Google Attribution: a ferramenta que promete revolucionar a análise dos resultados de Marketing Digital e offline

Nova ferramenta de atribuição oferece mais insights e funcionalidades do que a disponível atualmente no Google AdWords e Analytics

Mônica Custódio
Mônica Custódio6 de junho de 2017
Semana da Transformação Digital

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O Google anunciou, em maio de 2017, o lançamento de uma ferramenta que mensura o retorno de ações online e offline em diversos dispositivos e canais.

Nomeada de Google Attribution, a ferramenta extrairá dados do Google Analytics, AdWords e DoubleClick Search para mostrar ao anunciante a origem exata das conversões dos clientes.

De acordo com o product manager do Google, Bill Kee, uma dificuldade enfrentada por profissionais de marketing é saber qual das muitas interações do usuário com a empresa realmente foi importante para a conversão.

Isso porque uma pessoa entra em contato com uma empresa por muitos canais — vídeo, busca, site, aplicativo, dentre outros. Então, como é possível medir a eficácia de um anúncio que alguém viu em um dispositivo, mas comprou por meio de outro?

A ideia da ferramenta é resolver esse problema, medindo o impacto de cada ponto de contato do usuário com a sua empresa em diferentes canais e dispositivos por meio de dados disponíveis em outras ferramentas, como AdWords e Analytics. Serão duas versões: Attribution, gratuita, e Attribution 360, a versão enterprise, voltada a negócios maiores.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que acabou de comprar uma TV. Primeiro ela fez muita pesquisa no celular. Mais tarde, viu no tablet um anúncio de um modelo que gostou. Depois, procurou a TV escolhida no computador e finalmente comprou.

Segundo Bill Kee, “as ferramentas de atribuição existentes no mercado são difíceis de configurar, perdem a jornada do cliente quando ele muda de dispositivo e não são bem integradas”. Por isso, é difícil utilizar os resultados para tomar decisões na área de marketing.

A novidade foi anunciada durante o Google Marketing Next de 2017, conferência realizada em São Francisco, nos Estados Unidos, que reúne líderes de Marketing Digital do mundo todo para explorar o futuro do Ads, Analytics e DoubleClick.

O anúncio oficial pode ser visto no vídeo abaixo:

https://youtu.be/MmkRJqnQ2T8?t=32m18s

O que é o Google Attribution?

O Google Attribution é uma versão simplificada do Attribution 360 (que, por sua vez, era a atualização de uma antiga ferramenta, o Adometry, comprada pelo Google em 2014).

Profissionais podem linkar uma conta do Analytics que já esteja associada com contas do AdWords ou do DoubleClick. Uma vez que a conta esteja configurada, o Attribution recebe dados de performance do canal por meio da conta do Analytics. Isso inclui dados de conversões offline enviados para o Analytics.

É possível especificar um modelo de atribuição para as conversões offline e, como no Analytics, pode-se comparar modelos lado a lado.

Quais problemas o Google Attribution pode resolver?

O Google Attribution promete resolver dois problemas principais:

Interações de topo e meio de funil

O Google Attribution é focado em entender a jornada do cliente versus impactos de “último clique”. Analisar a conversão a partir do último clique é limitado porque dá todo crédito à última interação do usuário antes de converter. Por exemplo, se ele faz uma pesquisa por um termo que não tem a ver com uma marca diretamente e mais tarde converte em um anúncio dela, apenas o último canal ganhará crédito nesse modelo.

Se um profissional de marketing não consegue descobrir que uma palavra-chave genérica é útil para a conversão final do usuário, pode diminuir o investimento ou pausá-la. Então, há benefícios também para o Google em mostrar mais informações aos anunciantes.

Decisões baseadas em dados de todo o funil

Ao enviar dados de conversão para o AdWords automaticamente, anunciantes podem ver o impacto de palavras-chave e anúncios.

Esses dados são baseados em conversões vindas de canais e dispositivos diferentes. Lances automáticos podem considerar as contribuições de topo e meio de funil.

Diferenças entre o Google Attribution e a atribuição disponível no AdWords

O Google tem tentado levar o AdWords de uma plataforma de último clique para uma mais flexível.

A ferramenta de atribuição inserida no AdWords em 2014 só reporta quando uma pessoa interage com múltiplos anúncios de um mesmo canal, não providenciando insights de anúncios em outros canais.

Já o Google Attribution oferece um contexto de diversos canais que falta na atribuição do AdWords.

Diferenças entre o Attribution e a atribuição do Analytics

Por meio de integrações, anunciantes do AdWords conseguem ver buscas pagas e dados do Display Network utilizando o Google Analytics. O Google Attribution, no entanto, oferece mais profundidade que o Analytics.

Todos os modelos de atribuição da nova ferramenta incluem mais pontos de contato que o Analytics, o que também inclui a atribuição data-driven do Google.

O que é o modelo de atribuição data-driven

Atribuição consiste em capturar ("atribuir") os pontos de contato envolvidos em um evento de conversão. Capturar e dar crédito a um, alguns ou todos os passos no caminho de decisão de compra do consumidor é o que Google tenta fazer com a atribuição data-driven.

Para isso, a companhia utiliza inteligência artificial para entender como pontos de contato aumentam a probabilidade de conversão dada uma sequência específica de exposições.

O primeiro modelo de atribuição data-driven do Google foi apresentado em 2013 e está disponível no Google Analytics 360 e no Google Attribution 360.

O Google Attribution está em versão beta e será lançado para mais anunciantes ao longo dos próximos meses. Até lá, os anunciantes podem olhar as atribuições data-driven no Google AdWords, se disponíveis.


Para conhecer outras ferramentas do Google e como utilizá-las em todo seu funil de vendas, baixe nosso eBook gratuito Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
13 aplicativos práticos para editar vídeos e agilizar a sua produção de conteúdo
Marketing
Growth hacking: o que é + guia prático para aplicar em sua empresa
Marketing
Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates