Como fidelizar clientes? Veja 7 dicas para colocar em prática agora mesmo

Caprichar no atendimento, criar bons conteúdos e fazer ações promocionais são algumas dicas para fidelizar clientes

Mônica Custódio
Mônica Custódio5 de março de 2021
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Você investiu em atração e conversão e finalmente conseguiu fechar vendas. Agora, cuidar de cada cliente conquistado para que continue com a sua empresa é tão importante quanto o trabalho feito durante as etapas iniciais da Jornada de Compra. Afinal, se estiver satisfeito, esse consumidor pode se tornar um advogado da marca, avaliando bem o seu negócio na internet e indicando-o para conhecidos.

A chave para preservar a sua clientela é manter um relacionamento constante com ela. Ao analisar frequentemente o comportamento do consumidor, você pode identificar as dificuldades enfrentadas por ele e agir para saná-las antes que o concorrente o faça. 

Além disso, há uma série de outras ações que são bastante úteis para fidelizar clientes. Neste post, trazemos 7 dicas práticas de como fazer isso usando, principalmente, o Marketing Digital. Confira!

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7 dicas práticas para fidelizar clientes

Além de ter uma equipe de atendimento, é possível trabalhar com diversos canais para atender e fidelizar os seus consumidores. Veja algumas dicas:

1. Capriche no atendimento

Não tem como fidelizar clientes sem fazer o básico, que é oferecer um atendimento de qualidade. Depois de fechar o negócio, o pós-vendas é crucial para manter sua clientela fiel. Muitos consumidores, aliás, estão acostumados com um atendimento ruim, e se sentem abandonados pela empresa depois da compra. Caprichar nesse momento será um diferencial.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio do suporte. Quando o cliente entra em contato com essa área, em geral é porque tem um problema a resolver. Eis aqui uma oportunidade de cativá-lo oferecendo um serviço de excelência. Mais do que solucionar a dificuldade enfrentada pelo usuário, antecipe-se e mostre como o processo pode ser otimizado, melhorando a experiência dele.

Uma forma de ir além é também contando com uma área de Customer Success. Embora muitos negócios já invistam em pós-venda, nem todos fazem o mesmo quando o assunto é sucesso do cliente. Como o próprio nome sugere, a missão dessa equipe é garantir que o cliente seja bem-sucedido por meio de várias ações que ajudam na retenção e fidelização.

Veja outras dicas sobre o que é Customer Success e como implementar na sua empresa no vídeo abaixo. ????

2. Faça ações promocionais

Ações promocionais, como programas de fidelidade e descontos, também são boas opções para fidelizar clientes. Conheça algumas possibilidades:

  • Crie marcos de sucesso: essa tática encoraja os usuários a darem o próximo passo e a continuarem a jornada com a sua empresa. Dar incentivos, como descontos ou um mês gratuito de serviço após certo período, pode ser relevante para retê-los.
  • Tenha um programa de pontos: essa é uma prática simples que consiste em, de tempos em tempos, recompensar o cliente de maneira proporcional ao número de aquisições e ao valor de suas compras. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em compras futuras.
  • Ofereça descontos em datas comemorativas: quem não gosta de ser lembrado quando faz aniversário? Se os parabéns vêm com um desconto especial, a alegria é ainda maior! Envie um email comemorativo ao seu cliente aniversariante e o presenteie com descontos exclusivos. Outra opção é presenteá-lo também no aniversário da própria empresa.
  • Faça promoções-relâmpago: a ideia da promoção-relâmpago é oferecer um produto com uma condição especial por um tempo determinado, nesse caso especificamente para clientes. É interessante limitar o tempo de validade da promoção ou a quantidade de compras possíveis, gerando assim um pouco mais de urgência.
  • Implemente um programa de fidelidade: ofereça um desconto significativo ou um presente quando o cliente completar seis meses ou um ano de cadastro no seu estabelecimento. Isso faz com que ele se sinta lembrado como parte importante da empresa.

3. Reconheça os clientes

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os clientes fiéis é mostrar um deles em particular na sua página do Facebook ou site, selecionando um cliente do mês, por exemplo. Você também pode entrevistá-lo e publicar essa conversa, ou um trecho dela, na sua página.

Isso também é uma forma de transmitir credibilidade aos possíveis novos clientes, mostrando alguém que já conhece a sua empresa.

Outra maneira de reconhecer seus clientes é simplesmente agradecendo. Assim como você, os consumidores gostam de se sentir valorizados. Mostre como você aprecia a presença deles agradecendo-os por utilizarem o seu produto ou serviço e pelo suporte que dão ao seu negócio.

>> Leia mais: Como manter um cliente satisfeito? Confira 7 dicas práticas para implementar agora

4. Use o conteúdo para fidelizar clientes

Sempre falamos aqui no blog da RD sobre a importância do conteúdo para atrair clientes. Mas você sabia que esses materiais funcionam muito bem também para a retenção da sua clientela atual?

Ao produzir conteúdo próprio, sua empresa cria um ativo de marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia, em vez de apenas alugar espaços com a compra de anúncios. Educar seus consumidores e estar próximo deles para solucionar suas dúvidas tanto em relação ao uso de seus produtos ou serviços é uma ótima forma de fidelizar clientes e promover upsell e cross-sell.

Outro benefício do conteúdo para clientes é a economia de tempo dos seus vendedores, consultores e suporte. Tendo conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá acionar seus colaboradores menos vezes e cada vez mais resolver suas dúvidas por conta própria. Além disso, sua empresa estará sempre presente, o que cria proximidade e desenvolve uma relação de confiança.

Mas atenção: tenha certeza de que o conteúdo realmente agrega valor para o seu cliente.  Dessa forma, ele achará que o conteúdo também pode agregar valor para outras pessoas e vai compartilhá-lo com seus contatos, ampliando o alcance do material.

Os benefícios estão claros, certo? Agora, confira algumas dicas de como fidelizar clientes usando conteúdo na prática:

  • Tenha artigos da central de ajuda: conteúdos técnicos e respostas a dúvidas frequentes precisam estar à mão para seus clientes consultarem sempre que quiserem. Crie um repositório consistente com esse tipo de conteúdo e tenha certeza de que seus clientes têm um acesso fácil à essa página. Um exemplo desse tipo de conteúdo é a Central de Ajuda do RD Station Marketing, com vários artigos sobre como usar o software.
  • Crie manuais, tutoriais e checklists: conteúdos do tipo passo a passo e em formatos mais visuais, como vídeos e infográficos, são ótimos para aprendizado rápido e para garantir que seu cliente aprenda realmente a utilizar sozinho o seu produto. 
  • Faça um dia de treinamento com os clientes: a dica é produzir um dia de treinamento com os seus clientes, o que pode ser feito de maneira presencial ou virtual (em um webinar, por exemplo), para dar dicas de uso da solução adquirida. Isso não só os ajuda a extrair melhores resultados da compra que fizeram, mas também os aproxima da empresa. O tema desses encontros também pode ir além do uso do produto ou serviço, falando de assuntos relacionados ao seu mercado de atuação. Isso também ajuda a clientela a ver valor no que você oferece.
  • Crie conteúdos segmentados: uma forma de agregar ainda mais valor é entregar conteúdos específicos para o negócio dos seus clientes, atraindo a atenção do público específico e fazendo-o notar que sua empresa fala a mesma língua que ele. Se você é uma empresa B2B que tem diversos clientes da área de educação, por exemplo, que tal criar materiais voltados a esse grupo de consumidores?
  • Crie conteúdos institucionais: a ideia aqui é informar os clientes sobre as novidades que estão acontecendo na sua empresa. Isso contribui para que ele confie ainda mais em você e conheça mais sobre os seus valores. Ao entrar em contato com o consumidor, lembre-se de facilitar o acesso dele ao seu conteúdo, incluindo o link do seu blog e redes sociais na assinatura de email.

5. Identifique clientes em risco

Vários sinais indicam que um cliente pode vir a encerrar o contrato com a sua empresa. E muitas vezes, nem ele sabe que tomará essa atitude.

A queda em métricas como engajamento e número de visitas ao site e aumento de reclamações são alguns indícios que apontam para um cancelamento iminente. Por isso, fique de olho nessas informações. Ao identificá-las, procure reverter a situação. Mais uma vez, usar conteúdos que estimulem o uso dos seus produtos ou serviços pode servir para reaproximar consumidor e empresa.

6. Segmente os emails

Nada é tão importante em Email Marketing quanto entregar um conteúdo que seja interessante ao destinatário. Daí a importância de segmentar os contatos para enviar mensagens relevantes para eles. 

Você pode conhecer sua base por meio de dados demográficos, comportamento de navegação e histórico de compras. O RD Station Marketing, por exemplo, é um software que ajuda nessa tarefa. Com base nessas segmentações, envie mensagens personalizadas para cada grupo de clientes.

Veja mais dicas de Email Marketing assistindo ao vídeo abaixo. ????

7. Acompanhe as estratégias

Por fim, uma dica muito importante é medir e acompanhar o desempenho de cada uma das ações para identificar de fato o que tem funcionado melhor para sua empresa. Poder medir cada ação é, afinal, um dos grandes trunfos do Marketing Digital. Aproveite-o!

Se você quer dar um passo adiante na fidelização dos seus clientes, que tal contar com uma ferramenta de Automação de Marketing que facilite esse trabalho? O RD Station Marketing é uma plataforma completa que permite enviar campanhas de email segmentadas, facilitando o relacionamento com a sua base. E o melhor: você pode testá-la gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo! ????

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Artigo publicado em agosto de 2018 e atualizado em março de 2021.

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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