação de demandas para a produção de posts, poupando tempo e aumentando a eficiência.

Segundo o estudo, 44,3% das empresas pesquisadas usam alguma dessas plataformas. A mais popular é o software da Rock Content, com 41,3%.

Ferramenta de Marketing Digital para SEO

As ferramentas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization ou SEO) visam auxiliar as empresas a melhorarem seu ranqueamento nos buscadores como o Google.

Essas plataformas apresentam as mais variadas funções, como pesquisa de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises.

Mesmo assim, ainda há muitas empresas que ainda não investem nesse tipo de plataforma. A pesquisa aponta que 60,6% dos respondentes usam alguma ferramenta desse tipo. Desses, 69% recorrem ao Google Search Console.

Plataforma de Analytics

Mensurar os resultados de suas ações online é essencial para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio. Isso pode ser feito por meio da utilização das plataformas de Analytics.

Entre as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, estão a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site.

Com isso, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas e detectar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair e engajar o público.

Nossa análise sugere que 44,3% das empresas entrevistadas utilizam algum tipo de ferramenta de Analytics. O Google Analytics é a ferramenta preferida da grande maioria, sendo utilizada por 93,3% dos respondentes.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS)

Para gerenciar a publicação dos conteúdos nos sites e blogs, é indispensável contar com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).

Essas ferramentas permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo, e mesmo anexar conteúdos publicados em outras plataformas, como vídeos do YouTube ou podcasts.

Das empresas entrevistadas em nosso estudo, 63,1% afirmaram que utilizam algum Sistema de Conteúdos. O primeiro lugar ficou com o WordPress, que é usado por 72,6% dos que afirmam usufruir dessas ferramentas.

Software de monitoramento de redes sociais

Sistemas de monitoramento de mídias sociais ajudam na otimização das ações nas redes. Essas ferramentas estimulam o ganho de produtividade por meio do pré-agendamento de postagens, possibilitam fazer um acompanhamento das menções à marca e avaliar o engajamento e resposta aos conteúdos e à base de seguidores.

Mesmo assim, a maioria das empresas ainda não usa nenhuma ferramenta para monitorar suas redes sociais.

Apenas 48,4% das entrevistadas no estudo usam alguma dessas soluções. Das que recorrem a elas, 38,8% usam o RD Station Marketing, seguido do Hootsuite, com 20,5%.

Ferramentas de Marketing Digital vêm ganhando espaço nas empresas

Podemos perceber que o uso de ferramentas de Marketing Digital tem se tornando cada vez mais popular, mas ainda há muito espaço para que empresas melhorarem seus processos por meio dessas soluções. 

Contudo, ferramentas para ajudar as empresas a melhorarem seus resultados não se resumem ao Marketing Digital: há outras áreas que também se beneficiam desses softwares e que foram abordadas no relatório TechTrends:

  • Vendas
  • Comunicação/Help desk
  • ERP/BI/Gestão de projetos
  • Desenvolvimento de softwares
  • Colaboração/suítes de Produtividade

Por isso, acesse o relatório completo para conhecer também as soluções mais adotadas pelas empresas nessas categorias, além de outros insights sobre a utilização desses softwares. Baixe aqui o TechTrends 2017 e conheça as ferramentas mais populares do mercado.

A importância de se integrar suas ferramentas de marketing digital

Quanto mais sua empresa crescer, mais precisará de aplicações tecnológicas e ferramentas de marketing digital para agilizar processos e otimizar o tempo dos seus colaboradores.

O ideal é que, seja quantos forem os softwares, aplicativos e ferramentas que sua empresa possua, eles possam ser conectados. Você e seu time perderão menos tempo, terão mais segurança e acessarão dados mais precisos. Isso leva, também, a cortar alguns custos e evitar desperdícios.

Esses são apenas alguns dos benefícios e integrar ferramentas de Marketing, Vendas e gestão. Nos tópicos abaixo, vamos apresentar esses benefícios.

Ferramentas de Marketing Digital tudo em um

A forma mais atrativa de integrar ferramentas é usar softwares tudo em um. Com o RD Station Marketing, por exemplo, você centraliza todas as suas ações de Marketing Digital no mesmo lugar. Veja tudo o que ele oferece:

Falando em integração, ela é crucial entre as áreas de Marketing e Vendas. Se os sistemas estiverem bem conectados, o trabalho fica muito mais fácil, ajudando toda a empresa a crescer. Por isso, temos uma solução também para os times de Sales.

O RD Station CRM também é um software tudo em um, que se integra totalmente ao RD Station Marketing. Além disso, junta diversas funcionalidades importantes que ajudam vendedores a baterem suas metas. Olha só:

  • Visão do funil de vendas
  • Alertas de leitura de emails e propostas
  • Lembretes de tarefas e follow-ups
  • Histórico de interações
  • Integração com WhatsApp Web
  • Disparo de emails na própria ferramenta
  • Modelos de email
  • Cadastros individuais de produtos e serviços
  • Customização de campos personalizados
  • Repositório de arquivos
  • Visões de trabalho
  • Criação de metas individuais, times e da empresa
  • Gestão de times e indivíduos
  • Relatórios
  • Aplicativo para celular
  • Importação e exportação de dados

O RD Station Marketing e o RD Station CRM, juntos, são o core da plataforma RD Station. Além deles, fazem parte dezenas de aplicativos de parceiros divididos em 19 categorias, que se integram totalmente aos nossos produtos. Você pode conhecê-los na nossa App Store.

Dessa forma, nossos clientes podem criar seus próprios conjuntos com as peças que façam mais sentido para seus negócios. A ideia é que tenham uma experiência melhor e sintam, assim, as vantagens da integração de softwares. Vamos falar mais deles a seguir.

Benefícios de integrar ferramentas de Marketing Digital, Vendas e gestão

Os benefícios de integrar ferramentas de Marketing Digital, Vendas e gestão, em um sistema conectado, são essencialmente produtividade e capacidade automação. Veja alguns deles mais especificamente.

Visibilidade de dados

A análise de dados é vital para o bom desempenho da empresa. Eles podem vir do Marketing, Vendas ou demais áreas, mas o importante é que estejam consolidados e acessíveis. Se ficarem espalhados, fazem com que funcionários e gerência tenham que alimentar e consultar diferentes fontes, gerando confusões.

Estando concentrados em uma ferramenta só ou em aplicações integradas, o grau de confiança aumenta. Dessa forma, você pode tomar decisões melhores e mais rápidas, gerando ganhos para toda a empresa. A conversa entre os softwares também é automatizada, evitando discrepância de informações.

Lógica de processos

Assim como falamos em dados, os processos ganham muito com a integração. Usando uma plataforma que junte tudo, você naturalmente perderá menos tempo pensando e executando processos. A curva de aprendizado também fica facilitada.

É essencial, portanto, que as ferramentas de Marketing Digital que a sua empresa adota conversem perfeitamente entre si. Desde o primeiro ponto de contato com o Marketing até o suporte, passando pelas Vendas, tudo pode estar integrado, facilitando a vida dos gestores e dos funcionários, que não precisam se preocupar com as etapas do processo nas quais não estão envolvidos.

Otimização de TI e sistemas

Apostando em ferramentas de marketing digital integradas, você gasta menos com o setor TI. Gasta menos tempo e dinheiro, é claro. Não será necessário que a sua equipe desenvolva internamente sistemas para que diferentes softwares conversem entre si.

Seu time de TI também não perderá tempo avaliando e corrigindo problemas nesse sistema conectado, podendo dar atenção a partes mais importantes do seu negócio. A tendência é que você também gaste menos dinheiro com armazenamento de dados e servidores.

Crescimento acelerado

O objetivo da sua empresa é, em última análise, crescer. Pode ser em faturamento, em número de funcionários e até mesmo em tamanho físico, expandindo-se por outras cidades e países. Um sistema conectado facilita muito isso.

Com uma plataforma unificada e ferramentas de Marketing Digital integradas, as dores do crescimento são menores. A maior visibilidade de dados e os processos mais escaláveis facilitam o caminho do crescimento acelerado. Os sistemas devem estar alinhados aos objetivos do negócio.

No fim das contas, tudo que é relativo a Marketing, Vendas e demais centros de dados fica centralizado, independente da localização dos times. Isso também facilita o aprendizado, acelerando ainda mais o crescimento.

Exemplos de integração entre ferramentas de Marketing Digital

Como dissemos anteriormente, tanto o RD Station Marketing, como o RD Station CRM contam com centenas de parceiros que integram suas aplicações com os nossos softwares.

Separamos dois exemplos bacanas para você conhecer:

Como gerar valor com Leads telefônicos no Marketing Digital

Para obter ainda mais informações em suas campanhas, você pode incluir na mensuração de resultados os Leads telefônicos que as suas ações de marketing geram. Para isso, pode usar softwares de inteligência de voz como o PhoneTrack.

Essa plataforma de inteligência de voz, que integra com ferramentas de Marketing Digital como o RD Station Marketing, define que ligações com mais de dois minutos de duração são oportunidades de venda. Assim, é possível mensurar todos os resultados das suas campanhas e ainda garantir que a qualidade do Lead seja verificada por meio dos dados identificados pela inteligência de voz.

:: Leia o post completo sobre a integração do Phone Track com o RD Station Marketing

Posts em áudio: como gerar Leads sem precisar criar mais conteúdo

Já pensou em replicar o mesmo conteúdo em um novo formato, como adaptar o formato de texto para o de áudio?

Embora existam inúmeras maneiras de publicar um áudio na internet, o ideal é buscar uma plataforma de áudio adequada e preparada para sua estratégia digital, como o Vooozer. Assim você complementa e fortalece sua estratégia.

A era do Marketing sem medição de resultados ficou para trás. O Vooozer é uma plataforma de áudio que tem dashboard e relatórios detalhados. Isso fará toda diferença no acompanhamento de resultados, otimização de estratégia e cálculo de ROI.

Bônus: Ferramentas de Marketing Digital gratuitas para a sua empresa

Depois de tanta informação, é importante ter por onde começar, certo? Abaixo, separamos algumas ferramentas de Marketing Digital gratuitas para que você possa dar o primeiro passo no uso dessas facilitadoras.

Benchmarking do Funil de Vendas

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O Benchmarking do Funil de Vendas é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o usuário a comparar suas métricas de Marketing e Vendas com empresas do mesmo segmento que o seu.

Para utilizar a ferramenta, o primeiro passo é conhecer quais são as suas atuais taxas de conversão do funil de vendas, ou seja, quantos visitantes do seu site são convertidos em Leads, quantos destes Leads se tornam oportunidades e quantos efetivamente compram de você. São estes números que você vai utilizar para preencher a ferramenta.

Assim que você clicar para realizar a análise, a ferramenta vai comparar seu funil com a média de conversão de empresas do mesmo segmento que o seu e apresentará o resultado. Dessa forma, você descobrirá como está seu desempenho.

Além disso, a ferramenta também mostra para você qual é o potencial de aumento no faturamento da sua empresa se o seu funil for otimizado.

Diagnóstico de marketing e vendas

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O Diagnóstico de marketing e vendas é uma ferramenta de Marketing Digital criada pela Resultados Digitais que oferece ao usuário a possibilidade de entender qual é a maturidade das suas ações de Marketing e Vendas e de receber dicas para alavancar os resultados em cada uma das etapas do Inbound Marketing.

Na etapa de Atração, por exemplo, você pode verificar em quais ações você deve focar para atrair pessoas mais qualificadas ao seu site. Na Conversão, você pode descobrir o que fazer para alcançar os Leads que não estão no momento de compra e fazê-los avançar na jornada.

