Google Consumer Barometer: como usar a ferramenta para entender o comportamento dos usuários na internet

O Consumer Barometer entrega dados reais sobre diferentes grupos de usuários da internet e pode auxiliar sua empresa nas ações de Marketing Digital

Luiza Oxley
Luiza Oxley7 de agosto de 2017
Semana da Transformação Digital

O Google Consumer Barometer é uma ferramenta poderosa de pesquisa sobre comportamento de utilização e compras na internet.

A partir dela é possível segmentar públicos com base em resultados de uma gigante pesquisa feita pelo Google.

Na consulta, foram entrevistadas cerca de 150 mil pessoas em 43 países com o objetivo de entender como utilizam a internet.

Dados como esse são incríveis para quem está criando e aprimorando suas estratégias de Marketing Digital — especialmente na parte de criação de personas, pois, por meio de suas quatro abas principais, a ferramenta entrega dados reais sobre diferentes grupos de usuários da web.

As 4 principais abas que dividem a ferramenta são:

  • Trended Data
  • Audience Stories
  • Curated Insights
  • Graph Builder

Conheça cada uma delas a seguir.

1. Trended Data

Nessa aba, você encontra gráficos prontos com informações interessantes sobre a utilização da internet. Essas informações podem ser segmentadas por país, gênero e faixa etária dos usuários.

Além disso, é possível também exportá-las (em .png ou .csv) e compartilhá-las nas redes sociais.

Exemplo de dado que pode ser capturado nessa aba:

No Brasil, o número de pessoas que utilizam smartphones aumentou em 36% desde 2013, enquanto que a quantidade das que utilizam computadores diminuiu em 7% no mesmo período.

Esse dado pode ser utilizado por um profissional de marketing para provar para seu gestor a importância do investimento em ferramentas para mobile, por exemplo.

2. Audience Stories

A parte de Audience Stories mostra 4 grupos de usuários da internet, apresentando suas particularidades com base na pesquisa realizada.

Os grupos são divididos em:

  • Brand Advocates
  • Digital Moms
  • How-To Video Users
  • The Millennials

Cada sessão tem um texto explicativo, com base nos dados captados sobre o comportamento de compra e engajamento desses usuários.

Esses insights são uma ótima ferramenta para a criação de personas para sua empresa, pois mostram de forma segmentada e com base em pesquisa o real comportamento desses grupos.

Exemplo de dado que pode ser capturado nessa aba:

46% das Digital Moms utilizam uma ferramenta de busca em sua jornada de compra. Ou seja, esse dado mostra a importância de sua marca e seu produto ter presença online, uma vez que a internet, mesmo quando não utilizada de forma direta para compra, é uma peça importante na escolha do produto que será adquirido pelas Digital Moms.

3. Curated Insights

Semelhante à parte de Trended Data, essa categoria apresenta uma série de gráficos com, como o próprio nome diz, insights.

Pode ser escolhida a opção de dados globais ou a de um país específico.

Exemplo de dado que pode ser capturado nessa aba:

Vestuário, livros, cosméticos e hardware/software são alguns dos produtos mais comprados por brasileiros em lojas online do exterior.

Vestuário/acessórios é a categoria que aparece em primeiro lugar, com 43% dessas compras.

4. Graph Builder

É a parte mais completa da ferramenta, pois é nela que podem ser encontradas todas as perguntas realizadas na pesquisa.

Essas informações estão divididas em três grupos principais:

  • The online and multiscreen world: inclui as respostas das perguntas sobre como as pessoas acessam a internet e quais dispositivos elas utilizam. Você pode encontrar nessa categoria o percentual de pessoas que utilizam a internet para propósitos pessoais ou por qual dispositivo as pessoas costumam acessar a rede, por exemplo.
  • The smart shopper: são as informações sobre como as pessoas utilizam a internet para comprar produtos e serviços. Essas informações ajudam você a entender as motivações das pessoas por uma compra, quando elas ficam sabendo sobre um produto ou serviço, como elas realizam suas pesquisas e como realizam a compram de fato.
  • The smart viewer: essa parte mostra como as pessoas assistem vídeos online. Ou seja, com qual frequência as pessoas estão assistindo, por que elas assistem e por onde as pessoas estão assistindo vídeos online.

Como utilizar o Graph Builder na prática:

Escolhendo o grupo de The smart shopper, selecionei a opção Research Behavior e escolhi a pergunta “quantas marcas as pessoas consideraram antes de realizar a compra de um produto?”.

A ferramenta apresentou as respostas dos entrevistados:

Todas essas informações são muito interessantes, mas ganham real sentido e importância com a utilização dos filtros.

Os filtros permitem que os resultados das três categorias da aba de Graph Builder sejam filtrados de acordo com os seguintes itens:

  • Demográfico: utilizando esse filtro, você consegue segmentar as respostas de acordo com gênero, idade, renda e se os entrevistados vivem com os pais ou não;
  • País: você pode selecionar o país em que sua empresa está atuando, ou comparar o comportamento entre múltiplos países;
  • Usuários de internet ou não usuários: ou seja, comparar o comportamento entre quem utiliza a web e quem não utiliza;
  • Dispositivo: permite selecionar e entender quais dispositivos são mais utilizados e em quais momentos;
  • Produto comprado: segmenta os usuários de acordo com o último produto que eles compraram, categoria de negócio local ou tipo de compra internacional que ele realizou;
  • Contexto de onde e por qual aparelho um vídeo foi assistido: esse filtro está ligado à parte da pesquisa que estava dedicada a entender como os usuários assistem vídeos online.

Como usar os filtros do Graph Builder na prática

Utilizando os filtros, o mesmo gráfico sobre a pergunta “quantas marcas as pessoas consideraram antes de realizar a compra de um produto?” muda completamente de formato.

No gráfico abaixo, configurei que ele deveria considerar o comportamento de compra de maquiagem de pessoas com menos de 25 anos que utilizam smartphone, comparando como ele ocorre no Brasil e na Índia.

O Google Consumer Barometer é uma fonte gratuita muito rica de informações sobre como as pessoas de diferentes grupos demográficos pelo mundo se comportam online.

Esses insights disponibilizados podem auxiliar — e muito! — na criação de uma estratégia bem embasada de Marketing Digital.

Com base nessas informações você pode criar conteúdo personalizado, disparar campanhas de Email Marketing segmentadas, criar anúncios direcionados e outras ações que podem contribuir para sua empresa alcançar a pessoa certa no momento certo.

Além do Consumer Barometer, há várias outras ferramentas do Google que você pode utilizar em sua estratégia. Baixe gratuitamente o eBook Ferramentas do Google para o marketing de sua empresa para conhecer os principais serviços que ele oferece e aprender como usá-los em todo o seu funil de vendas.

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Luiza Oxley

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