No Relacionamento, veja em quais ações e estratégias focar para converter seus Leads em oportunidades de venda. Na etapa de Vendas, saiba quais melhorias realizar em sua equipe e no processo de vendas para aumentar a taxa de fechamento. E, por fim, na etapa de análise, descubra, a partir da avaliação dos resultados, quais devem ser os próximos passos no Marketing Digital.

Gerador de Jornada de Compra

ferramentas de marketing digital jornada de compras

Uma das primeiras etapas de uma estratégia de Inbound Marketing é entender e criar uma jornada de compra para sua(s) persona(s). Isso significa criar diferentes conteúdos que estejam de acordo com a etapa em que esta(s) persona(s) se encontra(m) no processo de venda.

Mas quem disse que isso é tarefa fácil? Muitas vezes, é difícil pensar em um conteúdo para cada etapa, e acabamos confundindo os tópicos que devem ser abordados em cada passo.

Pensando nisso, a Resultados Digitais criou o Gerador de Jornada de Compra, uma ferramenta de Marketing Digital que ajuda você a definir e conhecer de forma rápida e fácil os passos que os seus potenciais clientes dão até estarem prontos para comprarem seu produto ou serviço.

A ferramenta ajuda o usuário a conhecer os problemas e necessidades que seu cliente possui e a saber como resolvê-los. Isso, por sua vez, auxilia na melhoria da estratégia de marketing, permitindo que o usuário seja mais assertivo nas suas comunicações. O usuário também recebe ideias de conteúdo relevante a serem produzidos para gerar mais oportunidades de negócio.

Calculadora de Teste A/B

ferramentas de marketing digital calculadora de teste A/B

Um teste A/B é a melhor forma de você otimizar a taxa de conversão de suas páginas e melhorar seus resultados em Marketing Digital.

Os testes A/B são ferramentas excelentes porque oferecem um feedback real de mercado, mensurado com precisão e com base em dados, não em achismos. Não é uma pesquisa simples na qual alguém pode responder uma coisa e fazer outra na prática: são fatos consolidados.

Como as diferentes versões são distribuídas aleatoriamente em um mesmo espaço de tempo, não há o risco de fatores externos (como uma palestra ou um eventual link em outro site) influenciarem a taxa de conversão.

Para a realização de um Teste A/B, é necessário calcular o tamanho da amostra necessária, ou seja, quantos visitantes deverá ter uma página, quantas pessoas deve abrir um email, etc. Esse número irá mostrar a viabilidade do experimento. Utilize nossa calculadora para saber qual é o tamanho da amostra que seu teste deve ter.

Google Drive + Google Apps Scripts

google script

Quem nunca usou, pelo menos já ouviu falar do Google Drive, especialmente para criar e fazer edição de algum documento (planilha, texto ou apresentação) de forma simultânea.

O que muita gente não sabe é que é possível levar para um outro nível o uso do Drive através do Google Apps Scripts. O Apps Script é uma linguagem baseada em JavaScript que permite construir apps integrados aos serviços do Google. Dessa forma pode-se automatizar tarefas entre os produtos do Google (Drive, Gmail, Calendar, etc) e ainda integrar a outras ferramentas externas.

Não é preciso instalar nada e os códigos ficam nos servidores do Google.

Se quiser trabalhar em melhorias de processos internos, usar essa ferramenta é bem recomendado. Inclusive existem empresas especializadas em otimizar processos e aumentar produtividade através dessas ferramentas do Google. 

Para os que não sabem programar e não tem um desenvolvedor no time, é possível encontrar uma série de apps gratuitos que já podem ajudar muito. Para acessá-los, basta ir em “Complementos -> Instalar Complementos” (em inglês: “Add-ons -> Get Add-ons”…).

Jéssica Lipinski

Jéssica Lipinski

Quem escreveu este post

Jornalista e Tradutora. Trabalho com Marketing Digital desde 2014, e atualmente colaboro com a produção de conteúdo do blog e dos materiais educativos da Resultados Digitais.

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